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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 62 – Ano II – Sábado, 21 de maio de 2022.

RETOMADA DO TURISMO A TODO VAPOR

Dados do Ministério do Turismo do Brasil (MTur) divulgados esta semana, dão conta que em março deste ano, a movimentação econômica do Turismo manteve a tendência de aproximação cada vez maior do patamar pré-pandemia. O faturamento do setor chegou a R$ 15,4 bilhões, o que representa uma alta de 43,5% na comparação com o mesmo mês de 2021. É o maior crescimento registrado desde julho de 2021. Os dados são do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de transporte aéreo, que faturou R$ 4,4 bilhões em março – um aumento de 113,5% em um ano. O resultado refletiu também em uma maior demanda pelos serviços de alojamento e alimentação, que cresceram 57,7% (R$ 4,4 bilhões). As atividades culturais, recreativas e esportivas também registraram alta de 33,2%, alcançando a marca de R$ 1,2 bilhão.


Também contribuíram para o resultado positivo de março os segmentos de locação de automóveis, agências de turismo, operadoras e outros serviços de turismo, que avançaram 4,5% no mês, com ganhos de R$ 2,5 bilhões. Já o segmento de transporte terrestre faturou R$ 2,7 bilhões – crescimento de 11,1% – e, com esta marca, superou em 9,3% o índice registrado em março de 2019. O estudo da Fecomércio-SP credita o resultado positivo do mês de março a fatores como os últimos dias de carnaval e a volta da normalidade em quase todo o país, a partir de uma maior contenção da variante ômicron da Covid-19. O levantamento tem como base a Pesquisa Anual de Serviços e a Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E com dados positivos da retomada da atividade turística em março, outro fator que animou o Ministério do Turismo foi a boa notícia de que os feriados da Semana Santa, de Tiradentes e a retomada dos grandes eventos no país também impulsionaram o turismo nos principais destinos nacionais em abril. Cidades como Bonito-MS (foto), Balneário Camboriú-SC, Salvador-BA e Florianópolis-SC registraram números expressivos de visitações e, consequentemente, recordes na taxa de ocupação hoteleira no último mês. Além dos meios de hospedagem, outros segmentos da economia turística, como os bares e restaurantes, também foram alcançados pela alta do fluxo turístico. Em Bonito (MS), por exemplo, mais de 22,5 mil pessoas visitaram a cidade no período. Trata-se da melhor taxa dos últimos sete anos, de acordo com o Observatório de Turismo (OTEB). Outros municípios sul-mato-grossenses também registraram números positivos em abril, foi o caso de Corumbá e Ponta Porã, que registraram índice acima de 60% de ocupação hoteleira.

Quem também apresentou recorde neste mês foi Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O destino apresentou um aumento de 92% de ocupação, comparado ao mesmo período de 2021, e alcançou um recorde histórico de 68,79% de taxa hoteleira, conforme dados levantados pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Da mesma forma, Florianópolis (SC) registrou crescimento de 9,5% comparado ao mesmo mês de 2019, período pré-pandemia. Os bons números ainda atingiram alguns destinos da região Nordeste, caso de Salvador e Porto Seguro, na Bahia. Na capital baiana a taxa de ocupação hoteleira no mês de abril chegou a 56,79%. O índice é superior ao registrado em 2019, quando 53,18% dos leitos ofertados estavam com hóspedes. Em Porto Seguro, o último mês foi atípico. Segundo os gestores locais, dos cerca de 75 mil leitos, distribuídos entre Porto Seguro e os distritos Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, 95% estiveram ocupados.

Ainda de acordo com os hoteleiros, o número de turistas tem se equiparado, durante as semanas dos feriados, ao movimento visto na semana de Réveillon de anos anteriores à pandemia de Covid-19. Já a volta dos eventos corporativos rendeu à rede hoteleira de Campinas (SP) uma alta expressiva na taxa de ocupação. Dados do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau apontaram que a média em abril foi de 55,28% contra 50,28% registrados no mês anterior, março. Os números comprovam o retorno dos turistas à cidade iniciado no final de 2021 e que já é superior à fase anterior à pandemia. (Com informações de Victor Maciel e Amanda Costa, da Assessoria de Comunicação do MTur – www.gov.br/turismo).

LIBEROU GERAL – Mais de dois anos após a suspensão do serviço de bordo em voos domésticos por conta da pandemia, a Azul Linhas Aéreas, seguindo liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), retomará a partir deste domingo, dia 22, uma das estrelas de sua experiência: o serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional. As opções a bordo serão diversificadas e ajustadas conforme o horário do voo, com diferentes cardápios para operações que decolam de manhã, de tarde e de noite.

De acordo com a nota oficial, além da retomada do serviço de bordo, a Azul também voltou recentemente a oferecer atividades infantis no Espaço Kids e a possibilidade do uso dos chuveiros no Lounge Azul, ambos na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A flexibilização das restrições sanitárias determinadas pela Anvisa passa a permitir esses serviços, porém, a obrigatoriedade do uso de máscaras nos voos se mantem. “Graças à ampla cobertura vacinal e à diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, podemos celebrar a volta à normalidade de nossos serviços.

“Estávamos ansiosos para poder retomar nosso tradicional e tão querido serviço de bordo, uma marca inigualável da Experiência Azul, e a que nossos Clientes tanto sentiam falta. Implementaremos as medidas já a partir do dia 22, tornando a jornada de cada Cliente única e especial”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, em nota oficial enviada por e-mail à redação do DIÁRIO. (Com informações do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

LIBEROU GERAL 2 – O Senado Federal aprovou, na terça-feira dia 17 de maio, a Medida Provisória (MP) que flexibiliza regras para o setor aéreo, conhecida como “MP do Voo Simples”. O texto prevê a gratuidade no despacho de bagagens de até 23 quilos em voos nacionais, e de 30 quilos em viagens internacionais. A proposta também simplifica o licenciamento das aeronaves, facilita a criação de novas companhias aéreas, democratiza o espaço aéreo e prepara o Brasil para acordos internacionais que admitem o chamado céu livre. Por ter sofrido alterações no texto, a matéria volta para a Câmara dos Deputados.

O relator da Medida, senador Carlos Viana (PL-MG), retirou o trecho que tratava das bagagens no texto que apresentou ao plenário. “É importante destacar que a aprovação desta medida pode ter impacto significativo para o setor de transporte aéreo. Foi argumentado – corretamente – que seria um fator que ajudaria a baratear preços das passagens. Então havia a expectativa de que já estaríamos usufruindo hoje dos preços menores,” alegou Viana, na tentativa de retirar a gratuidade do texto. No entanto, o líder do PSD na Casa, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou emenda – que foi aprovada por 53 votos a 16 – para retomar o texto oriundo da Câmara e fazer valer a gratuidade. “Fica bom para os dois lados: essa MP já é um avanço para as companhias aéreas e a bagagem gratuita é o resgate de uma situação de um tratamento diferenciado ao consumidor”, argumentou.

A autorização para cobrança das bagagens despachadas foi oficializada em 2017. As companhias aéreas alegavam, à época, que isso diminuiria o valor das passagens. Nelsinho Trad apresentou dados que apontam que, mesmo com a cobrança das bagagens, o preço da passagem subiu 8% em 2019 e 20% no ano passado. O relator acolheu ainda a sugestão para que a Contribuição Social para o Ensino Profissional Aeronáutico, que hoje possui como destinação o Fundo Aeroviário, mantenha apenas 60% do arrecadado para o Fundo Aeroviário e passe a destinar 40% para o Serviço Social do Transporte – SEST e para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT.

Nesse sentido, a emenda estima que deixarão de ser arrecadados para o Fundo Aeroviário R$ 327.497.642,85 nos quatro exercícios financeiros seguintes. Em contrapartida, serão reduzidas despesas no montante de R$ 69.286.727,07. “Logo, o impacto orçamentário-financeiro previsto, subtraindo as despesas previstas, é de R$ 258.210.915,78. Tal impacto orçamentário será compensado com o repasse de 3% (três por cento) dos valores devidos como contrapartida à União em razão das outorgas de infraestrutura aeroportuária”, disse Carlos Viana no relatório. (Com informações da Agência Senado e repercussão do portal CNN Brasil Business – www.cnnbrasil.com.br/business).

MAIS …

VISITA TÉCNICA – Os Secretários Municipais de Turismo e Eventos, Pedro Brandão, e de Esportes, Thiago Santana, realizaram visita técnica a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, onde foram recebidos pelos gestores Mustafá Dias (Secretário Executivo de Promoção Turística e Relacionamento com o Trade), Bráulio Moura (Gerente de Inovação e Roteiros Turísticos) e Sara Oliveira (Gestora de Promoção Turística e Relacionamento com o Trade). Durante a visita os dois representantes da gestão municipal de Arcoverde conheceram ações exitosas da pasta de turismo da capital pernambucana, especialmente projetos de roteirização com destaque para os segmentos culturais, esportivos, de aventura e lazer, além de planejamento de marketing turístico e turismo criativo, nicho onde, aliás, o Recife se destaca a nível nacional.

Um dos destaques da visita, foi apresentado pelo Gerente de Inovação e Roteiros Turísticos, Bráulio Moura, que fez um relato da experiência do exitoso Projeto “Olha! Recife”, um programa de Sensibilização Turística da Setur-Recife que consiste em levar à sociedade uma nova oportunidade de lazer, agregada a oportunidade de obter um novo olhar sobre a cidade, com base em objetivos como: elevar o sentimento de pertencimento da sociedade e autoestima, promover novas ideias e posturas sociais de valorização das tradições socioculturais e da vocação turística do Recife. Na oportunidade, Bráulio destacou também a importância da atividade turística no Recife como fator de sustentabilidade econômica, defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural. Os passeios do “Olha! Recife”, de forma inovadora e criativa, podem ser realizados de ônibus, no rio através do catamarã, de bike e também a pé, propiciando visitas aos principais atrativos de turismo cultural, histórico, artístico e natural da cidade considerada a capital turística do Nordeste do Brasil.

Para Pedro Brandão a visita foi muito produtiva à medida que os gestores não “economizaram” em fornecer informações e sugestões detalhadas e com conteúdo técnico de altíssimo nível. “Ficamos felizes e agradecidos, eu e Thiago, pela maneira gentil e humana como fomos acolhidos por Mustafá, Bráulio e Sara, que abriram as portas da Setur Recife para que pudemos conhecer detalhes desse trabalho tão profissional, inovador, tecnológico e criativo que realizam no desenvolvimento da atividade turística em Recife. São verdadeiros experts no segmento e, com certeza, saímos de lá com um vasto cabedal de conhecimentos que vamos pôr em pratica em nossas respectivas pastas. Só temos a agradecer por tão honroso acolhimento, pela simpatia e pala disponibilidade”, pontuou o Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde. (Com informações da SETUR Arcoverde-PE).

FUNCULTURA-GERAL – Estão abertas, desde o dia 16 de maio (segunda-feira), as inscrições para o Funcultura-Geral, promovido pelo governo de Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), os interessados têm até o dia 17 de junho para se cadastrar, pela internet. Este ano, o edital disponibiliza R$ 15,6 milhões com o objetivo de incentivar as manifestações culturais no estado. Ainda de acordo com o governo, serão selecionados projetos culturais nas seguintes áreas: Artes integradas; Artes visuais; Circo; Cultura popular e tradicional; Dança; Design e moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Ópera; Patrimônio; Teatro; Formação e capacitação (por área/linguagem cultural específica) e Pesquisa Cultural (também por área/linguagem cultural específica).

Segundo o estado, o conjunto de editais permite o incremento da cultura, com geração de empregos e renda, bem como capacitação profissional. Em 2021, de acordo com o estado, foram aprovados 245 projetos em todas as linguagens oferecidas pelos editais.
O resultado do ano anterior do edital apresentou uma taxa recorde de regionalização, com 35 (14,3%) projetos aprovados da Zona da Mata, 26 (13,5%) do Agreste e 49 (20%) projetos do Sertão. O governo disse, ainda, que mais da metade, 54,3% (133), dos projetos aprovados, partiu de pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) e 63,3% (155) por pessoas identificadas pelo gênero feminino. O percentual de projetos aprovados com ações de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência chega a 98%.

EDITAIS: Outros três editais do Funcultura foram lançados este ano, mas tiveram suas inscrições encerradas: o Funcultura Microprojeto Cultural 2022, com R$ 640 mil; O 16º Funcultura Audiovisual, com R$ 9,2 milhões; e o 6º Funcultura Música, com R$ 4,1 milhões para as produções culturais. Os editais de 2022 contemplam o formato presencial, virtual e híbrido. Para demais informações o produtor poderá entrar em contato com o Setor de Atendimento do Funcultura, por meio do e-mail: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br. (Com informações do G1.Globo – www.g1.globo.com/pe/pernambuco).

ALTO CUSTO – A quase totalidade dos brasileiros já ouviu falar de pelo menos um parque natural, ainda assim, apenas 66% já visitaram de fato algum deles. Os dados são do estudo “Parques do Brasil – Percepções da População 2022”, produzido pelo Instituto Semeia e publicado esta semana. O levantamento mostra também que os principais obstáculos para visitação de parques são o alto custo da viagem, a distância e a falta de informações disponíveis sobre o local. A pesquisa, já em sua terceira edição, realizou 1.541 entrevistas com pessoas de dez regiões metropolitanas do Brasil. As entrevistas, realizadas durante julho de 2021, mostram também os impactos das restrições da pandemia na diminuição das idas a parques naturais por visitantes regulares e o ganho de espaço dos parques urbanos como áreas para caminhar, encontrar amigos e passear.

Entre os principais motivos que levam as pessoas a conhecer parques naturais estão o apreço pelo contato com a natureza, mostrar a natureza para os filhos e conhecer algum atrativo específico famoso, como uma cachoeira ou mirante. Quase um quinto dos entrevistados responderam ainda que aproveitaram uma viagem nas redondezas do parque para realizar a visita. De acordo com o levantamento, os parques mais famosos – aqueles reconhecidos por mais de 50% da população – são o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia (foto); o Parque Estadual da Serra da Cantareira, em São Paulo; e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, território que pertence ao governo de Pernambuco. O Parque Nacional da Tijuca, apesar de ser o mais visitado do país, foi reconhecido por apenas 43% dos entrevistados. Já entre os parques urbanos, o mais lembrado pelos entrevistados foi o Parque Ibirapuera, em São Paulo. (Com Informações do Portal do Jornal Ambiental O Eco – www.oeco.org.br).

SAINDO DO FORNO …

MAIS UMA ATRAÇÃO DO PROGRAMA BORA PERNAMBUCAR

Com o Tema: A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS DE FAMILIARIZAÇÃO PARA DIVULGAR OS DESTINOS TURÍSTICOS, o Programa Bora Pernambucar da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), volta à cena na próxima terça-feira (24/05), a partir das 14h30, com mais um dos seus famosos Famtours Virtuais. O encontro, ainda seguindo a estratégia dos anteriores, acontece de forma virtual através do Google Meet e o link será enviando por e-mail após a inscrição, que pode ser realizada até momentos antes do evento, através do link: https://forms.gle/3YskxRngfeXNtFN89.
“Depois de um ano organizando roteiros e apresentando famtours virtuais, chegou a hora de convidar a imprensa para divulgá-los. Para isso, teremos um encontro com Janaína Lima, Diretora de Imprensa da Secretaria de Turismo e Lazer do Governo de Pernambuco que dará todas as orientações”, enfatiza Graça Novaes, Assessora Especial da SETUR-PE e Coordenadora do Programa Bora Pernambucar.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …

“O nosso trabalho é elevar o turismo além do patamar anterior ao da pandemia, e estamos no caminho certo para que 2022 seja o ano do turismo brasileiro, com mais emprego, renda e desenvolvimento para os nossos trabalhadores e experiências incríveis para os nossos visitantes” (Do Ministro do Turismo do Brasil, o pernambucano Carlos Britto, comemorando a movimentação econômica do turismo no mês de março de 2022, que manteve a tendência de aproximação cada vez maior do patamar pré-pandemia).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
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