Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 22 de Setembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 61 – Ano II – Sábado, 14 de maio de 2022.

ARCOVERDE ANUNCIA SEU SÃO JOÃO DE 2022…
VAI COMEÇAR A FESTA QUE POSSUI O “MAIOR CICLO JUNINO DO MUNDO”.

Nesta sexta-feira (13/05) a Prefeitura de Arcoverde realizou o evento público que marcou o lançamento oficial da estrutura, tema, novidades e atrações artísticas e culturais da versão 2022 da festa junina que é considerada uma das melhores, mais criativas e multiculturais do Nordeste, realizada no segundo maior polo junino de Pernambuco. A Praça Winston Siqueira, no centro de Arcoverde, foi o local escolhido para o evento que recebeu uma boa estrutura de acolhimento ao excelente público que lá compareceu – aproximadamente 5 mil pessoas marcaram presença e vibraram à medida que nomes de artistas e grupos locais, regionais e nacionais eram divulgados. E, de forma inédita, este ano, depois de dois anos sem realização da maior festa de Arcoverde devido a pandemia da covid-19, coube ao Prefeito Wellington Maciel o protagonismo de fazer a divulgação das principais atrações do Polo Multicultural (central), missão que realizou muito bem na companhia da primeira-dama e presidente do Comitê Gestor de Eventos (CGE), Rejane Maciel, e dos secretários responsáveis pela organização do São João 2022 – Pedro Brandão (Turismo e Eventos) e Juliana Aguar (Cultura).


Com o tema “Teatro, História e Tradição na Melhor Festa de São João”, a versão de 2022, programada para o período de 17 a 22 de junho, mantém os tradicionais 10 (dez) polos de animação: Polo Multicultural (Central), Polo Alto do Cruzeiro (Lula Calixto), Polo das Artes (Henry Pereira), Polo Pé de Serra ou Polo do Sesc (João Silva), Polo de Música Alternativo (Rubens Pastor), Polo da Poesia (Eliseu Pereira), Polo Vila Cenográfica (Noé Nunes Ferras), Polo da Estação (Estação da Cultura), Polo Gastronômico (Maria Lucila Gomes – Doca) e Polo de Diversão (Mestre Luiz Preto). Também foi mantida a homenagem que seria prestada no São João de 2020 (que não aconteceu devido a pandemia) ao teatro popular de Arcoverde e sua trajetória histórica dos anos 70, 80 e 90, através da marcante atuação do MCA (Movimento Cultural de Arcoverde) e de artistas e produtores talentosos, abnegados e altruístas a exemplo dos saudosos Geraldo Barros e Henry Pereira e dos que ainda estão por aqui pra contar histórias: Miro Carvalho, Paulo Lima, Romualdo Freitas, Joselito Arcanjo e Pedro Gilberto. Porém, além da manutenção da justa homenagem ao teatro popular e alguns de seus personagens mais emblemáticos, a versão deste ano inova quando leva a festa à zona rural da cidade, através da criação de novos polos e/ou pontos de animação e, também, da vinda da “carreta do Sesc” que proporcionará festa e animação à região rural da cidade. Destaque ainda para a grade de atrações do Polo Multicultural que, sem dúvida é uma das mais fortes e representativas dos últimos anos.

MAIOR CICLO JUNINO DO MUNDO – Alguns grandes polos juninos do nordeste, a exemplo da Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), dentre outros poucos, costumam “brigar” pelo protagonismo de realizarem as “maiores festas juninas do Brasil e até do mundo”. Esses polos citados, costumam ou costumavam realizar eventos com aproximadamente 30 dias, utilizando todo o mês de junho praticamente com “função” todo dia. Porém, de alguns anos pra cá, passaram a não realizar “funções” todos os dias mas, em verdade, em alguns dias dentro do mês. É o caso de Caruaru que, geralmente, inicia seu ciclo nos primeiros dias do mês de junho, prosseguindo até o final do mês. Todavia, costuma realizar os eventos inicialmente aos sábados e domingos, ampliando-os à medida que se aproxima o período mais tradicional da festa – entre os dias 23 e 29. No final, contabiliza uma média de 17 funções dentro dos 30 dias anunciados para a realização da festa. Já Campina Grande é mais generosa e costuma utilizar os 30 dias, “fechando” os polos apenas às segundas feiras. No final chega a realizar, em média, 26 funções no contexto dos 30 dias anunciados para a festa.

Tomando esses dois grandes polos juninos como parâmetro, poderíamos ousar em “afirmar” que o ciclo junino de Arcoverde – a eterna Capital do São João – seria o maior entre todos, pela extensão do tempo, ou seja, de aproximadamente 60 dias. Vamos aos fatos: o ciclo junino de Arcoverde tem início com a centenária festa em homenagem à SANTO ANTÔNIO, no povoado de Ipojuca (área rural a nordeste da sede, distante 18 km do centro do município), basicamente entre 03 e 13 de junho, este ano realizado a sua 107ª edição. Essa festa junina possui grupos de forró pé de serra, apresentação de poetas populares (declamadores, repentistas, aboiadores e emboladores), pegas de boi, tributos aos vaqueiros e a tradição dos novenários em louvor à Santo Antônio. Trata-se de uma típica festa onde se destaca o bucolismo e onde se mantem a tradição da bandeira e dos “noiteiros” (famílias e/ou pessoas que se encarregam de contribuir financeiramente e organizar as noitadas das novenas em homenagem à festa), fatores que chamam a atenção dos moradores da sede do município e de turistas e visitantes.

Passado o período de homenagens à Santo Antônio, Arcoverde inicia o ciclo de tributos à SÃO JOÃO e SÃO PEDRO com a realização da sua festa maior, este ano entre 17 e 28 de junho. E quando chega julho, as atenções se voltam para a Festa do Agricultor de Caraíbas (povoação rural a sudoeste da sede do município, distante aproximadamente 14 km da sede e berço do tradicional Reisado de Caraíbas), que este ano realiza sua 47ª edição no final do mês (entre 26 e 31) em homenagem à SANT’ANA (que tem o dia celebrado em 26/07, juntamente com o agricultor cujo dia cai em 28/07), com atrações no melhor estilo forró pé de serra, samba de coco, grupos de reisado; gastronomia típica junina e manifestações religiosas em louvor à Sant’Ana.

Portanto, sem “exagero” (que “não é pratica típica do povo de Arcoverde”), se levarmos em consideração o período que compreende a realização dos eventos – que nesta matéria denominamos de “ciclo junino” – e não os dias de funções efetivamente realizadas, então é possível “afirmar” que Arcoverde, em comparação com polos que se autoproclamaram de “maiores do Brasil e do mundo”, poderia chamar para si a “responsabilidade” de realizar o “maior ciclo junino do Brasil” e, quiçá, “do mundo”.

EM 2022 TEM FESTA NO INTERIOR – Seguindo o que estabelece o plano de governo do Prefeito Wellington Maciel de, a exemplo da sede do município, também priorizar e dar a devida atenção aos moradores da zona rural de Arcoverde, na última sexta-feira dia 06 de maio, uma equipe de gestores da Prefeitura composta por Pedro Brandão (Secretário de Turismo e Eventos), Kelsen Ferreira (Secretário de Agricultura), Juliana Aguiar (Secretária de Cultura) e Antônio Gibson (Secretário de desenvolvimento Econômico), marcou presença no Povoado de Caraíbas – berço do histórico e emblemático Reisado de Caraíbas – com o intuito de discutir, com representantes da comunidade local, o planejamento da estrutura e logística da festa junina de 2022.

E de acordo com o novo conceito da festa junina de Arcoverde para este ano – a primeira da gestão Wellington Maciel (a edição de 2021 não aconteceu, como também a de 2020, face aos efeitos da pandemia da covid-19), e cujo planejamento e execução está a cargo do Comitê Gestor de Eventos, presidido pela primeira-dama Rejane Maciel -, a zona rural passa a ter protagonismo e a receber polos e/ou pontos de animação cujas datas estão sendo discutidas junto às lideranças das comunidades, de forma democrática e participativa.

Durante os encontros, a exemplo deste primeiro de Caraíbas, além de apresentar as boas novas, a equipe da Prefeitura colhe sugestões e ouve opiniões da comunidade, com relação a estrutura, atrações artísticas, dentre outras. “Estamos realizando um trabalho de inclusão social e, seguindo orientação do nosso Prefeito Wellington Maciel, levando a gestão para mais próximo dos arcoverdenses da zona rural, inclusive, compartilhando com eles e estendendo-lhes a programação do melhor São João do Nordeste, através da criação de novos pontos de animação e também através da carreta do Sesc, uma novidade do evento junino deste ano”, enfatizou o Secretário de Turismo e Eventos Pedro Brandão.

HOTELARIA DE ARCOVERDE EM DESTAQUE – A Secretaria de Turismo e Eventos de Arcoverde, em consonância com seu Plano de Ação para 2022, está programando para o próximo dia 02 de junho (quinta-feira), a partir das 15 hs, um encontro do Programa Bora Pernambucar (exitosa iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer – SETUR e Empresa de Turismo de Pernambuco – EMPETUR) com o segmento de hotelaria de Arcoverde, tendo como objetivo a troca de informações e experiências que possam otimizar as boas práticas e relações entre o equipamento e o público consumidor, abrindo novas perspectivas e ampliando as oportunidades de crescimento profissional e empresarial do setor em Arcoverde, principalmente, quando o período junino se aproxima.
O encontro está sendo planejado para acontecer de forma hibrida, presencial e remoto, com o tema: PROMOVENDO UMA EXPERIÊNCIA EXITODA DE HOSPEDAGEM. A coordenação desse encontro será de Ceci Amorim, formada em publicidade, Mestre em Administração e Comunicação Rural e que há anos faz parte do conceituado e respeitado corpo técnico da EMPETUR, inclusive, integrando atualmente a equipe de Coordenação do Bora Pernambucar.

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos iniciará o processo de articulação para a participação dos integrantes (proprietários e gestores) do segmento de hotelaria do trade turístico de Arcoverde, inclusive, informando toda a logística do encontro que será presencial em local a ser brevemente comunicado e também remoto através de link de acesso ao Google Meet.

MAIS …

ECLIPSE LUNAR – A partir de 00h da madrugada de domingo para segunda-feira, dia 16 de maio, a Associação Astronômica de Arcoverde (AAA), com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, vai proporcionar no Morro Santa Cruz, localizado no Cruzeiro Novo, a contemplação do Eclipse Lunar Total. Na ocasião, o público que se fizer presente terá à disposição vários telescópios e instrutores da AAA, para propiciar uma excelente visualização desse grande fenômeno da natureza. Diante do fato, os interessados em participar desse atrativo de turismo astronômico e de contemplação, poderá acessar a AAA pelo direct do instragram (@aaarcoverdeoficial) e obter maiores informações.


A Associação Astronômica de Arcoverde (AAA) surgiu com o intuito de divulgar a ciência da astronomia de 𝐀𝐫𝐜𝐨𝐯𝐞𝐫𝐝𝐞, 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐚 𝐂𝐚𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐀𝐬𝐭𝐫𝐨𝐧ô𝐦𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐨 𝐍𝐨𝐫𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞, que também foi eleita pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro, como uma das dez melhores cidades do país para a observação astronômica. A 𝐀𝐀𝐀 atua promovendo eventos como observação da Lua, Planetas, Estrelas, Galáxias, Cometas, Asteroides, entres outros fenômenos, através de telescópios. Além da observação em campo, a associação instrui o público sobre manuseio de equipamentos astronômicos e faz exposição de meteoritos, além de praticar e incentivar a astrofotografia. (Com informações da Assessoria de comunicação da AAA).

COMPARTILHANDO O SUCESSO NO TURISMO – A mais recente ação exitosa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) – a aprovação da permanência de Arcoverde no Mapa do Turismo Brasileiro (MTB), destaque do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo do Brasil (MTur) – motivou a visita da equipe da Setur Arcoverde, capitaneada pelo Secretário Pedro Brandão, ao Prefeito Wellington Maciel, oportunidade em que lhe foi entregue uma réplica do certificado que comprova o registro de Arcoverde no sistema de informação do MTB – o SISMapa. Nesta atualização referente ao ano de 2021 e válida até 2023, o município de Arcoverde foi classificado entre os 12 municípios de categorização B dentre os 85 selecionados para as 15 regiões turísticas de Pernambuco. E essa categorização é importante e merece destaque, pois apenas 2 municípios pernambucanos foram inseridos na categoria A – Recife (Capital do Estado) e Ipojuca (Praia de Porto de Galinhas).

Dentre os critérios obrigatórios para que Arcoverde se mantivesse ativo na região turística do Mapa do Turismo Brasileiro, estavam a comprovação da existência de um órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo com desempenho comprovadamente efetivo, eficiente e eficaz; possuir dotação orçamentária específica destinada ao turismo e demonstrar a presença de prestadores de serviços turísticos (hotéis, restaurantes, agências de viagens e outros) devidamente cadastrados, ativos e regulares no sistema Cadastur do Ministério do Turismo, dentre outros. Todos devidamente atendidos sem restrições e/ou ressalvas.

Durante a visita e a homenagem ao Prefeito Wellington Maciel, o Secretário de Turismo e Eventos Pedro Brandão, agradeceu o decisivo apoio do Prefeito e o incentivo que a sua gestão vem dando à atividade turística do município, não apenas oferecendo as condições para que Arcoverde permanecesse do Mapa do Turismo Brasileiro e, de forma especial, numa categoria de destaque, mas, sobretudo, elegendo o turismo como uma política pública prioritária e, inclusive, liberando recursos para que vários projetos e programas na área sejam implementados.

Além do Secretário Pedro Brandão, participaram da homenagem ao Prefeito o Supervisor de Eventos da Setur, Rafael Patrício, o Consultor em Gestão de Turismo, Albérico Pacheco, Supervisor Administrativo do Centro de Gastronomia e Artesanato, José Ivan Lagatão, além dos colaboradores da Setur Arcoverde – Daniela Soares, Matheus Porto e Caíque Henrique.

O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas, que reúne municípios com real vocação turística e que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, dentre outras atividades. Neste processo de atualização e/ou inserção de municípios ao MTB, com base em 2021 e com validade até 2023, a plataforma SISMapa selecionou em todo o pais 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas. Em Pernambuco foram selecionados 85 municípios para 15 regiões turísticas.

GRAVATÁ COFFEE FESTIVAL – O empresário e produtor de eventos Rildo Feitosa – que já foi Secretário de Turismo de Gravatá e Presidente da ASTUR-PE (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco) e que atualmente é Diretor de Turismo e Cultura do Instituto Asa Branca – anunciando a realização entre 24 e 28 de maio deste ano, do evento Gravatá Coffee Festival, que acontece na sede do Instituto, às margens da BR 232 no município de Gravatá-PE. O festival contará com uma vasta programação dentre elas exposições, comercialização e degustação de cafés especiais produzidos em Pernambuco e no Brasil, além de palestras, oficinas e cursos de novos baristas.

“Já estão confirmados na abertura a presença de Romoaldo de Souza, dos renomados baristas Lidiane Santos e Alan Cavalcante e do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, o escritor Antônio Campos”, enfatiza Rildo. “Após o dia 28/05 o evento continua até o dia 25 de junho, só que apenas nos estabelecimentos participantes do festival pois os mesmos estarão oferecendo cafés, drinks, sobremesas ou algum prato tendo como ingrediente um café especial”, finaliza Rildo Feitosa.

O Instituto Asa Branca é uma entidade sem fins lucrativos e foi fundado em 2007 por Francisca Januário popularmente conhecida como “Chiquinha Gonzaga” à primeira mulher no Brasil a tocar uma sanfona de 08 baixos, irmã do saudoso Luiz Gonzaga rei do baião.

SAINDO DO FORNO…

HOTEL BRASILEIRO ELEITO O MAIS ROMÂNTICO DO MUNDO

O hotel mais romântico do mundo está no Brasil! É o que afirma a edição deste ano da premiação internacional “TripAdvisor Travellers’ Choice Awards”, que trouxe o Hotel Valle D’Incanto, localizado em Gramado (RS), no topo da lista dos preferidos pelos casais. O ranking do site TripAdvisor ainda apontou a hospedagem L.A.H. Hostellerie, em Campos do Jordão (SP), entre as 15 mais bem avaliadas pelos turistas em categorias como localização, limpeza, atendimento e custo-benefício. Outros meios de hospedagens do país também receberam reconhecimento internacional, caso do Colline de France, também de Gramado (RS), que foi eleito o segundo melhor hotel do mundo. Quem também ficou em segundo lugar, mas na categoria “Hotéis Novos e Badalados” foi o Sítio Carroção, de Tatuí (SP). Este último recebeu avaliações positivas pela sua infraestrutura, atendimento personalizado e um número de atrações superiores aos maiores resorts do mundo. Segundo o site, é o destino perfeito para, com segurança e dentro das recomendações de saúde, “curtir ótimos momentos em família”.

E por falar em família, o Brasil ainda recebeu boas avaliações na categoria “Hotéis para Família”, tendo o Santa Clara Eco Resorts, em Dourados (MS), o Recanto Alvorada Eco Resort, em Torrinha (SP), e o resort Salinas de Maragogi (AL), figurando no ranking. Este último, ainda apareceu na lista dos melhores resorts do mundo, sendo recomendado o melhor resort do Brasil para a família. O Brasil ainda foi bem avaliado nas categorias: Pousadas, principais acomodações nas montanhas e hotéis fora do comum. No primeiro, três pousadas ganharam a preferência dos turistas: Quarto Crescente, em Trancoso (BA); Gaia Viva, em Igaratá (SP) e a Casa da Ilha do Mel, no Paraná. No segundo, o hotel Vila Kebaya, de Ilha Bela (SP), apareceu entre os 25 mais. Por fim, a Pousada Villa D’Amore, em Monte Verde (MG), e a Vila Kalango, em Jericoacoara (CE), foram eleitas entre àquelas consideradas “fora do comum”.


PREMIAÇÃO – No início do ano, sete destinos brasileiros foram eleitos entre os melhores do mundo pela premiação. Os atrativos nacionais constavam em quatro categorias, com destaque para Natal (RN) e Paraty (RJ), que apareceram na lista de destinos em alta para 2022 e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que despontou com um dos principais locais para quem procura opções ao ar livre. Já São Paulo (SP) foi eleita uma das dez melhores cidades do mundo para quem ama gastronomia e o Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SC) e Campos do Jordão (SP) para quem prefere destinos de sol. O Brasil já havia se destacado também no ranking das melhores praias do mundo. Com lugar cativo no prêmio Travelers´ Choice, os destinos Baia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), e a Baia dos Golfinhos, na Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), figuraram novamente na lista ocupando o 7º e o 9º lugar, respectivamente. A Quarta Praia, em Morro de São Paulo (BA), estreou no ranking de 2022 com destaque, aparecendo na 4ª posição. (Por Victor Maciel da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS…

“Estamos realizando um trabalho de inclusão social e, seguindo orientação do nosso Prefeito Wellington Maciel, levando a gestão para mais próximo dos arcoverdenses da zona rural, inclusive, compartilhando com eles e estendendo-lhes a programação do melhor São João do Nordeste, através da criação de novos pontos de animação e também através da carreta do Sesc, uma novidade do evento junino deste ano” (De Pedro Brandão, Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, comentando sobre a novidade da edição do São João deste ano, estendendo a programação dos festejos à zona rural do município).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo