Educação
Oposição de Jati barra aumento de salário dos professores
O Governo Federal anunciou um aumento de 3,62 % nos salários dos professores e, superando a expectativa da União, a Prefeita Mônica Mariano encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo um aumento de 4% com pagamento retroativo desde janeiro, ainda neste mês.
No entanto, o vereador Ailton da Mãe D’água, sem justificativa plausível, seguindo uma política de visão limitada, solicitou vista ao projeto, ou seja, barrou a votação. O pedido de vista, solicitado pelo vereador atrasa o processo contábil e inclusão imediata em folha de pagamento, prolongando a espera dos professores pelo reajuste em seus salários, podendo estender a espera por mais um mês.
A manipulação política durante o ano eleitoral muitas vezes prejudica os grupos beneficiários. Segundo informações, o vereador, que por três anos esteve trabalhando em parceria com a gestão municipal, alegou que o aumento estava abaixo da inflação.
A responsabilidade de obedecer à determinação federal é do Poder Executivo Municipal e a Prefeita Mônica Mariano autorizou um aumento salarial superior ao percentual estabelecido, independente do questionamento descabido do vereador Ailton da Mãe D’água.
“Trata-se de uma manobra política irresponsável que impede os professores de receberem seus pagamentos, bem como o retroativo, até o dia 30 deste mês”, afirmou o secretário de educação José Maria.
