Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 19 de Setembro de 2024

Prefeitura de Garanhuns lança oficialmente 32º Festival de Inverno de Garanhuns

Cultura

Prefeitura de Garanhuns lança oficialmente 32º Festival de Inverno de Garanhuns

Evento será realizado de 11 a 28 de julho, e vai contar com mais de 20 polos de cultura distribuídos pela cidade

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou nesta segunda-feira (10), detalhes da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As informações foram repassadas durante solenidade realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O FIG vai ser realizado no período de 11 a 28 de julho e vai contar com mais de 20 polos de cultura, com atrações de todo o país, que passeiam por linguagens como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo, gastronomia, entre outros. O 32º FIG é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur, e do Ministério do Turismo.

A divulgação da programação dos demais polos e da formatação do evento acontece com 30 dias de antecedência, algo inédito na história do evento. A programação gratuita vai se dar nas praças, parques, teatros, na catedral, vias públicas e em diversos outros espaços da cidade. Este ano, o evento terá dois pernambucanos como homenageados: o cantor e compositor Reginaldo Rossi; e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Como novidade, em 2024, a Prefeitura vai promover as ações de literatura no Parque Luiz Carlos de Oliveira, localizado na Boa Vista. O parque inaugurado em dezembro do ano passado receberá o ‘Espaço da Palavra’, anteriormente denominado de ‘Praça da Palavra’, que funcionava na Praça da Fonte Luminosa. Outro polo que funcionará em novo endereço será a Galeria Galpão, que nesta edição recebe exposições de fotografia, artes visuais e ações de gastronomia na Escola Municipal Padre Agobar Valença, situada na avenida Caruaru.

A secretária municipal de Cultura, Sandra Albino, destaca a importância do investimento da Prefeitura de Garanhuns, para manter a tradição do FIG, como evento multicultural que fomenta a cadeia produtiva em Pernambuco. “Garanhuns vai vivenciar 18 dias de uma programação à altura do FIG e da cultura pernambucana. Vamos poder proporcionar o maior, melhor e mais intenso Festival de Inverno, movimentando milhares de artistas, produtores e fazedores de cultura em nosso Estado”, pontuou.

IDENTIDADE VISUAL –  A identidade visual do 32º Festival de Inverno de Garanhuns é assinada pela pintora e ilustradora Bella Galvão. Seu trabalho transita entre o figurativo e abstrato, reunindo elementos de sua formação pessoal, bem como das manifestações culturais nordestinas. Para o FIG, a proposta envolve um contraste de cores que remetem ao frio e à flora, bem como estampas e elementos influenciados pela tropicalidade brega de Rossi.

MÚSICA – Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos estarão abrigando as apresentação musicais, entre eles o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas, bem como o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.

CULTURA POPULAR – O Palco de Cultura Popular Ariano Suasssuna vai reunir, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, Cavalo Marinho Boi Pintado e Caboclinho Canidé de Goiana.

CASA DOS SABERES – Diversas oficinas serão promovidas na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.

VIRTUOSI NA SERRA – Na Catedral de Santo Antônio, a música erudita terá espaço, com o XVII Virtuosi na Serra, que contará com programação no período de 19 a 27 de julho. O polo será retomado na Igreja Matriz, após um ano afastado do FIG e conta com a curadoria de Ana Lúcia Altino.

SESC E SEBRAE – No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE será promovida uma série de ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do Instagram @figgaranhunsoficial e também no site fig.com.br . A programação completa está disponível a seguir: https://docs.google.com/document/d/1OkhfByw1VJ58EZ1a9uKIgDuACK5OHSsBIWJqsstI54s/edit

Fotos: Ailton Vieira (PMG)

Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

Topo