Concurso
UFPE abre concurso para professores no Centro Acadêmico do Sertão em Sertânia
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou a abertura de um concurso público de provas e títulos para o cargo de professor do magistério superior. Serão disponibilizadas nove vagas para o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), localizado no município de Sertânia.
Os aprovados terão uma remuneração inicial de R$ 13.288,85, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e regime de dedicação exclusiva. Este é o primeiro concurso destinado a docentes do CAS, que integra o PAC Educação, programa do governo federal. De acordo com a UFPE, as atividades acadêmicas do novo campus estão previstas para iniciar ainda este ano.
As nove vagas estão distribuídas entre os seguintes cursos:
Licenciatura em História – 3 vagas;
Gestão Pública – 3 vagas;
Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente – 2 vagas;
Engenharia de Energias Renováveis – 1 vaga.
O concurso reserva vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência (PCD). Para concorrer, os interessados devem possuir doutorado na área correspondente.
Etapas – O certame contará com quatro etapas obrigatórias, realizadas na seguinte ordem:
Prova escrita (eliminatória);
Prova didática (eliminatória);
Defesa de memorial (eliminatória);
Prova de títulos (classificatória).
Dependendo da área, poderão ser aplicadas também uma prova didático-prática (eliminatória) e uma defesa de plano de trabalho (classificatória).
As inscrições estarão abertas de 11 de abril a 10 de maio, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SigRH), na seção de Concursos. A taxa de inscrição é de R$ 239,00, a ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil.
Pedidos de isenção podem ser solicitados entre 11 e 20 de abril, conforme previsto no edital.
O Edital nº 04/2025, que detalha todas as informações sobre o concurso, foi publicado na edição de 28 de março do Diário Oficial da União (DOU) e pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE.
Com a abertura desse concurso, a UFPE reforça seu compromisso com a interiorização do ensino superior de qualidade, promovendo o desenvolvimento acadêmico e científico na região do Sertão pernambucano.
