Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 63 – Ano II – Sábado, 28 de maio de 2022.
O DESAFIO DE PRIORIZAR O TURISMO
Neste mês de maio a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) repercutiu uma importante reportagem publicada nas páginas de O Globo que mostra detalhes da recuperação da atividade turística no Brasil. Em postagem no seu portal (www.portaldocomercio.org.br) a FBHA enfatiza que o Brasil precisa dar prioridade ao setor de turismo, pois o que outrora era conhecido como “indústria sem chaminé”, o turismo tem reagido com rapidez às mudanças na economia que, Impactada pela pandemia, amargou contração a partir de 2019. Todavia, com o recuo da famigerada pandemia da covid-19 a atividade turística, no contexto da economia brasileira ainda em marcha lenta, tem demonstrado grande poder de reação. Por tudo isso, segundo a entidade que reúne os segmentos de hospedagem e alimentação no país, a atividade mereceria receber maior atenção dos governos e dos políticos. Vamos aos fatos.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, “o faturamento do setor em 2021 foi de R$ 7,1 bilhões — 77% acima de 2020, embora 44% abaixo de 2019, antes do coronavírus. Em viagens, porém, as operadoras já fizeram 7,4 milhões de embarques no ano passado, ou 14,2% mais que em 2019. E, no primeiro trimestre deste ano, as receitas foram 25% superior à do mesmo período do ano passado. A previsão é chegar a 60% de crescimento em 2022, retornando ao nível anterior à pandemia. A volta do turista já é visível em cidades como o Rio (foto). Ainda que o carnaval tenha se resumido ao desfile das escolas de samba, um levantamento da indústria hoteleira constatou que o Rio recuperou 60% dos turistas estrangeiros em relação a 2021. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelou que, entre julho de 2020 e fevereiro passado, metade das cidades que mais abriram vagas de trabalho tem o turismo como principal atividade. A oferta de empregos cresceu 52% em Porto Seguro (BA), 31% em Gramado (RS) e 39% em Araruama (RJ). Ao todo, o turismo gera cerca de 7 milhões de empregos no país.
É verdade que a recuperação tem sido sustentada pelo turismo doméstico, que representou 96% dos destinos, segundo a associação Braztoa, que reúne operadoras do setor. Sobretudo, faltam um trabalho consistente de divulgação do Brasil no exterior, maior oferta de voos internacionais e a expansão da estrutura de turismo receptivo para acolher os estrangeiros. O governo argumenta que a promoção do Brasil tem crescido. A Embratur lançou uma campanha nos Estados Unidos, prevê ações similares na Europa e na América Latina e afirma dispor de mais de R$ 100 milhões para promover o país (eram R$ 30 milhões em 2019). Numa parceria com o Sebrae, o valor investido na promoção internacional do Brasil promete chegar a R$ 200 milhões. Nos três primeiros meses de 2022, mais de 530 mil estrangeiros desembarcaram no país. É pouco ante os 6 milhões de visitantes anuais que já acolhemos — e pouquíssimo se levarmos em conta que só Londres ou Paris recebem, cada uma, entre 15 milhões e 20 milhões de visitantes anuais.
O turismo precisa de políticas próprias articuladas nos planos federal, estadual e municipal para continuar a gerar empregos em hotéis, restaurantes, bares, transporte, comércio etc. A oportunidade é enorme. O Brasil deveria divulgar uma imagem centrada em seus recursos naturais, por meio de campanhas relacionadas à ecologia e ao meio ambiente. Com o recuo da pandemia, o momento é propício a uma grande campanha no exterior para atrair turistas. Há ainda ramos específicos a explorar, como eventos, congressos ou viagens corporativas. No Brasil, nem há reembolso de impostos ao turista que compra produtos aqui, comum noutros países. Um projeto de lei tenta criar mais esse incentivo, mas não tramita com a velocidade necessária. Num país como o Brasil, com suas belezas naturais e cultura de acolhimento, não dá mais para tolerar o descaso”, conclui a excelente matéria do jornal O Globo.
AEROPORTO BOMBANDO – Os primeiros meses deste ano têm sido bastante animadores para o turismo. Com a retomada das atividades econômicas e culturais em todo o País, o segmento tem conseguido se restabelecer. Os últimos dados sobre a movimentação de passageiros, divulgados pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, atestam que o primeiro quadrimestre do ano foi excelente para o terminal recifense: cerca de 2.933.095 pessoas entraram e saíram pela porta principal do Estado. Com este número, o equipamento praticamente iguala o mesmo número de 2019, na pré-pandemia. Mais precisamente, o terminal já recebeu 99,2% dos passageiros do mesmo quadrimestre daquele ano. “São números excelentes para o setor da aviação em nosso Estado. Isso nos dá confiança de que estamos no caminho certo com a realização de roadshows e capacitações com o trade nacional e internacional, responsável por trazer visitantes ao Estado. Só nesta semana, apoiamos os Roadshows de Porto de Galinhas, no Rio de Janeiro e em São Paulo; e também o 1º Salão de Turismo do Vale de São Francisco, em Petrolina”, salienta Milu Megale, secretária estadual de Turismo e Lazer.
