Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 79 – Ano II – Sábado, 05 de novembro de 2022.

ELES ESTÃO VOLTANDO

Mais de 750 mil passagens aéreas já foram compradas por turistas estrangeiros que pretendem curtir o verão brasileiro entre dezembro de 2022 e março de 2023. A informação é fruto de levantamento realizado pela Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da EMBRATUR, órgão do Ministério do Turismo (MTur), junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Esse número de bilhetes adquiridos de países estrangeiros para o verão brasileiro foi registrado até o final outubro deste ano e, de acordo com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, tende a crescer até o início do verão no Brasil, previsto para acontecer exatamente no dia 21 de dezembro deste ano. “Esse dado é animador, uma vez que cerca de 54% das passagens internacionais para o Brasil são compradas com menos de dois meses de antecedência. Isso significa que os dados registrados hoje estão bem aquém dos números finais para o período”, afirma Nascimento.

Outro dado importante para comprovar a recuperação do turismo internacional no Brasil é apontado pela FowardKeys – empresa líder em viagens e análises e parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Conforme o levantamento, considerando as passagens compradas para o Brasil até o começo de outubro, os números de 2022 estão apenas 5,3% abaixo dos registrados em 2019. Somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo, de acordo com dados da Polícia Federal. O número é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.

No final de maio deste ano, a Embratur já havia divulgado que a estimativa de turistas internacionais que o Brasil vai receber em 2022 deve atingir aproximadamente 4,2 milhões, sendo essa estimativa de visitantes vindos do exterior a maior desde o começo da pandemia da Covid-19, há aproximadamente dois anos. Apesar do número considerado alto, a quantia prevista para este ano ainda será menor se comparado aos períodos anteriores à crise sanitária, quando normalmente os números ultrapassavam os 6 milhões.

Ainda de acordo com o levantamento, a expectativa é que cada um dos turistas internacionais gaste aproximadamente US$ 47,65 por dia em solo brasileiro. Como a estadia média dos viajantes é de sete dias, os turistas devem injetar pelo menos US$ 1,4 bilhão na economia brasileira. O governo federal afirmou que os valores atingidos antes da pandemia só devem ser alcançados no ano de 2024. Ainda de acordo com o levantamento, os turistas mais frequentes em território brasileiro são de países da América Latina, Europa e América do Norte. Os estados de preferência dos estrangeiros São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Florianópolis.

A EMBRATUR – atualmente Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e, tradicionalmente, Instituto Brasileiro de Turismo – é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional e Internacional de Turismo no que diz respeito a promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais. Para tanto, tem o ‘Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil’ como orientador de seus programas de ação. A partir da criação do Ministério do Turismo, em 2003, as atribuições da Embratur foram direcionadas exclusivamente para a promoção internacional. (Com informações do portal da Embratur – www.embratur.com.br).

O VERÃO NO BRASIL: Tem início no dia 21 de dezembro de 2022 e termina em 20 de março de 2023. O solstício de verão é o fenômeno astronômico que marca o início dessa estação. Ele acontece exatamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil. O verão é a estação do ano que ocorre depois da primavera e antes do outono. Portanto, suas principais características são: dias mais longos do ano; temperaturas mais altas; aumento da umidade; e chuvas constantes. No Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes. As chuvas decorrem da evaporação rápida das águas pelo calor do Sol.

O solstício de verão é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Esse evento astronômico marca o início da estação mais quente, que acontece todos os anos entre os dias 21 e 22 do mês de dezembro. O solstício também é responsável pelo início do inverno, neste caso, é chamado de solstício de inverno. Em dezembro, quando começa o verão no Hemisfério Sul, começa o inverno no Hemisfério Norte. O fim do verão também é marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio de outono acontece todos os anos entre os dias 20 ou 21 de março, quando inicia o outono. (Dados do portal calendarr Brasil – www.calendarr.com/brasil).

RESSIGNIFICANDO O TURISMO – Na noite desta quinta-feira (3), envolto em altas expectativas, teve início o Festuris (Feira de Turismo Internacional de Gramado) 2022. A 34ª edição do festival, que acontece entre os dias 3 a 6 de novembro, traz como tema “Ressignificando o Turismo”. Para a abertura solene foi escolhido o Palácio dos Festivais, local no qual também tradicionalmente apresenta os filmes do Festival de Cinema de Gramado. Mas, depois da abertura, as principais atividades do evento acontecerão no Serra Park de sexta à sábado (4 e 5). Por sua vez, as atividades mais aguardadas são a feira de negócios e o Meeting Festuris, que traz várias palestras e capacitações sobre turismo.

Antes da abertura oficial, a Academia de Danças Ana Terra fez uma sequência de apresentações que encantaram os presentes. Isso porque misturaram a tradição, a hospitalidade, a força e o amor dos anfitriões por sua história, seu Estado e o Brasil. Na sequência, as autoridades foram convidadas e subiram ao palco. E todos convidaram os participantes para entoar o Hino Nacional. Depois, houve a premiação “Amigos do Festuris”. Nela, autoridades e executivo(as) do turismo foram homenageadas por colaborar com o Festuris. Em seguida, Ricardo Sosa, diretor executivo nacional da INPROTUR, falou em nome de todos os homenageados: “É uma responsabilidade muito grande estar aqui no Festuris promovendo o Turismo. E seguramente, vamos seguir colaborando com este evento”, afirmou.

Marcaram presença na cerimônia de abertura os CEO´s da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello; Fábio Pinheiro, representando o Ministro do Turismo, Carlos Brito; Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro; Raphael Ayub, Secretário de Estado do RS; Lúcia Bentz, presidente da ABAV-RS; Fabrício Amaral, da Goiás Turismo; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA; Aldo Arthur Ribeiro, presidente do SINDETUR-RJ e Ricardo Sosa, diretor executivo nacional INPROTUR Argentina. Ainda foram notadas as presenças de Eduardo Novak, presidente ABRAJET Nacional; Eduardo Bernardes, vice-presidente da GOL Linhas Aéreas; e Eduardo Leite, governador reeleito do RS. Guilherme Paulus, fundador da CVC e do Castelo Saint-Andrews, foi um dos homenageados da noite. Para saber mais, acesse o site oficial do festuris – https://www.festurisgramado.com. (Com informações de Caroline Figueiredo para o portal Diário do Turismo – DT: www.diariodoturismo.com.br).

DEBUTANTE À BRASILEIRA – A Emirates (principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, que tem como base o Aeroporto Internacional de Dubai, de onde mais de 1.500 voos saem de Dubai a cada semana, rumo aos seis continentes) comemora 15 anos de conexões entre o Brasil e Dubai e com outras regiões do mundo. Desde outubro de 2007, quando a Emirates lançou seus voos para o Brasil, mais de 3,6 milhões de passageiros desfrutaram dos serviços da companhia aérea em voos de e para duas cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

O primeiro voo da Emirates para São Paulo, o EK261, fez história não apenas por marcar o início das operações da companhia na América do Sul, tornando o Brasil a porta de entrada para viajantes no Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Em 2012, a Emirates iniciou as operações no Rio de Janeiro. E desde então, a companhia tem um papel importante na promoção do turismo no país, tendo transportado viajantes para o Brasil de dez locais: China continental, Hong Kong, Taiwan, Japão, Tailândia, Coréia do Sul, Índia, Líbano, Filipinas e Cingapura.

A companhia aérea iniciou suas operações em São Paulo com seis voos semanais e, hoje, opera voos diários para Dubai, conectando passageiros a mais de 130 destinos de sua rede mundial. Além disso, a volta da aeronave A380 ao mercado brasileiro e a retomada da rota de Dubai para o Rio de Janeiro e Buenos Aires reafirmam o compromisso da Emirates com o Brasil.
Stephane Perard, diretor-geral da Emirates no Brasil, comentou sobre o aniversário das operações da Emirates no Brasil: “Contribuímos significativamente para o crescimento do turismo e do comércio entre as duas regiões. O Brasil e o mundo árabe têm uma longa história de laços culturais e comerciais e temos o prazer de ajudar a viabilizar as viagens de negócios e lazer para o Brasil e viagens para destinos populares em nossa rede global.” (Com informações da redação do Brasilturis Jornal – www.brasilturis.com.br).

MAIS …

RETRATOS PORTAL DO SERTÃO – É o nome do I Concurso de Fotografias que será realizado em Arcoverde, pela gestão municipal, através da Secretaria de Turismo e Eventos em parcerias com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura. O devido processo foi encaminhado à Comissão Permanente de Licitação (CPL), para as providências legais com relação à elaboração do edital e prazos para inscrições, regras e premiações. “O referido Concurso tem como objetivo fomentar o desenvolvimento turístico no municipio junto à sociedade, por meio do incentivo à produção de registros fotográficos que ilustrem os mais variados segmentos paisagísticos e turísticos existentes na cidade de Arcoverde, bem como a relação homem e natureza”, enfatiza o Secretário Municipal de Turismo e Eventos Pedero Brandão.

As inscrições foram iniciadas no dia 1º de novembro e seguem até 15 de dezembro do corrente ano, só sendo aceitos os trabalhos entregues dentro do prazo e das normas de apresentação descritos no edital que pode ser acessado no portal da Prefeitura de Arcoverde (www.arcoverde.pe.gov.br). De acordo com o edital os inscritos podem optar pelas categorias profissional e amador e nas modalidades de turismo cultural, religioso, gastronômico, ecoturismo e paisagem urbana. O edital ainda estabelece que poderão concorrer fotografias tiradas nos atrativos turísticos, por meio de qualquer técnica fotográfica e com qualquer arranjo cromático ou equipamento de fotografia, inclusive aparelho celular.

As fotografias deverão ser enviadas exclusivamente por meio de formulário disponível no sítio eletrônico https://www.arcoverde.pe.gov.br/pag/turismo e também deverão adequar-se aos seguintes parâmetros e requisitos: Ineditismo – as fotografias não poderão ter sido tornadas públicas em nenhum livro, encarte, revista ou mostra, tampouco premiadas em outros concursos até a data da inscrição; Formato digital – as fotografias deverão ser enviadas em arquivo digital, no formato JPEG, 300dpi, 4000 x2.800px ou superior. Por fim, faz-se necessário que as fotografias em que figurem pessoas naturais identificadas ou passíveis de identificação sejam acompanhadas de documento firmado por referida pessoa ou pessoas em que autoriza o uso de sua imagem para os fins previstos no edital do concurso.

De acordo com Pedro Brandão, “para a realização do primeiro concurso de fotografia pela gestão do Prefeito Wellington Maciel, foi considerado o fato de que Arcoverde possui tradição e destaque neste segmento e uma nova geração de profissionais, que têm a missão de fortalecer a reputação fotográfica produzida no município, sempre proporcionando experiências diferenciadas ao público consumidor”. Para ele, “além de difundir a produção fotográfica amadora e profissional da região, a ação da Prefeitura de Arcoverde também inclui a meta ambiciosa de apresentar à população e aos turistas, os variados elementos da natureza e das potencialidades turísticas que compõem as ricas paisagens do município”, conclui o Secretário de Turismo e Eventos. (Para mais informações sobre a realização do concurso, inclusive premiação, corpo de jurados e outros detalhes do edital, acesse o portal www.arcoverde.pe.gov.br).

ECONOMIA CRIATIVA – Começou nesta quinta-feira (03/11) e segue até o próximo dia 20 (domingo), a 2ª edição do Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste. Evento de turismo cultural, as atividades acontecem na unidade do Sesc e em outros pontos da cidade de Arcoverde, contando com apresentações de grupos de Samba de Coco do Nordeste, shows com artistas reconhecidos nacionalmente, exposição de arte, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo, feira de produtos artesanais e serviços.

A abertura aconteceu na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado, do Sesc Arcoverde, a partir das 19h, com o lançamento da exposição “Minha Arte é Sonorosa”, de Marcelo Stuart. Em seguida, teve o início do projeto “No Terreiro de Casa”, no Salão de Festas da unidade, que abriga os shows musicais. Na estreia, o público também conferiu o encontro de Mestres e Mestras do Samba de Coco de Arcoverde e show de Lia de Itamaracá. Além do Salão de Festas, projeto que aconteceu no Centro de Gastronomia e Artesanato (CGE), localizado no tradicional Beco do Buíque.

O projeto também conta com atrações como Ciro Santos, Assisão, Quebra Coco Aliança (PE), Coco Verdilhinhos (AL), Sertão Maracatu, Banda de Pau e Corda, Maracatu Baque Mulher, Renata Rosa, Coco Fulô de Barro, Cila do Coco, Banda de Pífano de Santa Luzia, Coco de Zambê (RN), Coco Raízes de Arcoverde, Benza, Mundo Livre S/A, Coco Trupé, Coco Abre Caminhos de Jaboatão dos Guararapes, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Coco das Irmãs Lopes, Mestra Marinez (CE), Cordel do Fogo Encantado, Coco Pisada Segura, Mestra Odete de Pilar (PB) e Almério e Martins.

O Festival Sesc de Economia Criativa, que ainda vai promover as rodas de conversa e debates sobre empreendedorismo, tem patrocínio de Max Hotel, Líder PE Contabilidade e ACA – Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde e apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Arcoverde. Ainda é parte integrante da edição 2022 do Hub PE Criativo, uma parceria entre o Sesc Pernambuco e o Sebrae PE, que busca promover o desenvolvimento social e econômico de cidades do Estado, por meio da cultura e do empreendedorismo. “Um festival dessa dimensão proporciona à cultura e à economia da região uma visibilidade que só traz ótimos resultados para quem, direta ou indiretamente, participa da cadeia produtiva”, ressalta Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

(Para maiores informações sobre o festival, inclusive a programação completa, acesse o site do Sesc – PE – https://www.sescpe.org.br).

FELIS – Com o tema “Literatura e Resistência”, está acontecendo esta semana em Arcoverde a Feira Literária do Sertão – FELIS (@felis.arcoverde). O evento teve início nesta quinta-feira (03/11), na Praça Winston Siqueira (mais conhecida como Virgínia Guerra), e será encerrado neste domingo (06). Todavia, ações descentralizadas já estão acontecendo desde o dia 27 de outubro. A FELIS é considerada o maior evento literário do Sertão do Moxotó e está em sua quarta edição. É uma realização do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde (@cocar.arcoverde) em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco – CEPE e integra o Circuito CEPE de Cultura (@circuitocepedecultura).

As ações descentralizadas começaram por Buíque, na comunidade Quilombola do Sítio Mundo novo, onde aconteceu uma roda de diálogo produzida pelo Projeto Café em Cena. Com o tema: Literatura Oral como Resistência, a atividade teve como mediadores os professores Givaldo Silva (Café em Cena) e Irailda Leandro (Associação do Resgate Histórico e Cultural dos Afrodescendentes – ARHCA). Posteriormente, no período de 01 a 04 de novembro, a FELIS desembarcou na EREM Carlos Rios em Arcoverde, onde aconteceram a Oficina de Hip Hop Rimas do Sertão e a Oficina de Autopublicação – O livro de dentro. A primeira foi ministrada para cerca de 30 estudantes pelo rapper e produtor cultural, Zord Mc e a segunda pelo historiador e editor da Titivillus, Rodrigo Acioli.

O evento em praça pública iniciado no dia 03, conta com estandes de exposição e vendas, espaço infantil (Felisinho), Arena Cultural e espaço para lançamento de livros. Uma intensa movimentação cultural com palestras, oficinas, batalha de MCs, rodas de conversa, contações de histórias, brincadeiras populares, apresentações de escolas, shows musicais, declamações e, como novidade da quarta edição, o Cine FELIS, onde serão exibidos curtas metragens de produtores do Sertão.

EXPERIÊNCIA: Surgida inicialmente com o intuito de abrir espaço na agenda cultural da Cidade e Região para o seguimento literário, a Feira Literária do Sertão se consolida como evento plural e diverso, que tem demonstrado ser uma experiência cultural relevante, com intenso intercâmbio cultural. Revela-se também como instrumento de geração de renda através do turismo e da criação de oportunidades na economia criativa.

A FELIS conta com apoio do SESC, da Livraria Lira Cultural e da Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, além da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-AESA, e tem como expectativa de público diário cerca duas mil pessoas, considerando o envolvimento de instituições públicas e privadas de educação e das pessoas que irão à Praça para participar das atividades realizadas ao longo do evento. (Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Cocar – Coletivo Cultural de Arcoverde).

SAINDO DO FORNO …

A TERCEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO PERNAMBUCO DE TURISMO

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (EMPETUR), tornando público, através de suas redes sociais, o Regulamento da 3ª edição do PRÊMIO PERNAMBUCO DE TURISMO 2022. O Prêmio foi criado em 2020 com o objetivo de promover, incentivar e distinguir as melhores entidades, práticas e projetos que estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo pernambucano.

Nesta terceira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, cuja inscrições acontecem entre os dias 01 e 16 de novembro, pretende-se premiar as iniciativas, projetos ou ações pernambucanas que se distingam como casos de sucesso, enquadrados nas categorias de Agência de Turismo, Empresa de Evento, Estabelecimento Gastronômico, Equipamento Turístico e Cultural, Inovação e Sustentabilidade no Turismo, Jornalismo no Turismo, Meios de Hospedagem, Município Destaque no Turismo, Turismo Criativo, Turismo Rural e Ecológico.

Os interessados em participar do Prêmio Pernambuco de Turismo pode acessar o site www.premio.empetur.pe.gov.br e baixar o Regulamento que tem por finalidade estabelecer as normas relativas às condições para participação, a formação das comissões organizadora e julgadora, a apresentação das iniciativas, propostas ou ações; os critérios para habilitação e classificação, bem como os de avaliação e julgamento e, por fim, as categorias e premiações que regem o aludido prêmio.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“Um festival dessa dimensão proporciona à cultura e à economia da região uma visibilidade que só traz ótimos resultados para quem, direta ou indiretamente, participa da cadeia produtiva”. (De Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde, comemorando o início da 2ª edição do Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste).

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. Atualmente, na gestão Wellington Maciel, presta consultoria em Gestão de Turismo para a Prefeitura de Arcoverde.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo