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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 31 – Sábado, 25 de setembro de 2021.

 

DIA MUNDIAL DO TURISMO
27 DE SETEMBRO!

– Na próxima segunda-feira DIA 27 DE SETEMBRO, o mundo comemora o dia dedicado ao TURISMO que foi criado oficialmente em 1980 pela OMT – Organização Mundial do Turismo (agência especializada das Nações Unidas com sede em Madrid-Espanha que, desde 2003, é a principal organização internacional de âmbito turístico e um fórum mundial para o debate das questões da política de turismo), fazendo referência a uma das mais importantes atividades econômicas, sociais e culturais da atualidade, que se pode classificar como pertencente ao setor terciário da economia. Neste ano de 2021, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial do Turismo foi “Turismo para um Crescimento Incluso”.

A prática do turismo, mais do que um importante segmento da economia, é também uma área de estudo das ciências sociais, sendo muito estudada por outros ramos do conhecimento como geografia e história, por exemplo. Seu conceito, de acordo com a OMT, corresponde ao deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária. Isso significa que o turismo corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, lazer e descanso (PENA, Rodolfo F. Alves). Os diferentes segmentos de turismo (rural, ecológico, cultural, religioso, de aventura, náutico, de lazer, de eventos, criativo, etc.) são considerados a partir dos produtos oferecidos pelos territórios e também a partir dos tipos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). Um local considerado como destino indutor para o turismo costuma oferecer uma gama variada de práticas, ou atividades específicas; tradições, espiritualidade ou templos religiosos; aspectos e caraterísticas geográficas, históricas, sociais e arquitetônicas; além de serviços e infraestruturas em geral para o estabelecimento dos grupos turísticos.

Com o avanço do processo de globalização, o turismo tornou-se uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional aumentou consideravelmente entre 2000 e 2019 com chegadas anuais nas mais diversas partes do planeta, caindo drasticamente em 2020 com o advento da pandemia da covid-19. Porém, a estimativa é que haja um crescimento, em média, de 3,3% a cada ano a partir de 2021 até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais. Verifica-se que nem mesmo as crises econômicas financeiras do final da década de 2000 e início da década de 2010 tiveram impacto sobre o turismo no mundo. Pois, segundo a OMT, no ano de 2013 o mundo atingiu o patamar de 1 bilhão de pessoas classificadas como turistas, dentre os quais, mais da metade (51,85%) deslocou-se em direção à Europa, ficando as demais regiões do mundo com os seguintes percentuais: Ásia e Pacífico – 22,87%; América do Norte – 10,16%; África – 5,14%; Oriente Médio – 4,67%; América Central e Caribe – 2,79% e América do Sul – 2,52%. É possível notar, no estudo acima, que, segundo as regiões classificadas pela OMT, a que menos recebeu turistas foi a América do Sul, embora o continente apresente muitos pontos turísticos. Já na Europa, por outro lado, a maior presença de destinos é notória, com destaque para as cidades de Londres e Paris, os dois locais que mais recebem turistas no mundo.

No Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), o turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros. No entanto, de acordo com o Professor Rodolfo Alves Pena em trabalho publicado no site “Brasil Escola” (www.brasilescola.uol.com.br), o território nacional ainda apresenta números tímidos em termos de recebimentos de turistas estrangeiros em face da sua real potencialidade. A tendência, no entanto, é que o setor cresça acima da média mundial ao longo das próximas décadas, vencida a terrível pandemia do coronavírus.

Afinal, segundo o Professor Alves Pena, a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e, consequentemente, na geração de emprego e renda, assim como na criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, gerando, inclusive, possíveis melhorias nas infraestruturas das localidades. Até 2019, antes do início da pandemia da convid-19 em terras tupiniquins, o setor do turismo respondia por 7,9% do PIB nacional (segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo – WTTC, deve atingir 8,2% do PIB em 2029) e era responsável por 6,59 milhões de empregos gerados de forma direta e indireta. E estes números demonstram, de forma clara e conclusiva, que a atividade turística pode contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, dentre outras.


Um estudo realizado e divulgado pelo portal administradores.com (www.administradores.com.br) no final de 2019, conclui que é notória a importância de um planejamento estratégico para o setor de turismo, seja no setor da administração pública ou no nicho da iniciativa privada, que “devem se organizar para criar mecanismos para potencializar o crescimento do setor e assim, juntos, promoverem políticas de fomento para o desenvolvimento sustentável”. A construção de um planejamento estratégico para o turismo nacional, regional e ou local, segundo o estudo, “deve ser prioridade para todos os envolvidos na atividade: poder público, iniciativa privada, associações, turismólogos e a comunidade”.
Portanto, em resumo, podemos concluir que o turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Atividade que, além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia mundial, também promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos das diferentes regiões e a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes.

VIVA 27 DE SETEMBRO – VIVA O DIA MUNDIAL DO TURISMO!!!!!

 

BELEZA RECONHECIDA – Em julho deste ano a histórica e emblemática Rua do Bom Jesus, localizada bem no coração do Recife Antigo, foi eleita a 3ª mais bonita do mundo. Dando uma geral nas matérias da época, acabamos por concluir que tamanha horaria de nível internacional não teve – da mídia privada e oficial e até mesmo dos setores públicos e privados ligados ao setor do turismo – o devido reconhecimento. São tímidas e relativamente escassas as informações sobre esse feito de relevante importância e interesse para o turismo pernambucano.

A escolha da Rua do Bom Jesus como a 3ª mais bonita do mundo foi realizada pela Architectural Digest, importante publicação dos Estados Unidos, que listou 31 ruas espalhadas por vários países – apenas uma no Brasil. Além da beleza, o local, encravado no centro da capital pernambucana, revela também histórias de moradores; de relacionamentos e é ponto de encontro de famílias e turistas. “Até ensaio de casamento já teve por lá”, destaca a matéria publicada, à época, no conceituado portal www.brasiltravelnews.com.br.

Os primeiros lugares do ranking feito pela Architectural Digest foram Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e Washington Street, no Brooklyn, em Nova York (EUA). De acordo com o site da revista, “a bela Rua do Bom Jesus ocupa uma das partes mais orientais da cidade. A rua colorida, repleta de palmeiras altas, está repleta de história”. E continua: “datada do século XV, esta rua continha a primeira sinagoga construída nas Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. O prédio ainda está lá para os visitantes verem”. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o comércio local e a circulação de turistas estão em fase de espera para retomar as atividades.

História
No período da ocupação holandesa, vários judeus foram se estabelecer em Recife, precisamente na Rua do Bom Jesus. Por este fato, o local ficou conhecido como “Rua dos Judeus”, em referência à liberdade de credo. A rua é considerada a mais antiga da capital e é assim chamada por causa do Arco de Bom Jesus que existia como porta de entrada da cidade.


LARISSA ALMEIDA – Foi um dos destaques do 2º Fórum Nacional da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) que aconteceu em Recife, a bela Capital de Pernambuco, no período de 20 a 22 deste mês de setembro. A conselheira e co-fundadora da Recria (Rede de Turismo Criativo), autora do Livro “Turismo Criativo – uma viagem por cultura, encontro e experiências” e conceituada pesquisadora de turismo, foi a protagonista da palestra realizada na abertura do evento, na segunda-feira dia 20/09, sob o tema “maior diversificação da oferta turística e como trabalhar o turismo criativo”. Diante de mais de 100 lideranças turísticas de 19 estados brasileiros, Larissa mostrou – com competência, eficiência e profundo domínio do assunto – que o turismo criativo conecta saberes e preserva as tradições, apontando algumas características do perfil do turista criativo. “O viajante não quer apenas ir a um local, consumir a gastronomia, por exemplo, e pronto. Ele viaja com propósito. Ele quer participar da construção dessa experiência desde o início e se conecta com a cultura local. Ele é um co-criador da vivência”.

De acordo com a excelente cobertura do evento realizada Zaqueu Rodrigues da equipe do portal Diário do Turismo (www.diariodoturismo.com.br), a especialista explicou, durante a palestra, que a essência do turismo criativo é a criação conjunta entre anfitrião e visitante. “No turismo criativo, todos precisam estar abertos para ensinar e aprender.

A modalidade representa uma mudança de consciência de ambos os lados sobre a relação com o território e o jeito de fazer turismo”. O turista criativo, acrescentou Larissa, “se preocupa com o desenvolvimento sustentável do destino. Ele não consome apenas em um único local durante a visita ao destino. Ele consome de modo consciente e pulveriza seus gastos de modo que o máximo de pessoas e empreendedores locais sejam beneficiados”.

Para Larissa, o mercado precisa ter paciência pedagógica com o turismo criativo, que é desenvolvido principalmente por pequenos empreendedores. “Hoje, quem vende o turismo criativo são os pequenos produtores, artistas, artesãos e os criativos. Portanto, precisamos internalizar a nova lógica de fazer turismo”.

Por fim, a especialista constata que o turismo criativo está se expandindo no Brasil e que muitos destinos estão investindo no segmento, a exemplo de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Brasília e São Paulo. “O turismo criativo é uma ferramenta para a manutenção das tradições populares. E a criatividade é assim: quando mais usamos, mais temos”, concluiu Larissa Almeida.

 

MAIS …

 

PALESTRA – O escritor e produtor cultural ANDRÉ BUARQUE (foto) realizará na próxima quarta-feira (29/09), a convite do Shopping Difusora de Caruaru, palestra sobre o livro “NA ESTRADA COM O GRANDE ENCONTRO”, obra escrita por ele e que fala sobre os bastidores do projeto “O Grande Encontro” que envolveu “monstros sagrados” da música popular brasileira a exemplo de Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. Além de produzir e realizar shows e turnês com Alceu e o Grande Encontro, de sua efetiva produção também constam shows com os artistas Zeca Baleiro, Chico César, Lobão, Moraes Moreira, Capital Inicial, Pepeu Gomes e Dominguinhos.

A palestra acontece no 3º piso do Shopping Difusora, a partir das 18h, dentro do contexto do evento DELTA CAFÉ CULTURAL. André informa que também vai aproveitar a ocasião para divulgar outro livro que está escrevendo e que vai intitular de “Na Estrada com Alceu Valença”. Segundo André, “somando as estradas, dá muita história para contar, pois trabalhei muitos anos com Alceu e fizemos juntos muitos shows com o Grande Encontro”.

Dentre outros trabalhos importantes produzidos por André Buarque, destacamos o álbum “Canções de Olinda”, onde ele apresenta uma coletânea de belas músicas de consagrados artistas que poetizam a cidade marim dos caetés em prosa e versos. No disco – recheado de frevos, maracatus, afoxés, cocos e cirandas – André conseguiu reunir artistas do quilate de Alceu Valença, Don Tronxo, Paulo Rafael, Tito Lívio, Erasto Vasconcelos e Edwin, dentre outros, que cantam Olinda do Alto da Sé aos Quatro Cantos.

SERVIÇO:
O que? Palestra do escritor e produtor cultural André Buarque, no contexto do evento Delta Café Cultural.
Onde? 3º piso do shopping Difusora de Caruaru
Quando? Dia 29/09 (quarta-feira), partir das 18h, com entrada grátis.


ROADSHOW – Nos dias 14, 15, 21 e 22 de setembro passou por Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente, o Road Show “Pernambuco Como Você Nunca Viu”, projeto de iniciativa do Governo de Pernambuco através da Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR). Além dessas grandes cidades brasileiras, o Road Show deve visitar até o início de novembro deste ano, mais cinco cidades integrantes das nove regiões do Brasil mais importantes na emissão de turistas para Pernambuco, que são: Londrina-PR (28/09), Curitiba-PR (30/09), Ribeirão Preto-SP (19/10), Campinas-SP (20/10) e Porto Alegre-RS (09/11). O objetivo é realizar capacitação sobre o destino, rodada de negócio para o trade local, apresentar a cultura e brindar os envolvidos com um jantar regional tipicamente pernambucano. A expectativa é impactar diretamente mais de 800 profissionais com o projeto.

“Conhecendo melhor Pernambuco, fica mais fácil para os agentes e operadores venderem o destino, e não só o turismo de sol e mar, pois o Estado oferece uma infinidade de opções.

Somos o terceiro polo gastronômico do Brasil e o primeiro do Nordeste, e temos o segundo melhor polo de saúde”, destacou Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. (Com informações do portal Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br).

ROAD SHOW é um formato específico, atual e moderno de evento que vem sendo cada vez mais utilizado por empresas e entidades públicas e privadas de diversos segmentos e que se caracteriza por estar sempre na estrada (a tradução para road, em português, é estrada), não sendo um significado literal, mas sim, uma expressão para dizer que a exposição dos materiais do evento é feita em diferentes locais e regiões de maneira sequencial. Outra característica desse tipo de acontecimento é a periodicidade: eles costumam ser curtos, focados na divulgação de uma atividade ou programa específico que, após atingir o objetivo inicial, é encerrado ou interrompido. (www.maisretorno.com/portal).

FENEARTE – A 21ª FENEARTE (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) que neste ano de 2021, excepcionalmente, acontece no período de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON), abriu inscrições para artistas que, selecionados, poderão ministrar oficinas durante o evento. Os interessados poderão realizar as inscrições até o próximo dia 11 de outubro (segunda-feira), através do e-mail: oficinas@addiper.pe.gov.br.

Serão selecionadas o mínimo de 10 oficinas, podendo ser nos seguintes temas: brinquedos tradicionais, couro tradicional, estandarte, instrumentos musicais vinculados à cultura popular, mamulengo tradicional, máscara e adereços de carnaval, modelagem em cerâmica, produtos em palha, reciclados, renda renascença e xilogravura. A equipe de curadoria da feira irá analisar as propostas e o resultado será divulgado no site www.fenearte.pe.gov.br. O edital pode ser conferido no link: www.fenearte.pe.gov.br/pt-BR/news/229 e qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do telefone (81) 3181-3454.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco através da AD Diper (Agência de Desenvolvimento de Pernambuco), órgão ligado à SDEC (Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico), nela podendo se inscrever, além de artesãs e artesãos de Pernambuco, expositores de outros estados brasileiros e países do mundo. O evento, segundo os organizadores, obedecerá a todos os protocolos e orientações do Comitê de Combate à covid-19 do Governo do Estado. (Com informações do Portal Cultura.PE – www.cultura.pe.gov.br).

 

SAINDO DO FORNO…

 

A PELEJA DE SEVERO PARA ENGANAR A MORTE

– Saindo do Forno o mais recente trabalho da Troupe Teatral Espantalho (Arcoverde-PE), que estreia neste final de semana (hoje, sábado dia 25, às 18h no Espaço Cultural do Residencial Maria de Fátima e amanhã, domingo dia 26, também às 18h, na Praça Winston Siqueira, área central de Arcoverde), a peça teatral no melhor estilo mambembe, destaca a cena de dois atores – um interpretando o Manipulador (em pernas de pau) e o outro um boneco (Marionete). Eles, segundo nos revela a sinopse do espetáculo, conduzem o público até a tenda de mamulengo, onde “contam” a história de Severo, rebento da esperteza com a malandragem, mas de bom coração, que por uma boa ação feita a um ser místico-mitológico ganha quatro presentes com poderes mágicos: uma mangueira, uma viola, um banquinho e um ganzá. Com essas relíquias poderosas Severo urde as tramas para enganar a Morte e em sequência, seus comandados, o Capiroto e a Diaba. O espetáculo utiliza-se da linguagem do teatro de rua e bonecos, explorando as técnicas de bonecos de luva, marotes, vara, ventríloquo e máscaras.

Com texto e direção do ator e produtor de teatro Romualdo Freitas, a peça conta com um elenco de reconhecida qualidade, composto pelos atores Everaldo Marques, Mário Arantes, Mateus Manoel, Thaynara Marques e o próprio Romualdo Freitas. Conta inda com os músicos Neydson Lira e Jefferson Barros e uma caprichada produção de cenários e figurinos, com nomes de peso, dentre eles, o produtor cultural, estilista e artista popular Rafael Farias que, atualmente, responde pela Diretoria de Produção Cultural da Secretaria de Cultura de Arcoverde. Na produção destaques ainda para o Ateliê Maria do Socorro, Ateliê Jota Almeida e Shell Serralharia. A produção-executa fica a cargo do Coletivo Caverna e da Associação cultural Boi Maracatu.

A Troupe Teatral Espantalho de Arcoverde, surgiu no ano de 1986, com a montagem do espetáculo infantil FLICTS – Era uma vez uma cor. No mesmo ano, realizou a ocupação artística do Espaço Cultural do CECORA (Centro Comercial Regional de Arcoverde) onde montou sua sede e produziu diversos espetáculos teatrais e de Danças Tradicionais, dentre os quais destacam-se: MAUSER – A vã matança, ESCURIAL – O jogo e FARRA FACEIRA – Dançar para resistir. Sua última produção foi o espetáculo CEGONHA BOA DE BICO, no ano de 2006. A peça teatral A PELEJA DE SEVERO PARA ENGANAR A MORTE, marca o retorno à cena da Troupe Espantalho, formação teatral mais longeva da cidade de Arcoverde e que agora vota às ruas, praças e espaços alternativos, priorizando sempre a linguagem do teatro popular de rua e de Bonecos.

SERVIÇO:

O QUE? Apresentação do Espetáculo “A PELEJA DE SEVERO PARA ENGANAR A MORTE”, pela Troupe Teatral Espantalho de Arcoverde, no contexto do Festival Matias de Teatro de Rua.
ONDE? 1 – Espaço Cultural do Residencial Maria de Fátima, zona oeste da cidade e 2 – Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra), área central.
QUANDO? 1 – Hoje, sábado dia 25/09 às 18h e 2 – amanhã, domingo dia 26/09 às 18h.
COMO? Aberto ao público.

 

O que dizem os especialistas?

“Conhecendo melhor Pernambuco, fica mais fácil para os agentes e operadores venderem o destino, e não só o turismo de sol e mar, pois o Estado oferece uma infinidade de opções. Somos o terceiro polo gastronômico do Brasil e o primeiro do Nordeste, e temos o segundo melhor polo de saúde”. (De Rodrigo Novaes, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, sobre o Road Show “Pernambuco Como Você Nunca Viu”, em cartaz em grandes cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil).

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

 

 

 

 

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