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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 80 – Ano II – Sábado, 19 de novembro de 2022.

COMEÇA NESTE DOMINGO A COPA DO MUNDO DO CATAR
O MAIOR EVENTO TURÍSTICO DE 2022

Começa neste domingo (20) e segue até 18 de dezembro de 2022, a Copa do Mundo do Catar (país asiático localizado na península árabe ao longo do litoral no Golfo Pérsico, que possui 11.571 km² e população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, tendo a cidade de Doha como sua capital), que promete boas surpresas não somente em campo, mas também fora dos estádios. Maior evento de turismo esportivo do planeta – maior e mais prestigiado até que os jogos olímpicos – a Copa do Mundo atualmente reúne as 32 principais seleções de futebol do mundo, a do Brasil dentre elas (o Brasil é o único pais cuja seleção participou de todas as copas realizadas entre 1930 e 2018, sendo ainda a única seleção pentacampeã – 1958/62/70/94 e 2002), que além do nicho esportivo, também abrange os segmentos de turismo de lazer, de negócios e cultural, dentre outros.

Além dos jogos de futebol, a programação da Copa do Mundo do Catar contempla mais de 90 eventos especiais espalhados por todo o pais, que incluem atrações ao longo da competição e que contam com áreas de exibição das partidas em telões, festivais de música, exposições culturais e apresentações de rua. Um dos destaques durante esta copa, segundo o site 123milhas.com, vai ser o Corniche (foto abaixo), um belo calçadão à beira-mar, emoldurado pelos ultramodernos edifícios do distrito financeiro de Doha. O lugar será tomado por uma atmosfera festiva ao longo de seus 6 km de extensão, desde o Hotel Sheraton até o Museu de Arte Islâmica, com apresentações itinerantes, atividades culturais, barracas de alimentos e bebidas. Mais de 12 mil visitantes são esperados no Corniche nos horários de maior movimento, destaca o 123milhas.com.

Mas, por ser um pais pequeno em extensão – apenas 11.571 km² – o Qatar (Catar no idioma português) tem apresentado algumas dificuldades para os turistas no que se refere a oferta de acomodações em relação à demanda, além da baixa tolerância a bebidas alcoólicas e festas públicas mais liberais. Porém, isso não tem sido um problema nem para a organização da copa e muito menos para os turistas e fãs do futebol. Países vizinhos como os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Omã, por estarem muito próximos ao Catar, se candidataram a receber a carga excedente de turistas, beneficiando suas economias com o aumento na atividade hoteleira, companhias aéreas e operadoras de turismo, dentre outras.

Nesse contexto, o já popular centro de turismo de Dubai é o que mais se beneficia. Dos mais de 90 novos voos que aterrissam diariamente na cidade-sede da Copa, Doha, cerca de 40 partirão dos Emirados Árabes Unidos. Um voo de apenas 40 minutos de duração e com procedimentos de imigração simplificados em razão da copa do mundo. Assim, Dubai será “a maior porta de entrada” para a Copa do Mundo, recebendo provavelmente mais pessoas que o próprio Catar, segundo estimativas de executivos da Dubai Airports.

Já a Arábia Saudita e Omã cujos voos para o catar também são curtos, preparam vários eventos que objetivam atrair turistas, além de adotar providências para também simplificar os procedimentos imigratórios.

O Catar, todavia, mesmo reconhecendo não possuir a “capacidade de carga” necessária para atender a demanda com o esperado fluxo de turistas, não ficou parado e irá se utilizar de situações alternativas para gerar novas acomodações, dentre elas, o de atracar navios de cruzeiros a sua costa de instalar mais de mil tendas no deserto (imagem acima) para receber os fãs do futebol. Afinal, o país se prepara há 12 anos para sediar esta 22ª edição da copa e, claro, não deseja fazer feio. Ao contrário: a previsão dos organizadores é que 1,2 milhão de visitantes circulem pelo pais durante os quase 30 dias do evento, impactando positivamente sua economia em mais de US$ 17 bilhões.

E já que todos os flashes estarão voltados para Catar durante a copa do mundo de 2022, a coluna encerra esta matéria com uma síntese geopolítica e econômica sobre esse pequeno, porém, rico pais da Ásia Ocidental governado por um Emir (significa “comandante”, “general” ou “líder”, que também passou a ser usado como sinônimo de “príncipe”) e sob um regime de monarquia absoluta, herdada de pais para filhos. Se tornou independente do Reino Unido em 1971 (era um protetorado britânico) e, atualmente, se destaca como a 47ª maior economia de exportação de petróleo e gás natural, segundo o Observatório da Complexidade Econômica (OEC). Além de grande exportador, um fato que chama a atenção sobre o Catar é que o pais possui uma das menores cargas tributárias do mundo, bem diferente do Brasil que possui uma das mais altas, ficando atrás apenas da Hungria, Grécia e Dinamarca.

ATÉ 2035 – A Academia Brasileira de Eventos e Turismo promoveu no início deste mês de novembro, o seminário “O QUE FAZER PARA DOBRAR O TURISMO BRASILEIRO ATÉ 2035?”. O evento aconteceu no Espaço APAS, em São Paulo e teve como objetivo propor debates que busquem um maior desenvolvimento do turismo do país, tanto o interno quanto o externo, além de formas de elevar os atuais números do setor. Com base nisso, o seminário da Academia Brasileira de Eventos e Turismo teve em sua programação uma grande quantidade de palestras, que ocorreram em quatro painéis espalhados no local.
No painel de abertura, o acadêmico Milton Zuanazzi, ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, ficou responsável por curar os expositores relacionados à governança. Nesse sentido, como estratégia fundamental para o futuro do turismo brasileiro.

O ex-vereador Márcio Favilla Lucca de Paula, ex-Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e vice ministro do turismo em 2003, também atuou como um curador, coordenando o painel 2, que focou nos vetores do turismo sustentável e responsável para o ano de 2035.

Já o painel 3 abordou a temática de como a infraestrutura, os eventos e o marketing podem e devem contribuir para dobrar a atividade turística no Brasil até 2035, principalmente, implementando a discussão do desenvolvimento dessas áreas. O responsável pela curadoria nesse nicho foi Silvio Barros II, Engenheiro Civil com especialidade na área ambiental.

Por fim, o painel de encerramento contou com a curadoria de Anya Ribeiro, Presidente da Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural, abordando nichos com temas gerais e centralizados nas questões sustentáveis do turismo brasileiro para os próximos anos. (Com informações da redação do portal do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

HOTELARIA E NATUREZA – Com investimento superior a R$ 143 milhões e expectativa de receber 60 mil hóspedes/ano, o Hotel Sesc Guadalupe (localizado no município de em Sirinhaém, litoral Sul de Pernambuco) foi inaugurado no sábado (12/11). Com a abertura, o equipamento hoteleiro concretiza plano de expansão do Sesc, que chega ao terceiro hotel no Estado, ao lado de Garanhuns e Triunfo, sendo o primeiro em região litorânea. Anunciado em 2017 e contando com apoio das gestões do município e do Estado que, inclusive, doou o terreno, o hotel gerou mais de 700 postos de trabalho durante a obra e conseguiu manter o cronograma de construção, mesmo com os impactos da covid-19. Também realizou capacitação pelo Sistema Fecomércio, por meio do Senac, seleção e treinamento dos 130 funcionários contratados, com prioridade para pessoas que moram no entorno, e já concluiu o período de soft opening, em outubro deste ano.

Com 10 hectares de área total, o Hotel Sesc Guadalupe tem dois blocos, com capacidade para receber aproximadamente 530 hóspedes. São 134 apartamentos com varanda localizados nos quatro pavimentos. Dessas unidades, oito contam com suíte e quatro são adaptadas e exclusivas para acomodar pessoas com deficiência. Além da proximidade com o mar e programações de imersão ambiental, o hotel traz um aprimoramento nas opções de atividades internas.

São estruturas e programações que consideram público de qualquer faixa etária. Durante a estadia, as pessoas poderão aproveitar o parque aquático; quadras de vôlei de praia; de futebol de areia e de beach tennis; playgrounds; espaço kids e de leitura; três salas de jogos; cinema; restaurante; lanchonete, bares, salão multiuso, de exposições e de festas, salão de recepção, academia de musculação e a loja Guadalupe para difusão da arte pernambucana e venda de itens de conveniência.

Pensando em otimizar a logística e tempo de pessoas que vêm ao Estado para encontros profissionais, o Sesc levou para o litoral Sul, com o hotel, um centro de convenções com 412 lugares. O espaço tem dois pavimentos e estrutura que considera salas de reunião e apoio, galeria de artes, foyer e salão multiuso. A proximidade com a natureza encanta e demanda respeito. Neste sentido, dos seus 10,7 hectares de extensão, o empreendimento destina cinco hectares à Área de Preservação Ambiental (APA) e conta com estruturas para tratamento de água e esgoto. Serão desenvolvidas também atividades pedagógicas de conscientização através do Centro de Educação Ambiental que oferecerá cursos, oficinas, exposições e vivências, envolvendo a comunidade local, os hospedes do hotel e instituições de ensino e pesquisa. Para mais informações sobre o equipamento e, inclusive, para reservas, acesse o site oficial do Sesc PE – www.sescpe.org.br. (Texto com base em matéria de Lucas Moraes para o portal jc.ne10.uol.com.br).

MAIS …

TRADE TURÍSTICO – A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, realiza na próxima terça-feira (22), entre 9h e 13h, no SESC Arcoverde, a 2ª edição do Encontro do Trade Turístico Municipal. A iniciativa é direcionada a representantes da cadeia produtiva do turismo nos setores de Alimentos e Bebidas, Meios de Hospedagem, Agências e Operadoras de Turismo, Promotoras de Eventos e Lazer e Equipamentos Culturais da cidade.

O encontro possui como objetivo impulsionar o turismo no município, de forma sustentável para garantir mais resultados para o trade turístico de Arcoverde. As inscrições ainda podem ser feitas online, através do link disponível no site: www.arcoverde.pe.gov.br, até às 23h59min desta segunda-feira (21) ou, presencialmente, na sede da Secretaria de Turismo e Eventos, também até esta segunda-feira, entre 9h e 12h, na Rua Barbosa Lima, s/n° – térreo do Centro de Cultura, área central de Arcoverde. Contato: (87) 3821.9093.

Confira a programação do 2º Encontro do Trade Turístico Municipal: 8h30 – Abertura oficial; 9h00 – Oficina: ‘Governança para Desenvolvimento do Trade Turístico’, que será ministrada pela turismóloga Denise Betânia Marques dos Santos, Mestra em Hotelaria e Turismo (UFPE) e Doutoranda em Desenvolvimento Urbano (UFPE), explanando os seguintes tópicos: que é e como funciona uma governança; Identificação das dimensões a serem trabalhadas para o desenvolvimento do turismo de Arcoverde; Identificação das variáveis de cada dimensão; Planejamento e Identificação de atores responsáveis pelos serviços transversais ao turismo. 13h00 – Encerramento. (Com informações do site oficial da Prefeitura de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br).

CULTURA POPULAR – O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está divulgando o 6º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. As inscrições, abertas deste o dia 7 de novembro, seguem até o dia 27 de dezembro de 2022, podendo ser realizadas através da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). “Essa premiação valoriza e reconhece as práticas e saberes dos nossos grandes mestres da cultura popular, bem como dos nossos escritores que, ao submeterem obras inéditas, fomentam a montagem de novos espetáculos em nosso Estado”, enfatizou o secretário de Cultura, Oscar Barreto, durante o ato de lançamento do prêmio.

Para a categoria Cultura Popular, serão distribuídos até oito prêmios, contemplando propostas das quatro macrorregiões. Na categoria Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, as propostas contempladas receberão premiação no valor de R$ 10 mil. E na Grupos/Comunidades, o valor de R$ 15 mil. Já para Dramaturgia, serão distribuídos até seis prêmios de R$ R$ 8.500. Em Cultura Popular, serão premiadas práticas individuais ou coletivas de transmissão de saberes e fazeres, preservação da memória das expressões populares em todas as suas formas e modos próprios, entre outras práticas e demais conhecimentos. Serão duas categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos/Comunidades. Para cada uma, haverá até quatro prêmios, sendo, um para cada macrorregião de Pernambuco: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Em Dramaturgia, outras duas categorias: Teatro Adulto e Teatro para Infância. Serão reservados dois prêmios para a Categoria Teatro Adulto e um para a Categoria Teatro para Infância. Uma das novidades deste ano é que serão entregues dois prêmios para dramaturgias escritas por mulheres cis/trans e pessoas pretas, pardas ou indígenas, independente da categoria de inscrição. Haverá também um prêmio específico para o gênero teatro de animação.

Podem participar pernambucano/a/s nato/a/s residentes no Estado, bem como pessoas físicas naturais de outros Estados e pessoas jurídicas sem fins lucrativos (que deverão comprovar residência ou sede em Pernambuco, há, pelo menos, cinco anos). Na área de Dramaturgia, os prêmios serão destinados às obras inéditas do gênero dramático. As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas nas mesmas condições, porém com residência há, pelo menos, dois anos no estado.

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi lançado em 2015 pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, através do Decreto Nº 41.954 de 27 de julho de 2015. A ação homenageia um importante nome de nossa história cultural: o escritor Ariano Suassuna. Para outras dúvidas ou esclarecimentos, os e-mails para contato são os arianosuassuna.popular@gmail.com e teatroeopera@secult.pe.gov.br. Além desses e-mails, é possível entrar em contato também com a equipe do Mapa Cultural de Pernambuco, pelo telefone (81) 3184-3018 ou pelo e-mail: mapaculturalpe@gmail.com. (Com informações do Portal Cultura-PE – www.cultura.pe.gov.br).

FEIRA DE NEGÓCIOS – Já se encontram abertas as inscrições para a 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá entre os dias 5 e 16 de julho de 2023. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), é um dos mais aguardados do calendário anual para artesãos e artesãs pernambucanos e de todo o Brasil. As inscrições que se destinam aos setores de individual Pernambuco, associações, prefeituras, alimentação, Estado, Países e rede solidária, seguem abertas até o dia 6 de dezembro deste ano.

Realizada durante doze dias, a Fenearte é a maior vitrine do artesanato e da cultura popular do Estado; além de gerar um retorno de negócios para um ano inteiro para as famílias que vivem do setor, tendo ainda um importante impacto na economia de Pernambuco, bem como o fortalecimento da cultura do nosso estado. A primeira edição da feira foi realizada em julho de 2000, por iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes, e desde então se consolidou como maior feira do artesanato da América Latina.

Na sua 22ª edição, em 2022, o evento, que homenageou os 30 anos do Movimento Manguebeat, recebeu público superior a 300 mil pessoas e uma movimentação financeira de mais de R$ 43 milhões, com a participação de 5 mil expositores distribuídos em 700 espaços, em uma área de 30 mil m². Com investimento de R$ 7 milhões, o evento gerou cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporários.

INSCRIÇÕES: Para mais informações e tirar dúvidas sobre o processo de inscrição para a edição 2023, basta entrar no site www.fenearte.pe.gov.br e clicar na aba “Inscrições”. Mais dois canais estão disponíveis: o telefone: 81-3181.3454 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); e o e-mail fenearte@centrodeartesanato.pe.gov.br. (Com informações do Portal do Jornal Diário de Pernambuco – www.diariodepernambuco.com.br).

SAINDO DO FORNO

A INVASÃO DO TURISMO PERNAMBUCANO À TERRA DA GAROA

São Paulo será literalmente invadida, neste sábado (19) e também no domingo (20) por ações criativas do turismo de Pernambuco. O evento acontece no Parque Burle Marx, espaço que vai receber o projeto Experiência Brasil – Verão Pernambuco, que objetiva divulgar toda a beleza natural e a forte tradição cultural do Estado, com destaque exclusivo para um dos carnavais mais famosos do Brasil. A ativação é realizada pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e lazer (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

O projeto tem a intenção de oferecer ao público a oportunidade de vivenciar de forma interativa a experiência de estar no destino turístico mais atrativo do Nordeste. Portanto, neste final de semana os paulistanos serão surpreendidos por uma programação diversificada, que inclui desde shows com André Rio e Gerlane Lopes, que são dois nomes marcantes da festa pernambucana, além dos personagens mais famosos do Carnaval, como passistas, rei e rainha do maracatu e as “lá ursas”, típicas da festa em Olinda.

A experiência ainda vai contar com desfile dos bonecos gigantes de Olinda, oficina de dança popular para crianças, customização de máscaras carnavalescas e bastante música pernambucana. “O verão é a época mais importante do ano para o nosso turismo e tem o diferencial do Carnaval, que a gente brinca que começa em setembro e só para na Quarta-Feira de Cinzas.

Estamos muito felizes em realizar esta ação, no nosso principal mercado, que é São Paulo, e depois de dois anos sem Carnaval devido à pandemia. Nesses dois dias, vamos dar um gostinho do que é o melhor Carnaval do mundo, com boneco gigante, frevo, maracatu e muitas atividades. Montamos até uma praia em pleno parque”, detalha Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer.

Fora a praia cenográfica, que precisou de quatro caminhões de areia e vai contar com 40 cadeiras com guarda-sóis e três quiosques distribuindo picolé e água de coco, representando os 187 km de praias do litoral pernambucano, o parque vai receber outros ambientes instagramáveis, ressaltando os principais polos carnavalescos do Estado. Os destinos turísticos Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Carneiros e Fernando de Noronha serão mostrados de maneira lúdica e interativa. (Texto com base em matéria publicada no portal promoview.com.br).

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“A Fenearte é um dos maiores instrumentos de fomento, visibilidade e preservação do artesanato e da diversidade cultural pernambucana dentro da política pública do Estado. Representa vários setores da arte dentro da nossa economia criativa, reverberando negócios para além do período em que é realizada, rompendo barreiras geográficas no país e mundo a fora” (De Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e coordenadora da Fenearte).

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. Atualmente, na gestão Wellington Maciel, presta consultoria em Gestão de Turismo para a Prefeitura de Arcoverde.
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