Quando comparado unicamente o mês de abril deste ano com abril de 2019, o resultado é ainda melhor. Foram quase 4% a mais de passageiros recebidos, num salto de 674.778 para 701.358 pessoas chegando e saindo. “Acompanhamos muito de perto, por meio de reuniões semanais, todas as ações e as intervenções relacionadas ao nosso aeroporto, um dos maiores do Brasil e o maior do Nordeste. São resultados muito positivos como este de uma movimentação de mais de 700 mil pessoas, que embarcaram e desembarcaram no último mês, que confirmam todo o trabalho feito com o trade turístico, às companhias aéreas e a Aena”, comenta Antônio Neves Baptista, presidente da Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco. Em relação a abril de 2021, quando o aeroporto recebeu 401.912 passageiros durante a pandemia, o total de pessoas chegando e saindo pelo terminal cresceu 74,5%. (Com informações do Portal Brasilturis Jornal – https://brasilturis.com.br).
DECOLANDO – Diferente do ano passado, a procura por viagens no mês de julho deste ano teve um aumento significativo, segundo agências de viagens. A empresa Decolar observa que houve uma procura 51% maior em abril em relação a março deste ano, mas a tendência é que esse índice continue em crescimento. A diretora de Voos da Decolar, Daniela Araújo, explica que há um conjunto de fatores que influenciaram as pessoas a procurarem por novos destinos, como o aumento do dólar, das passagens e da flexibilidade das restrições contra a Covid-19.
Daniela também analisa a alta procura pelos destinos nacionais. Segundo ela, o turismo no país sempre foi forte, mas o mercado apresenta um novo tipo de busca de itinerários. “Sempre tivemos um volume de pesquisa importante para o nacional. O turismo no Brasil sempre foi forte. Claramente ele estava muito mais concentrado nos destinos coringas, mas o que vemos agora é um leque de possibilidades do turismo doméstico se expandindo”, diz.
Em relação aos destinos nacionais, a empresa norte-americana KAYAK, cujo principal produto é o buscador de viagens, notou que São Paulo, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Maceió, Natal, Brasília e Porto Seguro foram os locais que entraram no top dez de 2022 quando comparado a 2019. O preço médio desses destinos varia entre R$882 e R$1.716.
Voos internacionais: Já nos internacionais, Lisboa, Buenos Aires e Santiago lideram as buscas, seguidos por Paris, Orlando, Miami, Londres, Porto, Nova York e Roma. Segundo a KAYAK, o menor preço médio foi marcado por Buenos Aires, Argentina, que chegou a R$ 2.023. Já o mais caro foi da cidade de Londres, com R$7.980. A agência de viagens CVC também reparou um aumento no setor. A empresa afirma que essa procura cresceu 54% em comparação com 2021. De acordo com a gerente executiva de vendas da CVC, Viviane Piovarcsik, o motivo é a demanda reprimida.
O levantamento da CVC aponta que os destinos nacionais concentram a maior parte da procura para as próximas férias. Segundo a empresa, os destinos mais procurados estão na região Nordeste, como Natal, Maceió, Porto Seguro, Salvador e Recife. Já os internacionais mais buscados são: Orlando, Bariloche, Cancun, Paris e Santiago. A CVC afirma que as reservas confirmadas no primeiro trimestre de 2022 cresceram 110,5% em comparação com o ano passado. Além disso, a empresa revela que, nesse mesmo período, a receita líquida subiu 76,5% e a CVC Corp embarcou 1,9 milhão de passageiros – um aumento de 15,2% em relação ao primeiro trimestre de 2021. (Com informações de Nathalie Hanna Alpaca, com supervisão de Helena Vieira, para a CNN Brasil – www.cnnbrasil.com.br).
MAIS …
ARCOVERDE EM DESTAQUE – Através das equipes das Secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos, a Gestão Municipal de Arcoverde esteve representada na realização do I Salão de Turismo do Vale do São Francisco, ocorrido na cidade de Petrolina, entre os dias 19 e 22 de maio. “A participação do município de Arcoverde no I Salão do Vale do São Francisco foi bastante importante e alcançamos o objetivo planejado para este evento. Divulgamos Arcoverde com seus potenciais turísticos e culturais em seus mais amplos segmentos: turismo religioso, gastronômico, cultural, astronômico, ecoturismo e toda a nossa cultura”, informou o secretário municipal de Turismo e Eventos, Pedro Brandão, presente no evento juntamente com a secretária municipal de Cultura, Maria Juliana de Aguiar, além de integrantes das duas equipes de trabalho.
“Arcoverde se fortalece no turismo e na cultura, ampliando a divulgação para todo o Brasil do nosso potencial turístico e de forma que acessando esses eventos de feiras e salões de turismo. Nós consigamos conectar Arcoverde às agências operadoras de turismo no Brasil, atraindo investimentos, visibilidade para a cidade de Arcoverde e o mais importante: atraindo turistas para a cidade, o que movimenta a economia local, movimenta os grupos culturais, grupos de trilhas, dentre outros segmentos e o trade turístico local”, destacou Pedro Brandão. Seguindo o Plano de Trabalho da Secretaria de Turismo e Eventos e o Plano de Governo do Prefeito Wellington Maciel, que valoriza o potencial turístico e cultural da cidade, os quatro dias de programação do evento possibilitaram ao município uma excelente participação. A representação da Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos, conseguiu além de toda a divulgação do potencial turístico e cultural, acessar e participar de seminários, palestras e toda essa articulação com o Trade Turístico local de Arcoverde. (Confira mais detalhes no site: www.arcoverde.pe.gov.br).
ARCOVERDE FINALISTA – A Gestão Municipal de Arcoverde recebeu o comunicado da organização do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – 2021-2022, que a cidade se encontra com um dos seus projetos finalista nesta edição, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”. Arcoverde, que é um dos destaques a nível estadual em tecnologia e inovação, concorre ao prémio juntamente com os municípios de Brejo da Madre de Deus, Cabrobó, Dormentes, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Recife e Taquaritinga do Norte. A cerimônia para apresentação dos resultados finais de cada categoria vai acontecer no próximo dia 07 de junho, na capital pernambucana.
A participação da cidade portal do Sertão de Pernambuco, refere-se aos trabalhos promovidos no município, com boas práticas transformadoras a exemplo do HUB de Inovação do Sertão, o qual passou a ser executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no segundo semestre de 2021, além de várias outras atividades que objetivam fazer de Arcoverde um dos polos de tecnologia na região do Sertão do Moxotó, conforme esclarece o Secretário Antônio Gibson de Siqueira.
“É uma grande satisfação para todos nós da Gestão Municipal de Arcoverde receber esta notícia, sendo um reconhecimento do comprometimento de atribuições que visam especialmente gerar oportunidades e outras formas de empreendedorismo para a população local”, destacou o Prefeito Wellington Maciel, sobre o resultado obtido com o projeto inscrito em nome do município. (Com informações de Romero Moraes para o Blog Mais Pajeú – https://maispajeu.com.br).
O ACRE, SUA CULTURA E CURIOSIDADES – Uma das 27 unidades federativas do Brasil, o ACRE – cuja capital é Rio Branco – é um estado localizado no sudoeste da Região Norte, fazendo divisa com os estados do Amazonas e de Rondônia. É considerado um dos estados com menor densidade demográfica do Brasil, sendo o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. E por ser um recando brasileiro com tantas peculiaridades, o portal Viaje pelo Brasil (https://viajepelobrasil.org) reuniu seis curiosidades interessantes que podem instigar o turista a conhecer mais e até visitar presencialmente esse importante atrativo turístico brasileiro. Vamos às curiosidades:
- Até o início do século XX, o Acre pertencia à Bolívia, que disputava a posse da terra
com o Peru. Em 1903, o Brasil pôs um fim na disputa: comprou a região por 2
milhões de libras esterlinas. No entanto, o Acre só foi oficialmente declarado um
estado brasileiro em 1962. - Em todo Acre, existem apenas 22 cidades, e por conta disso ele é considerado o
estado brasileiro com o menor número de municípios. Além disso, várias das
cidades do Acre possuem nomes de pessoas. - Você sabia que em Serra do Moa, na fronteira do Acre com o Peru, acontece o
último pôr-do-sol do Brasil? Lá o fuso horário tem duas horas a menos que o horário
de Brasília, então o dia acaba durando mais que o resto do país, e, por isso, ocorre
esse fenômeno solar. Por conta disso, os habitantes do estado são os últimos a
desejarem feliz ano novo para seus amigos e parentes. - Uma das maiores fontes de renda do estado é o extrativismo de héveas, que produz
as borrachas que utilizamos em escolas, universidades, etc. Na região de Abunã, um seringueiro chega a produzir 1,5 t de borracha por safra. A produtividade média é
de dois quilos de látex por hévea. - Em 1975, os seringueiros do Acre inventaram uma técnica para evitar o
desmatamento da região. Trata-se do empate. Quando ficam sabendo que uma área
será desmatada, os seringueiros se reúnem e se instalam no local com suas
famílias, deixando armas de defesa escondidas. Eles pressionam os peões e exigem
negociação com o responsável pelo desmatamento. O primeiro empate aconteceu
na cidade de Cachoeira. Até 2012, nenhum deles tinha resultado em conflito
violento. - Em sua breve história, o Acre já ganhou alguns apelidos: Extremo do Brasil, Estado
das Seringueiras, Estado do Látex e Extremo Oeste. Por ficar situado numa
localização mais distante e na ponta do país.
SAINDO DO FORNO …
O MAIS NOVO CURSO DO INSTITUTO VIVEJAR
“TURISMO RESPONSÁVEL SEM CENSURA”
O Instituto VIVEJAR acaba de anunciar seu mais novo curso: “Turismo responsável sem censura: desmistificando conceitos e colocando a mão na massa!”. As aulas ocorrerão nos dias 01, 08, 15 e 22 de junho por meio da plataforma Zoom. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://lojinha.stone.com.br/institutovivejar. Ao todo serão 4 aulas que abordarão temas urgentes e sensíveis para quem atua neste mercado, tais como: turismo responsável pós-vacina, turismo comunitário responsável, comunicação para o turismo responsável e como monetizar boas práticas no turismo. “Durante o período mais crítico da pandemia conseguimos compartilhar nossa experiência acadêmica e técnica sobre turismo responsável com mais de 800 profissionais da área de todo o Brasil. Agora percebemos a necessidade de desenvolver um conteúdo para trazer o que há de atual no debate, sem censura, para assim continuar promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil”, explica Gustavo Pinto (foto), presidente do Instituto Vivejar.
Oportunidades – Existem pelo menos três formas de participar do curso. A primeira é se inscrevendo com o valor mínimo de R$99,00 até o dia 01 de junho. A segunda é realizando a inscrição com valor justo de R$149,00 até o dia 31 de maio. Quem adere a esta modalidade, ajudará também a financiar mais bolsas para membros de comunidades tradicionais. A terceira é por meio de uma das 15 bolsas destinadas a membros de comunidades tradicionais. As inscrições vão até dia 26 de maio no site https://www.institutovivejar.com.br/curso. A lista final dos bolsistas será divulgada no dia 30 de maio.
Histórico de sucesso – Este é o terceiro curso lançado pelo Instituto Vivejar em quase três anos de atuação. O primeiro, “Turismo responsável: tirando seu projeto do papel”, foi lançado ainda em 2020 com 168 inscritos e 12 bolsas integrais. Em 2021 foi aberta uma outra turma do mesmo curso, tendo 93 inscritos, dentre eles ,11 bolsistas integrais. Além desse formato, o Instituto também oferece cursos customizados para destinos, empreendimentos e associações. Um exemplo foi a edição do curso criada especialmente para a Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (EMPROTUR/RN) no ano passado.
Para Marianne Costa (foto), diretora Executiva e Cofundadora do Instituto Vivejar, a receptividade que o curso tem tido e o feedback positivo dos alunos consolidam um dos papéis da Organização que é fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso ao que propõe o turismo responsável. “No Instituto Vivejar falamos muito sobre a importância da Tomada de Responsabilidade de cada um dos atores do nosso setor. Pois estamos aqui assumindo a nossa: compartilhando conteúdo extremamente valoroso, inovador, fruto das nossas vastas experiências práticas e acadêmicas. Somos um time de alta performance, premiado, com experiência multidisciplinar no turismo e queremos compartilhar e trocar experiências com o trade turístico brasileiro. Tá aí a nossa responsabilidade em tornar o turismo no Brasil um vetor de impacto positivo.” (Com informações do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).
Serviço:
“Turismo responsável Sem Censura: desmistificando conceitos e colocando a mão na massa!”
Data: 01, 08, 15 e 22 de junho de 2022.
Plataforma: Zoom
Valores: Valor Mínimo R$ 99,00 (até 01 de junho às 17h) Valor Justo: R$ 149,00 (até 31 de maio às 17h)
Inscrições: https://lojinha.stone.com.br/institutovivejar
Bolsas: https://www.institutovivejar.com.br/curso
Site: www.institutovivejar.com.br.
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …
“É uma grande satisfação para todos nós da Gestão Municipal de Arcoverde receber esta notícia, sendo um reconhecimento do comprometimento de atribuições que visam especialmente gerar oportunidades e outras formas de empreendedorismo para a população local” (Do Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, comemorando o fato do município estar entre os finalistas do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – 2021-2022).
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.