Polícia
Rands apresenta propostas para jornalistas e empresários
O candidato a governador pela coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante), Maurício Rands, cumpriu agenda com entrevistas, diálogo com empresários e sabatina em rede de rádios liderada pela Nova Carpina, em Carpina. As propostas para melhorar o atendimento da população nas unidades de saúde e os planos para reativação da economia e geração de empregos foram os mais comuns, nos diferentes locais e públicos por onde se apresentou.
Um dos pontos chaves no plano de ação de Maurício Rands está na necessária reabilitação política do Estado. “Pernambuco sempre teve tradição de falar e ser ouvido na política nacional, mas perdeu esse protagonismo, nos últimos quatro anos. Precisamos retomar esse papel”, argumentou Rands, que foi deputado federal por três mandatos e se destacou como um dos mais influentes do parlamento, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e do site Congresso em Foco. “Considero o meu trânsito e o meu conhecimento dos trâmites em Brasília um capital político. Quero oferecer esse capital ao meu estado”.
A eleição de Maurício Rands para o governo do Estado abre a possibilidade de uma modernização na saúde pública, a partir de iniciativas conhecidas na saúde privada e de resoluções de entreves de comunicação entre sistemas de gestão. Maurício Rands disse, na primeira entrevista de uma série com os candidatos a governador, realizada pelo Diário de Pernambuco, que a primeira providência que tomará, na área de saúde, será a realização de mutirões para acabar com a espera dos pacientes por cirurgias eletivas, agendadas, muitas vezes, com prazos de dezenas de meses. “Vamos fazer os mutirões logo quando assumirmos, porque precisamos aliviar esse gargalo na prestação de um serviço tão importante quando o da saúde”, prometeu.
Outra questão que Maurício Rands respondeu diz respeito ao sistema tributário brasileiro, no qual os estados precisam arcar com pesados serviços, como educação, saúde e segurança, e recebem apenas uma pequena fatia dos tributos – a maior parte do bolo, em poder da União. “A reforma tributária é um tema nacional e os governadores são protagonistas dessa pauta. O potencial político, que já utilizei na Câmara dos Deputados, poderei utilizar na articulação entre os governadores para uma reforma tributária justa para todos”, propôs.
Depois de passar pelas entrevistas pelos jornalistas do Diário de Pernambuco e de falar com os empresários convidados pela LIDE, em Boa Viagem, Maurício Rands participou de uma sabatina na Nova Carpina, na Mata Norte. Também na noite desta segunda-feira (dia 3), Rands participou do lançamento da candidatura de Manoel Aguiar.