Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 40 – Sábado, 27 de novembro de 2021.
EDIFICAÇÃO ORIGINAL DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA – UMA TRADIÇÃO EM TURISMO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO DE ARCOVERDE!
- A edificação histórica da 1ª Igreja Batista de Arcoverde que encontra-se preservada, foi inaugurada em 24 de outubro de 1926 (foto) quando, à época, Arcoverde ainda era a Vila de Rio Branco (Rio Branco passou à condição de cidade em 11 de setembro de 1928*), situada à antiga Rua Grande, depois João Pessoa e, atualmente, Avenida Cel. Antônio Japiassu. Com todas as suas características originais preservadas, o prédio da Igrejinha Batista – como é carinhosamente conhecida pela população da cidade -, transformou-se num anexo para as atividades do templo principal e, naturalmente, Também num equipamento de Turismo Histórico, Cultural e Religioso, sendo testemunha de um passado que marcou o início do movimento batista em terras arcoverdenses e que neste ano de 2021 completou 95 anos de história, tradição e religiosidade.
E para comemorar tão importante efeméride que é orgulho dos evangélicos batistas da portal do Sertão de Pernambuco, o Pastor Carlos Alberto Nunes da Silva, atual líder da 1ª Igreja Batista de Arcoverde, envia à coluna texto com um breve histórico da fundação da igreja e do início do movimento batista no município, que publicamos na integra. Ei-lo:
“O trabalho Batista em Rio Branco (hoje, Arcoverde) começou em 1922, com a chegada de Manoel Cavalcante Araújo, membro da Igreja Batista de Gravatá que, com a prática da evangelização pessoal, preparou a estrutura para a formação da atual Igreja. Os irmãos se reuniam num imóvel cedido pelo irmão Cícero Franklin Cordeiro, localizado na Rua do Comércio. O crescimento do Evangelho por meio dos Batistas causou impacto, incomodando principalmente autoridades religiosas da época que tentavam dificultar o avanço missionário da Igreja local. Mas no ano de 1926, a congregação foi organizada Igreja com o nome de Primeira Igreja Batista de Rio Branco, distrito de Pesqueira, sendo pastoreada por José Alves Feitosa, seu primeiro pastor. Eram os membros fundadores: Abdias Santos, Elisa Viana, Aristides Rodrigues, Manoel Araújo, Cícero Franklin Cordeiro, Severino Henriques Araújo, Tereza Pacheco Araújo, Manoel de Lima, Emília Pacheco, José Ferreira e Valério Pacheco.
Em 1931, o Pastor Adolfo Lira Rego assumiu o pastorado da Igreja, sucedendo o Pastor Feitosa. Ele, além de pastor, também era educador e liderou a Igreja no período de 1931 a 1934. Em 1935, o pastor José F. Neves assumiu a direção da Igreja pastoreando-a até 1938. Ainda em 1938, o recém-consagrado ao Ministério Pastoral, Silas Falcão, tomou posse como pastor da Igreja, era um exímio educador e conceituado escritor, foi durante o seu pastorado a construção do primeiro templo da Igreja no ano de 1938, situado na Rua João Pessoa, nº 700. Com a saída do Pastor Silas Falcão, assumiu o pastorado da Igreja o pastor José Vidal de Freitas, liderando-a por dois anos. O Pastor Milton Nascimento, de 1942 a 1943, vindo em seguida o pastor Gabino Brelaz, que além de pastor era educador, de 1944 a 1948. O pastor Josué Costa, de 1950 a 1952.
Em 22 de outubro de 1952, a Igreja passou a ser pastoreada pelo Pastor Israel Dourado Guerra (foto) – falecido em 2017 aos 90 anos -, durando 50 anos, sendo o pastorado o mais longo. Foi sob a direção do Pastor Israel que a Igreja ampliou para além dos limites do município de Arcoverde sua atuação. Entre as ações desse período tivemos a criação do Instituto Batista de Arcoverde, posteriormente Colégio Onze de Setembro, o Orfanato de Poço das Ovelhas, a abertura de diversas congregações na região, a construção do novo templo e a ampliação do patrimônio. Com a aposentadoria, o Pastor Israel se tornou pastor emérito desta Igreja. Logo após, assumiu os trabalhos da Igreja o pastor Edgar Gabriel de Souza Leite, de 2002 a 2005, na sequência, de 2006 a 2008, o Pastor Manoel Saraiva. De 2009 a 2013, o pastor Leonardo Cavalcante, de 2013 a 2016, o Pastor Marcos Valério. E, de 10 de junho de 2017 aos dias atuais, o Pastor Carlos Alberto Nunes da Silva”. Filho de Serra Talhada-PE, o Pr. Carlos Alberto é casado com Elania Corte Lima Nunes; formado em teologia e com especialização em aconselhamento bíblico e em pregação expositiva. Também tem formação superior em matemática, com pós-graduação em gestão pública. Antes de assumir a 1º Igreja Batista de Arcoverde, pastoreou por 13 anos na cidade pajeuzeira de Floresta-PE.
Atualmente com 145 membros, a 1ª Igreja Batista de Arcoverde vive um momento de restauração da visão missionária, empreendendo ações evangelísticas para diversas faixas etárias e realização de trabalhos com crianças, adolescentes, jovens e casais, além do fortalecimento das organizações de homens e mulheres, inclusive, com ativação da área de ação social. “Nossa gratidão a Deus por todos os pastores, líderes, irmãos e irmãs que contribuíram e continuam contribuindo para o avanço do trabalho missionário do Senhor através desta Igreja”, exulta o Pastor Carlos Alberto. “Sigamos levantando o estandarte desta Igreja, para que mais vidas em Arcoverde e região possam conhecer nosso Senhor Jesus Cristo. E continuemos proclamando a Palavra e fazendo discípulos para glória de Deus. Vamos meus irmãos e irmãs, como diz o hino: ‘resolutos, avançar, trabalhando por Jesus, o estandarte levantar, espalhando a sua luz’. O mundo precisa conhecer o Salvador Jesus”, conclui o atual líder da quase centenária 1ª Igreja Batista de Arcoverde.
*O que atualmente conhecemos como Arcoverde, em 1928, ainda como Rio Branco, foi elevada de Vila à condição de cidade e sede do município, pela lei estadual nº 1931 de 11 de setembro de 1928, que passou a ser aplicada em 1 de janeiro de 1929. Em 1943 o então município de Rio Branco tem seu nome mudado para Arcoverde em homenagem a D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti, 1º Cardeal do Brasil e da América Latina, que nasceu na Fazenda Fundão, localizada na zona rural sul do município, com acesso pela BR 424. Isto se deu pelo decreto Lei Estadual nº 952 de 31 de dezembro daquele ano de 1943, assinado por Júlio Celso de Albuquerque Belo, presidente da Câmara Estadual e titular do governo estadual na ocasião. (Fonte: Prefeitura de Arcoverde).
FÉ E ARTE – O 2º Encontro da Região Turística Fé e Arte realizado em Garanhuns na última terça-feira dia 23, foi um sucesso de organização e participação, contando com representantes de 14 (quatorze) municípios do Sertão e do Agreste Central e Meridional que já integram e/ou desejam integrar a região turística e, por conseguinte, o Mapa do Turismo Brasileiro, programa capitaneado pelo Ministério do Turismo. O Evento foi organizado pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Garanhuns e as palestras e casos de sucesso foram apresentados no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam). Além dos municípios que fazem parte da RT (Região Turística), o evento também contou com a presença de representantes Secretária Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR). O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, o secretário-geral da Codeam, Cayo Albino e o secretário de Turismo Givaldo Calado, prestigiaram a abertura solene do meeting turístico.
A bem elaborada programação do encontro contou com a palestra: “A importância da organização do receptivo turístico para o fomento dos atrativos gastronômicos e naturais do município”, ministrada por Ana Nery, Secretária-Executiva de Turismo de Garanhuns. Na sequência, aconteceram as apresentações dos cases de sucesso: Vinícola Vale das Colinas e da Fazenda Polilac. Após o almoço, oferecido pela Prefeitura de Garanhuns, os participantes fizeram a socialização dos aprendizados e um “city tour” panorâmico nos polos da Magia do Natal, concluindo com proveitosas visitas técnicas de enoturismo à sede da Vinícola Vale das Colinas e de agroecoturismo ao complexo da Fazenda Polilac.
“A troca de experiência é muito positiva para todos. Nossa cidade é uma cidade turística que precisa investir neste setor e nós temos o compromisso de cumprir com essa pauta também. A volta do Festival de Jazz, além da criação e ampliação de outros eventos, será alguns dos nossos investimentos no turismo local”, destacou o Prefeito Sivaldo Albino, se dirigindo aos representantes dos municípios e dos órgãos estaduais presentes ao encontro. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns. Foto de Thomas Ravelly).
Nota: A Prefeitura de Arcoverde se fez presente através dos Secretários Lídio Cordeiro Maciel Júnior (Turismo e Eventos) e Antônio Gibson de Siqueira (Desenvolvimento Econômico), que foram acompanhados do Consultor de Turismo – Albérico Pacheco de Albuquerque, ex-secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde.
APOTEÓTICO – O GP de Fórmula 1, realizado no domingo (14/11) na capital paulista, que marcou a reabertura do calendário de eventos internacionais pós pandemia, teve um desempenho surpreendente – dentro e fora das pistas. O impacto financeiro em São Paulo foi de R$ 810 milhões, gerando 8,5 mil empregos temporários. Nos três dias de automobilismo, o autódromo de Interlagos recebeu 150 mil pessoas, com todos os ingressos vendidos antecipadamente, o que causou, segundo a Fundação Getúlio Vargas, a boa performance econômica. Além disso, a corrida repleta de ultrapassagens, muita adrenalina e a vitória do britânico Lewis Hamilton, que carregou a bandeira brasileira na reta de chegada, repetindo o gesto tradicional de Ayrton Senna, sacudiu e emocionou as arquibancadas totalmente lotadas. Fazia muito tempo que cenas como essas não aconteciam no automobilismo brasileiro. Muitos choraram quando a plateia gritou o nome de Senna ao ver o piloto britânico com a bandeira e depois enrolado nela no pódio. Ele ofereceu a vitória ao piloto brasileiro, seu grande ídolo e a torcida foi à loucura.
O secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, ainda emocionado com tudo o que assistiu, disse que “o último domingo nos lembrou de quem somos”. Ele se referia à vocação do Brasil em realizar grandes eventos internacionais com aquele toque de emoção e de calor humano tão característico do país. Entre o público que foi a Interlagos para o GP, 77% são pessoas não residentes na capital paulista, o que faz do evento o maior com a presença de turistas no calendário oficial da cidade. Outro fator importante foi a exposição publicitária estimada em US$ 302 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão). A prova foi transmitida para 200 países, incluindo os principais emissores de turistas para o Brasil, e vista por 500 milhões de pessoas. O estado, que está com a vacinação adiantada (mais de 70% da população), já começa a reaquecer a economia com a realização de eventos de grande porte e outros corporativos. Há cerca de 200 palestras e eventos corporativos já agendados, todos funcionando com protocolos sanitários e exigência de passaporte de vacina. (Com informações de Wellington Martins para o portal Turismo em Pauta – www.turismoempauta.tur.br).
MAIS …
O SHOW DO ANO – É assim que está sendo considerado o grande evento que acontece neste sábado (27/11) em Arcoverde e que recebe o nome de “FEST MIX”. Idealizado e realizado pela empresa de eventos Patryck Produções, em parceria com a produtora Lucena & Aguiar Ltda., o Fest Mix – depois de paralisado por aproximadamente dois anos devido à pandemia da covid-10 – retorna com toda força encorado por uma das maiores atrações artísticas do Brasil no momento – o cantor-fenômeno João Gomes. E a noitada já começa com uma espécie de matinê esportiva, pois, a partir das 17h, os detentores de passaporte para o evento já podem assistir, através do telão montado na “arena” (situada no setor sul do Corredor da Integração, no bairro de São Miguel em Arcoverde), ao jogo entre Palmeiras x Flamengo, decidindo a Copa Libertadores da América. Logo em seguida ao jogo, iniciam os shows que, além da estrela João Gomes, conta com atrações locais e regionais do porte de Carlos & Fábio, DJ Deb Lima, e Wallas Arrais, dentre outros.
Idealizada e produzida pelo casal de empresários do setor artístico de eventos Patryck Lucena e Nubivânia Aguiar (foto), a edição de 2021 do “FEST MIX” – evento público realizado através de venda de ingressos e plenamente consolidado no calendário cultural da cidade de Arcoverde – se superou a preparou um cenário de sonhos sob a produção artística do estilista, artista plástico e produtor cultural Rafael Farias, que idealizou uma decoração que reúne um conjunto de cores vivas que lembram um fim de tarde. Tudo que combina com a harmonia que forma o belo visual de um “crepúsculo” e sua luz natural que aos poucos se esvai e dar lugar à luz artificial formada a partir da utilização de tecnologia de última geração, com lâmpadas, refletores e canhões de led que comporão um cenário deslumbrante. Segundo Rafael, ele se inspirou num trecho do soneto “o acendedor de lampiões” de Jorge de Lima, onde a ação do acendedor à medida em que ativava os lampiões de forma prosaica, tinha o objetivo de “parodiar o sol e associar-se à lua”, à medida em que a “sombra da noite enegrece o poente”. “Exatamente essa passagem do soneto me inspirou a “jogar” com as cores e as luzes, fazendo com que o fim de tarde que culmina com a chegada da noite, fosse imediatamente recebida por um reluzente conjunto de luzes que provoque nas pessoas admiração e encantamento. Esta é a proposta para o conceito da decoração da festa”, concluiu.
Além da bela decoração que faz uma verdadeira simbiose de luzes e cores, a produção geral da festa, a cargo do casal Patryck e Nubivânia – que conta com uma equipe de aproximadamente 100 colaboradores para atender as diversas demandas do evento – montou uma estrutura nunca vista nesse nicho de festa pública: com 80 camarotes modernos e bem ambientados sendo 10 em formato de bangalôs que se insere no contexto do conceito da decoração; bares temáticos com vários ambientes e específicos para o tipo de bebida e gastronomia servidos, além de sanitários equipados que mais lembram a estrutura de bares e restantes e totalmente diferenciados do que é usualmente utilizados neste tipo de evento. Por tudo que vimos; pelas atrações, pela decoração e pela estrutura que está sendo disponibilizada, não temos dúvidas em afirmar que a edição de 2021 do Fest Mix, será o SHOW DO ANO EM ARCOVERDE!
AMPLIAÇÃO – Matéria assinada pela jornalista de turismo Nadine Alves e publicada nas páginas do jornal Brasilturis (www.brasilturis.com.br) em 23/11, informa que o Aeroporto Internacional do Recife contará com obras de ampliação e reforma nos próximos meses. O contrato para a realização das intervenções foi assinado na sexta-feira (19/11) pela Aena Brasil, administradora do terminal, e faz parte do contrato de concessão realizado pela empresa junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O pacote de melhorias incluem aumento das pontes de embarque e capacidade operacional, incremento das áreas de pista, táxi e pátio de voo, entre outros. A expectativa é de que as obras já comecem no início do ano e sejam concluídas em 2023.
Para Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, as obras realizadas pela concessionária impactarão diretamente no turismo do estado e do país, já que a ampliação do espaço implica em um maior número de voos e de turistas na região. “Essa é a obra que o turismo de Pernambuco tanto esperava. Com isso, ampliaremos o número de voos em nosso estado, aumentaremos o número de visitantes, aqueceremos a economia pernambucana e o melhor, daremos conforto aos nossos passageiros”, disse o Ministro Gilson Machado Neto.
DE MÃOS DADAS – É o nome do movimento de capacitação e mentoria oferecido pelo Sistema Fecomércio-RJ à profissionais e empresários do setor de Gastronomia afetados pela pandemia, cujos primeiros casos da covid-19 foram identificados no Brasil, em março de 2020. À época pouco se sabia sobre a doença e uma onda de medo tomou conta da população, com o isolamento imposto pela pandemia que, inclusive, provocou o fechamento de diversos bares e restaurantes do Rio de Janeiro e em todo o país. Naquele momento, o Movimento Rio de Mãos Dadas, idealizado e posto em prática pelo Sistema Fecomércio-RJ, começou a atuar como um programa de relacionamento a fim de contribuir para o desenvolvimento da economia do Rio, agindo junto aos setores público e privado para incentivar a retomada do otimismo da população fluminense. Pouco mais de um ano depois, os resultados de tanto investimento e união são evidentes.
Segundo dados do Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (SindRio), os meses de maio a setembro foram de saldo positivo no segmento, e o setor de Restaurantes e similares foi a principal atividade geradora de empregos formais no Estado (+4.871) e a segunda principal na capital (+ 2.765). Entre as capitais, aliás, o Rio lidera com o saldo de vagas de trabalho abertas em bares e restaurantes nos últimos 12 meses. Na gastronomia, por exemplo, a campanha atuou oferecendo treinamentos sob medida para os empresários, por meio de novas ferramentas, tecnologias e processos para auxiliá-los na retomada das atividades econômicas. Com a parceria do SindRio, estão sendo realizados encontros digitais gratuitos também em municípios do interior, para pequenos e médios empresários dos setores de Varejo, Hotelaria e Gastronomia, com palestras de renomados especialistas.
Fizemos junto aos empresários, com apoio de mentoria e consultoria estética, um movimento de conceder várias vagas gratuitas de cursos em cada região durante esta época — contou o Assessor de Inovação do Senac RJ, Claudio Tangari. Ele destacou, ainda, que a mudança de cenário pode ser a oportunidade para a capacitação de novos profissionais. No caso da gastronomia, muitos foram além das práticas tradicionais durante o período de isolamento e buscaram no Senac RJ capacitação profissional, focando em técnicas mais inovadoras para acompanhar as transformações do mercado. Estão sendo oferecidas 60 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ação é mais uma iniciativa do Rio de Mãos Dadas. São duas oportunidades de habilitação, ministradas na modalidade de ensino remoto em tempo real pelas unidades Senac RJ Copacabana e Botafogo: Planejamento Financeiro para o Comércio e Controle de Custos Fixos e Variáveis. A primeira turma já foi iniciada no dia 22 e a próxima já está prevista para iniciar em 29 de novembro. Olha só que belo exemplo à ser seguido! (Com informações do SENAC-RJ e publicação nas páginas do portal O Globo – www.oglobo.globo.com).
SAINDO DO FORNO…
A MAIS NOVA CARTILHA DE RETOMADA ECONÔMICA DO TURISMO BRASILEIRO
- Os ministérios do Turismo e da Economia lançaram, nesta semana em Brasília, o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países ao redor do mundo. Para conhecer o documento, acesse o site do Ministério do Turismo www.gov.br/turismo. Durante a cerimônia de lançamento da publicação, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância da iniciativa. “Este documento deve se tornar uma referência para discussão no nosso setor, auxiliando gestores públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo na recuperação do nosso setor, para que consigamos elevar o turismo brasileiro à altura do nosso povo”, disse.
- O documento, elaborado pela consultoria internacional KPMG, é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Voltado para os setores público e privado, o Guia propõe projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor diante da pandemia de Covid-19. A elaboração do guia contou com o apoio do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e do grupo G20+. Para a produção do documento, a KPMG entrevistou 42 empresários e especialistas e aplicou uma pesquisa com a cadeia produtiva do setor em todas as regiões do país. Com base na escuta ativa de empresários e especialistas do setor e análise das melhores práticas globais, identificou propostas de curto prazo que possam mitigar os efeitos econômicos da crise no turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na transformação e crescimento econômico.
- São sugeridas 20 iniciativas estratégicas para o setor, entre elas, ampliar a conectividade em cidades turísticas com Wi-Fi e Internet banda larga; promover incentivos para atração de investimentos para o turismo náutico; incentivar o “Calendário de Eventos” de acordo com os conteúdos de cada região; ampliar o ecoturismo com foco nas principais unidades de conservação do país; fortalecer o turismo de “curta duração” próximo às grandes capitais; e incentivar o turismo doméstico para o brasileiro conhecer mais o Brasil. O documento destaca ainda números de impacto da pandemia no Brasil e no mundo. Denota, também, que o turista no cenário pós-pandemia será mais criterioso com saúde e higiene, exigente em relação ao consumo ético e sustentável e estará em busca de novos destinos.
PANORAMA DO TURISMO – Em 2019, o turismo representava 10,4% do PIB mundial. No Brasil, a participação era de 7,7% – com um crescimento estagnado. É um dos setores que mais emprega no país: 1 em cada 13 empregos são no Turismo. São 7,4 milhões de empregos nos diversos segmentos com R$ 238,6 bilhões de receita gerada.
RELATÓRIO RETOMADA – Durante a cerimônia, também foram apresentados os resultados de uma aliança nacional, instituída pela Portaria MTur 754/2020, para orientar a Retomada do Turismo. A iniciativa, que envolveu setor público e privado, terceiro setor e Sistema S, foi coordenada pelo Ministério do Turismo e buscou mitigar os efeitos negativos causados no setor diante da Covid-19. O esforço coletivo foi estruturado em quatro eixos de atuação: I – preservação de empresas e empregos no setor de turismo; II – melhoria da estrutura e qualificação de destinos; III – implantação dos protocolos de biossegurança; e IV – promoção e incentivo às viagens.
Entre os principais resultados estão a publicação regras de remarcações e cancelamentos para o setor turístico, por meio da MP 948/2020 e MP 1036/2021; a promoção de cursos gratuitos de qualificação do setor; o lançamento do Portal de Investimentos; o investimento de quase R$ 200 milhões na entrega à população de 42 obras de infraestrutura turísticas pelo país; a ampliação da adesão ao Selo Turismo Responsável que prevê uma série de protocolos de biossegurança para o setor; o lançamento de campanhas de promoção nacional e regionais de incentivo à retomada segura das viagens, bem como acesso facilitação do acesso ao crédito. O relatório detalhado com os principais resultados alcançados por meio da aliança nacional pode ser conferido no site do MTur – www.gov.br/turismo. (Com informações de Amanda Costa, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo).
O que dizem os especialistas?
“Essa é a obra que o turismo de Pernambuco tanto esperava. Com isso, ampliaremos o número de voos em nosso estado, aumentaremos o número de visitantes, aqueceremos a economia pernambucana e o melhor, daremos conforto aos nossos passageiros”. (Do pernambucano Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo, anunciando mais uma ampliação do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre-Guararapes, em Recife-PE).
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.