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Óticas Arcoverde. Uma ótica como você nunca viu.

Negócios

Óticas Arcoverde. Uma ótica como você nunca viu.

Pode parecer exagero, mas não é. A “nova” loja das Óticas Arcoverde na cidade de Arcoverde está dando o que falar. Projetada pelo renomado escritório de arquitetura Maurício Queiroz Design de Consumo, o novo espaço localizado no coração da cidade, na Avenida Antônio Japiassu, conta com 140 m2 de um amplo e moderno espaço voltado para o conforto de seus clientes e de sua equipe. A loja conceito foi recentemente inaugurada e na verdade, o termo novo se refere principalmente ao design, totalmente reformulado. A loja, por sua vez, funciona no mesmo endereço há 56 anos, quando foi fundada pelos irmãos Jaime e Dácio Espósito.

Jaime Espósito Filho, Diretor Estratégico de Negócios e filho de um dos fundadores da rede, encabeçou o movimento de reformulação das lojas do grupo, que devem ser replicadas para as demais 14 unidades, espalhadas por 10 cidades do interior pernambucano. “Nós queríamos fazer algo impactante, e pelo resultado junto aos nossos clientes e público em geral, parece que conseguimos”, diz Jaime Filho, entusiasmado com o resultado. “Nossa ideia era fazer uma loja conceito, para que dela pudéssemos partir para as outras unidades do grupo. Nada mais coerente do que começar pela loja número um, onde tudo começou, há 56 anos atrás com meu pai e meus tios”, complementa.

Atento às últimas tendências e inovador por natureza, Jaime Filho sempre manteve a atenção sobre o que acontece no mercado óptico e no varejo em geral. Em uma dessas buscas, conheceu Maurício Queiroz, um dos maiores especialistas em Design de Consumo do país, que assina o projeto. “Conheci o Maurício em uma série de visitas técnicas a empresas referência em design e arquitetura de loja. Trocamos algumas ideias e pensei: somos uma pequena empresa familiar, mas ousada e que sonha grande. Precisamos ter uma loja que reflita esse nosso pensamento. E assim demos o ponta pé inicial no que hoje podemos chamar de flagship store Óticas Arcoverde, desenhada por um escritório de arquitetura internacional”, ressalta Espósito.

“Quando fomos convidados para criar o novo conceito das Óticas Arcoverde, senti que era um case especial. Inicialmente pela busca de seus executivos pela inovação e melhores práticas de varejo. E em seguida pelo cuidado e extremo conhecimento das necessidades das óticas e de seus clientes”, destaca Maurício. Jaime reforça essa ideia: “nós somos uma empresa tradicional do ponto de vista temporal, mas inovadora em nosso modo de ser. Sou apaixonado por varejo e incansável no que diz respeito a buscar novas formas de fazer diferente e estar um passo à frente”. Entender bem o cliente e o mercado, atrelado à sua experiência em design de consumo foi crucial para o sucesso do projeto, segundo Maurício: “Tivemos muita sinergia, e conseguimos inserir no trabalho muito do que encontramos de mais moderno no mundo da óptica”.

O arquiteto explica o que quis passar com a novo layout: “O conceito do projeto se baseia em um espaço aberto, que convida à circulação e à descobrir o espaço. Criamos setores distintos para cada tipo de produto, que propiciam sua experimentação. Tudo com um forte DNA, onde utilizamos amplamente o branco e o verde, que são as cores da marca”. Jaime Espósito complementa: “nós não queríamos uma loja só bonita. Queríamos um espaço funcional, versátil, confortável para nossos clientes e para nossa equipe. Além disso, também buscamos trazer pitadas sutis de tecnologia, respeitando as peculiaridades de nossa região, mas buscando sempre uma coisa: proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas, através de soluções inovadoras, seguras e confiáveis em saúde e conforto visual. Não por acaso, essa é nossa missão”.

O próximo passo é replicar o novo conceito para as demais lojas do grupo. “Nossa ideia foi desenvolver um conceito. Ele está pronto e em sintonia com nossa história. Nossa intenção agora é replicá-lo para as demais unidades, gradativamente”, destaca Jaime Filho. “Fechamos 2017 e começamos 2018 com intensos investimentos, sobretudo em espaço físico e tecnologia. Além da loja, investimos em um novo ERP e em pequenos artefatos tecnológicos espalhados pelo ponto de venda. Temos ainda outras novidades em nosso radar. Se tem uma coisa que pensamos a todo momento, é como tornar a experiência dos nossos clientes e da nossa equipe cada vez melhor, e assim continuaremos”, finaliza.

As Óticas Arcoverde

As Óticas Arcoverde são a principal força de cunho familiar do ramo óptico de Pernambuco. Presente em 10 cidades e com 14 unidades espalhadas pelo Agreste, Zona da Mata e Sertão pernambucano, foi fundada em 1.962 pelos irmãos Jaime e Dácio Espósito na mesma cidade que carrega no nome. O grupo Óticas Arcoverde se tornou referência e é sempre lembrado quando se fala em óticas que oferecem produtos e serviços de qualidade, dispondo em seu portfólio marcas em armações, óculos e lentes nacionais e internacionais, além de marcas próprias como Nacho Loco e iNOVA, exclusivas da rede. Buscando sempre prestar o melhor atendimento, oferecer condições de pagamento facilitadas e ambientes confortáveis, as Óticas Arcoverde têm como missão proporcionar bem-estar e saúde visual, através de confiança e alta qualidade e foi eleita pela Revista View em pesquisa do setor óptico, como a rede de óticas número 1 de Pernambuco e a 30ª do Brasil. Conta com 4 laboratórios digitais para confecção e montagem de lentes oftálmicas e 9 técnicos ópticos responsáveis pela qualidade técnica dos produtos e serviços.

Maurício Queiroz

Mauricio Queiroz é CEO do escritório Mauricio Queiroz – Design de Consumo, membro do conselho diretor da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) e diretor do RDI (Retail Design Institute Brasil). Formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1990, trabalhou em escritórios em São Paulo, como Silvio Oppenhein, Ucho de Carvalho, Ricardo VanSteen e Pepe Asbun. Pós-graduado na politécnica de Catalunya – Barcelona em 1993, trabalhou com Mapasa (Comunicação Visual para Olimpíadas 92 em Barcelona) e escritório de Manuel Barcells Arquitectura. Com experiência em diversas áreas, desde arquitetura em geral a publicidade (branding, comunicação visual e levantamento de público), voltou ao Brasil com desejo em ter foco no universo do consumo. Sentindo a necessidade de um termo que definisse o trabalho exercido pelo escritório, Mauricio criou o termo “Design de Consumo”, que hoje guia toda a produção da empresa unindo a formação em arquitetura de projetos comerciais com estudos e análises do mercado varejista e perfil de consumo, entendendo todo o universo da marca e clientes. Atende clientes no Brasil e fora dele, como Under Armour, Armani, Vivara, Pandora, Cacau Show, Petz, Le Creuset, Valisere, Etna, entre outros.

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