Cidadania
Fundação Terra realiza curso para pessoas em situação de rua no Recife
Curso será realizado no Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), de 4 a 8 de fevereiro, das 8h às 16h
Tirar pessoas em situação de rua e incluí-las na sociedade é a principal missão do Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), no Centro do Recife, projeto da Fundação Terra que oferece assistência e acesso a direitos sociais. Sendo assim, a instituição social de Padre Airton Freire, em parceria com a Tintas Iquine, irá oferecer um curso de pintura imobiliária para pessoas em situação de vulnerabilidade, de 4 a 8 de fevereiro, das 8h às 16h, na casa anexa à Igreja do Pátio da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista.
Todas as pessoas 18 atendidas pelo C Amor já foram escolhidas para participar da capacitação. “Assim que o curso for concluído, todos ganharão certificados e estarão aptos a trabalhar na área”, afirma Fernanda Carneiro, voluntária e coordenadora do projeto.
As aulas terão duração de quatro dias, sendo duas de aulas teóricas e duas de aulas práticas. “Os alunos irão conhecer os diversos procedimentos de preparação de superfície e sistemas de pintura, aplicados para as superfícies de alvenaria, madeiras e metais. Vão também aprender a fazer um orçamento de pintura, sabendo calcular a quantidade das tintas e o valor de sua mão de obra”, explica Jorge Holanda, gerente de assistência técnica da Tintas Iquine.
O representante da indústria de tintas ressalta a importância da inclusão dessas pessoas em situação de rua na sociedade. “A Iquine entende que esse é um importante trabalho social e que teremos a oportunidade de oferecer essa qualificação profissional e, com isso, favorecer o retorno dessas pessoas ao mercado de trabalho, como autônomos ou empregados de empresas da construção civil”, conclui.
A Fundação Terra
Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a Fundação Terra surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o C Amor, que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista. Há mais de 10 anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a Creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização.