Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 23 de Novembro de 2024

Cooperativas do Agreste na contramão da crise

Emprego

Cooperativas do Agreste na contramão da crise

De acordo com recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil registra 13 milhões de pessoas desempregadas. Diante da crise econômica e falência de empreendimentos sólidos, o cooperativismo é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao mercado de trabalho. No Agreste e Sertão pernambucano, as cooperativas, principalmente as de crédito e saúde, estão seguindo uma reta crescente. Na contramão da perda de empregos, o modelo econômico focado na partilha de decisões e resultados alcança 11,6 milhões de pessoas, rendendo mais de dois milhões de empregos diretos no Brasil.

Em Pernambuco o cooperativismo é um impulsionador na economia local, gerando pouco mais de 140 mil empregos diretos, com possibilidade de alavancar ainda mais o número de postos de trabalho devido a Lei do Cooperativismo, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 2015, e que agora já começa a sair do papel.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB/PE), Malaquias Ancelmo de Oliveira, ratifica que o modo de cooperar em atividades semelhantes ao seguimento mercantil é o gênero a ser trilhado devido à atitude tomada pela população quando se enfrenta uma crise. Pois em momentos difíceis, as pessoas tendem a buscar formas diversificadas de trabalho. Com o auxílio da lei estadual 15.688/2015, que compromete o estado a apoiar de forma técnica, financeira e operacional os diversos ramos do cooperativismo em Pernambuco, haverá o estimulo, por parte do estado, nas atividades das empresas cooperativas em meio a maneira de organização social, beneficiando diretamente o público favorecido pela empresa e os funcionários.

Diego Ximenes

Assessoria de imprensa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Emprego

Topo