Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 19 de Setembro de 2024

ILMA VALÉRIO É ABSOLVIDA PELO TRE/PE DE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Política

ILMA VALÉRIO É ABSOLVIDA PELO TRE/PE DE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Na última sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), realizada nesta terça-feira, foi proferida a decisão que absolveu a Sra. Ilma Valério, pré candidata à prefeitura de Carnaíba, da acusação de propaganda eleitoral extemporânea. O recurso, interposto por sua defesa, foi acolhido pelos desembargadores por maioria, que decidiram pelo provimento e consequente absolvição da Sra. Ilma, bem como afastaram a multa anteriormente aplicada.

A acusação inicial se baseava na publicação de um vídeo nas redes sociais, considerado como propaganda eleitoral antecipada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que havia representado Joseilma Quidute Sobreira junto ao TRE/PE. Em primeira instância, a candidata foi condenada ao pagamento de uma multa no valor de R$ 10.000,00.

No entanto, a defesa de Ilma argumentou que o conteúdo do vídeo não configurava pedido explícito de votos, mas sim uma comunicação com seus apoiadores. O TRE/PE, ao analisar o recurso, concordou com essa interpretação, concluindo que não houve elementos suficientes para caracterizar a propaganda extemporânea. A decisão destacou a necessidade de uma interpretação criteriosa das leis eleitorais para não comprometer a liberdade de expressão dos candidatos .

“Não fiz propaganda eleitoral e não infringi a lei, apenas respondi uma pergunta de um radialista e depois publiquei a entrevista no Instagram. Os acusadores se apegaram a isso para difundir informações falsas a meu respeito como se tivesse cometido um suposto crime, mas a justiça não falha e eu estou muito feliz com o resultado.”, comentou Ilma Valério.

Com a decisão favorável, Ilma Valério afastou qualquer penalidade relacionada ao caso. A absolvição pelo TRE/PE representa uma vitória significativa para a candidata e seus seguidores, que comemoraram a decisão nas redes sociais e destacaram a justiça do veredicto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo