Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 31 de Outubro de 2024

Em Belém do São Francisco, Gustavo Caribé lidera com 49% e Calby Carvalho em seguida com 40%

Política

Em Belém do São Francisco, Gustavo Caribé lidera com 49% e Calby Carvalho em seguida com 40%

Em nova rodada de pesquisa, fruto da parceria IPEC/JPS, registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-01933/2024, foram ouvidos 288 eleitores no município de Belém do São Francisco, no período de 27 a 29 de setembro de 2024, com margem de erro é 5,8%, os números, de um modo geral, apresentam alguma variação dentro da margem de erro.


Na intenção de voto estimulada para prefeito, Gustavo Caribé aparece agora com 49% contra 40% de Calby Carvalho, sendo 5% o percentual de eleitores que disseram votar em branco ou nulo e 6% de indecisos. Aqui a diferença é de 9%, revelando ainda uma boa vantagem, embora menor.


Já o percentual acima em votos válidos, pela conversão dos dados acima, conforme método utilizado na apuração da Justiça Eleitoral, temos Calby Carvalho com 45% (antes era 43%) dos votos válidos, contra 55% (antes era 57%) de Gustavo Caribé. É uma variação negativa dentro da margem de erro.


Na pesquisa de intenção de voto espontânea para prefeito, onde não há apresentação de nenhum estímulo (disco, cartão, etc), Gustavo Caribé aparece com 45%, enquanto que Calby Carvalho tem 38%. Neste quesito, votos em branco ou nulo é 3% e 14% é o percentual de indecisos.


Na rejeição os percentuais continuam bem próximos. Calby Carvalho aparece com 35% de rejeição contra 37% de Gustavo Caribé, alterando a ordem em relação ao levantamento anterior. Disseram que não rejeita nenhum 20% dos entrevistados, enquanto 2% rejeita todos e 6% forma o percentual dos indecisos.


Por último, também foi investigada de expectativa de vitória para prefeito, que é quando se pergunta ao eleitor quem irá vencer as eleições, independente do seu voto ou do seu candidato. Gustavo Caribé, que aparece com 50% das opiniões contra 29% de Calby Carvalho, sendo o percentual restante de 21% de eleitores que afirmam não saber que vai vencer o pleito. Embora ainda seja considerável a vantagem de Gustavo Caribé, é preciso anotar que houve uma redução na percepção de vitória em relação ao levantamento anterior.


É sempre importante registrar que a pesquisa eleitoral é uma fotografia do momento e não serve como instrumento de previsão, conforme base teórica e científica que rege à matéria. Para compreender é preciso apenas observar que OPINIÃO PÚBLICA não se controla, muda com os acontecimentos e fatos que ocorrem dentro da sociedade.

É a corrida pelo voto na fase final da campanha. E o veredito final, claro, ocorre pela manifestação do eleitor na festa da democracia no dia da eleição – domingo já (06.10.2024) – , cujo resultado será oficialmente informado pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Blog Jornal Portal do Sertão/IPEC

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo