Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Ivan Vaqueiro e as Fake News

Política

Ivan Vaqueiro e as Fake News

Liminar Judicial Derruba Fake News Contra Pré-Candidata Ilma Valério.


Nesta sexta-feira (08), uma decisão judicial veio à tona, lançando luz sobre uma batalha contra a disseminação de desinformação e propaganda eleitoral antecipada. A liminar, concedida pela justiça a pedido da coligação União Brasil, representada pelo advogado Breno Carrilho, derrubou as fake news publicadas pelo responsável do Blog do Ivan Vaqueiro, José Ivan Barros da Silva, e compartilhadas no Blog Conexão PE (www.conexaope.com.br).

As fake news em questão acusavam a pré-candidata Ilma Valério de receber apoio bolsonarista em sua candidatura na cidade de Carnaíba. A publicação usou um vídeo antigo e sem contexto do ex-ministro do governo Bolsonaro, General Heleno, associando o conteúdo do vídeo com um suposto apoio ao grupo da oposição, questionando a integridade da pré-candidata.

Essa é a segunda vez que a coligação obtém sucesso na justiça, com o objetivo de combater a disseminação de informações falsas e a propaganda eleitoral antecipada. José Ivan Barros da Silva, responsável pelo Blog do Ivan Vaqueiro, já havia sido multado anteriormente em cerca de 10 mil reais devido a desobediência judicial, pelo compartilhamento de propaganda eleitoral antecipada.

A decisão judicial recente exige que o responsável pelo Blog do Ivan Vaqueiro e o Blog Conexão PE, removam imediatamente, dentro de um prazo de 24 horas, as postagens. Caso não cumpram essa determinação, serão multados em R$ 5.000,00 por dia, cada um. O Ministério Público Eleitoral também será informado sobre o caso para acompanhar o processo.

Durante a última eleição, muitos eleitores de Carnaíba não simpatizavam com o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, que aparece nas fotos do site ao lado de sua equipe, incluindo o General Heleno. Assim, a informação que circulava em ambos os canais de notícia, de que a pré-candidata Ilma Valério contava com o apoio bolsonaristas, foi insustentável.

A decisão judicial não apenas representa uma vitória para a coligação União Brasil em Carnaíba, mas também serve como um lembrete sobre a importância de um debate político que respeite os cidadãos e cidadãs do município, e principalmente o respeito entre os candidatos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo