Política
Prefeito da Pedra, Junior Vaz, é denunciado por esquema que pode ter desviado mais de R$ 30 milhões dos cofres do município
Uma notícia movimentou o município de Pedra nesta quinta-feira (12). Hoje, foi ajuizada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE – com intuito de apurar a denúncia de captação ilícita de sufrágio por parte do atual prefeito da Pedra, Júnior Vaz, que concorre à reeleição. De acordo com a acusação, por meio desse suposto esquema de corrupção, o gestor tem oferecido aos eleitores vantagens em troca de voto.
A denúncia é acompanhada de inúmeras provas documentais que apontam um esquema no qual Júnior Vaz se favorece de pagamentos oficiais como moeda de troca eleitoral. Os valores empenhados e quitados com a proximidade do período eleitoral chegam a quase R$ 31 milhões.
O abuso de poder econômico e político e de coação na cidade já vinham sendo apontados pelo Ministério Público – MP -, desde eleições de 2022, quando o próprio órgão denunciou a ex – secretária de Saúde, Marineide Vaz, esposa do prefeito, pelo envio de áudios num aplicativo de mensagens ameaçando e coagindo pessoas a votarem nos candidatos apoiados pelo seu grupo político.
A menos de um mês das eleições, a Ação surge como uma bomba, pois pode enterrar o sonho de Júnior Vaz de ser reeleito. Além da candidatura cassada, o prefeito pode ter os direitos políticos suspensos.