Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Domingo, dia 22 de Setembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 58 – Ano II – Sábado, 23 de abril de 2022.

O MAIOR EVENTO DE TURISMO RELIGIOSO DE PERNAMBUCO ACONTECE EM ARCOVERDE: A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA!

Teve início nesta quinta-feira (21) e segue até amanhã (domingo), dia 24 de abril, a Festa da Divina Misericórdia, principal evento de turismo religioso de Pernambuco e um dos maiores e mais prestigiados do Nordeste, que pelo 18º ano (16º de forma presencial, pois nos anos mais graves da pandemia da covid-19, 2020 e 2021, foi realizada no formato online) acontece no Santuário da Divina Misericórdia localizado em Serra das Varas, zona rural sudeste do município de Arcoverde, cujo acesso pela BR 232 é de aproximadamente 12 km do centro da cidade, com entrada à direita onde se acessa uma estrada vicinal de aproximadamente 5 km com uma parte devidamente pavimentada em paralelepípedos. Pra quem vem do Recife a entrada fica no km 248 da BR 232, com entrada à esquerda. A festa, segundo o Padre Adilson Carlos Simões – fundador e líder espiritual do Santuário -, trata-se de uma celebração litúrgica e, vivenciá-la, é acolher o próprio pedido de Jesus a Santa Faustina: “A Festa da Misericórdia saiu das Minhas entranhas. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da Minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina, nº 699). E a instituição desse período para celebração da Festa da Misericórdia se deu no ano 2000 pelo então Papa e atualmente São João Paulo II.

Desde a quinta-feira (21) uma vasta e diversificada programação religiosa vem sendo realizada e, segundo informações da reportagem do Jornal Portal do Sertão a esta coluna, com boa participação popular o que nos leva a crer que, ao termino da mesma neste domingo (24), se terá atingido o público estimado de 40 mil pessoas durante o período de celebração. Na quinta, a programação denominada de “Missão Agnus Dei – Dia dedicado aos Movimentos Marianos”, teve início às 06h com Alvorada Festiva, ofício da Imaculada Conceição e Santa Missa pela saúde e cura dos enfermos. Às 08h aconteceu a Recepção às Romarias e o prosseguimento da programação que teve Pregação “Eucaristia, Esplendor da Igreja” com Pe. Adilson – Entrada Solene do Santíssimo, Adoração e Bênção Eucarística; Celebração da Santa Missa Motivação/Louvor; Terço da Misericórdia – Súplicas pela Paz do Mundo e Santificação das Famílias; Benção do Santíssimo Sacramento – Despedida das Romarias; Santa Missa e Vigília Eucarística. Ontem, sexta-feira, com o “Dia dedicado ao Jovens”, a programação também teve início as 06h com ofício da Imaculada e Santa Missa pela santificação da Juventude. Na sequência, a partir das 08h, aconteceu a Recepção às Caravanas; Pregação “Eucaristia, Deus Conosco” – Adoração, Testemunhos; Santa Missa; Recepção aos Jovens com Pregação: “Jovens, sede santos!”; Recitação do Terço da Misericórdia; Adoração ao Santíssimo Sacramento e Show com os Missionários Shalom – Benção do Santíssimo Sacramento.

Para este sábado, dia 23, “Dia dedicado às crianças e comunidades rurais”, a programação teve início às 06h com ofício da Imaculada e Santa Missa pela santificação das Crianças e segue até às 20h, a saber: 08h – Recepção às Crianças Animação | Brincadeiras | Louvor; 09h – Historinhas: “Era uma Vez”; 10h – Intervalo; 11h – Celebração da Palavra para as Crianças – Encerramento do Encontro com as Crianças; 11h – Santa Missa no Santuário para os Romeiros; Intervalo para o almoço; 14h – Reencontro – Animação e louvor; 15h – Terço da Misericórdia – Benção do Santíssimo Sacramento – Encerramento; 19h – Santa Missa para as Comunidades Rurais; 20h – Quermesse e Música Ao Vivo – Enceramento. E amanhã, domingo dia 24, acontece a culminância da Festa da Misericórdia com o tema “Misericórdia Divina, humano amor de Deus”. A programação do último dia da festa tem início às 05h com Alvorada Festiva, ofício da Imaculada Conceição e Santa Missa para voluntários, comunidade, servos, trabalhadores e romeiros madrugueiros. Às 08h será realizada a Abertura Solene da Festa com Animação e Louvor; 09h – Entrada Solene do Santíssimo Sacramento – Oração de Cura e Libertação; 10h – Intervalo; 11h – Santa Missa; Intervalo para o almoço; 14h – Reencontro – Animação, Louvor e Testemunhos – Procissão da Santa Cruz e dos Ícones e Imagens de Jesus Misericordioso; 15h – Terço da Misericórdia cantado; 16h – Solene Procissão Eucarística – Bênção do Santíssimo Sacramento – Envio Missionário/Encerramento.

E tudo começou num passado não muito distante, no início dos anos 2000, numa capelinha (foto) do incipiente ajuntamento de casas do Sítio Mocó situado na zona rural a sudeste de Arcoverde denominada de Serra das Varas. Foi exatamente neste local que o Padre Adilson recebeu a missão divina de construir um santuário dedicado à misericórdia de Deus. Segundo conta o Padre, à época, quando celebrava missa na capela do sítio mocó – como fazia sempre às tardes de domingo -, ouviu uma voz que sussurrou em seu ouvido uma “determinação” para que, exatamente naquele local, fosse construído um santuário. Padre Adilson entendeu que se tratava de uma convocação e de uma nova missão para sua vida sacerdotal. Foi o início da obra!

Ao longo dos anos a Festa da Divina da Misericórdia foi crescendo a atraindo mais pessoas e, desde 2007 – já realizada dentro da estrutura do complexo que forma o santuário -, se transformou num consolidado Centro de Turismo Religioso (CTR), passando a atrair romeiros e visitantes (turistas e excursionistas) de várias regiões do pais e até do exterior. Com média de público de até 40 (quarenta mil pessoas) nos quatro dias de realização do evento (de quinta a domingo), com maior fluxo no domingo (dia da culminância da festa) e consagrada como uma das maiores e mais importantes festas religiosas de Pernambuco e do Nordeste, a Divina Misericórdia realizada em Arcoverde foi incluída na Rota da Fé, no Calendário Oficial de Turismo Religioso de Pernambuco e no Calendário de Eventos de Arcoverde. Afinal, celebrar a Festa da Misericórdia, na Terra da Misericórdia, é ter uma experiência com Jesus Misericordioso. E quem não gostaria de ter essa benção?

O Padre Adilson Carlos Simões é filho da cidade de Alagoinha, região agreste de Pernambuco, onde nasceu em 1949. Com vocação demonstrada desde sua infância, foi ordenado Padre em 1976, sendo logo designado para o serviço pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, Padroeira da cidade de Arcoverde, permanecendo no fiel comando da paróquia por 30 (trinta anos). Durante seu efetivo, eficiente e eficaz pastorado, realizou grandes trabalhos e obras que elevaram o patamar da paróquia no contexto da Diocese de Pesqueira onde, inclusive, atuou como Coordenador Geral da Pastoral Diocesana e Articulador e Formador da Juventude, dentre outras missões que cumpriu com dedicação e plexo êxito. Como pároco ou nas diversas funções exercidas na Diocese, o Padre Adilson foi sempre um Arauto do Evangelho, com especial dedicação aos pobres e aos jovens. E foi exatamente quando ele achou que sua missão como pároco de Matriz de Nossa Senhora do Livramento estava concluída, que, num final de tarde de um domingo, em plena missa numa simples capelinha de um sitio da região rural de Arcoverde que ele recebeu uma nova e desafiadora missão – a de construir, naquele local inóspito, um santuário dedicado à misericórdia de Deus.

Uma história de fé, dedicação e persistência narrada pelo próprio Padre Adilson: “Eu vinha celebrar uma vez por mês na capelinha. No dia 13 de maio, quando termino a sagrada comunhão, eu costumo me recolher por alguns instantes. E eu ouvi alguém que me determinava: ‘Quero que se construa aqui um santuário dedicado à minha misericórdia’. Levei um susto. Levantei os olhos, só vi a igreja e as pessoas. Fui até o altar para concluir a missa e a voz repetiu as mesmas palavras. No outro dia de manhã fui a Pesqueira falar com o Bispo. Contei-lhe, perguntei se acreditava, ele disse que sim, e eu pedi licença para deixar a paróquia e morar no local. Não deixou. Eu insistia e ele ficou bravo: ‘Eu seria irresponsável como bispo se permitisse. Não tem as mínimas condições’. Nos anos seguintes, eu apenas visitava e orava pedindo um sinal. Em 2007, o novo bispo permitiu vir e eu cheguei de táxi com uma marmita para começar tudo do zero”.

E começando do zero, porém com ajuda de moradores do local e de pessoas interessadas em apoiar essa importante obra, o santuário foi criando forma até se tornar no que é atualmente, um dos maiores centros religiosos de fé e de milagres erguido em plena caatinga em terras onde o agreste abraça o sertão pernambucano. Para ajudar a obra social e religiosa do Padre Adilson Simões, entre em contato com o site – www.terradamisericordia.com.br, se cadastre e se torne um fiel filho da misericórdia.

GASTRONOMIA – A Associação Comercial de Arcoverde (ACA), está divulgando e promovendo entre os equipamentos de Gastronomia de Arcoverde, MISSÃO EMPRERARIAL de responsabilidade do SEBRAE Caruaru – com apoio da ACIC Caruaru, ACIG Gravatá e Prefeitura de Caruaru -, que levará representantes do segmento de gastronomia a Recife para visita técnica aos equipamentos ILHA DA KOSTA, VICALI e O MELHOR CANTINHO DA CIDADE.


Segundo os organizadores, trata-se de uma imersão em inovação e boas práticas. “As boas práticas em locais onde se preparam/vedem refeições devem abranger questões como a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; assim como o controle do abastecimento de água, a capacitação dos profissionais, etc. Isso não mudou”, segundo esclarecem. E prosseguem: “E com a chegada da pandemia, outras práticas precisaram ser implantadas imediatamente, em especial a redução de custos, o investimento em marketing e envolver muita experiência. Assim, chegou o momento em que não basta fornecer apenas uma comida saborosa, um ambiente limpo e funcionários bem treinados, e preciso avançar”, concluem os organizadores da missão empresarial.


Quem, de Arcoverde, desejar participar dessa Missão Empresarial deverá entrar em contato com a ACA (Senhora Edileuza Feitosa – 87.999914996), pessoalmente ou através do whatsapp, efetuar o pagamento da taxa de R$ 70,00 (setenta reais) e, em seguida, aderir a um grupo de whatsapp provisório (link: https://chat.whatsapp.com/DRjWerN2iiTCM9ZVhboVgG). Os inscritos de Arcoverde deverão se deslocar em condução própria ou compartilhada até Caruaru (sede do Sebrae), local onde partirá o ônibus com os participantes da missão empresarial a Recife. Até o fechamento desta edição da coluna JPS Turismo e Eventos já estavam inscritos quatro equipamentos de gastronomia de Arcoverde.

ELA ESTÁ VOLTANDO – Neste ano de 2022 a CAMINHADA DO FORRÓ completa o seu décimo cortejo pelas ruas de Arcoverde, cidade Portal do Sertão de Pernambuco e que realiza uma das maiores festas juninas do Brasil, sendo considerada a mais criativa e multicultural do Nordeste. Conforme já anunciado no Calendário de Eventos do Município, o cortejo sairá pelas ruas centrais da cidade no dia 19 de junho (domingo) e o COCAR, entidade que promove o evento promete uma programação intensa para comemorar os dez anos de Caminhada. A procissão cultural junina iniciou em 2011 com pouco mais de uma centena de brincantes e na última edição, em 2019, alcançou cerca de trinta mil pessoas, que acompanharam o cortejo de forró, que se mantém como foco de resistência das tradições do ciclo junino do Nordeste.


A Caminhada do Forró ano a ano vem se consolidando como um importante evento cultural e turístico que atrai não só as pessoas de Arcoverde, mas traz público de outras cidades interioranas, além de turistas da Capital, que encontram no evento a oportunidade de brincar o autêntico São João num espaço aberto e em total segurança. Em 2022, a organização inova com a realização de três prévias (dias 10,11 de 18 de junho), também gratuitas, onde ensaios do repertório da Caminhada ocorrerão em dois locais da Zona Rural do Município e um terceiro no Centro Comercial de Arcoverde (CECORA), local em que funciona a feira do Centro e onde surgiu a Caminhada do Forró, a partir de encontros de forrozeiros que eram realizados naquele espaço durante o período junino. O COCAR divulgará em breve mais detalhes dos eventos da Caminhada do Forró de Arcoverde. (Com informações e imagem do Portal do COCAR – www.coletivococar.blogspot.com).

MAIS …

CURTA BOI MARACATU – é o nome do filme que já se encontra disponível, desde a segunda-feira (18/04), nas plataformas digitais (Facebook e Youtube) da Associação Cultural Boi Maracatu (ACBM). O “Curta Boi Maracatu”, traz uma abordagem reflexiva sobre a trajetória do Boi Maracatu desde a sua criação, no ano de 2004 na cidade de Arcoverde – porta de entrada do Sertão de Pernambuco -, até o seu reconhecimento demonstrado através de depoimentos de pessoas que viveram essa trajetória. O Boi Maracatu é antes de tudo uma brincadeira, mais também é uma festa de manifestação popular que se caracteriza como teatro na rua, o chamado “auto popular” ou “auto dramático” do bumba-meu-boi, conforme enfatiza a produção do curta/documentário que é o resultado da contemplação do Edital Criação, Fruição e Difusão 2ª Edição – LAB PE 2021. Ele foi idealizado por Jane Cléa, em parceria com o diretor/roteirista Everaldo Marques (Presidente da Associação Cultural Boi Maracatu e da Liga Cultural de Bois e Similares de Arcoverde). Mateus Manoel atua como co-roteirista e fotógrafo, ficando a captação de imagens a cargo de Rodrigo Silva e edição da CDM Produtora.


O “Curta Boi Maracatu” é um documentário que retrata a manifestação folclórica do bumba-meu-boi de Arcoverde, município de aproximadamente 80.000 mil habitantes e encravado no Sertão do Moxotó, no estado de Pernambuco, distante 252 km de Recife, nordeste do Brasil. A história do Boi Maracatu inicia-se na cidade de Arcoverde, mais especificamente na comunidade da Boa Vista (zona leste da cidade) onde há aproximadamente 18 anos vem sendo desenvolvido trabalhos e intercâmbios em conjunto com as comunidades periféricas. Atualmente o Boi Maracatu é conhecido como uma das principais manifestações da cultura popular e folclórica de Pernambuco sendo o Hexacampeão pernambucano no concurso de agremiação carnavalesca do Recife e hors-concours do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde. O documentário, portanto, retrata a história de personagens reais e suas vivencias como brincantes populares e que compõem a brincadeira e suas formações durante anos em uma caminhada árdua entre alegrias, tristezas, conquistas, vitórias e derrotas. Mostrando as suas participações como brincantes e fãs dessa grande carreira hoje concebida e reconhecida com todos os envolvidos. Durante o decorrer do filme esses depoimentos falam sobre a superação, conquistas, derrotas, preconceitos, inserção, formação e a importância de sua continuação. Ficou interessado? Quer assistir agora o curta? Então acesse: https://youtu.be/lPds5yulbpg. (Com informações da Assessoria de Comunicação da ACBM – Associação Cultural Boi Maracatu).

TURISMO DE ARCOVERDE NO CODOMAR-PE – A Prefeitura de Arcoverde, através dos representantes da Secretaria de Turismo e Eventos – Pedro Brandão (Secretário-Executivo de Turismo e Eventos), Rafael Patrício (Supervisor de Eventos) e Albérico Pacheco (Consultor em Gestão de Turismo) -, se fez presente na reunião sobre estratégias para o desenvolvimento do turismo nos municípios da área de atuação do CODOMAR (Consórcio Intermunicipal Dom Mariano), realizada na cidade de Pesqueira – sede da entidade – na terça-feira dia 12 de abril. Além de Arcoverde, atenderam o chamamento da CODOMAR e enviaram representantes os municípios de Alagoinha, Belo Jardim, Pedra, Poção e Sertânia.


Durante a reunião, coordenada pelo Presidente do Codomar-PE e Prefeito de Poção, Emerson Cordeiro de Vasconcelos, os representantes dos municípios apresentaram uma síntese do potencial turístico dos seus municípios, bem como os desafios a serem superados com a necessidade de capacitações nas áreas de gastronomia, hotelaria e de guias e condutores de turismo, dentre outras. Também durante o encontro foi definida a construção de uma pauta conjunta objetivando o envio de demandas aos órgãos de gestão do turismo a nível estadual e federal. Dentre as sugestões apresentadas, destaque para a de Arcoverde que propôs a unificação dos calendários de eventos dos municípios integrantes do Codomar, inclusive, como fator facilitador para a formação de roteiros turísticos que possam tornar os destinos como local de visitação permanente e não apenas sazonal quando se considera a demanda turística tendo motivação a realização de eventos pontuais de cada município.


Por fim, ficou também acertado que, quando da próxima reunião a ser agendada para breve, cada município irá apresentar um projeto turístico que, segundo o Presidente Emerson Cordeiro de Vasconcelos, fará parte das futuras agendas do CODOMAR junto ao Ministério do Turismo (MTur) e à Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur), juntamente com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).


O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DOM MARIANO foi constituído para defender, ampliar e promover a integração; fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica, jurídica e financeira e melhorar os serviços públicos de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, difusão científica e tecnológica, turismo e desenvolvimento econômico e social dos municípios consorciados. Sua atuação se dá desde seu processo de criação iniciado em 2007 e efetivamente concluído em 2017 já na gestão do atual Bispo Diocesano de Pesqueira, Dom Luiz Ferreira Salles, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Pesqueira e os Prefeitos e Prefeitas dos treze municípios fundadores, a saber: Alagoinha, ARCOVERDE, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.

Compõem a atual diretoria: Presidente – Emerson Cordeiro de Vasconcelos (Prefeito de Poção); Vice-Presidente – Ângelo Ferreira (Prefeito de Sertânia); e como Diretores – Sebastião Leite da Silva Neto (Prefeito interino de Pesqueira); e César Freitas (Prefeito de Sanharó). Já o Conselho Fiscal é composto por Wellington Maciel (Prefeito de Arcoverde); Júnior Vaz (Prefeito da Pedra); e Cátia Rodrigues (Prefeita de Jataúba). (Com informações da Secretaria de Turismo e Eventos – SETUR Arcoverde e foto do Codomar-PE).

E COMO O INVERNO ESTÁ CHEGANDO – É o momento de quem curte o turismo ecológico, de aventura, de clima e de contemplação, além do turismo de lazer, é claro, se programar para conhecer a “Sentinela de Pedra” que é o significado do Aconcágua na língua dos povos nativos. Com seu pico eternamente coberto de neve e suas imensas geleiras, o Aconcágua é conhecido como a maior montanha da América do Sul — mas esse título é pouco para definir sua estatura. E não se trata apenas da maior montanha do hemisfério sul. É também a maior do Ocidente. E, quando se faz as contas, descobre-se que, do alto de seus 6.961 metros de altitude, é nada mais nada menos que o pico mais alto do mundo fora do Himalaia. Com tamanha imponência e beleza, é até curioso que muitos brasileiros não saibam que podem visitar o Parque Provincial de Aconcágua, em Mendoza, na Argentina, depois de partir de uma simples conexão em Buenos Aires — ou de um voo direto saindo de São Paulo. O gigante fica a 180 km de Mendoza, a capital dos amantes do vinho. Quem fica hospedado ali pode escolher entre diversas opções para conhecer a Sentinela de Pedra. Existem passeios que saem de manhã e voltam à noite, para quem quer apreciar a beleza, tirar muitas fotos aos pés do gigante e respirar o ar das montanhas. E, para os mais aventureiros, com alguma experiência em alpinismo, é possível até entrar em uma excursão de escalada, que pode levar de 17 a 21 dias. Antes da pandemia, cerca de 5 mil pessoas por ano se aventuravam a tentar subir o Aconcágua, e desse total cerca de 20% alcançam o cume.

Para viajantes que são mais fãs de paisagens que de aventuras, não é necessário escalar o Aconcágua — apreciar sua impressionante vista já é suficiente. Há diversas outras atrações na região, que tem atraído cada vez mais brasileiros. A cidade de Mendoza tem excelente infraestrutura turística, e em seu entorno há nada mais nada menos que três dos principais vales produtores de vinhos tintos do mundo: o Valle de Uco, o Valle de Cuyo e o Valle de Maipú, que concentram mais de mais de 150 bodegas abertas à visitação. A maioria delas possui também um restaurante, e alguns com altíssima gastronomia, como o Abrasado, da vinícola Los Toneles, especializado em carnes maturadas, que conquistou o primeiro lugar no prêmio Best of Wine Tourism 2022. O Piedra Infinita, instalado na Bodega Zuccardi, eleita três vezes como a melhor vinícola do mundo no World’s Best Vineyards. Além de vinhos e gastronomia, há trekking, passeios de bike, hospedagem em glamping, e uma das melhores estações de esqui do continente, em Las Leñas. Até dia 30 de abril ainda há tempo para visitar o parque chegando aos pés do gigante. Depois disso, as opções são aguardar a abertura da nova temporada, em novembro; ou fazer um tour de alta montanha pela Rota Nacional 7, que liga Mendoza à fonteira com o Chile. O tour permite observar não apenas o Aconcágua mas também os vulcões Tupungato e Tupungatito, o Lago Potrerillos, a Montanha das Sete Cores a Puente del Inca, entre outros cartões postais.

COMO CHEGAR: Mendoza tem voos diretos a partir de São Paulo e de Buenos Aires. Da cidade saem diversos tipos de tours pelo Parque Provincial do Aconcágua, pelos vales vinícolas, pelas atrações de montanha e rumo a Lãs Lenas. ONDE FICAR: Em Mendoza há redes de luxo, como Hart e Sheraton, e hotéis como San Martín, Vilário e NH Mendoza Cordilheira, mas também pousadas, bi & breakfast e hostels como JAC, Windmill e Hostel de Los Artistas. Nos vales vinícolas há opções de todos os tipos, de resorts e spas como o The Vines até campings — e glampings, como na vinícola Alpasión e Domos Uspallata. ONDE COMER: A cidade de Mendoza tem excelentes restaurantes, e os viajantes costumam procurar aqueles ligados às vinícolas, como Bodega Lagarde, Casa El Enemigo, Bodega Susana Balbo, Bodega Riccitelli, Lamadrid entre outras. Mas existe praticamente um em cada bodegas, o que facilita muito a vida de quem faz os passeios pelos vales em busca do Malbec prefeito. (Por Ernesto Bernardes para o Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

SAINDO DO FORNO…

O ADIAMENTO DO 1º SALÃO DE TURISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Saiba os detalhes

A Cooperativa de Produtores e Empreendedores do Turismo e Agronegócio do Submédio São Francisco (Coopemvale) e a Agência de Turismo Rural, Enoturismo, Pedagógico e Criativo de Petrolina (Criatur), entidades responsáveis pela organização do 1º SALÃO DE TURISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO, comunicando o adiamento do evento anteriormente programado para o período de 28 de abril a 1º de maio e que, com o adiamento, passará para o período de 19 a 22 de maio do corrente ano. Segundo os organizadores Gilberto Pires, Luciano Correia, Cyntia Clause e Sérgio Martins a mudança de data não causará nenhuma mudança na programação e na estrutura do evento que deverá contar com aproximadamente 5 mil m², com exposições dos Estados de Pernambuco, Bahia, Piauí e Alagoas além de palestras, workshops, simpósios, festivais, espaço gastronômico, praça de alimentação, praça do vinho, área náutica, artesanatos, rodadas de negócios e capacitações.


“Vamos manter a mesma programação e reforçamos ainda que o Salão de Turismo chegará para promover destinos do Vale do São Francisco e regiões adjacentes, apresentando as potencialidades de regiões rica na cultura, turismo e gastronomia. Como, também, gerando negócios e com certeza será uma grande vitrine turística das cidades expositoras”, destacou o presidente da Coopemvale, um dos organizadores do evento, Sérgio Martins. O Salão contará com a participação da Prefeitura de Petrolina-PE, Prefeitura de Juazeiro-BA, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Governo de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), e mais de 20 prefeituras do Vale do São Francisco e regiões adjacentes. Arcoverde, através da confirmação do Prefeito Wellington Maciel, será um dos 20 municípios presentes a esse importante evento turístico.

O que dizem os especialistas…

“Vamos manter a mesma programação e reforçamos ainda que o Salão de Turismo chegará para promover destinos do Vale do São Francisco e regiões adjacentes, apresentando as potencialidades de regiões rica na cultura, turismo e gastronomia. Como, também, gerando negócios e com certeza será uma grande vitrine turística das cidades expositoras”. (Por Sérgio Martins, presidente da Coopemvale – Cooperativa de Produtores e Empreendedores do Turismo e Agronegócio do Submédio São Francisco – e um dos organizadores do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo