Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 22 de Setembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 65 – Ano II – Sábado, 11 de junho de 2022.

O TURISMO DO BRASIL NA OMT

No início da semana o Turismo do Brasil, através do Ministro Carlos Brito (na foto ao lado do Presidente da OMT Zurab Pololikashvili) marcou presença na 116ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que aconteceu em Jeddah, Arábia Saudita. Na pauta do encontro, as tendências atuais do turismo internacional, a implementação do Programa Geral de Trabalho, bem como os escritórios regionais da entidade que serão instalados em algumas regiões do mundo. Ao lado do ministro, participaram da delegação brasileira, o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Heitor Kadri, e o assessor da Presidência da Embratur, Rafael Luisi.

De acordo com matéria da jornalista Lívia Nascimento da Assessoria de Comunicação do Ministério, publicada no portal do turismo (www.gov.br/turismo), o Brasil é um dos integrantes do Conselho, tendo sido eleito para o mandato 2021-2025. Na ocasião, foram apresentados os índices turísticos do mundo inteiro que refletem na melhoria do setor. Segundo o Barômetro da OMT, a chegada de turistas internacionais em janeiro de 2022 mais do que dobrou – + 130% – comparado a janeiro de 2021. A região da Europa e as Américas seguem apresentando os melhores resultados com a Europa registrando três vezes mais chegadas internacionais (+199%) e as Américas dobrando suas chegadas (+98%).

Ainda durante a agenda na Arábia Saudita deverá ser celebrado um memorando de entendimentos entre o Brasil e o país sede da reunião para dar continuidade às relações bilaterais entre os dois países. O foco é o desenvolvimento do turismo e, em especial, a atração de investimentos para o Brasil, considerado uma das maiores oportunidades no setor no período de retomada. A Arábia Saudita conta com um fundo de US$ 4 bi para o setor de turismo e está em processo de diversificação de sua matriz econômica. “Nossa prioridade nesse momento de retomada do turismo é atrair investidores árabes para o Brasil mostrando as diversas oportunidades de investimentos que temos em nosso território”, afirmou o ministro Carlos Brito.

Nos últimos tempos o turismo brasileiro tem demonstrado protagonismo no contexto da Organização Mundial do Turismo (OMT) – agência especializada das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo mundial. Em junho do ano passado, por exemplo, o país foi escolhido para representar a região das Américas e Caribe no Conselho Executivo da OMT. Com isso, passou a participar das discussões e da definição dos planos de recuperação e retomada do turismo mundial, liderando a agenda na região das Américas até 2025. A indicação do país foi feita pelas maiores autoridades do Turismo, após uma votação com 24 países durante a 66ª Reunião da Comissão Regional da OMT para as Américas. Além do Brasil, também foram eleitos Argentina e República Dominicana, unindo-se ainda a Guatemala e Paraguai, que já detêm mandato no Conselho Executivo até 2023, considerando que a região das Américas e Caribe possui cinco assentos no Conselho Executivo da OMT. O mandato dos membros eleitos para o Conselho Executivo da OMT tem duração de quatro anos, sendo que a eleição para a renovação da metade dos integrantes acontece a cada dois anos. O conselho se reúne duas vezes por ano e é integrado por ministros das seis comissões regionais da OMT (Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Sul da Ásia) em que se dividem os 159 Estados-membros.

E dando provas desse protagonismo, em dezembro do ano passado, o Brasil foi eleito como sede do Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas. A vitória brasileira ocorreu após as discussões realizadas na 24ª Assembleia Geral da entidade que aconteceu em 02/12 e o posterior anúncio feito ao final da 114ª Reunião do Conselho Executivo da OMT, no dia seguinte. O novo Escritório da OMT no Brasil, atualmente em plena atividade em Brasília-DF, tem a atribuição de atrair investimentos; realizar e encomendar estudos sobre o setor do turismo; desenvolver um Portal de Apoio ao Turista; fomentar startups com atuação no turismo; e apoiar às ações e projetos desenvolvidos pela OMT mundialmente. E isso só foi possível pelo fato do Brasil ser um pais importante para a economia mundial e de forma especial para a região das Américas, e também pelo fato de já contar com uma Agência de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Por tudo isso, o Brasil foi apontado como sede natural para o escritório da OMT nas Américas. Viva o Turismo Brasileiro!

TURISMO GASTRONÔMICO – A variada gastronomia brasileira representa um grande fator de atração de visitantes aos destinos nacionais. E o que dizer quando, além de conhecer as riquezas naturais e culturais do país, é possível participar de festivais, festas, feiras e exposições que reúnem o melhor da culinária regional? Pensando nisso, o Ministério do Turismo disponibiliza o Calendário Nacional de Eventos, que, até o fim do ano, lista um total de 80 realizações desse tipo Brasil afora. (Confira acessando – www.turismo.gov.br/agenda). Entre 17 e 19 de junho, por exemplo, Paraty (RJ), declarada Patrimônio Mundial natural e cultural e escolhida como Cidade Criativa da gastronomia pela Unesco, promove o Festival do Camarão. No período, logo após o feriado de Corpus Christi (20.06), pratos à base da iguaria serão servidos em barracas montadas na Ilha do Araújo. O festival, que simboliza o fim do defeso do animal – quando a sua pesca é proibida -, também permite conferir peças artesanais produzidas por caiçaras locais.

O crustáceo também é a estrela da Festa do Camarão de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De 4 a 28 de agosto, o evento, organizado pela seção local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, conta com a participação de estabelecimentos filiados à entidade. A festa busca movimentar o turismo potiguar durante uma época considerada de baixa estação na cidade, conhecida por atrativos como a Praia de Ponta Negra e as dunas de Genipabu. Em setembro, é a vez de Taquaruçu (TO) promover o seu Festival Gastronômico. Entre os dias 7 e 11, o distrito, situado a 32 quilômetros de Palmas, capital do estado, e cenário de inúmeras cachoeiras, trilhas, grutas, córregos e mirantes, oferece pratos recheados de ingredientes típicos. A lista de opções engloba a carne levada ao sol com temperos locais, peixes e tubérculos, todos eles utilizados nas refeições rotineiras dos moradores.

SUL E CENTRO-OESTE – Setembro também marca a realização do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado (RS), na Serra Gaúcha. O evento, entre os dias 8 e 20, reúne grandes personalidades da culinária nacional e internacional e oferece degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais. A experiência proporciona uma imersão cultural e gastronômica, com direito a vinhos e espumantes regionais no cardápio. Outra opção fica por conta da Noite Pantaneira na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, destino de pescadores de todo o Brasil e, também, estrangeiros. Trata-se de uma festa típica do Pantanal, organizada pela Pousada Pioneiro, que envolve culinária regional, música e apresentações culturais repletas de tradições e costumes da região pantaneira. O evento, realizado em dias específicos de cada mês desde janeiro, segue até outubro. (Com informações de André Martins da Assessoria de Comunicação do MTur).

SÃO JOÃO DO SESC ARCOVERDE – Começou no último dia 03 e segue até o dia 28 deste mês de junho a programação junina do Sesc Arcoverde, com a promoção de diversas atividades para todas as idades. Um dos destaques é a abertura da exposição “Vestígios do Amanhã”, que acontece na próxima quarta-feira (15). A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A exposição mostra bonecos que levam o visitante a um passeio pelo imaginário de diversas festas populares. Já na sexta-feira (17), começa o Forró Pé de Sesc. Serão quatro datas com almoço regional, apresentação de quadrilhas, espaço kids e muito forró. No dia 17, tem Zé Coco e o Forró Água de Coco; no dia 18, Forró Cintura de Pilão; o Forrozão Chamego Quente se apresenta no dia 23; no dia 24, tem Giovane do Acordeom; e a dupla Paulinho e Pedrinho é a atração do dia 25.

Ainda integram a grade a Casa Maria da Penha, que ficará no Polo Vila de Rio Branco com a Mostra Fotográfica “Violência: Depois do Caos, a Cura”, da fotógrafa Amannda Oliveira, retratando mulheres vítimas de violência doméstica e que, com muito apoio, deram a volta por cima; o Restaurante Seu Noé, que nos principais dias de festejos juninos vai servir um cardápio com o melhor da culinária regional e vender comidas típicas; e o Polo João Silva, que em parceria da unidade com a Prefeitura de Arcoverde, é considerado um dos polos mais animados das festas juninas na nossa cidade. A programação completa pode ser vista no aplicativo “São João de Arcoverde 2022”, disponível para Androide e IOS, que foi possibilitado através de parceria do Sesc com a Prefeitura de Arcoverde e as empresas Megashoop e HGB. (Com informações da página do Sesc Arcoverde no instagram).

MAIS …

CELEBRANDO 10 ANOS – A Caminhada do Forró de Arcoverde, considerada o maior cortejo junino do Brasil, comemora em 2022 a sua décima edição, com uma programação vasta e descentralizada, iniciada ontem (sexta, dia 10) e que prossegue hoje (sábado, dia 11), dando a largada dos festejos com dois eventos na Zona Rural do Município. Na sexta, as ações aconteceram no Povoado de Ipojuca, onde ocorre a tradicional Festa de Santo Antônio. No início da tarde, aconteceu oficina de confecção de adereços juninos destinada aos estudantes da localidade, que foi ministrada pelos arte-educadores do Grupo Riso da Terra, esses adereços ficarão num espaço pensado pra receber as pessoas, que poderão registrar o momento num ambiente cercado de referências juninas. Na sequência, às 17h, aconteceu uma vivência de Samba de Coco com integrantes do Coco Trupé de Arcoverde. Às 18h subiu ao palco o cantor e compositor César Amaral e, após as atividades religiosas, os shows continuaram com o Samba de Coco Trupé, Tonino Arcoverde e Josildo Sá, que encerrou a noitada festiva em grande estilo.

Neste sábado, os festejos da Caminhada chegam ao espaço gastronômico-cultural Restaurante Sabor do Campo – Distrito Malhada, para realização do seu ensaio de repertório. Ali será lançado o folheto das músicas que serão executadas no grande cortejo do dia 19 e a animação estará a cargo dos artistas Kleber Araújo, George Silva e Ed Carlos. Na ocasião, será comemorado o aniversário de quatro anos do Restaurante, que anunciará sua programação junina. E toda essa festa popular que demonstra toda a diversidade cultural do povo nordestino e sertanejo, é uma realização do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, sendo patrocinada pelo Governo do Estado – Secretaria de Cultura, Governo Federal – Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Arcoverde, contando ainda com o apoio do SESC e empresas locais e regionais Programação deste sábado (11 de junho) – Restaurante Sabor do Campo – Sítio Malhada (zona rural oeste de Arcoverde): Kleber Araújo – 11h00, Ed Carlos – 12h30, George Silva – 14h00 e Coco Fulô do Barro – 15h30.

(Com informações do portal do Cocar – Coletivo Cultural de Arcoverde – http://coletivococar.blogspot.com)

COCO CENTENÁRIO – Acontece neste sábado (11/06) a Sambada Especial do centenário Grupo de Coco das Irmãs Lopes. Integrando o Calendário de Eventos 2022 do município, a ação festiva em homenagem à família Lopes será realizada a partir das 18h, no Museu Ivo Lopes, localizado na Rua Três, n° 45 – Cohab I. Várias atrações vão garantir a animação do público, como participações já confirmadas de representações dos 8 grupos de Sambas de Coco de Arcoverde, da Banda de Pífanos Santa Luzia, de Paulinho e Pedrinho do Forró, além de Quadrilha Junina.

A Sambada Especial do Samba de Coco Irmãs Lopes equivale a 5ª edição do Encontro Cultural do grupo e objetiva comemorar a memória da tradição centenário do samba de coco de Arcoverde, num ambiente que propicia a vivência entre os artistas que trabalham com música popular e produção independente. O evento é uma realização da Associação Cultural Samba de Coco Irmãs Lopes, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos (SETUR) e de Cultura (SECULT. (Com informações da página da SETUR Arcoverde no Instagram).

ZÉ DO PEBA E OS BRASILEIRISTAS – Será disponibilizada em breve nas plataformas digitais a canção “Os Brasileiristas”, parceria entre o sanfoneiro Zé do Peba e o poeta Maciel Melo. Clayton Barros, integrante do Grupo Cordel do Fogo Encantado, revela que conheceu a música no final da década de 90, quando integrava com Zé do Peba o “Casaca de Couro”, grupo do qual também participavam Lirinha, Alberone, François e Lúcio Flávio. No ano passado, Clayton resgatou a composição de sua memória e decidiu gravá-la, buscando como parceiro do projeto o cantor e compositor Maciel Melo, que adorou a canção e sugeriu incluir alguns versos de sua autoria. O ritmo original da música que era baião mudou para um arrasta-pé bem pra cima, com a cara do São João Nordestino.

A interpretação de “Os Brasileiristas” coube a Clayton e Maciel, com acompanhamento dos músicos Genaro (sanfona), Quartinha (zabumba), Júnior (guitarra), Copinha (pífanos), Mongol (baixo), Emerson e Nego Henrique(percussões). A produção do single é de Clayton Barros e Maciel Melo e a gravação, mixagem e masterização foram realizadas por João Felipe, no Estúdio Estelita (Recife). A arte da capa (foto acima com imagens de Zé do Peba, Maciel Melo e Clayton Barros) coube ao designer Wendel Araújo. Zé do Peba, sanfoneiro que completa este ano 55 anos de carreira dedicada ao Forró Tradicional, falou sobre a gravação: “É uma honra para mim ser gravado por artistas do nível de Clayton e Maciel. Certamente essa música vai cair no gosto do público.” (Com informações do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde – http://coletivococar.blogspot.com).

SAINDO DO FORNO …

O PRIMEIRO CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CAT) DE ARCOVERDE E REGIÃO

Na próxima quarta-feira, 15 de junho, a Prefeitura de Arcoverde, através das equipes das Secretarias de Turismo e Eventos, de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, vai inaugurar uma unidade de Centro de Atendimento ao Turista – CAT, primeiro a ser instalado no município. A solenidade acontece a partir das 16h, na sede do Centro de Gastronomia e Artesanato – CGA, localizado na área central da cidade, onde o CAT ficará disponível à população e aos visitantes.
O CAT se trata de uma importante estrutura com profissionais de Turismo a postos, sendo voltada especialmente para orientar com informações essenciais, turistas no município. Entre conteúdos que poderão ser tratados com os visitantes, a cultura e tradições locais, além de dicas envolvendo gastronomia, hotelaria e uma variedade de serviços, que agora ficarão mais fáceis de serem encontradas pessoalmente por quem estiver de passagem por Arcoverde.

“Nesta temporada das festividades do São João, o CAT terá um papel fundamental para repassar noções aos nossos turistas, sobre diversos atrativos existentes na cidade. Quem vier prestigiar o ciclo junino, também vai poder conhecer de perto tudo o que for indicado pelo CAT, que estará evidenciando as inúmeras potencialidades de Arcoverde e também da região”, destacou o secretário municipal de Turismo e Eventos, Pedro Brandão. (Saiba mais sobre o CAT de Arcoverde, acessando o site www.arcoverde.pe.gov.br).

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“Nossa prioridade nesse momento de retomada do turismo é atrair investidores árabes para o Brasil mostrando as diversas oportunidades de investimentos que temos em nosso território” (Do Ministro do Turismo, o pernambucano Carlos Brito, durante agenda com a Arábia Saudita, no encontro da OMT, onde foi celebrado um memorando de entendimentos entre o Brasil e o país sede da reunião para dar continuidade às relações bilaterais entre os dois países).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo