Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Prefeitura do Recife inicia nova etapa das obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão

Cidades

Prefeitura do Recife inicia nova etapa das obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão

Os pilares de sustentação da ponte já foram erguidos nos bairros da Iputinga e do Monteiro e os escoramentos estão prontos. A nova fase consiste no início da colocação da laje de concreto

A Prefeitura do Recife iniciou uma nova etapa das obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que ligará os bairros da Iputinga e do Monteiro. É que a laje de concreto já está sendo colocada, após a instalação dos pilares de sustentação que foram erguidos dos dois lados do equipamento (Iputinga e Monteiro). Segundo a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra está seguindo o cronograma previsto. O prefeito do Recife, João Campos, vistoriou o serviço, no lado do bairro Monteiro, na manhã desta quarta-feira (19), ao lado da secretária de Infraestrutura da cidade, Marília Dantas.

“A obra da ponte que liga a Iputinga ao Monteiro está sendo realizada a todo o vapor e a gente tem acompanhado o trabalho sempre de perto. A obra está sendo feita com o maior zelo e carinho, sendo projetada pelas pessoas, construída pelas pessoas e que depois será utilizada pelas pessoas. Há 15 anos não tinha uma nova ponte no Recife. Essa é uma grande ponte que está sendo construída, que está gerando emprego e renda para quase 100 pessoas que trabalham somente aqui. A gente consegue colocar a engenharia à serviço da cidade”, destacou o prefeito.

Após a instalação dos pilares e a conclusão de seus escoramentos foi iniciada a fase da superestrutura da obra que é a colocação da laje de concreto. Com a instalação, serão colocados na sequência os balanços sucessivos na cabeceira do Monteiro para escorar a estrutura. A previsão de conclusão da obra da ponte é agosto de 2023. “A subida da laje foi iniciada no lado do Monteiro. Vamos ter um equipamento que irá melhorar a capacidade de tráfego da região”, informou o presidente da URB, Luís Henrique Lira. 

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão tem estrutura de 170 metros de extensão e integra o projeto do sistema viário dos bairros da Iputinga e Monteiro. Estão sendo investidos R$ 38 milhões e serão beneficiadas diretamente 58 mil pessoas. Será um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. 

Para compor a integração dos dois bairros, a Prefeitura do Recife realizará também, posteriormente, a adequação do sistema viário para composição da semiperimetral, ligando a Avenida Maurício de Nassau (Paralela da Caxangá) e a Avenida 17 de Agosto. Esta obra incluirá a requalificação de 15 vias do entorno nas duas margens, totalizando 4,5 km. 

O marteleteiro José Benedito Filho, 59 anos, que está trabalhando na obra junto a dois filhos, lembrou que o serviço vai beneficiar os transeuntes futuramente, mas agora já beneficia os trabalhadores da construção civil com a geração de empregos. “Eu estou fazendo essa obra com gosto há seis meses. E tenho dois filhos que também estão  trabalhando aqui, Adevaldo e Joelson, que estão no lado da Iputinga. Uma obra assim gera muito emprego, é uma grande vantagem para a gente, para o povo, e também para a Prefeitura porque é uma obra bonita”, disse ele. Atualmente, a obra da Ponte do Monteiro está empregando 97 pessoas. 

OBRAS – Outra ponte importante que está sendo construída na cidade cruza o rio Morno, ligando os bairros de Beberibe e Dois Unidos, como parte de uma nova via radial que criará um novo acesso entre a região do Arruda à BR-101. A ponte está sendo construída em concreto armado, com extensão de 30m e largura de 14m, tendo duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios.

A Prefeitura do Recife vai construir também a ponte Areias-Imbiribeira, sobre o Rio Tejipió, para melhorar a interligação entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Morais. A intervenção beneficiará diversos modais de transporte, numa extensão total de 2,3 quilômetros, incluindo a construção da ponte com 335 metros de comprimento e o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza, entre outras melhorias. O edital da licitação da obra, que terá investimentos de cerca de R$ 100 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%, já foi publicado no Diário Oficial do Município.

FOTOS: Edson Holanda / PCR e Ivison Gambara / PCR (aéreas)

Iara Lima

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo