Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 43 – Sábado, 18 de dezembro de 2021.
MAIS BOAS NOTÍCIAS PARA O TURISMO
O portal oficial do turismo brasileiro (www.gov.br/turismo), em matérias publicadas esta semana, nos traz mais boas notícias sobre a retomada do turismo neste que podemos chamar de início do período pós-pandemia. A primeira que compartilhamos na coluna JPS TURISMO & EVENTOS de hoje, diz respeito ao Índice de Atividade Turística que, em outubro deste ano, alcançou 80% do patamar registrado em fevereiro de 2020 (a pandemia da covid-19 “aportou” por terras tupiniquins entre o final de fevereiro e o início de março de 2020). Segundo a matéria de responsabilidade da assessoria de comunicação do Ministério do Turismo, em comparação com o mês anterior (setembro), a movimentação econômica do setor registrou um crescimento de 1%; sexta taxa positiva seguida. Com isso, o ganho acumulado entre maio e outubro já chega a 51,2%, diminuindo, assim, a distância do índice registrado antes da pandemia de Covid-19.
O crescimento foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas que atuam no segmento de transporte aquaviário (1,5) e nos serviços de alojamento e alimentação (2,5). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada na terça-feira (14.12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E esses dados positivos animaram o Ministro do Turismo, o pernambucanos Gilson Machado Neto, para quem esses números são frutos do avanço da vacinação em todo país, aliada à adoção de protocolos de biossegurança no setor de turismo, fatos que também estão contribuindo com a retomada da atividade turística no Brasil. “Desde o início da pandemia atuamos para proteger o setor e prepará-lo para esta retomada, com oferta de crédito, investimentos em infraestrutura turística e orientações sobre boas práticas de segurança”, exemplificou o Ministro Gilson Neto.
Em outubro, a metade dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta na atividade turística nacional. Os destaques vão para os estados de Espírito Santo (3,5), Ceará (2,2), Minas Gerais (1,8), São Paulo (1,1), Pernambuco (0,8) e Rio Grande do Sul (0,7). Na comparação com outubro do ano passado, o índice apresentou expansão de 26,9%, avançando em todas as 12 unidades da federação onde é investigado. O crescimento nos serviços voltados ao turismo foi impulsionado, principalmente, pelos resultados obtidos nos ramos de hotéis; transporte aéreo; restaurantes; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. No acumulado deste ano, o crescimento registrado é de 20,7%. A partir dos dados divulgados pelo IBGE, a Confederação Nacional do Turismo (CNC) projeta crescimento de quase 22% no volume de receitas do setor para este ano. Segundo a entidade, no mês, a diferença entre a geração de receitas do turismo e o seu potencial indicou a menor perda mensal de receitas desde o início da pandemia (R$ 11,2 bilhões). A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.
E justamente essa retomada do turismo no Brasil, foi o tema principal abordado na reunião do CNT – Conselho Nacional de Turismo, que aconteceu na terça-feira dia 14/12, em Brasília-DF. Além de debater a retomada do setor, a reunião também traçou planos para o pós-pandemia. Além do Ministro do Turismo, que presidiu a reunião, marcaram presença o Presidente da EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o também pernambucano Carlos Brito, secretários nacionais da pasta e representantes do trade de várias entidades do setor de turismo. Durante o encontro o Ministro Gilson Machado Neto destacou as ações do governo federal para socorrer o setor e pediu união para que o turismo brasileiro siga se fortalecendo em todos os seus segmentos. Já o assessor especial de Assuntos Técnicos e Normativos, Wilken Souto, fez um balanço de ações do Ministério do Turismo durante a pandemia, como os recursos extraordinário do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), cursos de qualificação, protocolos de biossegurança, conclusão de obras de infraestrutura, campanhas para remarcação de viagens e as medidas para preservação de empregos e empresas do setor. Durante sua fala, a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, falou de ações como a instalação de antenas de internet em Fernando de Noronha (PE), iniciativas no Turismo Náutico, os novos critérios do Mapa do Turismo e o Portal de Investimentos, que possui 66 projetos aprovados em 20 estados de todas as regiões do país. Ainda na primeira etapa do encontro, falou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, que destacou os eventos que o MTur apoiou, como a Abav Expo. Pinheiro também falou das campanhas da Pasta para a retomada do turismo e a importância do Selo Turismo Responsável e seu protagonismo no mundo para a volta das atividades turísticas.
Na segunda etapa do da reunião, usaram da palavra o secretário nacional de Infraestrutura Turística, Luís Vannucci, que ressaltou os quase 3.200 contratos de obras que o MTur tem pelo Brasil e o compromisso para entrega dessas intervenções no país. Vannucci salientou ainda a alta execução das emendas parlamentares por parte do Ministério; o presidente da Brasil Convention & Visitors Bureaux, Marcio Santiago, que destacou a defesa que o ministro do Turismo faz do setor e do Brasil por onde passa; e o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Roberto Nedelciu, que afirmou que a pandemia ensinou o setor a trabalhar em conjunto, como, por exemplo, na criação de um grupo formado por entidades do trade. “Cada associação abdicou de suas reivindicações para trabalhar em conjunto em prol do turismo. Quero agradecer toda a receptividade do ministro (Gilson Machado Neto), do Carlos (Brito, presidente da Embratur) e de todos que nos atenderam em nossas reivindicações”, finalizou o presidente da Braztoa, acrescentando que ainda há desafios para serem superados.
E como a terça-feira era o dia das boas novas, exatamente neste dia o portal do turismo divulgou a informação de que cerca de 2,9 milhões de passageiros devem circular apenas pelos aeroportos da Infraero neste fim de ano. Não leva em consideração, por exemplo, os demais aeroportos brasileiros cedidos à empresas nacionais e internacionais através de leilões realizados no atual governo, como o nosso Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire, que é administrado pela empresa Espanhola Aena (além de Recife, também administra os aeroportos nordestinos de Juazeiro do Norte -CE, João Pessoa e Campina Grande-PB, Aracaju- SE e Maceió- AL). No caso da estimativa divulgada pela Infraero, a mesma representa uma alta de 44% em relação ao ano passado, quando 2 milhões de viajantes passaram pelos 37 terminais que compõem a rede. De acordo com a Infraero, os pousos e decolagens também tiveram alta de 37%, alcançando o número de 22 mil no período. O maior movimento deve ocorrer entre os dias 20 e 23 de dezembro e no dia 3 de janeiro. Entre os terminais que devem ter maior movimentação estão o de Congonhas, em São Paulo (SP), com 844,6 mil passageiros; o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), com 453,1 mil; e o Afonso Pena, em Curitiba (PR), com 233,2 mil. Ao todo, a Infraero é responsável por 37 aeroportos em todas as regiões do país. A projeção para as festas de fim de ano foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas.
E fechando o ciclo de boas notícias para o turismo brasileiro nesta semana, vem a informação de que o Nordeste brasileiro deve ser o destino de milhares de turistas que viajarão no fim do ano. É o que aponta uma pesquisa do buscador de passagens aéreas Kayak, que registrou ainda que das 10 cidades mais procuradas, 7 se encontram na região. No topo do ranking estão cidades como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto Seguro (BA). O levantamento foi realizado entre os dias 1° de outubro e 22 de novembro para viagens a serem realizadas entre 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2022. Portanto, a poucos dias do início oficial do verão, os brasileiros já se preparam para aproveitar o período debaixo do sol e na frente do mar. De acordo com a plataforma MaxMilhas, os destinos da região Nordeste também são os mais procurados pelos viajantes para os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Entre os 10 destinos mais buscados, cinco são da região: Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN). As capitais paulistas e fluminense lideram o ranking do site, que conta ainda com Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
Para o Ministério do Turismo, além do avanço da vacinação em todo território nacional e dos incentivos que estão sendo oferecidos ao setor, um dos fatores que têm contribuído com a retomada é a adesão ao Selo do Turismo Responsável e Seguro que, atualmente, alcançou o patamar de 30 mil. O selo é disponibilizado para 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo. Em quantitativo, os estados de São Paulo (5.831), Rio de Janeiro (3.969) e Minas Gerais (2.436) permanecem à frente. Já no Nordeste, região mais procurada pelos turistas, os estados da Bahia (1.801), Alagoas (1.905) e o Rio Grande do Norte (1.094) são os estados que registram as maiores adesões. Para solicitar o Selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão. Saiba mais sobre estes e outros assuntos do turismo brasileiro acessando o site – www.gov.br/turismo.
COMTUR ARCOVERDE – O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), cuja gestão 2021/2022 tem como Presidente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson de Siqueira, realizou na segunda-feira (11/12) sua primeira reunião ordinária após a solenidade de posse que aconteceu em 28 de outubro deste ano. Neste encontro ocorrido na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento econômico, no centro de Arcoverde, estiveram presentes, além do presidente, representantes do setor público (secretarias de turismo e de desenvolvimento econômico, AESA-CESA e Câmara de Vereadores) e do setor privado (SESC, BNB e Núcleo de Artesanato). Durante a reunião, na condição de consultor do COMTUR, fiz a apresentação de um PowerPoint com informações detalhadas sobre o andamento da elaboração do Planejamento Estratégico da atividade turística em Arcoverde, tendo como base um trabalho iniciado em parceria com o MTur/PRT/EMPETUR ainda em 2018. Na apresentação foi mostrado, através da “análise SWOT”, como vem sendo formatado o plano que consiste em reunir informações sobre infraestrutura turística e de apoio ao turismo, equipamentos e serviços turísticos, atrativos culturais e naturais, além de marketing e promoção turística e todas as políticas públicas para o setor que, trabalhadas, poderão ajudar na formação de um planejamento estratégico que consolide o potencial turístico de Arcoverde, abrindo as portas para os investimentos necessários ao desenvolvimento da infraestrutura turística dentre outros benefícios.
Ainda constou da pauta a apresentação, pelo Presidente do COMTUR e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Gibson, de um detalhamento sobre o andamento da implantação, em Arcoverde, do Hub de Tecnologia e Inovação que, no seu contexto, está construindo um aplicativo denominado a princípio de “Turistar Arcoverde” – um guia turístico no qual o turista vai encontrar informações sobre a cidade, o seu calendário de eventos e dados importantes sobre atrativos turísticos, pontos de cultura e sobre a infraestrutura turística disponível na cidade como rede de hotelaria, gastronomia e eventos, dentre outras informações essenciais à plena informação do turista e também da população nativa. As informações trazidas pelo Presidente Antônio Gibson, foram complementadas pelo Diretor de Turismo da SETUR Arcoverde, Pedro Brandão, que apresentou mais informações sobre o aplicativo Turistar Arcoverde e aproveitou a ocasião para antecipar pontos do planejamento da DITUR (Diretoria de Turismo) para o final deste ano e para o primeiro semestre do ano que vem.
LEGADO – A Expo Dubai 2020 se transformará em cidade do futuro e o projeto de legado da exposição universal que ocorre em Dubai (Emirado que está localizado na costa do golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país) será transformado no Distrito 2020, uma cidade sustentável terá como foco o bem-estar, oferecendo um local para viver, trabalhar e se divertir a curtas distâncias a pé e de bicicleta. Será como se imaginar vivendo em uma cidade sustentável, que gasta menos energia elétrica e é voltada ao bem-estar das pessoas, que podem acessar com facilidade e a curtas distâncias, em até 15 minutos, sua casa, seu trabalho, mercados, farmácias, entretenimento e todas as atividades do cotidiano. Essa é a proposta do Distrito 2020, o legado da Expo 2020 Dubai, que começa a se transformar em um bairro-cidade assim que a feira terminar, no final de março de 2022. O plano é que o distrito continue crescendo ao longo de suas fases, e que em até 30 anos, ele tenha uma população de 150 mil habitantes.
Distrito 2020 será uma cidade do futuro centrada nas pessoas. Ele foi projetado para ser uma 15-minute city, (cidade de 15 minutos, em tradução literal), que significa que tudo que você precisa diariamente, semanalmente e até mensalmente está a quinze minutos a pé ou de bicicleta. Você não deveria precisar de um carro só para fazer compras ou ir ao médico, ou até mesmo para entretenimento. Outro aspecto de ser uma cidade centrada no ser humano é a sustentabilidade. Todos os edifícios que foram construídos para a Expo Dubai têm certificação LEED Gold ou LEED Platinum (os mais altos da certificação de práticas de construção sustentável) e isso significa que, normalmente, eles consomem 80% menos eletricidade e 51% menos água que um prédio comum. O Distrito 2020 terá instalações de saúde e bem-estar comunitárias, com 10 quilômetros de ciclovias, cinco quilômetros de pistas de corrida; 45 mil metros quadrados de parques e jardins incorporando elementos de água e passagens de pedestres totalmente conectadas em todo o projeto.
A Expo termina em 31 de março de 2022, e a transição começa em seguida. Após um curto período de reaproveitamento e transição, o distrito começa a ser transferido para os futuros ocupantes no quarto trimestre de 2022 e continua em fases. Serão mais de 115 mil metros quadrados de área comercial construídos e disponíveis para movimentação a partir de outubro de 2022, e mais de 800 unidades residenciais a serem entregues a partir de janeiro de 2023. O Distrito 2020 pretende ter 150 mil habitantes até 2050. A ideia é que o distrito se torne o quinto centro urbano da cidade de Dubai, ao lado de Downtown, Dubai Marina, Silicon Oasis e Old Dubai (Deira). Além dos bairros residenciais e comerciais, ativos construídos na fase de transição da Expo 2020 Dubai. Quanto aos pavilhões de países, eles terão autonomia para decidir se ficam, se serão desmontados e reciclados, ou se voltam para seus países. Entre os que já confirmaram que ficam no Distrito 2020 estão os pavilhões dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita, da Índia e de Luxemburgo. (Para conhecer todos os detalhes da matéria completa sobre o legado da Expo Dubai 2020, de responsabilidade da jornalista Bruna Garcia Fonseca, acesse o portal da ANBA – Agência de Notícias Brasil-Árabe – www.anba.com.br).
MAIS …
VIDA E LUZ – Terá início hoje, sábado (18) e segue até o dia 30 deste mês, a 3ª edição do Natal Vida e Luz, realizado pelo Santuário Terra da Misericórdia, no município de Arcoverde, porta de entrada do Sertão pernambucano. O evento atrai um grande número de turistas que podem acompanhar shows, momentos de oração, e passeios pelo santuário que recebe um belíssima decoração durante o período natalino. A programação do evento, reúne as tradições natalinas com elementos da rica cultura popular nordestina. O Papai Noel por exemplo, não chega ao local puxado por renas, mas sim, num carro de boi e um vaqueiro tocando “Noite Feliz.” além disso presépios vivos acompanhados por repentistas e sanfoneiros, além de teatro e shows com artistas católicos. Confira a programação:
Todos os dias: Santa Missa, às 17h – Entrada Solene do Papai Noel, Dança dos Arcanjos, Polos Multiculturais
POLOS MULTICULTURAIS: Teatro, Presépios Vivos, Arcos de Belém, Anfiteatro, Violeiros/Repentistas, Sanfoneiros, Praça de Alimentação, Grutas, Trilhas Iluminadas, Campo dos Pastores, Praça dos Anjos, Exposição dos Presépios, Memorial da Obra e Exposição Missionária (45 anos sacerdotais).
SHOWS: Dia 18/12 – Natal Sanfonado (Jocélio DDD); Dia 19/12 – Teatro; Dia 20/12 – Orquestra Metal Nobre; Dia 21/12 – Batista Lima, Dia 22/12 – Thiago Brado, Dia 23/12 – Teatro, Dia 25/12 – Teatro; Dia 26/12 – Pe. Edson Rodrigues; Dia 27/12 – Pe. Antônio Maria; Dia 28/12 – Ministério Jesus Pão da Vida; Dia 29/12 – Valdinho Paes; Dia 30/12 – Super Oara.
DESTAQUES: Dia 18/12 |14h – Louvor com Pe. Gabriel Vila Verde, 15h – Terço da Misericórdia, 17h – Missa de Abertura com Pe. Gabriel Vila Verde; Dia 19/12 | 08:00 às 22:00 – Festa do Cooperador; Dia 24/12 |22:00 – Santa Missa de Natal, 00:00 – Espetáculo pirotécnico e confraternização; Dia 25/12 |16:00 – Procissão do Menino Deus, 17:00 – Santa Missa; e Dia 26/12 | 08:00 às 22:00 – Celebração Penitencial e júbilo pelo Ano Novo (Festa da Vitória).
(Com informações de Antônio Oliveira – Redação BCN – o Blog da Terra da Romaria – www.blogcoisanossape.com).
CINEMA – O Cineclube Segunda Chance retoma atividades neste sábado (18/12), em Arcoverde, e a primeira sessão de cinema acontece a partir das 19h na Rua Joel de Holanda, bairro da Boa Vista, tendo como atração o filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida, um dos emblemáticos sucessos do inesquecível quarteto Dedé, Didi, Mussum e Zacarias. Criado em 2019 pela Associação Cultural Boi Maracatu, esse projeto foi pensando não apenas para difundir a arte cinematográfica mas, sobretudo, promover esta cultura como instrumento de cidadania e de inclusão social. As apresentações são destinadas à um público diversificado envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, possibilitando acesso às oportunidades de vivenciar emoções provocadas pela sétima arte.
O Cineclube Segunda Chance, nesta fase de retomada, ganha uma nova forma (Interação de Linguagens) e realizará sessões itinerantes a partir deste mês de dezembro, seguindo até agosto de 2022, percorrendo as comunidades periféricas do município de Arcoverde, com programação que conta com obras pernambucanas e nacionais de filmes de curta, média e longa metragem; nos gêneros documentários, comédia, drama, suspense, ficção, animação entre outros. Cinco ciclos festivos serão destacados – Natal, Reis, Carnaval, Paixões e Junino – e, ao término de cada eixo, acontecerá uma apresentação artística de grupos culturais da comunidade comtemplada. Esta iniciativa do Cineclube Segunda Chance conta com incentivo da Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco (FUNDARPE) através dos recursos do FUNCULTURA, Secretaria estadual de Cultura (Secult/PE) e o Governo do Estado de Pernambuco.
SERVIÇO:
O QUE É – 1ª Sessão do Cineclube Segunda Chance com Interação de Linguagens
QUANDO – Hoje, Sábado, 18 dezembro às 19h
ONDE – R. Joel de Holanda Cavalcante – Boa Vista – Arcoverde – PE
FILME – Os trapalhões no Auto da Compadecida /Comédia/Família/1h36min – L – Livre para todos os públicos
SINOPSE – Na pequena cidade de Taperoá João Grilo (Renato Aragão) e Chicó (Dedé Santana) vivem armando confusões, afrontando um sacristão humilde (Mussum) e um padeiro (Zacarias). Todos vivem sob os desmandos do bispo, do padre e do major. Até que, num ataque à cidade, todos morrem pelas mãos do cangaceiro Severino e precisam enfrentar um julgamento no céu, que coloca todos diante de Deus e da Virgem Maria.
(Com informações Mateus Manoel da Assessoria de Imprensa da Associação Cultural Boi Maracatu).
INGRESSOS À VENDA – Começou na quarta-feira (15/12) a venda de ingressos para a versão 2022 do espetáculo da PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM. Portanto, quem planeja levar a família ou organizar uma excursão para marcar presença na retomada das apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já poderá adquirir as entradas pelo site oficial novajerusalem.com.br. Os ingressos custam 200 reais inteira e 100 reais meia-entrada e nas compras feitas pelo site, o valor das entradas poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos, com juros da operadora. Pela primeira vez, nas compras antecipadas pela internet, os ingressos serão digitais. Dessa forma, nas aquisições feitas pelo site, o público não receberá um cartão magnético. O voucher do ingresso digital poderá ser apresentado na portaria impresso em papel ou na tela do celular no momento do acesso ao teatro. Neste sistema de compra on-line, o espectador escolhe o dia do espetáculo, efetua a sua compra e recebe o código em seu e-mail, que será lido pelas catracas de acesso ao evento na portaria de acesso da cidade teatro de Nova Jerusalém.
A partir de janeiro, as entradas também poderão ser adquiridas nos pontos de vendas oficiais (serão divulgados através do site www.novajerusalem.com.br) e, a partir de 1º de março nos principais shoppings centers de Pernambuco. Nesse caso, o cliente comprará seus ingressos para o dia desejado e receberá a informação do código do ingresso digital por e-mail. O procedimento de acesso será o mesmo da compra online. Os ingressos físicos (cartões magnéticos) serão disponibilizados apenas para quem adquirir entradas nas bilheterias da Nova Jerusalém durante a temporada 2022 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, prevista para acontecer entre 9 e 16 de abril. No elenco já estão confirmados os artistas Gabriel Braga Nunes (Jesus), Christine Fernandes (Maria), Luciano Szafir (Herodes), Sérgio Marone (Pilatos) e a influenciadora digital Thaynara OG que interpretará Herodíades. (Com informações de Helenivaldo Pereira para o Portal Liberdade – www.liberdade.com.br).
SAINDO DO FORNO…
ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS (ITA) SUSPENDE TEMPORARIAMENTE SUAS OPERAÇÕES NO BRASIL.
Informações deste sábado, 18/12, através da jornalista Patrícia Campos do Jornal Diário do Turismo (www.diariodoturismo.com.br), dão conta que o Grupo Itapemirim suspendeu temporariamente todas as operações de sua companhia aérea ITA. A suspensão se dá, segundo a empresa aérea, para reestruturação interna. A companhia lamentou os transtornos causados e afirmou que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados e que fará máximo esforço para que os voos retornem brevemente. Passageiros com viagem marcada para os próximos dias devem entrar em contato com a companhia via e-mail (falecomaita@voeita.com.br) para obter informações de como proceder. Segundo o comunicado, a decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim e as operações seguem normalmente.
Em nota à imprensa, a ANAC disse que foi informada sobre a decisão da companhia por volta das 18h desta sexta (17 de dezembro) e que determinou à empresa que “preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas”. “A Anac recomenda, ainda, conforme publicação feita pela CNN, que os passageiros com voos a partir deste sábado (18 de dezembro), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea”.
O que dizem os especialistas?
“O turismo é a arte de vender felicidade”. (Por Luciano Beatz, profissional de turismo, pesquisador, escritor e fundador da Armada Travel, ferramenta de ajuda à agentes de viagens).
E com a proximidade das festas de final de ano, a Coluna JPS TURISMO & EVENTOS faz uma pausa e já comunica seu retorno no sábado dia 08 de janeiro de 2022. Tenham todas e todos um Nata Paz e que 2022 venha com boas notícias. E vamos em frente, afinal, pra frente é que se anda, certo? Até 2022!
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.