Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos


Edição 39 – Sábado, 20 de novembro de 2021. Atualizada em 21/11/2021.

TURISMO DE TRILHA, UM CAMINHO PARA A AVENTURA!

O que atualmente os profissionais, pesquisadores e estudiosos do turismo chamam de TURISMO DE TRILHA é, em verdade, ainda considerado um nicho do Turismo de Aventura. Porém, também poderia perfeitamente se enquadrar também como um ramo do turismo ecológico, rural, de lazer, de contemplação e até mesmo de negócios, principalmente pelo fato de constar das ofertas da maioria de operadores, agentes de viagens e similares. Mas, como além do componente aventura, lazer, contemplação, clima e outros segmentos que compõem a atividade turística, as trilhas existentes e exploradas em nosso pais e no mundo, já podem ser consideradas um importante “atrativo turístico” e, como tal, já merece ser considerado um nicho específico de turismo.


Alguns estudos definem TRILHA como um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. “Trilhas são caminhos existentes ou estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o objetivo de aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento ou educação através de sinalizações ou de recursos interpretativos”, destaca o portal do Instituto EcoBrasil (www.ecobrasil.eco.br). Tecnicamente, podem ser estabelecidos diversos tipos de trilhas, que podem ser classificadas quanto à função: vigilância, recreativa, educativa, interpretativa e travessias; quanto à forma: circular, oito, linear e atalho; quanto ao grau de dificuldade, leve ou pesada, e quanto à declividade do relevo: ascendentes, descendentes e Irregulares. Já acerca dos recursos utilizados para a interpretação ambiental da trilha, elas podem ser classificadas de duas maneiras: trilhas guiadas (monitoradas) ou trilhas autoguiadas.

No caso específico de Arcoverde e região um dos melhores exemplos de Turismo de Trilha é o evento DESAFIO DAS SERRAS PORTAL DO SERTÃO, cuja primeira edição do evento idealizado por Thiago Santana, Alan Muniz e Tocha Ribeiro, aconteceu neste domingo no início da manhã, dia 21 de novembro, composto por corrida, caminhada e pedalada. Segundo os idealizadores, o “Desafio das Serras”, além de ser um evento voltado às práticas saudáveis e a conscientização ambiental, tem o intuito de promover a participação do público em geral, através de três modalidades: Caminhada, Corrida e Ciclismo, de forma colaborativa e não competitiva. Nesse mesmo objetivo de cuidados com a saúde, se insere na campanha do Novembro Azul, firmando parcerias com as Secretarias de Saúde, de Cultura, e de Turismo de Arcoverde – Cidade Portal do Sertão de Pernambuco.
O lançamento, portanto, que marca o start do projeto cuja segunda edição já está devidamente confirmada para o mês de novembro do próximo ano, foi formatação em três etapas onde cada participante receberia um totem a cada desafio atingido, sendo que na última etapa receberia um troféu. Outra marca importante do projeto é que cada participante, ao fazer a inscrição, deverá levar 1kg de alimento não perecível que será revertido para doação. Para o primeiro “Desafio das Serras” que tive início às 06hs da manhã deste domingo, com uma programação composta por caminhada e com concentração aconteceu na Praça do Senadinho (no centro de Arcoverde, próximo à Praça da Bandeira), começou logo após a passagem, pelo local, do pessoal inscrito para a corrida e o ciclismo cuja largada aconteceu na Avenida José Bonifácio, próximo a garagem da Viação Progresso. O ponto final do percurso estava programado para acontecer na emblemática “serra da micro-ondas”, exatamente no Mirante do Cruzeiro Novo (foto), um dos mais importantes e visitados atrativos turísticos da cidade de Arcoverde, onde os participantes seriam recebidos com uma farta mesa de frutas, sucos e bastante água.

Ao se inscrever, o participante assinou um “Termo de Responsabilidade” no qual, além de várias informações importantes, constam temas relacionados à segurança dos mesmos, além de possíveis riscos envolvidos na atividade como “queda da própria altura, queda de baixa, média e grande altura; quedas de materiais pessoais (celular, óculos, bonés, etc.)”. Afinal, ainda de acordo com o “termo”, a “organização não se responsabiliza por materiais pessoais, objetos individuais e riscos gerais de passeio na natureza, tais como picadas de insetos, animais peçonhentos, queda de árvores, contato com plantas espinhosas e urticantes, insolação, desprendimentos de pedras causadas ou não pelo grupo e desmaios e mal súbito; além contato com animais silvestres de pequeno, médio e grande porte; atrito com estrutura física feita de corda que podem causar queimaduras; percurso com terreno irregular, com buracos e com trecho de decline acentuado que podem ocasionar esforço excessivo nas articulações, fadiga, arranhões, escoriações, escorregões e queimaduras, entre outros”, finaliza o anuncio oficial divulgado pela organização do 1º Desafio das Serras Portal do Sertão.
Caso você não tenha participado desta primeira edição, não se preocupe que ano que vem tem mais. Em 2022 tem a segunda edição desse importante evento do segmento de Turismo de Trilha.

COCAR – Os integrantes do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, Draiton Moraes e Kleber Araújo, foram recebidos no Gabinete do Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, na quinta-feira (18/11), tendo como pauta os dois principais eventos realizados pelo Coletivo: a Caminhada do Forró de Arcoverde e a FELIS – Feira Literária do Sertão. Essa foi a primeira visita do COCAR ao Chefe do Executivo Arcoverdense desde sua posse, ao qual foi noticiado que já se iniciaram as articulações para a realização destes dois relevantes eventos voltados para cultura, turismo e educação, os quais já se consolidaram no calendário turístico-cultural de Arcoverde e Região, mas que estiveram suspensos nos últimos dois anos por conta da pandemia.

O Prefeito agradeceu a visita e ressaltou que tanto a Caminhada do Forró como a FELIS são eventos importantes para a cultura e turismo locais, além de movimentarem a economia, de modo que merecem o total apoio da gestão municipal, tendo se colocado à disposição para atuar como parceiro do Coletivo Cultural nestas ações. A Caminhada do Forró é um evento do ciclo junino que já está na décima edição e renuiu em 2019, durante a IX edição, cerca de 30 mil pessoas pelas ruas da cidade. Já a FELIS, que tem como principal parceira do COCAR a CEPE – Companhia Editora de Pernambuco, terá a sua terceira edição realizada em meados de outubro de 2022, com estantes de livrarias, lançamentos literários, eventos de formação, rodas de conversas, dentre outras ações vinculadas à literatura. (Com informações da assessoria de comunicação do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, através da sua página do facebook – www.facebook.com/COLETIVOCOCAR).

AZUL DA COR DO CÉU – Matéria assinada pelo jornalista Edilson Vieira e publicada em 16 de novembro deste ano na página de economia do portal Jc.ne10 (www.jc.ne10.uol.com.br), mostra e detalha balanço dos 12 (doze) meses de operação da Azul Linhas Aéreas no interior de Pernambuco (Caruaru e Serra Talhada), através de voos realizados em modelo Cessna Gran Caravan (foto). Foram mais de 800 voos, totalizando 900 horas voadas, segundo a Azul, entre a capital do Estado, Recife, e os aeroportos Oscar Laranjeira, em Caruaru (região do agreste central), em Santa Magalhães, em Serra Talhada (região do sertão do Pajeú), em operações iniciadas em novembro de 2020, através da Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul Linhas Aéreas. “A operação da Azul Conecta na região trouxe novas oportunidades de turismo e negócios para o interior de Pernambuco, uma vez que as conexões com Recife permitem que os moradores de Caruaru e Serra Talhada tenham acesso a diversos outros destinos, como as capitais do Nordeste, Norte e Sudeste, além de Juazeiro do Norte, Petrolina, Brasília e Campinas”, destaca a matéria.

Apesar do sucesso neste primeiro ano, a Azul deseja aumentar sua presença nas duas cidades. “Gostaríamos muito de ampliar as operações, inclusive voar com aeronaves maiores como ATR 72-600 para Serra Talhada; Embraer e Airbus A320Neo para Caruaru. No entanto, esses aeroportos não têm a infraestrutura necessária para receber esse incremento de oferta. Já comunicamos nossas intenções às autoridades e esperamos ansiosamente reformas que viabilizem isso, possibilitando voos diretos para Campinas e outros destinos”, explica Vitor Silva, gerente da companhia. Só para exemplificar, o Airbus A320Neo que poderia operar em Caruaru tem capacidade para 165 passageiros. Com uma frota de 16 aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, a Azul Conecta opera o que a empresa chama de destinos sub regionais. Operando em rotas menores, a Azul atingiu a marca de 200 cidades atendidas pela companhia no país. A Conecta é resultado da aquisição pela Azul da antiga TwoFlex.

MAIS …

TURISMO PREMIADO – O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), anunciando a realização da segunda edição do PRÊMIO PERNABUCO DE TURISMO, que, segundo a regulamentação do mesmo, busca identificar e disseminar práticas exitosas e inovadoras realizadas no turismo pernambucano, reconhecendo sua importância no cenário do Estado e de seu fomento turístico. Esta segunda edição do Prêmio, tem por objetivo reconhecer lideranças e iniciativas, projetos ou ações inovadoras que estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo pernambucano, sendo mais um estímulo para que o turismo cumpra sua missão, que é dar visibilidade ao potencial social e turístico como atividade econômica representada por vários segmentos em Pernambuco. As informações necessárias à participação no prêmio estão disponíveis no regulamento que, além de amplamente divulgado na mídia em geral, também pode ser baixado na página oficial da Secretaria de Turismo e Lazer – www.setur.pe.gov.br. E, ainda de acordo com o regulamento, os segmentos que estão habilitados a concorrer à premiação – através de iniciativas, projetos ou ações – são os seguintes: Agências de Viagens; Empresas de Eventos; Estabelecimentos de Gastronomia; Inovação e Sustentabilidade no Turismo; Meios de Hospedagens; Municípios Destaques no Turismo; Turismo Criativo; Turismo Rural e Ecológico; Equipamento Turístico Cultural; Jornalismo em Turismo e Homenagem.

As inscrições e/ou indicações para o Prêmio Pernambuco de Turismo 2021 – ANO II, já estão sendo realizadas desde 12/11/2021 e tem prazo final estabelecido para às 12h do dia 28/11/2021, sendo gratuita. Estas só poderão ser realizadas por meio do link (https://forms.gle/mBQJcFyAKDhAAcff7), através do preenchimento do formulário correto, disponível online no link indicado. O preenchimento de todos os campos é obrigatório. Os arquivos e/ou fotos de divulgação devem ser anexados ao formulário, no tamanho máximo de 100Mb (cem megabytes). A confirmação da inscrição será realizada por meio de recebimento da cópia do formulário de inscrição, expedida automaticamente. Serão considerados vencedores os que obtiverem maior pontuação após as ponderações da Comissão Julgadora, em cada categoria, sendo premiados os três primeiros colocados por categoria. A exceção é a categoria de Jornalismo em Turismo, que premiará apenas o primeiro lugar de cada formato de reportagem, sendo elas impresso ou online; tv e rádio. Além disso, as indicações dos homenageados serão as únicas que prescindirão análise da Comissão Julgadora, cabendo exclusivamente à Comissão Organizadora, mesmo sem inscrição prévia, a indicação dos agraciados.

TURISMO SUSTENTÁVEL – A Booking.com, uma das plataformas digitais de viagem líderes no mundo, acaba de anunciar o lançamento do selo ‘Viagem Sustentável’, cujo objetivo é fornecer informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais responsável com o meio ambiente. O selo está disponível para todas as propriedades que implementaram um conjunto de práticas e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão. Afinal, de acordo com levantamentos da Booking.com, 81% dos viajantes globais desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano e mais de dois terços (67%) dos viajantes esperam que o setor ofereça mais opções nesse sentido. A iniciativa é a primeira do tipo no setor e visa oferecer aos viajantes uma forma clara, consistente e fácil para identificar estadias mais sustentáveis, independentemente do destino que desejam conhecer. A ambição da empresa, aliada à Travalyst Coalition, da qual a Booking.com é parceira-fundadora, é criar uma medida universal e transparente para informações de propriedades sustentáveis em todo o setor. A primeira versão do selo, que chancela o primeiro conjunto de atributos validado pelo Travalyst Independent Advisory Group, tem como foco destacar as práticas que são mais importantes para diversos tipos de acomodação, além de mostrar seu potencial de alto impacto.

Com base nos padrões já estabelecidos para acomodações sustentáveis, a Booking.com colaborou com especialistas do setor, inclusive por meio do seu papel de liderança na Travalyst Coalition, para identificar um conjunto das práticas mais impactantes que uma propriedade deve considerar. São cinco áreas principais: lixo; energia e gases do efeito estufa; água; apoio às comunidades locais; e proteção à natureza. Atualmente, essa estrutura principal está dividida em 32 medidas ou práticas específicas de sustentabilidade que as propriedades podem implementar – desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis ou a mudança para lâmpadas LED, até o funcionamento da acomodação com fontes de energia 100% renováveis ou o investimento de certa porcentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação. Para cada uma dessas práticas, a Booking.com também trabalhou com a reconhecida empresa de consultoria de sustentabilidade, a Sustainalize, para desenvolver uma metodologia sólida que avalia o peso relativo dessas práticas dentro de um modelo. Como esse peso depende totalmente do impacto social e/ou ambiental das práticas, o modelo serve para identificar parceiros que buscam adotar iniciativas significativas de sustentabilidade. O cálculo também considera a localização da propriedade e seu tamanho, melhorando a precisão e aplicabilidade do modelo em relação à grande variedade de parceiros da Booking.com.
As propriedades que atendem o limite exigido de impacto estão recebendo a primeira versão do selo ‘Viagem Sustentável’, incluindo aquelas que possuem diversas certificações e selos já existentes. Essa metodologia de medição e abordagem estruturada foi desenvolvida oficialmente com a Travalyst Coalition e aprovadas pelo Travalyst Independent Advisory Group. Além disso, continuam a ser desenvolvidas por meio da consultoria e orientação do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Durante a primeira fase do lançamento, o selo ‘Viagem Sustentável’ e uma visão geral das iniciativas de sustentabilidade da propriedade estarão disponíveis nas páginas das propriedades no app e no site da Booking.com, no mundo todo. À medida que o lançamento continua, o ícone ‘Viagem Sustentável’ também vai começar a aparecer nos anúncios das propriedades na página de resultados de pesquisa nas próximas semanas, junto com um filtro de Viagem Sustentável. Assim, vamos ajudar os viajantes a identificar mais opções sustentáveis desde o início de sua experiência de pesquisa na Booking.com. (Com informações do Portal Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

TURISMO CRIATIVO – A Professora, pesquisadora e cofundadora da Rede Nacional Experiência e Turismo Criativo (Recria), Larissa Almeida – que também é autora do livro “Turismo Criativo, uma viagem por culturas, encontros e experiências” -, anuncia em suas redes sociais que estará realizando, no período de 22 a 26 de novembro (de segunda a sexta-feira da semana que se inicia), a “Semana Turismo Criativo como Estratégia”, destinada à profissionais de turismo, gestores, estudantes e pessoal interessado na atividade turística.
Para obter maiores informações sobre mais esse curso com a marca de qualidade LARISSA ALMEIDA, acesse o link da BIO do seu perfil no instagram. Lá o interessado poderá fazer a inscrição e obter mais detalhes, inclusive, sobre promoções e ofertas especiais. “Entre os dias 22 e 26 de novembro compartilharei conteúdos que vão te trazer insights sobre como utilizar as experiências de turismo criativo para se destacar no mercado do turismo e atender às demandas do viajante contemporâneo”, esclarece Larissa em sua página do instagram.

SAINDO DO FORNO…

Mais uma Ação Social do Shopping RioMar: Artesanato de Talentos!

Visando dar projeção à produção local (Recife) de 15 artesãos e grupos formados no Pina e em Brasília Teimosa, o RioMar, um dos principais centros de compras do Estado, inaugurou a loja batizada de ARTESANATO DE TALENTOS. Localizada no piso L1, vai funcionar até 25 de dezembro com itens natalinos e preços a partir de R$ 10,00. São mais de 1.500 opções de enfeites temáticos produzidos nas próprias comunidades e conectados com a sustentabilidade. A iniciativa é resultado da articulação do Instituto JCPM de Compromisso Social, com qualificação e curadoria dos itens realizadas pelo Instituto Fecomércio. Este é o sétimo ano em que os artesãos recebem uma loja exclusiva, patrocinada pelo RioMar sem custo de aluguel, no principal período para o varejo que é o Natal.
Uma inovação deste ano é a oferta de cursos para o consumidor que poderá desenvolver seu talento a partir das turmas oferecidas no local em uma programação voltada a cursos de confecção de adornos natalinos. As oficinas iniciadas na sexta-feira dia 19, continuam nos dias 21, 26 e 28/11, e as inscrições podem ser realizadas no local (Loja Artesanato de Talentos – RioMar – Piso L1, em frente à Marisa, no mesmo horário de funcionamento do shopping). A capacidade das turmas é de até 10 alunos e os participantes recebem os insumos para oficina. No final, podem levar as peças que foram produzidas por eles. Além de valorizar e apoiar o pequeno artesão, quem visitar o espaço vai encontrar desde enfeite de guardanapo até um presépio todo em macramê, passando por guirlandas, árvores de vários tamanhos, toalhas, entre outros. Até compor o mix, os participantes têm acesso a orientação da produção e qualificação visando a gestão do negócio, design dos produtos, técnicas de vendas e conceitos de sustentabilidade.

A loja está localizada perto da Marisa e cada item é assinado pelo artista com uma etiqueta de identificação. Os próprios artesãos se revezam na comercialização. O consumidor termina podendo, também, encomendar itens mais específicos. O espaço vem se consolidando a cada ano. Em 2020, quando a pandemia estava com indicadores acima dos vistos atualmente, os artesãos conseguiram comercializar quase R$ 80 mil. A renda é integralmente revertida para os artesãos. “Abrir esse espaço para a comunidade, uma vitrine com produtos de qualidade e que demonstram a dinâmica criativa e empreendedora locais, é uma das muitas iniciativas do RioMar voltadas para a região onde estamos inseridos”, comenta a gerente de marketing do Shopping RioMar, Denielly Halinski.
O projeto surgiu dentro do Instituto JCPM a partir da identificação dos artesãos locais para formações empreendedores oferecidas na unidade. “Pina e Brasília são comunidades com grupos muito articulados e talentosos. Nos aproximamos dessa produção por entender que podemos ajudar fazendo a ponte entre a capacitação, espaços para comercialização, visibilidade e conexão entre as várias iniciativas e todos crescerem juntos”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Fábia Siqueira. (Com informações da jornalista Carmem Peixoto, da Assessoria de Imprensa do Shopping RioMar Recife. Para saber mais detalhes acesse o site – www.vivariomarrecife.com.br).

O que dizem os especialistas?

“Gostaríamos muito de ampliar as operações, inclusive voar com aeronaves maiores como ATR 72-600 para Serra Talhada; Embraer e Airbus A320Neo para Caruaru. No entanto, esses aeroportos não têm a infraestrutura necessária para receber esse incremento de oferta. Já comunicamos nossas intenções às autoridades e esperamos ansiosamente reformas que viabilizem isso, possibilitando voos diretos para Campinas-SP e outros destinos”. (De Vitor Silva, gerente da companhia Azul Linhas Aéreas para o Nordeste).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo