Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 34 – Sábado, 16 de outubro de 2021.

RECIFE, FUTURO POLO DE TURISMO DE LAZER E DE NEGÓCIOS DO NORDESTE!

A Organização Mundial do Turismo (OMT), desde 2003 atua como uma agência especializada das Nações Unidas sede em Madri-Espanha. Todavia, o que atualmente conhecemos como OMT já se chamou IUOTO (União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens), lá pelos idos de 1925, a princípio como uma organização internacional não governamental que reunia associações privadas e governamentais de turismo. Como agência da ONU responsável em promover o turismo de forma sustentável, responsável e universalmente acessível, a OMT direciona suas ações para a geração de conhecimentos sobre o mercado de turismo, para a promoção de políticas e instrumentos de apoio ao turismo; para o incentivo à educação e à formação e, também, para ofertar capacitações e assistência técnica, trabalhando ainda no intuito de maximizar a contribuição socioeconômica do turismo e minimizar possíveis impactos negativos.

Nesse sentido, a OMT também é responsável segmentação do turismo, que é a forma de organizá-lo para fins de planejamento, gestão e mercado. E esses segmentos são estabelecidos a partir da própria definição de turismo pela OMT, para o qual “o turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. Portanto, considerando que LAZER e NEGÓCIOS são considerados dois dos principais segmentos do turismo, eles e os demais segmentos (Turismo Religioso, Social, Rural, Ecológico, Cultural, de Estudos e Intercâmbio, de Esportes, de Aventura, de Pesca, Náutico, de Sol e Praia, de Saúde, etc.), são gerados, segundo os estudiosos no assunto, a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda. É, pois, definida pela identificação de certos grupos de consumidores caracterizados a partir das suas especificidades em relação a alguns fatores que determinam suas decisões, preferências e motivações. Os produtos e roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com base na oferta (em relação à demanda), de modo a caracterizar segmentos ou tipos de turismo específicos. Assim, as características dos segmentos da oferta é que determinam a imagem do roteiro, ou seja, a sua identidade, e embasam a estruturação de produtos, sempre em função da demanda.

E é exatamente se preparando para essa demanda que o RECIFE – nossa bela e acolhedora Capital do Nordeste – começou a preparar sua infraestrutura turística com foco no turismo de Lazer, de Negócio e de Eventos, a partir do momento em que, ainda na gestão do saudoso Governador Eduardo Campos, foi iniciado o processo para transformar o Recife Antigo num atrativo turístico consolidado. Nessa época foi iniciada a transformação de galpões antigos existentes no entorno do Marco Zero em espaços de lazer e cultura, a exemplo do Museu Cais do Sertão, construído no armazém 10 do antigo porto e inaugurado no ano de 2014 e que desde sua fundação vem colecionando prêmios nacionais e internacionais, tanto de arquitetura, quanto de gestão e inovação.

Outro importante equipamento que ocupou o antigo armazém 11 (bem ao lado do Marco Zero e com aproximadamente 2 mil metros quadrados) foi o Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE), finalizado e entregue à população em 2017 e cujo local – considerado maior centro de artesanato de Pernambuco – conta com mais de 16 mil peças em exposição de aproximadamente 500 artesãos locais; mais restaurante, auditório, lojas e galeria de arte. Antes dessas intervenções, no final do ano 2000, o então Prefeito do Recife, Roberto Magalhaes, entregava como um dos legados de sua gestão, a reforma da Praça do Marco Zero cujo centro praça recebeu a famosa “rosa dos ventos” do pintor Cícero Dias, e o Parque de Esculturas idealizado pelo artista Francisco Brennand para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil.


Enquanto da área do Recife Antigo começava a transformar sua estrutura turística com a utilização dos seus velhos armazéns de açúcar em espaços culturais e de lazer, em 2014 era realizada – em meio à polemicas que foram sendo pacificadas ao longo do tempo – a primeira etapa do “Projeto Novo Recife” que previa a construções de aproximadamente 13 edifícios residenciais e comerciais, além de área de lazer e entretenimento, na área do Cais José Estelita (antigo terreno da REFESA, área central que liga a zona sul ao Recife Antigo e ao centro histórico da cidade, passando pelo Cais de Santa Rita). O projeto de interesse privado, porém, com controle e supervisão pública, depois de devidamente destravado através de processos legais, está em processo de construção e deverá contar com 65% de área para uso público e 35% de área privada, o que configura um importante ganho para a qualidade do espaço urbano da cidade. “O projeto contempla conceitos e princípios urbanísticos que estão presentes em várias partes do mundo e o objetivo será implantar referências viáveis para a construção de um espaço melhor ordenado e que seja capaz de promover qualidade urbana e qualidade de vida, propiciando espaços para a exploração do turismo de lazer e de negócios de forma sustentável”, destacam os responsáveis pelo projeto.

Enquanto o “Projeto Novo Recife” é tocado com sucesso na área do Cais José Estelita, soma-se à ele, em área próxima, o “Projeto Porto Novo Recife” que objetiva a transformação dos antigos armazéns de cargas existentes no Cais de Santa Rita, no trecho compreendido entre a antiga ponte giratória até às imediações do Forte do Brum, numa obra de impacto econômico e urbano com reflexos positivos no turismo de lazer, de negócios e de eventos. Nesta obra que também está em curso, sete antigos armazéns (o de nº 9, 12, 13, 14, 15, 16 e 17) foram cedidos à inciativa privada e os locais serão reformados para abrigar escritórios, restaurantes, bares, lojas de entretenimento e pontos comerciais. Nos novos espaços também serão construídos um hotel, uma marina internacional e um centro de convenções, num investimento da ordem de R$ 140 milhões e previsão de gerar 1.430 empregos diretos só durante a construção. A licitação de concessão, porém, delimita obrigações que determinam que cada um dos espaços devem cumprir a função estabelecida no processo legal. “Desvios de funções previamente determinadas não serão permitidas nem toleradas”, esclarecem o responsáveis pelo projeto.


Uma matéria sobre o tema em tela, assinada pela jornalista Luisa Farias e publicada na segunda-feira (11/10/2021) no Jornal do Comércio sob o título “Vida Nova”, mostrou detalhes do andamento das obras do “Projeto Porto Novo Recife”, destacando o andamento dos trabalhos nos armazéns 16 e 17 do Cais de Santa Rita, que serão transformados num moderno Centro de Convenções com área de 15 mil m², com capacidade para quatro mil pessoas e estacionamento para 230 vagas. Segundo a matéria do JC, o espaço terá, além do centro de convenções, um hotel de quatro estrelas com 240 leitos e possuindo restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina, academia de ginástica e garagem. Em frente ao hotel, será construída uma marina para comportar 180 barcos, com capacidade de veleiros de até 70 pés. O orçamento de todo complexo é de R$ 150 milhões e a entrega da obra está prevista para o ano de 2023. “A intenção é consolidar a área como polo de turismo de LAZER e de NEGÓCIOS no centro histórico do Recife.

VOLTEI RECIFE – Realizada com grande sucesso no período de 06 a 08 de outubro deste ano na cidade de Fortaleza-CE, a 48ª edição da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), aconteceu de forma hibrida, tipo evento-teste, agregando a “ABAV Expo” (presencial), no Centro de Convenções de Fortaleza, e a “Collab” (através de plataforma digital). Segundo os organizadores o evento foi um sucesso, com a Abav Expo reunindo aproximadamente 13 mil pessoas em três dias de atividade com mais de 180 marcas em exposição.

A grande notícia do final da exposição foi a confirmação de que em 2022 a ABAV continuará itinerante e que será realizada, após 20 anos, em Recife – a bela capital de Pernambuco e carinhosamente conhecida como Capital do Nordeste -, o que deixou muito feliz o Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, que garantiu assumir o compromisso de, na edição de 2022, “realizar a mais feliz, a mais alegre, a mais festiva e a maior feira que a história da Abav já teve“.

Sobre a escolha do Recife como sede da ABAV Expo 2022, a Assessora da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e Coordenadora do Programa Bora Pernambucar, Graça Novaes, destacou o fato de Pernambuco ter disputado com outros 12 estados e conquistado a indicação para a realização da maior feira de turismo do país e uma das maiores da América Latina. “A Abav 2022 está prevista para acontecer em setembro no centro de convenções de Pernambuco, com a perspectiva de receber mais de 40 mil pessoas de todas as regiões e de dezenas de países. Uma conquista importante para Pernambuco”, comemorou Graça Novaes. (Matéria com base em informações do site: www.mercadoeeventos.com.br).

EDIÇÃO ADIADA – Evento que geralmente acontece meses antes da ABAV Nacional, a EXPO TURISMO PARANÁ teve a edição de 2021, a princípio programada para o mês de agosto deste ano, transferida para os dias 29 e 20 de abril de 2022 na cidade de Curitiba(PR). A diretoria da secional paranaense da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), responsável pelo evento, entendeu ser mais racional seguir as normas sanitárias que ainda recomendam que se evitem aglomerações, principalmente em espaços fechados. “Estamos certos de ter tomado uma medida prudente”, resume Antônio Azevedo, presidente da entidade promotora desta tradicional feira de negócios turísticos.


Tendo como grande objetivo a divulgação do turismo em plena retomada da atividade turística no Brasil e no mundo, para essa edição 2021/2022 da Expo Turismo Paraná, a ABAV-PR acredita em uma proposta diferenciada para a feira, oferecendo um ambiente participativo e educativo com muitas capacitações, além de networking e interação entre as marcas participantes, consolidadores, clientes, apoiadores e consumidores. Tudo isso nos espaços do Expo Unimed Curitiba.

O evento habitualmente conta com a importante chancela e participação da Paraná Turismo, através de espaço temático e de vivência das quinze regiões turísticas do estado, além da parceria e apoio de importantes órgãos turísticos, entidades e destinos, regionais nacionais e internacionais. (Com informações do site Panorama do Turismo – www.panoramadoturismo.com.br).

MAIS …

REINO UNIDO ABERTO AO TURISTA BRASILEIRO – Esta foi a boa notícia da semana em relação a abertura cada vez maior de países da comunidade europeia, dentre eles os que formam o “Reino Unido” (um agrupamento político que congrega a Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales – mais a Irlanda do Norte). A principal obrigatoriedade de permanecer em isolamento em um hotel por 10 dias a um custo de mais de 2 mil libras (R$ 17 mil) para os viajantes vindos do Brasil “independentemente da nacionalidade” não vai precisar mais ser cumprida.


O número de países da lista vermelha foi reduzido de 54 para sete. Brasil, México e África do Sul estão entre os que deixaram a lista. Por outro lado, Panamá, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Haiti e República Dominicana permanecem na lista vermelha. (Com informações do Portal www.brasiltravelnews.com.br).

PESQUISA – A Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio) apresentaram pesquisa na qual a média de ocupação da rede hoteleira no estado durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, atingiu 78%. De acordo com as duas entidades, isso significa aumento de 21,53% em relação a 2020, quando o número atingiu 64,18%. A pesquisa da ABIH-RJ e do HotéisRio mostra que além de Teresópolis, na Serra Verde Imperial, o município de Petrópolis registrou 90% de ocupação, enquanto Nova Friburgo chegou a 78%. A região das Agulhas Negras, Itatiaia/Penedo também se destacou com 80% de ocupação. No Vale do Café, no centro-sul do estado, Valença/Conservatória registrou 78%; Vassouras, 75%; e Miguel Pereira, 65%. Já na Costa Verde, Angra dos Reis chegou a 85% de ocupação e Paraty, registrou 81% de quartos reservados. Na Costa do Sol, Macaé se destacou com percentual de 85%, seguida por Armação dos Búzios (75%), Cabo Frio (70%) e Rio das Ostras (45%).


Com relação à capital fluminense a pesquisa registrou 86,70% dos quartos reservados, contra 51,30% no feriado do ano passado. O aumento foi de 69% de 2020 para 2021. Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacaram-se os bairros de Ipanema/ Leblon (94%), Flamengo/ Botafogo (89%), Leme/ Copacabana (87%), Barra da Tijuca/ São Conrado (86%) e centro (80%). A pesquisa mostra ainda que os visitantes da cidade do Rio de Janeiro são originários, em sua grande maioria, do próprio Brasil (96%), liderados pelos turistas de São Paulo, seguidos de Minas Gerais, interior do estado e Espírito Santo. A sondagem apontou ainda que a maior parte dos visitantes é formada por casais, famílias, visitantes individuais e grupos. Em relação à faixa etária, a maioria está entre 41 a 50 anos de idade. Os 4% restantes são de hóspedes estrangeiros vindos, principalmente, dos Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Chile. (Com informações da Agência Brasil e portal www.jb.com.br).

VENDAS INICIADAS – O Rio de Janeiro iniciou na quinta-feira dia 14/10, a venda de ingressos para o desfile das escolas de samba 2022. Os valores variam de R$ 115 para cadeiras numeradas no setor 12 (dispersão) a R$ 500 para arquibancada numerada no setor 9 (meio do Sambódromo). O carnaval de 2022 acontecerá nos dias 26 (sábado), 27 (domingo), 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira). Os desfiles do grupo especial estão marcados para os dias 27 (domingo) e 28 (segunda) de fevereiro. Também é possível garantir vaga no desfile das campeãs, que será no dia 5 de março, sábado. Os ingressos estão sendo vendidos pela internet, através do site: www.totalacesso.com/events/carnavalrio2022.

Os bilhetes para os desfiles de domingo valem da noite do dia 27 até a madrugada do dia 28. Nesse primeiro dia, passam pela Marquês de Sapucaí as escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, São Clemente, Unidos do Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis. Já os ingressos para a segunda-feira valem da noite do dia 28 até a madrugada do dia 1º. Para esse dia, estão previstos os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos de Vila Isabel. (Com informações do Portal Brasileiro do Turismo – www.mercadoeeventos.com.br)

SAINDO DO FORNO…

EM PERNAMBUCO O TURISMO VOLTA A CRESCER

Saindo do Forno a pesquisa mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que o volume de atividades turísticas em Pernambuco superou o nível pré-pandemia. Vivenciando um processo de retomada possibilitado pela vacinação contra a Covid-19, o estado superou em 2,6 pontos percentuais o índice de atividades turísticas registrado em fevereiro de 2020. Em agosto deste ano, o crescimento no setor foi de 3,9%, o quinto resultado positivo seguido. Com esse percentual, Pernambuco ficou em sexto lugar entre as 12 localidades pesquisadas pelo IBGE. Os outros dois representantes do Nordeste no levantamento, Bahia e Ceará, também tiveram índices positivos, de 5,1% e 1,4%, respectivamente. Já a média brasileira foi de 4,6%.


Em comparação com o mesmo período de 2020, o avanço no estado foi de 118,8%, o segundo maior do país, ficando atrás apenas da Bahia, que registrou uma alta de 151,2%. No Brasil, a recuperação foi menos intensa, de 53,8%. Já na variação acumulada de janeiro a agosto deste ano, Pernambuco ficou em terceiro lugar, com avanço de 40,9%, atrás da Bahia (42,9%) e Goiás (42,2%), enquanto no Brasil o aumento foi de 17,7%. Já na variação acumulada dos últimos 12 meses, Pernambuco foi um dos quatro estados, junto com Goiás, Bahia e Espírito Santo, que teve aumento nas atividades turísticas. A alta foi de 7,1%, em contraste com o resultado negativo do Brasil (-5,7%).
“Sabemos que teremos números ainda melhores e as perspectivas são muito boas diante de tudo que nós estamos vivendo. Diante do trabalho que foi realizado, de articulação, de promoção de shows, publicidade, trabalho para resgatar a atividade turística em Pernambuco. Esses fatores levaram a gente a ter números bastante importantes. É fundamental que a gente retome a atividade do turismo, justamente por conta da geração de renda que a atividade proporciona”, comentou o Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, em tom otimista. (Com informações do Diário de Pernambuco – www.diariodepernambuco.com.br).

O que dizem os especialistas?
“Vamos realizar a mais feliz, a mais alegre, a mais festiva e a maior feira que a história da Abav já teve”. (De Rodrigo Novaes, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, comemorando a escolha do Recife/Olinda como sede da 49ª edição Abav Expo em 2022).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo