Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 76 – Ano II – Sábado, 08 de outubro de 2022.

NA MELHOR IDADE O TURISMO É UMA CRIANÇA

Embora o Brasil enfrente uma de suas maiores crises econômicas, ainda reflexo da passagem nefasta e avassaladora da pandemia da Covid-19 e da guerra da Ucrânia que ainda persiste no leste europeu, pelo menos a atividade turística tem demonstrado crescimento nos últimos meses, conforme demonstram os mais recentes dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), inclusive, através da PMS (Pesquisa Mensal de Serviço), que ao final do primeiro semestre deste ano mostrou uma alta de mais de 50% no segmento turístico em relação ao mesmo período de 2021.

E essa boa notícia coincide com as comemorações do Dia Mundial do Idoso (01/10), nicho turístico que responde, atualmente, por 15% da demanda por viagens no Brasil. Neste contexto, uma matéria publicada esta semana no portal do Ministério do Turismo (https://www.gov.br/turismo) mostra que viajar após os 60 anos tem se tornado realidade para boa parte dos idosos no país. Seja para visitar algum parente, conhecer novos destinos ou cuidar do seu bem-estar, este público tem buscado aproveitar bem cada momento da “Melhor Idade” pelos atrativos nacionais. Juntos, eles respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais e possuem alguns direitos que os beneficiam na hora de desfrutar o que há de melhor em nosso país, como mostra a Agência de Notícias do Turismo em alusão ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no sábado dia 1º de outubro.

Entre os direitos previstos no Estatuto do Idoso está a gratuidade e o desconto no valor das passagens rodoviárias. O primeiro é limitado a duas vagas em todos os horários de cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Já o segundo está assegurado para os demais assentos, não havendo quantidade definida. Estes benefícios podem ser solicitados no guichê próprio da empresa localizado nos terminais rodoviários e nas agências de venda de passagens, com documento pessoal original com foto e comprovante de renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Ao contrário do que acontece com os ônibus interestaduais, ainda não há lei que garanta gratuidade ou desconto para este público. Apesar disso, eles podem solicitar um auxílio para a locomoção dentro dos aeroportos, observando o prazo e como cada empresa atua nesse sentido. Mesmo que o idoso não use cadeira de rodas, por exemplo, as distâncias entre os pontos de embarque podem ser longas e isso facilita muito a viagem na terceira idade. Por fim, recomenda-se ainda andar no corredor do avião em voos de longa duração, ação importante para a circulação sanguínea.

Os idosos também possuem descontos de 50% na compra de ingresso para eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos. Além disso, possuem acesso preferencial aos lugares onde são realizados. Para solicitar esse direito, é necessário, na hora da compra, solicitar a meia-entrada e preencher seus dados quando solicitado, como o RG ou outro documento com foto, conforme cada local. Devendo levar a identidade ou similar no dia do evento.

Para ampliar a aprimorar o atendimento às pessoas idosas no setor turístico, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”. O documento é composto por informações e orientações para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos. De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.

O desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local, dentre outras estruturas facilitadoras da mobilidade.

PERFIL DO TURISMO – O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Presidência da República, lançando mais uma novidade que vai auxiliar a melhorar o segmento turístico no Brasil. Trata-se de um espaço inovador voltado a empresários e turistas, denominado PERFIL DO TURISMO que, desde o dia 27 de setembro, está disponível na plataforma GOV.BR, tendo como objetivo principal agrupar serviços públicos de diversos órgãos do governo federal voltados aos turistas e empresários que atuam no setor ou possuem alguma relação com a atividade turística.

O Perfil do Turista permite o acesso rápido e simplificado a uma série de serviços e temas que fazem parte da jornada dos turistas no momento do planejamento e organização da viagem. Dessa forma, a ferramenta vai facilitar o processo de escolha dos destinos turísticos, a obtenção de documentos, de informações sobre prestadores de serviços cadastrados no MTur e as providências necessárias à uma viagem memorável e mais segura.

Compõem o Perfil do Turista os seguintes temas ou conjuntos de serviços: planejar a viagem; obter a documentação; obter a documentação de saúde; acessibilidade; cadastrar serviços; acessar estudos sobre turismo e fornecer serviços de negócios; fornecer serviços de transporte. Para ter acesso ao Perfil não há necessidade de fazer cadastro. Basta acessar a página principal da plataforma – https://www.gov.br/pt-br/perfil_usuario/turista. (Com informações de Nayara Oliveira para o portal do Jornal do Turismo – www.jornaldeturismo.tur.br).

VIVA O POVO NORDESTINO – Neste sábado (08/10) celebramos o “Dia do Nordestino”, data emblemática que nos traz a oportunidade de refletirmos sobre qual papel e qual imagem foram e ainda continuam sendo atribuídos aos nordestinos e à uma das regiões mais belas e prósperas do Brasil. A data foi estabelecida em 2009, devido a uma votação da câmara de vereadores de São Paulo. A medida embora não sendo válida para o território nacional, acabou sendo adotada por muitos estados, informalmente, para celebrar o motivo comemorado, que representa um povo trabalhador e hospitaleiro e uma região conhecida e aclamada pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos e belíssimas paisagens naturais, dentre outros atrativos.

A princípio a data foi escolhida para homenagear o nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. O artista é consagrado como um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga. Entretanto, em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a homenagem aos nordestinos para o dia 2 de agosto – dia em que morreu o pernambucano Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’ -, artista responsável por popularizar a cultura do forró por todo o Brasil. Mas, seja no dia 8 de outubro ou 2 de agosto, celebrar a cultura, história e existência do povo nordestino é importante para prestigiar essa região de quase 60 milhões de habitantes e considerada bastante diversificada em sua dialética, culinária, costumes e jeito de ser do seu valoroso povo. Viva, portanto, o Dia do Povo Nordestino!

MAIS …

TURISTA EM SURTO – Notícia publicada no Portal do Jornal Extra (www.extra.globo.com/turismo), informa que um turista quebrou duas obras de arte em um museu no Vaticano. O fato aconteceu por volta do meio-dia (horário local) de quarta-feira (05/10) e, de acordo com o jornal italiano Il Messagero, o homem foi identificado como um cidadão americano de meia idade e origem egípcia. Ele teria tido um surto antes de jogar no chão dois bustos da Roma Antiga, no espaço conhecido como Galeria Chiaramonti (foto).

Segundo relatos, o turista teria demonstrado interesse em ver o papa Francisco e ficado irritado ao receber uma resposta negativa. Em seguida, foi visto derrubando uma peça, enquanto a segunda caiu conforme ele corria. Por fim, ele foi detido pelos agentes de segurança do Vaticano e levado para o escritório da polícia para ser interrogado. O jornal La Repubblica informou que as esculturas foram transferidas para o laboratório de restauração de mármore. Uma delas teria perdido o nariz. A princípio, os danos não são considerados graves. Uma investigação sobre o caso está em andamento.

TURISMO GASTROCRIATIVO – A cidade turística de Paraty-RJ (foto), além de sua beleza natural e vasta riqueza cultural e histórica, também é famosa pela diversidade e qualidade de sua gastronomia. E, neste mês de outubro, quem viajar para lá poderá experimentar os sabores da cidade durante a 4ª edição do Festival Gastrocriativo. Neste ano de 2022, o festival teve início no último dia 7 (sexta-feira) e segue até o dia 9 (domingo). Vale destacar que o evento tem como objetivo estimular a criatividade das cozinhas locais a partir de algum tema, sendo o tema desta edição denominado ‘O Fantástico Reino dos Fungos’. É importante dizer que Paraty foi eleita como Cidade Criativa da Gastronomia em 2017 e Patrimônio Cultural e Natural em 2019. Sendo assim, nada mais apropriado do que um evento como o Festival Gastrocriativo, pois, além de ter programação 100% gratuita, homenageia os ingredientes e tradições da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Os três dias de atividades estão propiciando aos turistas aulas-show, oficinas e rodas de conversa com chefs conceituados. Além disso, também consta programação musical na área de estandes expositivos para produtores locais e marcas parceiras, além do já tradicional Circuito Gastronômico, o qual convida restaurantes locais à criação de pratos temáticos.
Outros eventos em outubro: Além do Festival Gastrocriativo, a cidade histórica também sediará a 1ª edição do Paraty Artesanal Beer. O evento reunirá cervejarias para degustações, exposições e venda da bebida entre os dias 21 e 23 de outubro. Já o primeiro Paraty Moto Brasil ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro. Na ocasião, o festival será promovido pelos organizadores do Salão Moto Brasil (SMB) – que reuniu cerca de 80 mil visitantes na capital fluminense em evento parecido. Dessa maneira, o evento terá uma agenda repleta de atrações para motociclistas e famílias de todas as partes do país, incluindo shows de rock e jazz.

Atrativos turísticos: Fundada em 1667, Paraty está situada entre as duas maiores cidades do país. Dessa forma, o município está a pouco mais de 240 km de distância do Rio de Janeiro e a menos de 300 km de São Paulo. E, além de um animado calendário cultural durante todo o ano, tem seus encantos históricos e naturais famosos. Por exemplo: as ruas de pedra e as construções históricas coloniais, além das igrejas espalhadas pela cidade, como a da Matriz e Nossa Sra. dos Remédios, que são pontos de visitação permanente. Por sua vez, as galerias de arte e de artesanato oferecem paradas artísticas. E, é claro, as praias e ilhas, que podem ser visitadas em passeios de barco, são indispensáveis para quem visita à cidade.

Onde se hospedar: Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial é uma boa pedida. Pois, além de ser uma das mais tradicionais de Paraty, estás instalada no coração do Centro Histórico da cidade. Assim, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade. Por sua vez, o jardim temático, o primeiro da cidade, também é destaque. Nele, as bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. E ainda existem mais de 70 espécies identificadas que se espalham pelo espaço.

Por fim, a completa área de lazer anexa à piscina também é um convite ao relaxamento através do bar da piscina. (Com informações do portal do Jornal Diário do Turismo – https://diariodoturismo.com.br).

TURISMO RELIGIOSO – Teve início no dia 07 (sexta-feira) e segue até o dia 16 (domingo) a tradicional festa religiosa de São Geraldo Majella, padroeiro de um dos bairros mais importantes e emblemáticos de Arcoverde, localizado na zona norte da cidade. E para que esta edição possa repetir o sucesso dos anos anteriores, a Paróquia de São Geraldo Majella elaborou uma programação com Santas Missas, Quermesses, bingos relâmpagos e Shows Artísticos e Culturais.

Entre as atrações confirmadas, a Seresta com Luiz Lopes, Alleff Play Farra, Filarmônica Marquinhos da Vila, Dr. Hugo Araújo, Inácio Arte Nordestina, Júnior Saigon, Erim Diamantes, Coco Irmãs Lopes, Reisado de Caraíbas e a dupla Carlos & Fábio estarão se apresentando durante o evento festivo e religioso.
“Estejam conosco neste novenário, pois, com é exemplo de São Geraldo Majella queremos dar nosso testemunho de fé e partilhar o pão com os irmãos”, enfatiza o Padre Luiz Benevaldo dos Santos,

Administrador da Paróquia de São Geraldo Majella. A Festa de São Geraldo Majella é uma iniciativa que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Turismo e Eventos e de Cultura e toda a programação, horários e outras informações podem ser obtidas através do acesso ao link: https://www.instagram.com/p/CjYHtMauano/?igshid=MDJmNzVkMjY=, e através do portal da Prefeitura de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br.

SAINDO DO FORNO …

HOMENAGEM DE ARCOVERDE AOS 80 ANOS DE TIM MAIA

Quando se comemora 80 anos do nascimento de Tim Maia, completados no último dia 28 de setembro, artistas de Arcoverde irão se juntar num concerto em homenagem a esse cantor/compositor, considerado um dos grandes nomes da Música Brasileira. A ideia do evento surgiu pela identificação dos artistas integrantes do Movimento Arcoverdense de Música Autoral – MAMA com o repertório de Tim, que abrange desde os ritmos estrangeiros como o funk e o soul, os ritmos regionais, a exemplo do samba e do baião, e, obviamente, a mistura de toda essa gama rítmica.

O Arcoverde Canta Tim Maia acontece no SESC Arcoverde e terá início a partir das 12h deste domingo, com entrada gratuita. No repertório clássicos de Tim Maia (Sossego, Primavera e Me Dê Motivo), além de canções não tão conhecidas, como é o caso de “I Don´t Know What to do with Myself” e “Rational Culture”, dentre outras.

Participarão do concerto os artistas Maria Érika, Orlando Melo, Brennda Ferreira, Silvinha, Gil Mendes, George Silva, C*zar, Leandro Vaz, Felipe Morais, Noé Lira, Tenório Barros, Kleber Araújo, Lula Moreira, Cição, Mago RM, Nix La Marge, Neguinho de Arcoverde, Elton França, Brunno Morais e Bem-te-vi. Outros fãs, que queiram prestar homenagem a Tim, terão espaço para cantar, declamar ou prestar depoimento.

Um toque especial é o painel com a imagem do homenageado, que está sendo confeccionado pelo artista plástico Sebastião Rodrigues e servirá como fundo de palco. A música de Arcoverde estará em festa com o concerto para o “Síndico do Brasil”, evento realizado de parceria entre o SESC Arcoverde e o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde. (Com informações da Assessoria de Comunicação do COCAR).

SERVIÇO:
O que: Arcoverde Canta Tim Maia
Quando: 09 de outubro (domingo), a partir do meio-dia
Onde: SESC Arcoverde (Rua Capitão Arlindo Pacheco, Centro)
Quanto: Entrada franca.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente…”
(Estrofes dos versos imortalizados pelos poetas Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova – foto – que bem reflete os dias atuais, quando o bravo povo nordestino sofre uma onda fascista recheada de preconceito, racismo e xenofobismo. Quem nos dera à sorte de um dia o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente).

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. Atualmente, na gestão Wellington Maciel, presta consultoria em Gestão de Turismo para a Prefeitura de Arcoverde.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo