Cultura
Mestra Severina Lopes e o sanfoneiro Zé Coco são os homenageados da 11ª Caminhada do Forró
Em 2023, a Caminhada do Forró renderá homenagem a Severina Lopes e a Zé Coco. O COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde escolheu dois legítimos representantes da cultura local ainda em atividade e com uma história dedicada a arte, principalmente em atividades do ciclo junino.
Severina Lopes, 88 anos, é Mestra do grupo de Samba de Coco das Irmãs Lopes e é inspiração seja nos palcos, seja na transmissão de conhecimentos às novas gerações. Assim como, por ser mulher negra e periférica, cuja força como fazedora de cultura, tem ajudado a transformar realidades através da arte.
José Francisco dos Santos, o Zé Coco, 86 anos, é multi-instrumentista e tem mais de 60 anos dedicados à música. De família de artistas, iniciou-se na arte de tocar ainda criança com instrumentos de corda e inspirado em Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, bandeou-se para a sanfona, sua ferramenta de trabalho até os dias atuais. Continua à frente do grupo Forró Água de Coco, sempre na defesa da tradição do Forró de Raiz.
“Os dois são referências de resistência e preservação da nossa cultura popular. Temos orgulho de homenageá-los por merecimento e por serem história viva da nossa cidade”, explicou um dos diretores do Cocar, Kleber Araújo.
A 11ª Caminhada do Forró, maior cortejo junino do Brasil, será realizada no dia 24 de junho, durante o dia, sendo um dos pontos altos do São João de Arcoverde.
Serviço:
11ª CAMINHA DO FORRÓ DE ARCOVERDE
Data: 24 de junho, sábado
Concentração: 10h, Parque Linear
Cortejo: 14h, Parque Linear – Largo 13 de maio
Apoteose: 17h, Palhoça Forró Pé de Serra – SESC (Largo do CECORA)
VENDA Camisas: (87) 999016223, (87) 999386329 e (87) 991428071