Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 52 – Ano II – Sábado, 05 de março de 2022.
CARNAVAL É PAGINA VIRADA. É HORA DE FOCAR NO SÃO JOÃO!
Pelo segundo ano consecutivo a pandemia da covid-19 não permitiu a realização da maior festa brasileira – o Carnaval. Todavia, indícios de queda nos índices de contaminação – em parte devido ao avanço e a conscientização da importância da vacinação e, em parte, devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias e governamentais – permitem um olhar e um sentimento positivo quanto a possibilidade da realização dos eventos públicos da Semana Santa e, para alegria de todos e alívio de muitos, da festa mais tradicional e esperada do Nordeste brasileiro – o ciclo junino, onde o povo nordestino (e também de algumas outras regiões do Brasil), festeja e rende homenagens à Santo Antônio, São João e São Pedro.
Sobre o assunto, Jornal do Comércio, importante e tradicional veículo de comunicação pernambucano pertencente ao Grupo Empresarial JCPM, publicou matéria (caderno de economia) na sua edição on-line do dia 02 de fevereiro (quarta-feira) sob o título “Turismo aposta no São João”. Segundo o texto, o setor de turismo, e de forma especial o de Pernambuco, que teve significativas perdas com a não realização do carnaval, aposta não apenas no São João (junho), mas também está atendo à Semana Santa (abril) esperando, com a possibilidade da realização desses dois grandes eventos do calendário nacional, o reaquecimento da economia do setor. Todavia, representantes do setor turístico adotam cautela nas previsões, por conta do cenário pandêmico que ainda se mostra presente, mas se mostram confiantes em um maior volume de flexibilização das atividades, apostando, inclusive, que as novas regras – mais abrangentes – divulgadas pelo Governo do Estado na tarde da última terça-feira (01/03), sejam o início de novas medidas de abertura ao longo dos próximos dias, semanas e meses.
Para o Presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos em Pernambuco (Abrape), Waldner Bernardo, em entrevista ao JC, a volta será gradativa, mas ressalta que alguns eventos já estão programados. “A gente imagina sim que ocorra a Semana Santa e o São João. A Semana Santa é uma manifestação pública religiosa, tem o evento turístico da Paixão de Cristo, que já realiza venda de ingressos, mas o São João é uma festa de cunho muito maior e é necessário antecedência na preparação, captação de recursos, não temos precisamente o quanto teremos de São João da ordem pública, mas com a liberação deve acontecer”. Ainda segundo Waldner, no feriado de Tiradentes, em 21 de abril, já estão previstos eventos com camarotes e a realização de festas que foram proibidas no período carnavalesco.
Já para o setor de hotelaria, segundo Eduardo Cavalcanti (foto), Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) – em participação no programa “Debate em Rede” da Radio Jornal Recife -, o setor já está comercializando pacotes visando a Semana Santa e o São João, mas cobra um calendário de eventos para além dessas datas. “A Semana Santa tem histórico de movimentação muito boa por conta do teatro de Fazenda Nova e isso se dá muito por conta do feriado prolongado, mas o que será feriado só saberemos em cima. A hotelaria tenta vender pacotes de Semana Santa, mas sem amarrar a nenhuma festividade. E temos pacotes de São João, o planejamento está sendo feito semanalmente, quinzenalmente, pois tivemos cancelamento de 30% das reservas feitas no Carnaval, pois foi cancelado em cima. Então, não adianta fazer uma previsão grande e não sabemos o que vai caminhar”, disse o Presidente da ABIH-PE.
No interior do Estado, a matéria considera as situações de Petrolina e Arcoverde, no sertão, e de Caruaru e Gravatá, no agreste, cujas atenções também estão voltadas para as festas juninas deste ano e a possibilidade de, com a diminuição das restrições sanitárias, poder realizá-las de forma efetiva. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Jorge Assunção, no São João, cujo período na cidade é de aproximadamente 11 dias, o volume turístico cresce consideravelmente gerando novas oportunidades de trabalho e renda para a população da cidade e da região. “A expectativa é de que a pandemia diminua e os festejos aconteçam, a gente acredita que vai acontecer e começamos preparativos para que possa acontecer”, aposta o secretário. Já a prefeitura de Caruaru, também contatada pela reportagem, informou que vem acompanhando o cenário pandêmico para a tomada de decisões. Porém, num quesito todos são unanimes em destacar a importância da vacinação e a necessidade de capacitação de mão de obra, pois a pandemia fez com que muitos profissionais deixassem a área de eventos a procura de outras oportunidades no mercado de trabalho, fato que também ocorreu em setores do turismo como hotelaria e gastronomia (bares, restaurantes e similares).
COMITÊ GESTOR – Na última semana de fevereiro, o Comitê Gestor de Eventos de Arcoverde (CGE), realizou sua primeira reunião em 2022 sob a presidência da primeira-dama do município, Senhora Rejane Maciel. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultural (Secult) e contou com as presenças de Lídio Maciel (Secretário Municipal de Turismo e Evento) e de Juliana Aguiar (Secretária Municipal de Cultura), além dos seguintes representantes de órgãos municipais ligados à CGE – Pedro Brandão (Secretário-Executivo da Secretaria de Turismo e Eventos), Jaqueline Coelho (Diretora de Urbanismo e Paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente), Sandra Lira (Coordenadora de Cultura da Secult), Rafael Patrício (Coordenador de Eventos da Setur) e Albérico Pacheco (Consultor de Gestão de Turismo da Setur).
A pauta da reunião contemplou os preparativos para o lançamento oficial, no próximo dia 17 de março, do Calendário de Eventos de Arcoverde (a programação será divulgada nos próximos dias), o andamento das ações objetivando a futura inauguração do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Arcoverde e, claro, o planejamento do próximo São João de Arcoverde: previsão do início do ciclo junino, logística, estrutura, tema, atrações e possíveis modelos de processos para captação de patrocinadores, dentre outros.
Segundo a Presidente do CGE, primeira-dama Rejane Maciel, independentemente da pandemia da covid-19 e suas variantes que ainda grassam no Brasil e em nossa região, faz-se necessário iniciar o planejamento dos eventos da cidade e, de forma especial do São João (a principal atração de turismo cultural do calendário), pois, segundo a mesma, “existem fortes indícios de que com o avanço da vacinação e as medidas de controle adotadas até aqui, nos próximos meses, os efeitos da pandemia diminuam consideravelmente e que possamos ter uma situação favorável para o retorno gradual dos eventos públicos. Portanto, se há expectativa de melhora nas condições sanitárias do pais, então que sejamos previdentes para não ter que improvisar em cima da hora”, enfatizou a Presidente do CGE.
E nesse clima de otimismo e esperança no retorno dos eventos públicos para os próximos meses, o CGE já terá nova reunião no próximo dia 09 deste mês (quarta-feira), a partir das 10h, também na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Rua Germano Magalhães, no centro de Arcoverde. (Com informações do site oficial da Prefeitura de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br e arte de Rafael Patrício).
A CASA DO ARTESÃO – Na bela e acolhedora cidade de Arcoverde, porta de entrada do Sertão de Pernambuco, peças do artesanato característico da cultura e tradição local e regional podem ser encontradas no CECORA (Centro Comercial Regional de Arcoverde) e no CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde), todavia, é na CASA DO ARTESÃO DE ARCOVERDE onde são encontradas peças produzidas em palha, biscuit, bonecas de pano, pano de prato, pinturas, terços, crochê, fuxico, velas, peso de porta, trabalho em madeira, trabalhos recicláveis e muitas outras utilidades que, segundo a atual coordenadora do equipamento, Maria Irleide Ramos, têm como foco a valorização da arte e da cultura da região de Arcoverde.
Fundada em 28 de março de 2008 a ideia do projeto, segundo Irleide, surgiu por iniciativa de um grupo de artesãs ligadas à Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde – ACA, que trabalhavam em feiras pequenas e pontuais realizadas na Praça Winston Siqueira (antiga Praça Virginia Guerra, no centro), em outros pontos da cidade e, anualmente, no Polo Temático do São João de Arcoverde. “À época o grupo adotou o nome Casa do Artesão e com o apoio do então Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marco Antônio Pedrosa – considerado o padrinho do referido grupo de artesãs -, se instalou num prédio de sua propriedade (onde atualmente funciona o Banco Itaú), a princípio sem ônus para as artesãs”, explica Irleide. “Diante do sucesso do empreendimento, algum tempo depois o grupo resolveu pagar o aluguel e ali permaneceu por quase um ano até se mudar em definitivo para um imóvel cedido pela Prefeitura à Rua Leonardo Couto, tradicional artéria da cidade e também conhecida ao longo do tempo como Rua Velha”, conclui a coordenadora da Casa do Artesão de Arcoverde.
SERVIÇO:
- CASA DO ARTESÃO DE ARCOVERDE
Endereço: Rua Leonardo Couto, 145 – Centro.
Telefone: (87) 99145-9968 – Instagram: @casaartesaoarcoverde.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
MAIS …
TOP 5 DO NORDESTE – O Guia do Turismo Brasil, um dos mais importantes e completos portais de turismo do pais, lista cinco praias paradisíacas do nordeste para se curtir as férias de verão. Para portal, desde 2019 (primeira divulgação), as praias abaixo citadas mantem-se no ranking devido às suas belezas que são atrativos aos olhos e que lhes asseguram consolidado fluxo turístico na alta estação. Considerando a ordem alfabética dos estados nordestinos, as praias do top 5, são:
- Em ALAGOAS, a PRAIA DE SÃO MIGUEL DOS MILAGES, é um desses raros recantos do litoral brasileiro que continuam praticamente intocados, o município integra a Costa dos Corais, região onde está a segunda maior barreira de corais do mundo, é sem dúvidas, uma das mais lindas do Brasil e fica na rota ecológica de Alagoas. Também em Alagoas e localizada a apenas 18 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro, a PRAIA DO FRANCES, que leva esse nome por conta da exploração de contrabandistas franceses, é reconhecida tanto pela sua exuberante beleza, quanto pela boa infraestrutura. Bastante procurada por surfistas, por oferecer as “melhores ondas” do estado alagoano, o local oferece diversos atrativos, como passeios de barcos e visitação as famosas piscinas naturais do estado.
- JERICOACOARA, no CEARÁ, está longe de ser uma praia comum. O lugar é simplesmente fantástico. Tanto é que, em 1994, o jornal The Washington Post classificou a praia cearense com uma das dez mais bonitas do planeta. Cerca de 20 anos depois, o portal de notícias americano The Huffington Post selecionou Jericoacoara como a quarta melhor praia do mundo. Bem, com tantas recomendações assim, está claro que o lugar não deve ficar de fora de qualquer roteiro turístico. Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza e é uma excelente opção para o Verão.
- A PRAIA DE PORTO DE GALINHAS (foto), em PERNAMBUCO, é famosa pela diversidade de belezas naturais e fica localizada a apenas 50 quilômetros de Recife, no município de Ipojuca. Encanta tanto pela tonalidade da água, quanto pelo rico ecossistema marinho, onde a fauna e flora exibem-se em meio os paradisíacos recifes de corais.
- localizada a 85 quilômetros de distância da capital do RIO GRANDE DO NORTE, Natal, no município de Tibau do Sul, a estonteante PRAIA DA PIPA se destaca por oferecer tranquilidade e badalação na mesma proporção, agradando assim os mais variados perfis de viajantes. O local dispõe de diversas opções de atividades, que variam desde passeios de barcos e buggy a mergulho com golfinhos. A Baía dos Golfinhos, aliás, é um ótimo ponto de observação desses simpáticos animais.
- O GUIA DO TURISMO BRASIL.COM é um completo GUIA DE VIAGEM que vem conquistando os internautas e ganhando a confiança de seus anunciantes. Em suas páginas estão as melhores informações, com destaque nos ROTEIROS TURÍSTICOS e CIDADES das SERRAS e do LITORAL em todo o Brasil: Fotos Espetaculares, Mapas, Clima Tempo, Roteiros Exclusivos, Hospedagens, Paisagens, Pequenos Paraísos, História e Cultura, Natureza e Ecologia, Turismo de Aventura, Ecoturismo, Vida do Campo, Litoral, Praias, Ilhas, Gastronomia, Noticias, Agências de Viagens, Serviços e Turismo de Negócios / Convenções / Eventos / Congressos. Com décadas de atuação no mercado brasileiro, o Guia de Turismo Brasil tem acompanhado todos os passos e segmentos do turismo nacional sempre com objetivo de levar informações precisas aos internautas. Acesse o Guia do Turismo Brasil através do site www.guiadoturismobrasil.com.
PRÊMIO BRAZTOA – Estão abertas até o dia 11 de março as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022. Suspenso desde 2020, início da pandemia de Covid-19, a premiação volta em nova forma, sem a existência de categorias e observando a resiliência e seus resultados práticos no setor durante o período. Com o apoio do Ministério do Turismo, os finalistas serão anunciados no próximo dia 1º de abril e premiados durante cerimônia realizada na Serra Catarinense, no dia 10 do mesmo mês. Na edição deste ano, será observado o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis em projetos que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta, e quais os resultados econômicos. O novo formato de avaliação foi desenvolvido a partir das ideias de especialistas que integram o corpo de jurados do prêmio.
Todos os vencedores, além de serem reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação com certificado de participação e troféu, receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022”, que conta com a chancela do Ministério do Turismo e de outras organizações representativas, e poderão integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, composta pelos vencedores de todas as edições do Prêmio, jurados e representantes da entidade. Os vencedores passarão a ser recomendados como parceiros de negócios para operadoras da associação e receberão voucher para participar como aluno de um minicurso da Academia de Excelência Braztoa com tema a ser definido pela entidade. As inscrições poderão ser feitas através do site da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) – www.braztoa.com.br. (Da redação do Portal Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br).
CRESCENDO DOBRADO – Em 2021, a Bahia teve um crescimento de 47,3% no turismo, mais que o dobro do índice nacional, que ficou em 21,1%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante do fato, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) considera que o resultado está associado ao plano estratégico para a retomada das atividades no setor, desenvolvido pelo governo do estado, com quatro eixos de atuação: biossegurança, infraestrutura, capacitação e qualificação e a promoção dos destinos baianos.
Em janeiro deste ano, a secretaria fez uma pesquisa sobre o grau de satisfação na retomada e, para 54% dos empresários e 52% dos guias de turismo, o cenário atual na Bahia está melhor ou no mesmo patamar de antes da pandemia. Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, apostou na continuidade do crescimento das atividades turísticas durante o período do Carnaval, mesmo sem a realização da festa e também no período pós-carnaval, onde se vislumbra uma melhora nas condições sanitárias, principalmente, divido ao avanço da vacinação. “As primeiras informações que chegam à Setur são de que tivemos praticamente 100% de ocupação hoteleira em vários destinos do Estado, independente do fato de não ter havido a festa de carnaval e, esse resultado, é fruto do esforço conjunto do Governo da Bahia, da União, dos Municípios e de toda a cadeia do turismo”, finalizou o Secretário. (Com informações do Portal do Brasilturis Jornal – www.brasilturis.com.br/turismo).
SAINDO DO FORNO…
A NOVA DATA DO 1º ARCOVERDE CICLOTUR.
A organização da primeira edição passeio ciclístico ARCOVERDE CICLOTUR informa à população que a atividade tem como nova data para a sua realização o próximo dia 19 de março (sábado). A iniciativa será promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos, de Esportes e de Cultura, incluindo parceiros como o SESC Arcoverde e outros.
Segundo o Secretário-Executivo da Secretaria de Turismo e Eventos, Pedro Brandão, a iniciativa busca incentivar as práticas saudáveis e promover a arte, a cultura e a história do nosso município. O 1º ARCOVERDE CICLOTUR terá concentração às 16h, no Cruzeiro Novo (Morro da Santa Cruz, zona norte de Arcoverde) e saída prevista para às 17h, objetivando cumprir um roteiro histórico, cultural e de lazer feito especialmente para os amantes do ciclismo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ARCOVERDE CICLOTUR:
- Concentração e saída do pátio do Cruzeiro Novo (Morro da Santa Cruz); Museu Ivo Lopes, na Cohab I, com apresentação do Coco das Irmãs Lopes; Estação da Cultura, Praça Barão do Rio Branco, com apresentação do Boi Maracatu; Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde (CGA); Centro Comercial regional de Arcoverde (CECORA), com apresentação da Orquestra Sertão; Praça da Bandeira, área central de Arcoverde; Bodega da Poesia, no São Cristóvão; Praça da Rodoviária, também no São Cristóvão, com apresentação dos grupos de coco Fulô do Barro, Pisada Segura e Quebra-Coco Aliança; Associação Cultural do Coco Trupé de Arcoverde, no São Miguel, com apresentação do Coco Trupé de Arcoverde e, fechando a pedalada, visita ao Alto do Cruzeiro (zona sul de Arcoverde), com apresentação dos Grupos de Coco Raízes de Arcoverde e do Coco Erêmim.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO: Através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUfm_GMgYsjR6vrMbQWzgE94hYPNE4rDfekg3LBFNLKMfMmw/viewform.
Caso prefira fazê-la de forma presencial, compareça à sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Barbosa Lima, s/n – térreo do Centro de Cultura, área central de Arcoverde – telefone: 87 3821-2019, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12h). A inscrição custará um 1k de alimento não perecível que será revertido para doação através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Todos que já se inscreveram para a edição que foi suspensa permanecem no banco de dados da organização do passeio, não sendo necessário efetivar uma nova inscrição. (Com informações do site oficial da Prefeitura de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br e arte de Robson Lima).
O que dizem os especialistas…
“Existem fortes indícios de que com o avanço da vacinação e as medidas de controle adotadas até aqui, nos próximos meses, os efeitos da pandemia diminuam consideravelmente e que possamos ter uma situação favorável para o retorno gradual dos eventos públicos. Portanto, se há expectativa de melhora nas condições sanitárias do pais, então que sejamos previdentes para não ter que improvisar em cima da hora” (De Rejane Maciel, primeira-dama de Arcoverde e Presidente do Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura de Arcoverde, sobre as reuniões de planejamento para a possível realização dos festejos juninos em 2022).
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.