Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 74 – Ano II – Sábado, 17 de setembro de 2022.

E CONTINUAM AS BOAS NOTÍCIAS PARA O TURISMO BRASILEIRO

A mais recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE na terça-feira (13/09) apontou, mais uma vez, aumento nas atividades turísticas no Brasil em 2022, fato já sentido nos indicadores a partir do segundo semestre de 2021, e que passou a apresentar crescimento mais expressivo e contínuo a partir de janeiro deste ano. No indicador acumulado de janeiro a julho deste ano, o agregado especial de atividades do setor turístico mostrou expansão de 42% frente a igual período de 2021. O índice positivo foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê, dentre outros que integram a cadeia produtiva do turismo. A pesquisa avaliou o índice de 12 locais: Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Regionalmente, todos as 12 unidades da federação registraram taxas positivas, tendo destaque os ganhos vindos de Minas Gerais (67%), Rio Grande do Sul (57%), São Paulo (48%), Bahia (38%) e Rio de Janeiro (22%).

Na comparação entre julho de 2022 e julho de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 27%, o que representou a 16ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam em restaurantes, transporte aéreo, hotéis, locação de automóveis, rodoviário coletivo de passageiros, e serviços de bufê. Nesse período, em termos regionais, todas as doze unidades da federação também mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Minas Gerais (39%), São Paulo (35%), Paraná (34%), Rio Grande do Sul (32%) e Rio de Janeiro (12%). A pesquisa ainda mostrou que, na comparação mensal, as atividades cresceram 1,5% em julho. A contribuição positiva mais relevante ficou com Santa Catarina (10%), seguido por São Paulo (5%), Paraná (5%) e Rio de Janeiro (2%). Segundo análise da PMS, tiveram um bom desempenho em julho os setores de hotéis, restaurantes e transporte aéreo, impulsionados pelas férias do meio do ano, a diminuição de desemprego e o crescimento econômico no segmento de turismo de lazer e negócios.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS): A pesquisa, de responsabilidade do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2011 e passou a apresentar indicadores a partir de janeiro de 2012. Compõem a pesquisa indicadores gerais, sem detalhamento por atividade, para o Brasil e as 27 Unidades da Federação. (Matéria com base em informações de Nayara Oliveira para a Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – MTur).

ENQUANTO O TURISMO CRESCEU – A inflação de serviços desacelerou de 0,80% em julho para 0,28% em agosto, pelos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento reflete principalmente a redução de 12% nos preços de passagens aéreas em agosto, após quatro meses seguidos de alta (período em que acumulou alta de 56%), segundo informações do Jornal Valor Econômico.

Além disso, houve desaceleração da alta de preços de aluguel residencial (de 0,97% em julho para 0,55% em agosto) e de serviços ligados ao turismo, como aluguel de veículos (de 13,39% em julho para 1,42% em agosto), transporte por aplicativo (de 0,72% em julho para -1,06% em agosto), hospedagem (de 2,44% em julho para 1,52% em agosto) e pacote turístico (de 2,70% em julho para 0% em agosto). Com o dado de agosto, o resultado acumulado em 12 meses desacelerou de 8,87% em julho para 8,76% em agosto.

“Esse resultado vinha tendo altas desde meados do ano passado e agora teve essa desaceleração. A menor taxa de agosto foi puxada principalmente pela queda em passagens aéreas, desaceleração em aluguel e em serviços ligados ao turismo”, afirmou o gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, Pedro Kislanov. (Com informações do Valor Econômico e repercussão do DT – Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

TURISMO RELIGIOSO – Teve início na quarta-feira (14) e segue até o dia 23 deste mês (sexta-feira), a tradicional Festa dedicada à Nossa Senhora do Livramento, padroeira de Arcoverde, que em sua 103ª edição, está integrada ao Calendário de Eventos do município e conta com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos e de Cultura. O evento é promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Livramento e neste ano de 2022 recebe o tema: “Com Maria, vivamos a comunhão e a partilha do Pão”, escolhido em união à Arquidiocese de Olinda e Recife, na vivência do XVIII Congresso Eucarístico Nacional. A novidade desta edição da festa é a reinauguração do Coro da Igreja, que esteve fechado, sem acesso do público, desde a década de 70. Durante o novenário, serão realizadas missas, terços, atrações artísticas e outros diversos atrativos.

Sobre a imagem de Nossa Senhora do Livramento – Trazida de Portugal pelo fazendeiro Leonardo Pacheco do Couto, a imagem de Nossa Senhora do Livramento chegou ao município de Arcoverde há mais de 150 anos, onde o mesmo fez de sua devoção pessoal, uma devoção popular. Segundo relatos que fazem parte do contexto histórico da cidade, aconteceram muitos milagres e prodígios. E em 1919, o bispo Dom José Lopes, em seu primeiro ato episcopal, oficializou Nossa Senhora do Livramento como a Padroeira e a instalou na Paróquia Nossa Senhora do Livramento. (Para maiores informações sobre a festa, inclusive a programação completa das atividades religiosas e shows artísticos e culturais, dentre outros atrativos, acesse o site oficial da Prefeitura de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br).

MAIS …

VINHO CHILENO – O Chile é reconhecido mundialmente pela alta qualidade de seus vinhos que produz em série desde o século XIX, graças a um acordo comercial com vinhedos da França e dos Estados Unidos. Os mercados internacionais premiaram os vinhos produzidos com uvas Cabernet, principalmente, o que permitiu ao Chile ser o primeiro exportador de vinhos da América e um dos líderes mundiais. As áreas onde estão os vinhedos mais emblemáticos deste país sul-americano são: Maipo, Maule, Curicó, Rapea, Cachapoal, Itata, Niobio, Aconcagua, Marga-Marga, San Antonio, Colchagua e Casablanca.

Viña Concha y Toro: Localizada no Vale do Maipo, esta empresa é uma das mais famosas do mundo por ser produtora dos emblemáticos vinhos Casillero del Diablo (foto) e está presente em mais de 130 países. Todos os passeios.

Viña San Pedro: Localizado no Vale do Cachapoal, este é um dos vinhedos mais antigos e importantes do país, onde os visitantes podem conhecer suas famosas vinícolas em passeios em família, onde são oferecidas degustações com harmonizações, incluindo uma grande variedade de queijos e pratos típicos da gastronomia chilena.

Grupo Donoso: Localizada no Vale do Maule, esta vinha desenvolveu muito a sua área de ecoturismo para que os visitantes conheçam os segredos do vinho e desfrutem da natureza do local. Suas instalações contam com um wine bar para reuniões de até 200 pessoas para realização de eventos corporativos, reuniões familiares, feriados, aniversários, etc. (Com informações do portal Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br.)

CACHAÇA BRASILEIRA – Na última terça-feira, 13/09, o Brasil comemorou seu Dia Nacional da Cachaça, uma bebida considerada um dos principais atrativos de turismo gastronômico e com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.

O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça”, ocorrida no Rio de Janeiro. Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

A Cachaça no Brasil: A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Ela é utilizada principalmente para a confecção da caipirinha, uma bebida típica do país. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores. O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no Brasil industrial é o estado de São Paulo, seguido de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, Minas e Rio lideram a produção de cachaça artesanal.
Curiosidades sobre a Cachaça: A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro; A bebida tem vários sinônimos e alguns deles bastante curiosos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, “água que passarinho não bebe”, marvada, veneno, boa, etc.; Salinas, município da região norte do estado de Minas Gerais é conhecido como a “capital nacional da cachaça”. (Texto com base em publicação do portal www.calendarr.com/brasil).

FREVO PERNAMBUCANO – Uma das principais expressões culturais de Pernambuco, o frevo é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A importância do ritmo musical e dança é tanta que foi escolhida uma data – 14 de setembro – para celebração do Dia Nacional do Frevo. Para além do lado cultural, a dança também pode ser considerada uma ótima atividade física para quem deseja melhorar a qualidade de vida.
Uma matéria assinada pelo jornalista Humberto Cassimiro e divulgada nas páginas do portal NE10 (www.ne10.uol.com.br), em 14 de setembro (quarta-feira), destaca que a prática do frevo não é apenas interessante do ponto de vista da saúde física enquanto exercício, mas também é importante para a saúde mental e a socialização, especialmente após um período de dois anos de pandemia. No entanto, o exercício do frevo requer cuidados entre os iniciantes e até mesmo os praticantes mais experientes, como explica a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário UniFBV Wyden, Tatiana Acioli.

“Esta é uma atividade que exige muita potência e resistência muscular, os passos baixos necessitam de muita força e explosão”, argumenta Acioli. A docente também lista alguns pontos positivos como a melhora nos movimentos corporais, na circulação sanguínea e a resistência. Professora de Dança, Maira Souza destaca que o frevo também pode ser visto como outras atividades físicas, como a corrida e o ciclismo. E é justamente por isso que a prática precisa de treinamento adequado e crescente. “A pessoa deve respeitar os limites do seu corpo, em um processo gradativo de exigência física. Por isso, a necessidade de se buscar uma orientação profissional, principalmente para fazer um planejamento de aulas”, destaca Maira.

Origem do Frevo: O frevo foi criado no final do século XIX, e tem como característica um ritmo rápido. O nome da dança deriva da palavra ferver, pois o jeito de dançar faz parecer que os pés estão sobre água fervente, devido a rapidez dos passos. Criado para o carnaval de Pernambuco, o frevo tem origem na mistura do maxixe, marchinhas e foi influenciado também pela capoeira, que era uma dança de escravos.

SAINDO DO FORNO…

VAI COMEÇAR A 49ª EDIÇÃO DA ABAV EXPO 2022

Considerada a maior e mais importante feira de negócios de turismo do Brasil, a 49ª edição da ABAV Expo será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) a partir da próxima quarta-feira (21), prolongando-se até a sexta-feira (23). Com o tema central “O mundo todo do turismo se encontra lá”, o evento deverá reunir os principais players do setor brasileiro.

De acordo com a Setur-PE (Secretaria de Turismo e Lazer) e Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), a expectativa é que a feira receba 30 mil visitantes e 1,5 mil expositores, contemplando operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, atrações, parques temáticos e 45 destinos nacionais e internacionais.

“A ABAV é a grande vitrine do turismo nacional. É uma grande feira e estamos muito felizes com esta edição aqui no nosso estado. São mais de 20 anos desde a última edição em Pernambuco e por isso queremos fazer um evento histórico”, afirmou a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

Sobre a ABAV Expo: Realizada pela ABAV Nacional, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições (em 2022 realizada a 49ª edição), reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes.

Sobre a ABAV Nacional: Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país. Para maiores informações sobre o evento, acesse: www.abavexpo.com.br.

(Com informações do Diário de Pernambuco – www.diariodepernambuco.com.br e do portal da ABAV Nacional – www.abav.com.br).

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“Esse resultado vinha tendo altas desde meados do ano passado e agora teve essa desaceleração. A menor taxa de agosto foi puxada principalmente pela queda em passagens aéreas, desaceleração em aluguel e em serviços ligados ao turismo” (De Pedro Kislanov, Gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, comemorando a desaceleração da inflação dos serviços turísticos).

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. Atualmente, na gestão Wellington Maciel, presta consultoria em Gestão de Turismo para a Prefeitura de Arcoverde.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo