Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 04 – Sábado, 20 de março de 2021.

 

EXPERIENTES, SIM! INATIVOS, JAMAIS!

No limiar de 2020, antes da pandemia da covid 19 grassar em território brasileiro, a Fecomércio-MG apresentou, em matéria publicada à época em suas redes sociais, detalhe de um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado entre 2012 e 2018, constatando que a população de idosos (acima de 60 anos) tinha crescido 26% no período em todo o Brasil e que isso, ainda segundo a matéria, teria despertado o interesse do mercado de viagens na “melhor idade”, não apenas para o incremento do turismo interno, mas também para aproveitar o potencial e turbinar as viagens ao exterior, criando novas e promissoras perspectivas de aumento de receita no setor de turismo (agência de viagens, hotelaria, gastronomia, receptivos, etc.) e, por conseguinte, abrindo oportunidades para geração de emprego e renda no segmento.

O que para muitos poderia representar um peso para a sociedade, em verdade, a vitalidade dessa nova geração de idosos e o aumento da expectativa de vida no mundo todo, inclusive no Brasil, demostraram que, cada vez mais, estavam caindo por terra os estereótipos criados nos últimos anos que “mostravam” que a idade seria um empecilho para a vida saudável, produtiva e diversa em vivências.

É verdade que a perversa pandemia da covid-19 – cuja cepa original, mais letal no chamado “idoso”, mas que, atualmente, já possui novas cepas (a inglesa e a amazônica, as mais recentes segundo a OMS) que também alcança jovens e adultos de meia-idade, colocando todos no mesmo patamar de igualdade com relação ao risco – atingiu em cheio a economia mundial e, nesse contexto, o turismo foi um dos setores mais afetados. No caso do Brasil, segundo dados da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre março e agosto de 2020, 49,9 mil empresas de serviços turísticos fecharam as portas, provocando um prejuízo estimado em 160 bilhões no ano de 2020.

Todavia, a força e o potencial desse nicho de mercado – passada a pandemia ou diminuindo seus efeitos mais nocivos com a vacinação em massa – deverá ser a grande responsável pelo início da recuperação da atividade econômica no Brasil e no mundo. Ano passado, o Booking (site especializado em e-commerce para viagens e reservas de hotéis em geral) divulgou um estudo onde 81% do avós se dizem rejuvenescidos em viagens na companhia dos netos e, claro, isso também soa como um dado balizador e importante nesse contexto.
Portanto, esse crescente e promissor segmento do turismo – o da terceira ou melhor idade – tem sido um dos principais impulsionadores da atividade no mundo, pois, além da estabilidade advinda da aposentadoria, o que lhe proporciona mais tempo livre, o idoso – além de demonstrar predileção por turismo histórico, cultural, gastronômico e de aventura, dentre outros -, sempre procura por destinos com boa estrutura e que ofereçam melhor qualidade de vida. E, para atender essa demanda cada vez mais crescente, os equipamentos estão otimizando a qualidade dos serviços e oferecendo melhores condições de conforto, segurança, comodidade e mobilidade, dentre outras.
Agora é torcer para a pandemia passar e a normalidade voltar, para que o próspero turismo da “melhor idade” possa confirmar seu status de propulsor da atividade mundo.

CANCELADO OU ADIADO? – Em verdade, cancelado em 2021 e adiado para 2022! Embora alguns sites especializados em eventos ainda insistam em abrir espaços para o debate sobre se a versão 2021 do Rock in Rio, estaria definitivamente cancelada – conforme esclarece a nota oficial da organização do megaevento, divulgada em suas redes sociais (@RockinRio) no início deste mês –, muitos “otimistas inveterados” (sonhadores?) ainda mantém “vivas” esperanças de que a edição deste ano estaria vivendo uma espécie de “compasso de espera” (em stand by) e que os organizadores ainda poderiam voltar atrás. Porém, embora o brasileiro seja useiro e vezeiro em projetar hipóteses – mesmo em situações dramáticas como a que vivemos com o recrudescimento dos efeitos da pandemia e o atraso na gestão da compra, distribuição e logística de vacinação -, pelo visto o adiamento para 2022 é oficial e a edição deste ano que aconteceria entre os dias 24 e 30/09 e de 01 a 03/10, já tem nova data e será realizada no período de 02 a 11 de setembro do próximo ano, na emblemática Cidade do Rock-RJ, com previsão de início das vendas para o mês de março. Portanto, o melhor mesmo é adiar os planos e, se já reservou passagens e hotel na cidade maravilhosa, providenciar as devidas remarcações. E, sem querer ser estraga prazer, é bom a turma que ainda sonha com São Joao este ano já ir se acostumando com a realidade – este ano não teremos o tradicional arrasta-pé, a dança do forró do mexe-mexe e muito menos do samba de coco, terremos o trupé… Este ano os “aviões” não aterrissarão por aqui trazendo seus “comandantes”, “reis e rainhas”, “embaixadores” e afins, as conhecidas “autoridades” do show business tupiniquim. Fica tudo pro ano que vem!!!

 

TURISMO CRIATIVO – Realizada inteiramente de forma virtual, aconteceu nos dias 16 e 18 (terça e quinta-feira) desta semana, a 1ª Rodada de Negócios do Turismo Criativo. O encontro foi realizado pela Câmara Setorial de Turismo Criativo de Pernambuco (CSTC-PE) e secretariado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), reunindo 17 (dezessete) iniciativas de Turismo Criativo do Estado, além de 30 (trinta) agências de Turismo Convencional ligadas à Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-PE).

Avaliando o resultado do evento, o Presidente da CSTC-PE, Simão Teixeira, disse “tratar-se de uma iniciativa inédita no país e que objetiva aproximar, de forma sistemática e proativa, o mercado tradicional das agências de viagens com as pequenas iniciativas de turismo criativo, que – de outra forma – não teriam acesso a esses clientes”. Uma forma, ainda segundo o Presidente, “de aprimorar o mercado turístico do Estado numa perspectiva mais diversa, criativa, autoral e inovadora”. (Com informações do Diário de Pernambuco).
Para Larissa Almeida (pesquisadora e facilitadora nas áreas de turismo criativo, criatividade e inovação social), TURISMO CRIATAIVO “é uma prática ancorada nas relações, que tem como matéria prima as pessoas, sua imaginação e sua criatividade. É sobre conexão entre pessoas e entre elas e o território, é sobre aprendizados, é sobre exercer a imaginação e criatividade para construir a realidade que desejamos, é uma tecnologia social, mais do que um nicho de mercado.”

 


EVENTO CORPORATIVO – A Copastur é uma empresa sediada em São Paulo, com 45 anos de atuação e especializada em Gestão de Eventos e Viagens de Alto Padrão nos nichos Coorporativos, de Incentivo e de Lazer, dentre outros. O que chamou a atenção da coluna é o fato de, nas redes sociais, a empresa colocar ao alcance dos internautas – de forma gratuita – um “passo a passo” no qual o interessado têm acesso à técnicas de como organizar um evento corporativo com planejamento estratégico, inovação e assertividade. Baixando o “app” disponibilizado pela empresa, a pessoa é encaminhada para uma página onde é liberado todo o conteúdo do curso, além de um e-book sobre como criar e inovar em eventos corporativos. Os interessados devem preencher um formulário online colocando nome, e-mail, qual a área de atuação e, em caso de empresa, se possui colaboradores.

 

MAIS …

 


DIÁRIO DO TURISMO – Em seu editorial da última quarta-feira dia 17/03, com o título “CRISE SANITÁRIA E INSANIDADE”, o jornal on-line especializado em turismo e que pode ser acessado através do site – www.jornaldoturismo.com.br, aborda com muita clareza o momento “desalentador” que passa o economia brasileira e que impacta diretamente na atividade turística, pelas ações (e reações) do Governo Federal diante do quadro epidêmico que o país enfrenta. “Queimamos fosfato, consultamos oráculos, buscamos o fio da meada… mas nada! Há, na verdade, uma carência irremediável de lógica. De desejo objetivo, por parte do governo JB, de abraçar o resto do mundo na direção de soluções comuns. Afinal, o C-19 é multinacional e planetário”, destaca o editorial.

Prosseguindo, o editorial pontua que desde o início da pandemia, sucederam-se ministros da saúde, recrudesceu a “briga” do governo central com governos estaduais e municipais e a falta de uma política única e coordenada para combater à doença só piorou a situação do país, levando o sistema de saúde ao caos e “ferindo de morte” a economia. Durante esse tempo perdido, enquanto estados e municípios se preocupavam em diminuir os contágios através de políticas com base em dados científicos, o governo federal “dificultava” a compra e distribuição de vacinas e insistia em disseminar a ideia da cura ou da não contaminação através do uso de remédios sem eficácia científica comprovada, o que colocou o Brasil numa situação de desigualdade em relação ao resto do mundo que, ao contrário daqui, se adiantou em várias providências, inclusive, na compra de imunizantes e no início efetivo da vacinação. Por fim, o editorial exalta ações da sociedade civil organizada em defesa da vacinação, com destaque para o Movimento “Reformar para Mudar”, capitaneado pela empresária Luiza Trajano (Magazine Luiza) e composto por 34 entidades que representam 45% do PIB brasileiro. “Fazemos coro com essas entidades e movimentos! É injusto e descabido o setor público transferir o ônus para a iniciativa privada. Clamamos por socorro para os hotéis, os restaurantes, bares e similares, agências de viagem, empresas que sustentam esse país com impostos e que foram iludidas com linhas de crédito inacessíveis!” conclui o editorial.
(Saiba mais sobre turismo e veja o texto completo do editorial, acessando o site do Jornal do Turismo na internet)

 

QUEM PODE, PODE; QUEM NÃO PODE… – Diz o ditado popular que “quem pode, pode; quem não pode se sacode”. Pois bem, para quem pode e deseja “se sacudir” e se divertir, a COSTA CRUZEIROS está anunciando que a partir de março de 2022, o tradicional cruzeiro temático “Dançando a Bordo” estará de volta. A famosa festa em alto-mar de dança reúne grupos de amigos e de alunos de escolas de todo o Brasil, a bordo do navio Costa Toscana. Atração à parte, o navio é o maior da frota da companhia e terá inauguração histórica em águas brasileiras em 26 de dezembro deste ano. O evento, que chega à sua 17ª edição, terá embarque em Santos rumo a Salvador, a partir de 13 de março do próximo ano e terá duração de sete noites com parada em Ilhéus, no sul da Bahia. Durante o passeio, o hóspede poderá participar de diversas atrações, que serão comandadas pelas equipes de professores. Djs e personal dancers. Se você pode e gosta de viajar, programe-se acessando o site: costacruzeiros.com/dançando-a-bordo.html e bon Voyage!

 

CARA-CRACHÁ – Os guias de turismo de todo o país podem contar com mais uma facilidade para comprovar a regularidade de sua atuação profissional. A novidade é que, através do site do CADASTUR (cadastro nacional de empresas e profissionais que atuam no setor de turismo), eles terão disponíveis a versão digital de seu crachá-carteira de guia de turismo. A iniciativa agiliza o prazo para que novos guias de turismo possam receber o documento e iniciar suas atividades no setor ou mesmo atualizar no seu cadastro a conclusão de cursos profissionalizantes como de idiomas ou libras. Com isso, além do documento físico, o documento na versão digital passa a ser uma opção para comprovar a regularidade do cadastro nacional dos guias de turismo. A medida beneficia os mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil.

Em um segundo momento, o Ministério do Turismo também estuda disponibilizar um aplicativo exclusivo de celular para que os guias de turismo tenham acesso, na palma da mão, às suas carteiras na versão digital, com download gratuito por meio do aplicativo. (Com informações do Portal do Turismo – https://www.gov.br/turismo).

 

SAINDO DO FORNO…

A FOLIA EM EXPOSIÇÃO – A fotógrafa, blogueira, historiadora, pesquisadora de cultura popular e com formação nas áreas de comunicação e turismo AMANDA OLIVEIRA, que também se apresenta como “eterna contadora de histórias”, envia à coluna detalhes da sua exposição denominada de “a Magia das Folia dos Bois e dos Ursos”, que tem início neste dia 20 e vai até o próximo dia 25 deste mês, retratando – de forma lúdica e didática – a história da Folia dos Bois e Ursos em Arcoverde. Segundo Amanda, o projeto foi concebido conjuntamente com o fotógrafo e produtor de vídeo Pedro Rodrigo, que há 20 anos, através da sua “Produtora Viva”, desenvolve projetos culturais, empresariais e sociais para eventos em geral. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19 – a princípio a exposição será virtual, através das redes sociais (de forma especial no instagram) – e, quando o efeito da pandemia diminuir e a situação permitir, também de forma presencial em local a ser anunciado tempestivamente.

“O start será com o lançamento de dois vídeos destacando os mestres Everaldo Marques (representante de Boi Maracatu, do Urso da Peleja e Presidente da Liga Cultural de Bois e Similares de Arcoverde – LICBOIS) e Jimmy Webb, que representa o Boi Cafuné – tradicional troça carnavalesca do São Cristóvão. Depois, quando a situação permitir, vou gravando novos vídeos e reunindo materiais e informações necessárias à formatação final da exposição”, pontuou Amanda.

Amanda Oliveira

A Folia dos Bois surgiu em 2001, juntamente com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arcoverde, no início da segunda gestão da Prefeita Rosa Barros. O objetivo era resgatar a tradição do Carnaval de Arcoverde, dando-lhe uma denominação e propiciando as condições para sua recuperação e transformação em atrativo turístico e evento popular consolidado e sustentável. Nesse caso, buscou-se o resgate de uma tradição dos anos 50 e 60, que era materializada à época por “personagens” emblemáticos como os saudosos Mestres Luiz Preto, Ivo Lopes, Lula Calixto e outros.

O início dos desfiles na Praça da Bandeira foi difícil – através da família do Mestre Luiz Preto, se conseguiu “ressuscitar” o Boi Lavareda, e trazer à praça o “boi Maluvido” que até então brincava apenas em seu “terreiro” do São Cristóvão. Veio ainda o Jaraguá Cafuné do Mestre Jimmy Webb que, posteriormente, virou Boi Cafuné e, atualmente, é o mais antigo em atividade. Aí o “bicho pegou” e mais bois e ursos surgiram pra desfilar no que hoje conhecemos como “boiódromo” da Praça da Bandeira.
Essa exposição promete!

O que dizem os especialistas?

“O Brasil está com imagem corroída e, se for visto como ameaça, podemos não ser bem-vindos em outros países na reabertura pós-pandemia”! (Mariana Aldrigui, pesquisadora e professora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP) e orientadora de projetos ligados ao desenvolvimento do turismo brasileiro. Também preside o Conselho de Turismo da FecomercioSP e coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil.)

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo