Cidadania
Em Arcoverde, socioeducandos da Funase participam de ação formativa da Mostra A Vapor
Oficina de encadernação manual e artística foi conduzida por instrutora da Fundação Terra
Em Arcoverde, no Sertão do Estado, a parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Fundação Terra segue gerando oportunidades na área cultural e profissionalizante para adolescentes e jovens em processo de reinserção social após a prática de atos infracionais. Nesta semana, uma oficina de encadernação manual e artística foi oferecida a esse público como parte das ações formativas da Mostra de Artes A Vapor, que estará em cartaz entre 5 e 7 de fevereiro, na Estação da Cultura.
A oficina, intitulada “Produção de Cadernos Artesanais”, teve carga horária total de oito horas/aula e ocorreu dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Funase. A responsável foi a oficineira Juliana Aguiar, da Fundação Terra. Além dos socioeducandos da Funase, o público de uma instituição voltada a crianças também está participando das atividades formativas da mostra, por meio de uma oficina de teatro de sombras. Toda a programação foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Segundo a coordenadora-geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle, esses resultados mostram a importância da integração do público do sistema socioeducativo com a programação cultural do entorno. “O fato de esses adolescentes estarem em internação não deve ser um empecilho para que eles tenham contato com equipamentos e políticas públicas ofertadas dentro e fora dos muros da Funase. Por isso, ficamos felizes de ver como essa integração em várias áreas, inclusive na cultural, tem funcionado”, avalia.
Imagem: Divulgação/Funase