Política
Confabulações de um cético
Por Djnaldo Galindo
Um exímio apostador ao saber dos resultados das duas últimas pesquisas divulgadas sábado e hoje, me ligou pra saber sobre quem eu acho que vai vencer as eleições em Arcoverde. Eu disse que a essa distância das eleições é difícil saber e que o que as pesquisas mostram são apenas tendências.
Para se ter uma ideia de como a coisa flui, lhe contei o caso do porteiro do condomínio onde moro: em dezembro ele era Zeca, depois do carnaval mudou pra Madalena e como é um bolsonarista raiz, hoje está com o João Parra.
Amanhã só Deus o sabe. Na verdade, quem decide a eleição ainda nem se deu conta dela. Das pesquisas, estranhei bastante a diferença entre ambas num intervalo de tempo tão curto e sem a ocorrência de nenhum fato político relevante que possa ter causado impacto tamanho. O que me leva a deduzir que ao menos uma das pesquisas pode ter “graves erros” metodológicos.
Mas, eleição ainda está distante e dar tempo pra corrigir a metodologia e manter a credibilidade. Voltando à pergunta do afoito apostador, disse ainda que ele analisasse o histórico das últimas três eleições pra prefeito aqui em Arcoverde.
Quem eram os “prefeitos” líderes nas pesquisas a 04 meses do pleito e quem foi quem de fato teve os votos nas urnas pra tomar posse. Aqui o raio já caiu três vezes no mesmo lugar. Finalmente lembrei que sábado tem outra pesquisa e que ele aguarde o resultado.