Saúde
Educação Permanente da UPAE de Arcoverde discute doenças como Tuberculose e Transtorno Bipolar
No mês em que lembramos o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (23), a UPAE de Arcoverde convidou a enfermeira sanitarista Taciana Souza para alertar os pacientes e acompanhantes sobre o risco da doença, que mata 1,1 milhões de pessoas por ano no mundo. Dentro do cronograma de atividades do Núcleo de Educação Permanente, a equipe organizou uma sala de espera para levar a mensagem de prevenção.
Durante o encontro a enfermeira destacou as principais formas de contágio, sinais e sintomas relacionados à tuberculose como também o direcionamento específico caso os sintomas sejam identificados. “A tuberculose é uma doença transmitida de pessoa para pessoa a partir da inalação de partículas muito pequenas. É de extrema importância o conhecimento dos principais sintomas dessa doença por parte da população, pois o prognóstico depende da agilidade do início do tratamento”, destacou a enfermeira sanitarista.
Seguindo o cronograma de atividades, a UPAE de Arcoverde também discutiu na última sexta-feira (11), o Transtorno Bipolar. A psicóloga Gisele Barros repassou aos pacientes e acompanhantes as principais classificações e tipos de transtorno, além do tratamento e diagnóstico da doença que não tem cura. “Não é uma doença diagnosticada facilmente. Apesar de não ter cura, hábitos saudáveis em paralelo com a psicoterapia podem auxiliar no tratamento”, destacou a psicóloga.
Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, a UPAE de Arcoverde é administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral da UPAE é de Luiz Gonzaga.