Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição n° 44 – Sábado, 08 de janeiro de 2022.
AGORA É OFICIAL
Depois de uma breve pausa para as festas de natal e ano novo, a coluna JPS TURISMO & EVENTOS volta a ser veiculada nas plataformas digitais do Jornal Portal do Sertão e, nesta que é a 44ª edição e a primeira de 2022, repercutindo mais uma boa notícia para o turismo pernambucano: trata-se da confirmação de que a Accor, um dos maiores grupos de marcas de hotéis do mundo, irá investir os R$ 150 (cento e cinquenta milhões) para dar vida a um futuro equipamento de hotelaria e lazer que, sem dúvida, será um dos principais atrativos turísticos do Recife, a bela Capital do Nordeste, dentro do contexto de revitalização de toda a área que compreende o Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Bairro do Recife Antigo, denominados de Projeto Novo Recife e Projeto Porto Novo Recife.
O Projeto Novo Recife, em sua primeira etapa, é tocado com sucesso na área do Cais José Estelita (antigo terreno da REFESA), e, quando pronto, deverá ter aproximadamente treze edifícios comerciais e residenciais com área de lazer e entretenimento que, ao final da obra total, deverá ficar com 65% de área pública e 35% de área privada o que, com certeza, trará importante ganho para a qualidade do espaço urbano da cidade. Já o Projeto Porto Novo Recife – este planejado para as áreas do Recife Antigo e do Cais de Santa Rita – está com obras em andamento e, uma das etapas, irá transformar os armazéns 16 e 17, localizados no Cais de Santa Rita e próximos às famosas torres gêmeas da Moura Dubeux, num moderno Centro de Convenções com área de 15 mil m², com capacidade para quatro mil pessoas e estacionamento para 230 veículos, além de um moderno Hotel Marina, com orçamento estimado em 150 milhões de reais.
E foi exatamente esse investimento de 150 milhões que o Grupo Accor anunciou de forma oficial, no final de dezembro deste ano, juntamente com o Consórcio Novo Porto Recife, destinado à construção desse importante complexo de turismo de lazer e de negócios para a cidade do Recife. O equipamento que que será chamado de “Novotel Recife Marco Zero” e cuja inauguração está prevista para o ano de 2023, contará moderno hotel de quatro estrelas com 300 apartamentos e possuindo restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina, academia de ginástica e garagem. Em frente ao hotel, será construída uma marina para comportar 180 barcos, com capacidade de veleiros de até 70 pés. O hotel contará com arquitetura desenvolvida por Jerônimo da Cunha Lima, arquiteto recifense que promete dar destaque ao rooftop (a palavra vem do inglês e sua tradução literal é “telhado”, sendo muito conhecidos em Nova York como “terraços no alto dos edifícios”). Para o vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Novos Negócios da Accor na América do Sul, Abel Castro, em entrevista concedia ao Portal Brasilturis (jornal especializado em turismo), o novo equipamento turístico será um marco para a capital pernambucana, pois ampliará o parque hoteleiro e de eventos da cidade com a construção de novo hotel completo e que deverá ser o mais moderno da cidade, além de abranger um centro de convenções de alto padrão.
MAS, QUEM É A ACCOR?
A Accor SA ou Accor Hotels, é uma empresa multinacional francesa do ramo hoteleiro, incluindo atividades em agências de viagens, spas, restauração e gestão de casinos. Em 2014, a Accor contava com 3.762 hotéis, em diversas marcas e classes, e operava em 94 países ao redor do mundo. As marcas do Grupo Accor recebem turistas em mais de 100 países pelo mundo e em mais de 5.100 estabelecimentos para estadias. As marcas mundiais são: Banyan Tree, Sofitel Legend, Fairmont, Emblems, So Sofitel, Rixos hotels, Onefinestay e MGallery. No Brasil, a Accor Hotels, maior operadora de hotéis do país, planeja chegar a 500 empreendimentos até 2023. Atualmente são 296 unidades. Em toda a América do Sul, a meta é passar dos atuais 344 hotéis para 650. Na capital pernambucana a rede conta com quatro hotéis da marca: Ibis, Mercure e Grand Mercure em operação, além do Ibis Budget que será inaugurado no primeiro trimestre deste ano e o complexo hoteleiro Novotel Recife Marco Zero previsto para 2023, que será uma das joias do Projeto Porto Novo Recife.
PRORROGADO – O Ministério do Turismo (MTur) ampliou o período para que estados, municípios e regiões turísticas se preparem para cumprir os critérios de participação no Mapa do Turismo Brasileiro. Agora, os gestores estaduais terão mais tempo para sensibilizar e mobilizar dirigentes municipais e regionais para participarem da iniciativa. O prazo, que era de 1 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022, deve ser ampliado até 14 de janeiro. Segundo a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, “é muito importante proporcionar um tempo adequado aos gestores para que possam conhecer e se prepararem para fazer o seu cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro”. Desta forma, a rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que conta com mais de três mil pessoas, segue com ações de sensibilização e mobilização para a construção do novo Mapa do Turismo Brasileiro.
ATUALIZAÇÃO – Para a nova edição, a principal novidade é que os gestores municipais poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários a qualquer tempo, desde que atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos regulamentados pelo Ministério do Turismo. Ou seja, o município poderá se cadastrar online e inserir as informações e documentos necessários para compor o Mapa por meio de plataforma que será disponibilizada pelo MTur. Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas deverão revisar os dados, homologar o cadastro e validar sua composição e regiões turísticas, bem como apresentá-los ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo.
Com o cumprimento do novo cronograma publicado na Portaria MTur 48/2021, e apresentação da nova versão do Mapa, prevista para março de 2022, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, terão 30 dias para homologar os cadastros dos municípios no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que terá 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano. Além dos critérios já conhecidos, na plataforma será adicionado um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO – Trata-se de um instrumento que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país. A última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi lançada pelo Ministério do Turismo em 2019 e reuniu 2.694 cidades de 333 regiões turísticas, seguindo vigente até o primeiro trimestre de 2022. No Mapa do Turismo Brasileiro 2019, que pode ser consultado através do site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/mapa-do-turismo-brasileiro, e os municípios estão agrupados em cinco diferentes categorias, definidas como A, B, C, D e E. A classificação leva em conta o desempenho da economia do turismo dos municípios, como a quantidade de meios de hospedagem, empregos gerados no setor e recebimento de turistas. (Com informações de Amanda Costa da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).
MELHOR DO BRASIL – O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, ficou entre os cinco melhores do mundo em 2021, considerando os terminais de médio porte, segundo o levantamento The On-Time Performance Report, realizado pela consultoria Cirium – uma das mais importantes do setor aéreo. Dentro da mesma categoria, o Recife obteve a maior pontuação de todas as Américas. De acordo com o relatório “2021 Winner – The Platinum Award Operational Excellence”, o terminal do Recife foi o mais bem avaliado do país (único brasileiro situado entre os cinco melhores, observando todas as categorias), superando a marca de 90% de pontualidade dos voos, levando em conta pousos e decolagens.
Dois aeroportos operados pela Aena, na Espanha, também ficaram entre os cinco mais bem posicionados na categoria de médios: Menorca e Bilbao, em terceiro e quarto lugar, respectivamente. A pontualidade dos voos é utilizada como critério de avaliação porque é um indicador que também aponta para a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas. A Cirium atesta que a avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa. (Com informações do site especializado aeroflap – www.aeroflap.com.br).
MAIS …
NOVO CARTÃO POSTAL – Inspirada na história popular de que “os rios Capibaribe e Beberibe se uniram para formar o Oceano Atlântico”, o Recife deu vida ao seu mais novo atrativo de turismo criativo, localizado no calçadão da Rua da Aurora, próximo à Assembleia Legislativa de Pernambuco, exato local onde as pessoas podem contemplar os encontro dos dois rios com o mar. No novo espaço da região central de Recife, uma placa explica a ‘lenda’: “No Recife, conta-se que é neste cais, onde se encontram os rios Capibaribe e Beberibe, que surge o Atlântico. E quem vai dizer que não, nessa capital de tanta criatividade, histórias e cheia de grandeza?”. De acordo com o prefeito João Campos (PSB), a ação foi feita dentro da requalificação de calçadas da Rua da Aurora. “A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e a gente resolveu homenagear essa irreverência recifense aqui na Rua da Aurora, fazendo a requalificação do seu primeiro trecho. E aqui fizemos um espaço ‘instagramável’, onde você pode vir, tirar foto, postar”, afirmou o prefeito. (Com informações do portal Brasil 247 – www.brasil247.com).
LEI ROUANET DA PAIXÃO – Já há dois anos sem realizar os espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Brejo da Madre de Deus-PE) e depois que muitas promessas de apoio e patrocínio governamental ficaram pelo caminho – além, claro, da pandemia da covid-19 – finalmente aparece o primeiro incentivo à realização da edição deste ano de 2022. É que a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, autorizou a captação de mais R$ 2.900.000 (dois milhões e novecentos mil reais), via Lei Rouanet, para a realização do espetáculo da Paixão de Cristo que, este ano, está programado para o período de 09 a 16 de abril no teatro que é conhecido como o maior ao ar livre do mundo. A medida que possibilita a captação via Lei Rouanet foi publicada no Diário Oficial do dia 30 de dezembro de 2021. De acordo com o documento o dinheiro servirá para a realização da pré-produção e produção da Paixão de Cristo. O evento é realizado há mais de 50 anos. Entre os atores convidados para a versão deste ano do espetáculo, destacam-se Sérgio Marone, Luciano Szafir, Gabriel Braga Nunes (escaldo para o papel de Jesus), Christine Fernandes e a influenciadora digital Thaynara OG. (Com informações de Daniel Nascimento para o portal da Rádio Cultura do Nordeste de Caruaru – www.radioculturadonordeste.com.br).
POTENCIAL TURÍSTICO – A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, está iniciando o processo de atualização do Inventário do Potencial Turístico do Município em 2022, que consiste no levantamento dos atrativos e dos equipamentos turísticos existentes. É pretensão da atual gestão do turismo municipal, além da versão virtual disponível do sitio www.arcoverde.pe.gov.br, elaborar uma versão impressa, em forma de catálogo, e compartilhar a versão on-line com todo o trade turístico do município (rede hoteleira, equipamentos de gastronomia, agências e operadoras de viagens, etc.). Com isso, a gestão pretende ampliar a divulgação dos atrativos e dos equipamentos turísticos da cidade, além da vasta infraestrutura de apoio existente, disponibilizando-os no futuro CAT (Centro de Apoio ao Turista) de Arcoverde e nos de responsabilidade da EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco), existentes no Estado.
E iniciando o processo, a SETUR Arcoverde dará prioridade ao cadastramento dos equipamentos de gastronomia (Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Churrascarias, Pizzarias, Hamburguerias, Espaços Gourmets e outros.), que além terem suas informações disponíveis no inventário geral, também passarão a participar do contexto do futuro programa “Turistar Arcoverde” que reunirá, num aplicativo inovador e criativo, todos os equipamentos e atrativos turísticos existentes na cidade e devidamente cadastrados na base de dados da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SETUR).
Não espere a visita do representante da SETUR para realizar o cadastramento do seu equipamento. Se antecipe e entre em contato através dos telefones: (87) 3821-9019 e (87) 99906-9963, pelo e-mail: turismo@arcoverde.pe.gov.br ou procure a Secretaria-Executiva de Turismo (Rua Barbosa Lima, s/nº, térreo do Centro de Cultura de Arcoverde, no centro) e inclua seu equipamento de gastronomia no Inventário Turístico de Arcoverde – a porta de entrada para que seu negócio seja mais conhecido e acessado.
Para o cadastramento do seu equipamento, são necessárias as seguintes informações:
- Nome comercial do equipamento (nome de fantasia); Razão social e nº do CNPJ; Endereço completo (rua/avenida/praça, etc., telefone, whatsapp, site e referências); Capacidade de carga; Especialidade; Se atende no sistema delivery; Fotos do equipamento e, necessariamente, da parte frontal com letreiro/marca; Se está cadastrado no Cadastur Nacional (Cadastro de Prestadores de Turismo do Ministério do Turismo), dentre outras informações necessárias.
(Matéria de responsabilidade de Secretaria de Turismo e Eventos de Arcoverde – SETUR, com divulgação no Site: www.arcoverde.pe.gov.br e Arte de Robson Lima).
SAINDO DO FORNO…
PREPARA A SOLA DO CHINELO, PORQUE VEM AI MAIS UMA ATRAÇÃO DO SAMBA DE COCO DE ARCOVERDE
A arcoverdense Ilma Calixto – artisticamente conhecida como Pecon e da genuína linhagem conquista dos “Calixto Montenegro”, fundadores do mundialmente conhecido Coco Raízes de Arcoverde -, anunciando em suas redes sociais o lançamento, no próximo dia 12 deste mês (quarta-feira), do projeto intitulado “Canto dos Cocos Tradicionais de Pernambuco”. Segundo Pecon, esse projeto vai proporcionar mais conhecimento da história e das músicas do samba de coco e, de forma especial, do ritmo tupiniquim que tem como base a batida do pé, o que por aqui acostumou-se a chamar de trupé. “Serão três dias de muito aprendizado, sempre às 18h, e tudo será mostrado através do YouTube do Coco Raízes de Arcoverde e em três módulos diferentes, todos com interpretes de libras”, esclarece Pecon.
O projeto “Cantos dos Cocos Tradicionais de Pernambuco” é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão, com apoio do Samba de Coco de Arcoverde e incentivo da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo de Pernambuco.
Veja a programação completa:
Dia 12/01 Quarta-feira
1° Módulo: histórias do samba de coco e cantos do cocos tradicionais.
Dia 13/01 Quinta-feira
2° Módulo: cantos de folguedos de roda e suas histórias.
Dia 14/01 Sexta-feira
3° Módulo: participação do Mestre Assis Calixto patrimônio vivo de Pernambuco e integrante do coco raízes de Arcoverde, cantando cocos antigos não mais lembrados pelos grupos atuais.
O que dizem os especialistas?
“A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e a gente resolveu homenagear essa irreverência recifense aqui na Rua da Aurora, fazendo a requalificação do seu primeiro trecho”. (Do Prefeito do Recife, João Campos, sobre o mais novo cartão postal da cidade e atrativo de turismo criativo, localizado no calçadão da Rua da Aurora, inspirado na história popular de que “os rios Capibaribe e Beberibe se uniram para formar o Oceano Atlântico”).