Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 47 – Sábado, 29 de janeiro de 2022.

COMTUR ARCOVERDE ABRAÇA CAMPANHA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

A atual gestão (2021/2022) do Conselho Municipal de Turismo de Arcoverde (COMTUR), que tem como presidente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson de Siqueira, estará lançado na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde (através das Secretarias de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico) e entidades parceiras à exemplo do Sesc Arcoverde, dentre outras, uma ampla campanha de divulgação, a nível local, de um dos mais vitoriosos programas idealizados pelo Ministério do Turismo do Brasil (MTur) – o SELO TURISMO RESPONSÁVEL, LIMPO E SEGURO.

A Campanha, a princípio lançada através das redes sociais do COMTUR, da Prefeitura de Arcoverde, do Sesc e dos demais parceiros, tem como objetivo estimular os responsáveis pelos equipamentos turísticos de Arcoverde (rede hoteleira e extra hoteleira, bares, restaurantes, lanchonetes e similares; agências de viagens e turismo e empreendimentos de entretenimento e lazer, além de toda a infraestrutura de apoio ao turismo existente no âmbito do município) a aderirem ao selo que estabelece regras de boas práticas de higienização para os vários segmentos do setor de turismo, funcionando como um incentivo para que os turistas que visitarem a nossa cidade possam sentirem-se seguros ao frequentar nossos equipamentos que, com a adesão ao selo, demonstram cumprir as normas e os protocolos específicos para a prevenção da covid-19 e suas variantes, que ainda vagam por aí como espectros a nos assustar.

Criando no ano de 2020, o programa Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do Ministério do Turismo, devido à grande aceitação inicial por parte da rede de equipamentos turísticos do Brasil e seus vários segmentos, foi responsável por colocar o país como um destino protegido e responsável e incluso entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. E desde sua implantação a nível nacional, o programa chegou ao final de 2021 com mais de 30 (trinta mil) selos emitidos para todo o pais, com destaque para os segmentos de Agências de turismo (+ de 9 mil), meios de hospedagem (+ de 6 mil), guias de turismo (+ de 4 mil), transportadoras turísticas (+ de 3 mil) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (+ de 2 mil). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa foram São Paulo (+ de 6 mil), Rio de Janeiro (+ de 4 mil), Minas Gerais (+ de 3 mil), Rio Grande do Sul e Bahia (+ de 2 mil). Para ter acesso ao selo, os equipamentos de turismo precisam estar devidamente inscritos no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes a serem tomadas por cada um para a proteção de todos. E todo o protocolo foi devidamente validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para conhecer os protocolos, aderir e/ou conferir quem já aderiu, acesse o site – https://www.turismo.gov.br/seloresponsavel.

Arcoverde, todavia, não está alheia ao selo. Alguns equipamentos como o grupo de hotelaria e extra hotelaria do empresário Rodrigo Henrique de Araújo (foto) – formado pelo Max Hotel, Henry’s Hotel e Amaretto Hotel – já possuem o selo Turismo Responsável Limpo e Seguro desde 2021, além da Agência de Turismo do Sesc Arcoverde, dentre outros poucos que aderiram à campanha iniciada em 2020 pelo Ministério do Turismo. Esta, então, será a oportunidade dos demais equipamentos turísticos de Arcoverde aderirem ao programa unindo-se, a partir do dia 1º de fevereiro, ao movimento de mobilização do Conselho Municipal de Turismo que irá mostrar os caminhos até a obtenção definitiva do selo, cujo caminho inicial a coluna JPS Turismo & Eventos já antecipa por aqui:

a) Está enquadrado num desses 15 (quinze) segmentos turísticos, a saber: 1 – Meios de Hospedagem; 2 – Agências de Turismo; 3 – Transportadoras Turísticas; 4 – Organizadoras de Eventos; 5 – Parques Temáticos; 6 – Acampamentos Turísticos; 7 – Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; 8 – Centros ou locais de Convenções, feiras, exposições e similares; 9 – Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos; 10 – Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; 11 – Casas de Espetáculos; 12 – Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; 13 – Locadoras de veículos para turistas; 14 – Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos; e 15 – Guias de Turismo


b) Acessar o site: https://www.turismo.gov.br/seloresponsavel e fazer a inscrição na aba (FAÇA SUA ADESÃO) do programa.


c) A empresa ou entidade precisa estar cadastrada no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Para se cadastrar no Cadastur, o caminho mais curto é: 1 – cessar o site: www.cadastur.turismo.gov.br; 2 – Criar um “novo usuário” caso ainda não tenha; após isso, você receberá no e-mail cadastrando a senha para acessar o sistema; 3 – Preencher todos os campos solicitados do formulário eletrônico; e 4 – Aceitar o Termo de Responsabilidade. A partir da entrega da solicitação de cadastro e documentação, o Órgão Delegado de Turismo tem até 30 (trinta) dias úteis para analisar o pedido e emitir um parecer. Se o pedido for deferido, o Sistema CADASTUR emitirá o certificado de regularidade de cadastro em até 10 dias úteis.

Para o Presidente do COMTUR Arcoverde e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson de Siqueira, se associar e promover essa campanha de conscientização no âmbito do município, demostra o protagonismo do conselho e sua importância como instrumento de apoio não apenas à gestão pública do turismo, mas, sobretudo, na busca de caminhos que possam de forma educativa, inovadora e criativa, orientar à população sobre a importância de políticas públicas que possam melhorar a atividade turística no município e, por consequência, criar novas oportunidades de emprego e renda através dessa importante atividade econômica e social que é o turismo. “No caso específico desta campanha de promoção do selo turismo responsável, limpo e seguro e sua adesão pela maioria dos equipamentos que formam a cadeia produtiva do turismo em Arcoverde, faz-se necessário que todos nós tenhamos consciência de que adotando o selo estaremos propiciando o devido incentivo para que turistas e consumidores em geral possam frequentar os equipamentos com total segurança, sabendo que o mesmos cumprem rigorosamente os protocolos de prevenção da pandemia da covid-19 e suas variantes. Portanto, este é o momento certo de aderir e fazer a nossa parte”, exortou o Presidente do COMTUR, através de depoimento à coluna.

  • Criado através da Lei Municipal nº 2.127/2007, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR ARCOVERDE) trata-se de uma instância de planejamento participativo na gestão municipal, sendo constituído como um fórum consultivo e deliberativo no nicho de turismo. O Conselho Municipal de Turismo tem, dentre suas funções, a de coordenar, incentivar e promover o Turismo no âmbito municipal, além de propor à administração pública e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas. Sua missão principal é a de consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

A atual formação do COMTUR Arcoverde (gestão 2021/2022), composta por 24 membros, sendo 12 do Setor Público e 12 da Iniciativa Privada, foi empossada oficialmente em 28 de outubro de 2021 (data em que se comemora, em Arcoverde, o Dia Municipal do Turismo), através da Portaria nº 814/2021 assinada pelo Prefeito Wellington Maciel, ficando assim constituída: membros indicados pelo setor público – Lídio Cordeiro Maciel, Antônio Gibson Siqueira, Janice Soares da Silva, Jaqueline Soares de Melo Coelho, Maria Juliana de Aguiar, Sandra Valéria do Amaral Lira, Célia Rejane Vidal Maciel (primeira-dama e presidente do Comitê Gestor de Eventos), João Almeida Parra, Renato Teixeira de Brito, Geiseanne Cavalcante de Sousa, João Marcos de Britto e Luiza Margarida de Jesus, representando as secretarias municipais de Turismo e Eventos, de Desenvolvimento Econômico, de Cultura e Comunicação e de Serviços Públicos e Meio Ambiente, além da Arcotrans, Aesa/Cesa e Câmara de Vereadores. Da iniciativa privada foram indicados os seguintes conselheiros(as) – Vinícius Vidal Maciel, Rodrigo Henrique de Souza Araújo, Maria Sileide Silva, André Luiz de Souza Frota, Marcos Aurélio Mangueira Andriola, Antônio Kerlly Santos, Maria Irleide Neves Ramos, Palmira de Britto Cavalcanti, Anthony Thiago Ribeiro Bezerra Silva, Kleber Ferreira de Araújo, Marcelo Araújo do Santos e Marcio Luidson Pereira da Silva, representando os segmentos de Hotelaria, Gastronomia (Bares, Restaurantes e Similares), Agência de Viagens e Profissionais de Turismo, núcleo de Artesanato, Setor Artístico e Cultural e Bancos Oficiais (BNB e CEF). A Diretoria Executiva escolhida para o biênio é composta por Antônio Gibson de Siqueira – Presidente, Marcos Aurélio Andriola – Vice e Janice Soares da Silva – Secretária Executiva.

CURITIBA E O DESAFIO DO CLIMA – A UN-Habitat (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities) anunciaram na última semana a lista de empresas inovadoras que demonstram soluções de tecnologia limpa nas cidades de Bogotá-Colômbia, Bristol-Inglaterra, Makinde Sabagebu-Uganda e CURITIBA-BRASIL (Em 2018 Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do país segundo o “ranking connected Smart Cities. A pesquisa, à época, contou com a participação de cerca de 700 cidades, que foram analisadas a partir de 70 indicadores). Um total de 45 finalistas foram selecionados entre quase 200 propostas. As inscrições foram avaliadas com base em três critérios: se estão prontas para serem demonstradas em um ambiente real; se estão adequadas para integrar uma equipe e quanto ao seu potencial de impacto na população.

A Plataforma AMA e o Coletivo Ambiente Livre foram as iniciativas brasileiras selecionadas no concurso internacional. Ambos participam do desafio, em Curitiba, no projeto de zero emissão de CO2 e de promoção do desenvolvimento socioambiental. Nove finalistas participam do processo que culminará com o suporte para a capital do Paraná desenvolver um modelo de redução de gases do efeito estufa com foco na sustentabilidade energética, gestão de resíduos e mobilidade limpa e de baixo custo nas áreas definidas na proposta que habilitou a capital paranaense a participar do Climate Smart Cities Challenge. A plataforma funciona como rede social que conecta pessoas interessadas no compromisso global de desenvolvimento sustentável. Para isso, cria atividades remuneradas para incentivar novos hábitos, contribuir para a educação socioambiental e gerar dados relevantes para as cidades. O app está disponível no site www.cidadeama.com.br.

Nos próximos quatro meses, os finalistas poderão trabalhar com as partes interessadas da cidade para ajustar soluções, adaptar-se ao contexto da cidade e formar relacionamentos entre outros finalistas para construir uma equipe de parceiros complementares. Em junho de 2022, até quatro equipes vencedoras serão anunciadas no Fórum Urbano Mundial em Katowice, Polônia. As equipes vencedoras compartilharão até 400 mil euros em uma fase de planejamento para construir a demonstração de suas soluções nas cidades em 2023, com o objetivo final de desenvolver soluções que criarão um futuro melhor nas cidades ao redor do mundo. As equipes vencedoras do Climate Smart Cities Challenge trabalharão com cidades, investidores e outros parceiros para demonstrar novos caminhos e capacidades para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para a restauração da natureza, justiça social, saúde, segurança, emprego e outros benefícios sociais. (Com informações do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

E POR FALAR EM CURITIBA – A Serra Verde Express, empresa concessionária dos trens turísticos com sede em Curitiba, e que atua no setor operando os passeios na ferrovia Paranaguá/Curitiba oferecendo transfer, hospedagem, city tours, excursões e ingressos, também é conhecida pela sua grande atuação na sustentabilidade social e ambiental e por promover uma experiência diferenciada aos turistas e usuários em geral. Fundada em 1997, a empresa foi criada pelo grupo paranaense Higi Serv – considerada uma das gigantes do Sul do País no segmento de limpeza e conservação – com o objetivo de constituir um empreendimento para administrar o transporte de passageiros na centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, no Paraná. Após anos de atuação, mais precisamente oito anos, a Serra Verde Express transformou o roteiro no segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas da cidade de Foz do Iguaçu.


Destacando-se cada vez no mercado, a empresa passou realizar a operação do Trem das Montanhas Capixabas com a missão de fomentar o turismo da Rota do Sol e da Montanha, no estado do Espírito Santo, de 2010 a 2015. Atualmente, a Serra Verde Express, segue desenvolvendo inúmeros projetos para alavancar o turismo nacional. E todo esse trabalho diferenciado também proporciona viagens inesquecíveis e com mais significado, já que o passageiro tem a chance de embarcar em um trem personalizado, com acomodações de luxo, serviços receptivos e uma experiência gastronômica única. (Com informações do portal Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br).

MAIS …

NORDESTE ARRETADO – O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou na terça-feira (25.01), em Maceió (AL), de um roadshow do Nordeste Arretado. O projeto, lançado em 1º de dezembro de 2021, une Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio do Norte com o objetivo de estimular, de forma conjunta, a realização de roteiros integrados a partir da extensa ligação aérea e rodoviária da região. Já o roadshow é uma ação itinerante de capacitação, promoção e apoio à comercialização de destinos por agentes de viagem, operadores, imprensa e influenciadores. O evento foi palco de um painel com o ministro do Turismo e representantes dos órgãos oficiais de Turismo dos quatro estados envolvidos. Até 15.02, também haverá ações em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Cuiabá e Campo Grande.

O ministro Gilson Machado Neto salientou as facilidades e o potencial que os quatro destinos têm para atrair turistas do Brasil e do exterior. “São quatro aeroportos internacionais num raio de 200 km, numa região repleta de praias belíssimas, de muitas opções de gastronomia, cultura, hospedagem e transporte”. E essa união de esforços faz dessa rota um dos melhores destinos de turismo da América Latina”, declarou Machado Neto. Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, celebrou a iniciativa conjunta. “Queria parabenizar os outros estados, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que demonstram que o povo nordestino, junto, é mais forte para chegar a um objetivo em comum”, comentou. O site do projeto, apoiado pelo Ministério do Turismo, lista atrações disponíveis nos destinos e incentiva o turista a conhecer localidades dos quatro estados em uma única viagem. As opções se dividem em diferentes experiências, envolvendo agito, cultura, família, ecoturismo, gastronomia, história e romance. O portal também oferece um dicionário com palavras usadas na região, favorecendo a integração do turista com a realidade local. (Com informações de Rafael Brais da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).

AGRONEGÓCIO NO PORTAL DO SERTÃO – Aconteceu em Arcoverde nos dias 27 e 28 de janeiro (quinta e sexta desta semana, sempre entre 13 e 20h), nas dependências do Esporte Clube Municipal – abrangendo as áreas interna e externa -, o 1º CIRCUTO DO AGRONEGÓCIO PORTAL DO SERTÃO. O evento que se encaixa no contexto do segmento de Turismo de Negócios, foi realizado graças a uma exitosa parceria entre a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Agricultura, com o Banco do Brasil e outros parceiros. O formato inovador e criativo do circuito propiciou iniciativas e ações de fortalecimento e a modernização da pecuária leiteira e também da caprinovinocultura, com o objetivo de dinamizar a criação e a comercialização na região.

Segundo o secretário de Agricultura de Arcoverde, Kelsen Ferreira de Araújo, o Banco do Brasil através da sua Carreta Agro transformou o espaço do circuito em uma agência para atender aos clientes e aos que estavam aptos para obter o Crédito Rural. “Negócios foram formalizados durante o ato do evento. Até foi possível promover uma pequena exposição de vacas de altíssima genética para leite, caprinos leiteiros e ovinos de corte”, comentou o secretário de agricultura.

O Circuito do Agronegócio Portal do Sertão também contou com estrutura de stands para mostras de implementos agrícolas e pecuários. Já na parte de nutrição animal, energia solar, veículos utilitários, a empresa Master Boi participou do evento fazendo produtivas explanações sobre as referidas temáticas. A programação ainda contou, no decorrer dos dois dias de circuito, com a realização de palestras envolvendo os seguintes temas: Programa de aquisição de Imóveis (BB); Seguro Pecuário Faturamento (BB); Soluções de Crédito p/ queijarias (BB); Espaço John Deere; Pecuária leiteira e caprinovinocultura.

A Coluna JPS Turismo & Eventos parabeniza o Prefeito Wellington Maciel e o Secretário de Agricultura Kelsen Ferreira pelo sucesso da iniciativa de trazer para Arcoverde esse circuito de Agronegócio que contempla importantes segmentos do turismo, a exemplo do Turismo de Eventos e de Negócios. (Matéria com base em informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde. Arte de Rafael Patrício).

SUSPENSÃO – A organização do 1º ARCOVERDE CICLOTUR, passeio ciclístico idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos, de Esportes e de Cultura, incluindo parceiros como o SESC Arcoverde e outros, informa que esse primeiro evento (serão três no decorrer do ano de 2022), programado para acontecer no próximo dia 05 de fevereiro (sábado), será adiado para outra data. A nota esclarece que assim que for definido o novo dia para realização dessa primeira etapa do passeio ciclístico, o mesmo será informado à população com a devida antecedência.

Segundo o Secretário-Executivo da Secretaria de Turismo e Eventos, Pedro Brandão, a suspensão será por tempo determinado e visa colaborar para uma melhor estruturação do passeio, que já possui um grande número de inscritos até o momento, além de também se enquadrar às últimas medidas de prevenção à Covid-19, anunciadas pelo Governo de Pernambuco, devido ao aumento do número de casos em todo o território estadual. “Todavia não haverá problemas com relação às pessoas inscritas, pois as mesmas permanecerão no banco de dados do evento, não sendo necessário efetivar nova inscrição”, esclarece o secretário-executivo da SETUR Arcoverde. (Arte de Robson Lima).

SAINDO DO FORNO…

OS NÚMEROS DO TRANSPORTE AÉREO BRASILSEIRO EM 2021.
VEJA QUEM GANHOU E QUEM PERDEU.

Dados quentinhos divulgados no final desta sexta-feira, 28/01, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informa que o modal aéreo brasileiro transportou 67 milhões de passageiros no mercado doméstico e internacional ao longo do ano de 2021. Ainda sob reflexo da pandemia de Covid-19, o resultado mostra redução de 43,5% na comparação com os dados registrados em igual período de 2019, quando foram transportados mais de 119 milhões de pessoas.

Considerando apenas o mercado doméstico, o recuo entre os períodos foi de 34,2%. No acumulado do ano, 62,5 milhões de passageiros foram transportados em rotas nacionais. Por outro lado, os indicadores de dezembro do ano passado mostram uma aproximação com os números registrados na pré-pandemia. No último mês do ano, 7,7 milhões de pessoas foram transportadas em voos realizados dentro do país, percentual 13,3% inferior em relação ao total aferido dois anos antes. Trata-se do maior volume de passageiros pagos transportados nos aeroportos brasileiros desde janeiro de 2020.

A demanda de passageiros pagos transportados (RPK) e a oferta de assentos (ASK) no mercado doméstico apresentaram retração no acumulado de 2021, na comparação com dois anos atrás, de 27,8% e 25,8%, respectivamente. Em dezembro do ano passado ante o mesmo período de 2019, os indicadores recuaram 6,4% e 4,7%, respectivamente. Já o transporte de correio e carga paga encerrou o último mês do ano com redução de 5,7% no mercado doméstico, na comparação com igual período de 2019, com total de 39,4 mil toneladas transportadas. No acumulado do ano frente aos 12 meses de 2019, a retração foi de 11,4%. Os dados fazem parte da série Demanda e Oferta do Transporte Aéreo.

Mercado Internacional: o mercado internacional seguiu fortemente impactado devido ao fechamento de fronteiras e restrições de viagens adotadas por vários países para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Considerando esses fatores, nos últimos 12 meses, 4,7 milhões de passageiros viajaram nesse ramo, valor 80,2% menor que o total registrado de janeiro a dezembro de 2019. Em dezembro passado, houve 985 mil embarques, redução de 52,4% na comparação com dois anos atrás. Os dados de demanda e oferta no mercado internacional, na comparação anual com 2019, sofreram redução de 76,5% e 63,8%, respectivamente. Em dezembro, os indicadores tiveram retração de 45% cada.
Recorde no período: na contramão do cenário apresentado no mercado internacional nos indicadores de demanda e oferta e fluxo de passageiros, em 2021, o volume de carga e correio pago registrou alta de quase 17% na comparação com os dados de 2019, com total de 83.3 mil toneladas transportadas. O crescimento aferido no último mês do ano passado foi ainda maior, de 23,7%. Trata-se do maior volume de carga transportada para o mês desde o ano de 2000 — início da série histórica. (Com informações de Juliano Gianotto para o portal Aeroin – www.aeroin.net).

O que dizem os especialistas?

“No caso específico desta campanha de promoção do selo turismo responsável, limpo e seguro e sua adesão pela maioria dos equipamentos que formam a cadeia produtiva do turismo em Arcoverde, faz-se necessário que todos nós tenhamos consciência de que adotando o selo estaremos propiciando o devido incentivo para que turistas e consumidores em geral possam frequentar os equipamentos com total segurança, sabendo que o mesmos cumprem rigorosamente os protocolos de prevenção da pandemia da covid-19 e suas variantes. Portanto, este é o momento certo de aderir e fazer a nossa parte”. (Por Antônio Gibson de Siqueira, Presidente do COMTUR Arcoverde e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, acerca do lançamento, pelo Conselho Municipal de Turismo, no próximo dia 1º de fevereiro, da Campanha de adesão dos equipamentos turísticos de Arcoverde ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do Ministério do Turismo).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo