Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 33 – Sábado, 09 de outubro de 2021.

TURISMO DE SAÚDE!

A pandemia da covid-19 que grassa por aqui desde o início de 2020 e que agora, com o avanço da vacinação, começa a propiciar uma gradual normalidade às atividades no mundo inteiro, inclusive no turismo, trouxe à baila um importante segmento turístico que é o TURISMO DE SAÚDE que também pode ser compreendido como Turismo Médico e Turismo de Bem-estar. Embora praticado desde a antiguidade, o turismo de saúde é uma modalidade que objetiva oferecer conforto através de serviços especializados para que o turista possa não apenas cuidar da saúde, mas prevenir doenças e/ou até mesmo contribuir com o processo de cura. Segundo a vice-coordenadora do mestrado em turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Verônica Mayer, que coordena pesquisas sobre bem-estar em viagens – em artigo publicado no portal Saúde e Bem-estar (www.saudebemestar) -, “o Turismo de Saúde é uma modalidade de viagem na qual as pessoas buscam melhorias pessoais, sejam físicas, psíquicas ou emocionais que envolve o deslocamento de pessoas interessadas na prevenção de doenças, na manutenção da saúde ou na recuperação e até na cura e reabilitação de problemas de saúde”.

Na prevenção, prossegue a pesquisadora Verônica Mayer, “há pessoas buscando aliar o estresse do dia a dia, por exemplo, com novas possibilidades e patamares na sua saúde física, mental, emocional e espiritual”. E como o advento do coronavírus despertou nas pessoas a importância com o cuidado pessoal e a consciência cada vez maior com a “medicina preventiva” e a “promoção da saúde”, este “mercado turístico” (turismo de saúde) ganhou mais protagonismo e passou a envolver cada vez mais pessoas interessadas, pois tem sido pensado e desenvolvido nos dias atuais – pelas operadoras e agência de viagens -, para, simultaneamente, fazer com que o turista possa aproveitar a viagem e a promoção de experiências diferentes e estimulantes, ao mesmo tempo que também aproveitar os deslocamentos para realizar tratamentos sempre em busca da melhoria da saúde e qualidade de vida.


E para bem compreendermos como funciona o nicho de Turismo de Saúde precisamos entender a própria prática da atividade turística através do seu conceito original que, de acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), significa o “deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária”. Isso mostra que a atividade turística – que se enquadra no contexto da economia terciária e também é área fértil para estudos das ciências sociais e ramos do conhecimento como geografia, história e outros (PENA, Rodolfo F. Alves) – envolve as viagens consideradas temporárias para fins religiosos, ecológicos, de aventura, de eventos, de SAÚDE e, principalmente, de lazer e descanso que, aliás, têm muito a ver com saúde. E tudo isso se transforma em “atrativo turístico” a partir do momento que que é oferecida pelos territórios e a partir dos nichos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). O Turismo de Saúde, portanto, não apenas se transformou num importante e demandado “atrativo turístico” como caminha para uma consolidação entre os que mais despertam o interesse dos turistas, principalmente, a partir do momento em que a pandemia da covid-19 se disseminou e que as pessoas passaram a ter mais consciência com a importância de cuidar da saúde, inclusive de forma preventiva e através da procura pelo bem-estar físico e mental.

Desenvolvido em duas vertentes – turismo médico e turismo de bem-estar – o Turismo de Saúde vem se transformando na bola da vez da atividade turística e sua procura pode ser motivada por aspectos como: promoção e manutenção da saúde (onde se procura obter um estilo de vida saudável e de qualidade); e prevenção e cura de doenças (que envolve viagens em busca de tratamentos realizados com acompanhamento de profissionais de saúde e realizados em locais próprios que têm como objetivo a cura ou a redução dos efeitos causados por diferentes patologias). E nesse contexto se incluem hospitais, clínicas, spas, estancias hidrotermais, hotéis e centos de bem-estar que propiciam relaxamento e situações antiestresse.

No BRASIL, o Turismo de Saúde ainda é pouco difundido. Porém, uma publicação recente do portal Saúde Business (www.saudebusiness.com) mostra que consultórios, clínicas e hospitais brasileiros, até o final de 2019, vinham constatando o aumento do número de estrangeiros que procuram o Brasil para realizar procedimentos médicos, estéticos e odontológicos, dentre outros do setor de saúde. Há 20 anos, segundo a publicação, eram os brasileiros que iam ao exterior em busca de tratamentos médicos; atualmente o fluxo se inverteu. Para a presidente da ABRATUS (Associação Brasileira de Turismo de Saúde), Julia Lima, “o segmento de turismo de saúde no Brasil já existe há pelo menos 15 anos e tem um grande potencial, que nós vamos aproveitar”. Esse tipo de turismo atrai um público significativo, prossegue a presidente da ABRATUS, “movimentando uma cadeia produtiva muito grande, sendo economicamente interessante tanto para os destinos como também para todas as empresas envolvidas nesse tipo de turismo”
Dentre esses destinos, São Paulo é o que mais se destaca por ser, atualmente, um dos maiores polos de saúde do mundo.

De acordo com Ministério do Turismo, o número de pessoas que procuram a capital paulista a fim de realizar algum tratamento de saúde ou de estética tem mais do que dobrado nos últimos anos. E dentre os equipamentos disponibilizados, destaca-se o Hospital Albert Einstein, primeiro hospital fora dos Estados Unidos a ser certificado pela “Joint Commission Internation”. Além de São Paulo, o turista estrangeiro tem procurado o Brasil também em busca de cura física, emocional e do bem-estar que pode ser propiciado pelo atendimento humanizado das principais redes hospitalares e de hospedagem existentes no país. “E o objetivo da ABRATUS é certificar (seguindo padrões internacionais) e preparar desde a hotelaria até os serviços paralelos que atendam às necessidades de estrutura, locomoção, alimentação, entretenimento, dentre outros, além de desenvolver um trabalho de divulgação dos destinos brasileiros em feiras, eventos e congressos no exterior com foco em mais reconhecimento internacional para o trabalho que o Brasil vem desenvolvendo no setor de Turismo de Saúde”, conclui a presidente da Associação Brasileira de Turismo de Saúde.

PERNAMBUCO também se destaca em Turismo de Saúde, pois a Capital do Estado – Recife – além possuir o segundo maior Polo Médico do Brasil (só perde para São Paulo), desde 2017 também passou a contar com um “cluster de Turismo de Saúde (1)”, criado com apoio do Governo do Estado através da EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco) em parceria com a Alianza HealthCare, com o intuito de promover o Estado como destino de saúde aos olhos do Brasil e do mundo. Pois, além de equipamentos hospitalares de excelência a exemplo do Esperança (foto) e do Real Hospital Português, dentre outros, o Recife também possui equipamentos de saúde de médio e grande porte como clínicas médicas e odontológicas, laboratórios e emergências de todas as especialidades.


A escolha de Pernambuco e especialmente do Recife como destino de turismo de saúde – além da boa qualidade e da diversidade dos equipamentos hospitalares e dos profissionais com formação de pós-graduação, residência e doutorado no Brasil e no exterior – também se deu devido à expansão das rotas aéreas diretas para os Estados Unidos, vários países da Europa e da América Latina, além dos investimentos realizados nos últimos anos na infraestrutura turística do estado que resultou num considerável aumento da capacidade hoteleira, inclusive com hotéis de alto padrão na capital e no litoral sul (Porto de Galinhas e Tamandaré); melhoria nas estradas de acesso aos atrativos turísticos naturais, históricos e culturais; e incentivo ao trade turístico em geral. No setor de tecnologia, Informação e inovação, merece destaque a implantação do “Porto Digital” (instalada no antigo prédio sede do Banco do Estado de Pernambuco – Bandepe, no Cais do Apolo em Recife) dentre outras ações importantes, que transformaram Pernambuco no principal Polo de Turismo de Saúde do Nordeste do Brasil.


(1) O que é um Cluster.


No turismo é o conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico, concentrado num espaço geográfico delimitado, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, eficiência coletiva, coesão social e política, articulação da cadeia produtiva e cultura associativa, com excelência gerencial em redes de empresas que atuam no setor. A técnica de clustering, que em nosso meio vem sendo traduzida como ‘análise de aglomerados’ ou ‘análise de agrupamentos’ ou ainda ‘análise por conglomerados’, tem sido utilizada em estudos de diversas áreas do conhecimento e, em particular, na saúde (Sousa; Galante; Figueiredo, 2003).

HOSPITALMED – Considerada a melhor e mais completa Feira de Saúde do Norte/Nordeste, trata-se de um evento que reúne toda a cadeia produtiva do setor de saúde dessas regiões, tornando-se o grande encontro de fornecedores de Produtos, Equipamentos, Serviços, Tecnologia e Conteúdo para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas, Consultórios e Profissionais da Saúde. A feira também oferece, num único local, a exposição de lançamentos, tendências do setor, inovação, networking e aperfeiçoamento profissional, podendo também ser classificada como um evento do nicho de Turismo de Saúde.

A 9ª edição da HospitalMed está programada para acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021 no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON) e o processo de credenciamento continua aberto através do link: https://bit.ly/3g4Q9XN. Os organizadores garantem que o evento acontecerá seguindo o protocolo sanitário de feiras de negócios desenvolvido e aprovado pelo governo de Pernambuco. Nele, é estabelecido uma série de recomendações para a aplicação de medidas preventivas devido à COVID-19, que deve ainda respeitar o Protocolo Geral do estado de Pernambuco para todas as atividades em funcionamento. A feira HospitalMed vai ser o primeiro encontro presencial entre a cadeia produtiva de saúde do Brasil pós início da pandemia do coronavírus, reunindo negócios, inovação, conteúdo e networking no segundo maior polo de saúde do país – Pernambuco. Para maiores informações acesse o site: www.hospitalmed.com.br.

EMPETUR – A empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), órgão da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE), juntamente com a Secretaria de Administração (SEAD-PE) informando que estão abertas deste sexta-feira (1º de outubro), seleção pública simplificada para a contratação de 21 atendentes bilíngues. Os profissionais irão atuar nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Estado, que funcionam no Aeroporto do Recife, Aeroporto de Petrolina, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Boa Viagem, Shopping Recife, Praça do Arsenal e unidades móveis mediante demanda. A íntegra do edital pode ser conferida na edição do Diário Oficial do Estado do dia 1º de outubro. De acordo com o edital, a remuneração para os atendentes é de R$ 2.018,37 para uma carga horária de 36 horas semanais, com previsão de trabalho aos finais de semana e feriado.


Segundo matéria do Jornal Folha de PE online (www.folhape.com.br), para concretizar a inscrição faz-se necessário que o candidato tenha fluência comprovada em inglês ou espanhol de nível intermediário, no mínimo. As vagas são temporárias com contratos de 24 meses, que podem ser prorrogados de acordo com a necessidade do Estado. Do total de vagas, 5% serão reservados para pessoas com deficiência. O processo seletivo será realizado em uma única etapa de avaliação curricular, eliminatória e classificatória. Podem participar da seleção profissionais de nível superior completo nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, eventos, história, geografia, relações públicas ou letras e os candidatos convocados deverão participar integralmente do curso preparatório, para atuar em Centro de Atendimento ao Turista, a ser ministrado pela Empetur.


As Inscrições ficarão abertas até o próximo dia 15 de outubro, presencialmente na EMPETUR ou via Sedex, com aviso de recebimento (AR). Para a inscrição via Sedex, o endereço é avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda–PE, CEP: 53110-970. Já o resultado preliminar da avaliação curricular será divulgado no site da empresa de turismo no dia 29 de outubro e os recursos poderão ser feitos ou endereçados nos mesmos endereços das inscrições, entre 03 e 05 de novembro. O resultado final da seleção será disponibilizado em 16 de novembro no site da EMPETUR (www.empetur.pe.gov.br).

MAIS …

RECIFE MAIS – A página do facebook do Governo de Pernambuco (https://m.facebook.com/governope) comemorando o fato de Recife – a bela Capital do Estado e que também é conhecida como Capital do Nordeste – constar no top do ranking das capitais brasileiras como o destino mais procurado pelos turistas e visitantes para as festas natalinas deste ano de 2021. A liderança foi confirmada por pesquisa realizada pela empresa DECOLAR, que também constatou que houve um aumento de 63% na procura por cidades brasileiras e estrangeiras para as festas de final de final de ano (Natal e Réveillon) em 2021. Ainda segundo a pesquisa da Decolar, além de Recife, Natal e Rio de Janeiro são outros destinos tupiniquins que também se destacam no ranking dos mais procurados para os festejos de fim de ano.


A DECOLAR é, atualmente, a maior Agência de Viagens da América Latina. O nome “Decolar” é a tradução literal da palavra “despegar” (em espanhol), que é o movimento de uma aeronave alçar voo. Com matriz na Argentina, a filial brasileira é responsável por 60% do volume de vendas do grupo. A sede brasileira está instalada na Vila Rio de Janeiro, na cidade de Guarulhos na Grande São Paulo, e a empresa conta com mais de 600 funcionários em todo o país. Além do escritório principal, possui outros menores nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza, dentre outras. Comercializa pacotes de viagens, passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros, passagens de ônibus, ingressos para parques e outras atrações e atividades, além de aluguel de imóveis para temporada e seguros de viagens. (Fonte: www.decolar.com).

AINDA RECIFE – Matéria veiculada pela AEROIN (www.aeroin.net), revista eletrônica especializada em aviação, destacando que o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, juntamente com o representante da Aérea Azul, anunciaram na segunda-feira (04/10) a malha de verão da empresa aérea, com voos confirmadas diretos do Recife para todas as capitais brasileiras, exceto Rio Branco, no Acre, que é o único estado que a Azul ainda não opera. Ao todo, serão 628 voos semanais no estado – 593 deles partindo do Recife para capitais brasileiras, além de outras cidades do interior do País – com dez novas rotas operadas na capital pernambucana e cerca de oito mil movimentos, entre pousos e decolagens, totalizando uma oferta de um milhão de assentos.


Durante o evento, o governador destacou a importância do aumento da malha aérea no Estado. “Nós já tínhamos essa parceria se consolidando com a empresa Azul, e ela vem se ampliando. Se nós olharmos para cinco anos atrás, tínhamos menos de vinte destinos entre Recife e demais municípios brasileiros. Hoje, já são mais de quarenta destinos, ou seja, nós mais que dobramos. Quanto mais voos vindos ao Recife ou passando pelo Recife, mais se abrem oportunidades de geração de renda, de que as pessoas que passam por aqui deixem divisas, ou seja, movimentem a economia. E a gente vê na retomada essa oportunidade. O turismo movimenta toda uma cadeia”, ressaltou Paulo Câmara.


Na comparação com anos anteriores, o crescimento é superior a 15% no número de voos operados na capital e 17% superior ao número de assentos oferecidos no último verão. A operação é um marco histórico para a Azul e para Pernambuco, visto que nenhuma companhia aérea deteve uma operação dessa magnitude na história do Estado e da região Nordeste.

“Há cinco anos a Azul estava buscando uma localidade mais apropriada para criar o centro de conexões aqui do Nordeste. Na época, existia uma grande disposição do Governo do Estado em investir nisso. Então, foi uma parceria construída a quatro mãos. Mas, além disso, Recife também tem uma vantagem geográfica, está no centro do Nordeste. Então, para a gente que queria construir essa conectividade com toda a região, isso também faz a diferença. Além da economia de Pernambuco, que há cinco anos já estava em ascensão e continua, com algumas obras de grande porte”, disse o Diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro.

CARROS ANTIGOS – Hoje, sábado dia 09 e amanhã, domingo dia 10/10, o Clube de Automóveis Antigos Portal do Sertão (CAAPS), com apoio da Prefeitura de Arcoverde através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETE), realiza o V ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS, evento que consta do Calendário Oficial do Município e que, a princípio, estava programado para ser realizado nos dias 31/07 e 01/08 deste ano, sendo transferido para este final de semana, face ao avanço do processo de vacinação no município de Arcoverde, porém, ainda com utilização de alguns cuidados para combater possíveis contaminações pela variante delta da covid-19, a exemplo de distanciamento social e uso de mascarás e álcool em gel. O evento acontece a partir das 14h deste sábado, na Praça Winston Siqueira (antiga Praça Virgínia Guerra), no centro de Arcoverde, com previsão de encerramento por volta das 24h. Amanhã, domingo, o evento acontece entre 08 e 16h.

O Encontro de Carros Antigos de Arcoverde, em sua 5ª edição, é um evento público que objetiva reunir “apaixonados” por carros antigos que vão à exposição não apenas para apreciar os veículos, mas também em busca de lazer e entretenimento. Segundo Pablo Carvalho, coordenador do evento, “o encontro, em períodos de normalidade, costuma atrair cerca 15 mil pessoas entre o público local, turistas e visitantes interessados em apreciar os carros antigos e conferir outras atrações como shows artísticos e culturais, praça de alimentação e até mesmo em busca de peças antigas, não mais encontradas no comércio tradicional”. Para esta edição que acontece nesta fase em que a situação sanitária do pais começa a se normalizar de forma mais acentuada, a previsão é que aproximadamente 5 mil pessoas circulem pelo evento durante os dois dias de realização.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, Antônio Gibson (Bibo Baiaca), “é intenção da gestão Wellington Maciel apoiar os eventos integrantes do calendário oficial do município, a exemplo do encontro de carros antigos, que reúne pessoas aficionadas pela modalidade que se enquadra nos nichos de turismo de eventos, de lazer e de negócios, principalmente, neste momento em que Arcoverde avançou muito na vacinação de sua população e também pelo fato de serem importantes e significativos para a movimentação e aquecimento da nossa atividade turística”.

O 5º Encontro de Carros Antigos de Arcoverde além de integrar o Calendário Oficial do Município, faz parte do Calendário Norte/Nordeste de Clubes de Carros Antigos, atraindo turistas e visitantes interessados em curtir uma programação bastante diversificada e interativa que vai desde a tradicional exposição dos veículos antigos, à realização de shows populares com “É O SAMBA, JUNINHO SAIGON e CADILAC TANGIRINA”, além de praça de alimentação, bênçãos dos veículos e carreata pelas ruas da cidade.

SAINDO DO FORNO…

HFN – Hotel & Food Nordeste 2021 –
“A feira” do setor de Hospedagem e Alimentação do Nordeste!

SAINDO DO FORNO mais uma edição (a 3ª) da HFN – Hotel & Food Nordeste, programada para acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON) entre os dias 03 e 05 de novembro de deste ano, sempre entre 15 e 21h, reunindo toda a cadeia produtiva de hospedagem e alimentação fora do lar. A feira pretende ser um local para restabelecer o vínculo com o comprador, em três dias de intensas vendas com mais de 270 marcas expositoras. Além de todos os eventos focados na atualização profissional e troca de conhecimentos, a HFN – Hotel & Food Nordeste, vem com novos projetos e conteúdos para o participante que terá acesso a tudo e ao mesmo tempo, de forma efetiva, eficiente e eficaz.

Uma feira realizada por quem entende do mercado nordestino, a HFN (Hotel & Food Nordeste) é a única feira da Região que conecta fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. Segundo os organizadores, o que faz a HFN diferente das demais feiras do setor é que ela é realizada por quem entende as necessidades do setor no Nordeste, a ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), a ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e a INSIGHT Feiras & Negócios, que planejaram o evento para atender as demandas do mercado regional e potencializar o retorno sobre o investimento para expositores e compradores do evento. O credenciamento para os profissionais do setor é gratuito e possível através do acesso ao site – www.hfne.com.br, ou pelos telefones (81) 3049.2549 / 3049.2449.

O que dizem os especialistas?

“Há cinco anos a Azul estava buscando uma localidade mais apropriada para criar o centro de conexões aqui do Nordeste. Na época, existia uma grande disposição do Governo de Pernambuco em investir nisso. Então, foi uma parceria construída a quatro mãos. Mas, além disso, Recife também tem uma vantagem geográfica, está no centro do Nordeste”. (Disse o Diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro, durante anuncio, ao lado do Governador Paulo Câmara, da nova malha de verão da empresa aérea, com voos confirmadas diretos do Recife para todas as capitais brasileiras, exceto Rio Branco, no Acre, único estado que a Azul ainda não opera no Brasil).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo