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Tambaú Alimentos chega aos 60 anos com trajetória de empreendedorismo, superação e olhar para o futuro

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Tambaú Alimentos chega aos 60 anos com trajetória de empreendedorismo, superação e olhar para o futuro

Setembro de 2022 é um marco para a Tambaú Alimentos, indústria referência no Nordeste. No mês de aniversário do seu fundador, Gerson Gonçalves, um jovem visionário que produzia e vendia pirulitos porque sonhava um dia ser um grande industrial, também são celebrados os60 anos da empresa. Localizada em Custódia, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, a fábrica é hoje um dos principais motores da economia na região, gerando mais de 500 empregos diretos na cidade e arredores.

No início do mês, a Tambaú reuniu diretores, familiares, funcionários e ex-colaboradores na fábrica, para um evento comemorativo, repleto de momentos marcantes.Na ocasião, foram apresentadas ao público uma peça teatral sobre o fundador e a criação da empresa, assim como a nova campanha publicitária da marca com o mote “Há sessenta anos, se tem família, tem Tambaú”, assinada pela BG9. 

A segunda geração da família Gonçalves, Hugo, Iuri e Maura, está à frente da gestão desde a partida do pai e fundador do negócio, nos anos 2000. E, atualmente, os netos dele também já atuam no dia a dia da indústria. Na ocasião do evento alusivo aos 60 anos, o atual presidente da empresa, Hugo Gonçalves, acompanhado dos irmãos, reforçou a memória do pai destacando as qualidades de um homem honesto e trabalhador, que valorizava a família e as pessoas à sua volta, principalmente seus colaboradores. Ainda nesta celebração, os profissionais foram citados pelos gestores com palavras de gratidão. O primeiro mestre de doces da fábrica, seu Ozinaldo Félix da Silva, estava presente e também foi um dos homenageados. A comemoração se tornou mais um registro importante para a história da empresa, que coleciona tantos momentos marcantes de superação e de ações visionárias a partir do seu fundador.

Do início simples, com a produção e venda de pirulitos, à empresa sexagenária com um mix diversificado de produtos, a Tambaú sempre teve a capacidade de se reinventar e buscar a inovação. Em 1967, após cinco anos de funcionamento, a fábrica de doces de seu Gerson foi destruída em uma enchente que atingiu Custódia. O empreendedor não desistiu do seu sonho e reconstruiu a empresa, além de ampliar, cada vez mais, sua linha de produtos. A distribuição, que antes se limitava à região onde a fábrica estava localizada, passou a atender também interior de estados como Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia. Em 1987, a empresa começou a produzir também os atomatados, com lançamento dos extratos e molhos, além do catchup, um dos carros-chefes da marca atualmente. As inovações nos tipos de embalagem e nas receitas também se destacam nessa trajetória.

“Chegar aos 60 anos é, de fato, uma conquista muito importante para nós, principalmente por sermos uma empresa criada aqui no Brasil. Mas eu atribuo essa longevidade a vários fatores. Desde a construção da marca, o modo  de operar, a atenção com o consumidor e com a qualidade desde o início. Houve também fatores extremamente adversos que nos trouxeram muito aprendizado e experiência, contribuindo para nossa solidificação como empresa. Somos uma agroindústria em uma região do semiárido nordestino. Enfrentamos estiagem, escassez de água e de matéria-prima. Mas todos esses desafios nós superamos, ao longo do tempo. Meu pai, seu Gerson, também deixou ensinamentos importantes, como o respeito aos consumidores, aos parceiros e aos fornecedores, assim como às leis trabalhistas e tributárias, sendo tudo isto um grande legado da sua gestão. Ele também fez questão de ensinar para os filhos sobre a importância da união da família, gerando entre nós, seus filhos, uma sintonia espelhada na terceira geração, que já atua conosco no negócio ”, conta Hugo Gonçalves, atual presidente da Tambaú.

O olhar para o futuro está desde a presença dos netos de seu Gerson na empresa até as perspectivas de crescimento que a empresa visa manter nos próximos anos, ampliando suas áreas de produção e armazenamento, assim como sua atuação em outras regiões do país, como centro-oeste e sudeste. Nem mesmo o cenário pandêmico arrefeceu o aumento nas suas vendas,que cresceram 35%, em 2020 e 12% no ano seguinte. A empresa também retomou alguns investimentos em 2021 e inaugurou mais um galpão de logística na fábrica, além da aquisição de novas máquinas. Atualmente, a marca possui um catálogo com cerca de 120 itens diferentes, incluindo doces, atomatados, temperos e conservas. Entre as novidades que chegam em breve está a ampliação das linhas de maionese e conservas. A recente criação de uma transportadora, que vem para atender as necessidades da própria Tambaú, além de prestar serviços para outras empresas, é mais um importante fruto de todo o sucesso alcançado pela marca. “A Tambaú se projeta para o futuro, com musculatura, marca forte, reputação e credibilidade junto aos nossos consumidores. Tudo isso nos faz ter bastante entusiasmo para, juntos, alcançarmos e irmos além dos cem anos de existência”, conclui Hugo Gonçalves.

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