Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 29 – Sábado, 11 de setembro de 2021.
TURISMO SOCIAL, UM CASO DE SUCESSO DO SESC
– SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO!
– Para o Ministério do Turismo do Brasil, o TURISMO SOCIAL tem como principal objetivo “promover a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento das comunidades locais, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão social”. No entendimento do MTur, a função essencial deste importante segmento do turismo é fazer com que o turista possa viajar para locais ponde possa se integrar ao meio, interagir e participar não apenas como turista mas também como cidadão. É, portanto, segundo analistas e estudiosos em turismo, “um instrumento que democratiza o acesso às viagens e ao lazer, promovendo a igualdade social e a sociabilidade das classes menos favorecidas econômica e socialmente. E essa diretriz surgiu a partir da “Declaração de Montreal” (OITS – Organização Mundial de Turismo Social, 1996), da adoção do “Código de Ética Mundial para o Turismo” (OMT – Organização Mundial do Turismo, 1999) e do lançamento dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” (ONU – Organização das Nações Unidas, 2015), documentos considerados inspiradores no campo da responsabilidade social no turismo.
O conceito de turismo social surgiu nas primeiras décadas do século XX, segundo analistas e pesquisadores da área, com o objetivo de proporcionar férias e lazer ao maior número de pessoas e, mais recentemente, agregou o estímulo ao respeito às diferenças culturais, além de incentivar as viagens daqueles que, pelos mais variados motivos, não fazem parte do perfil de clientes da indústria turística tradicional. O segmento busca, principalmente, ampliar o acesso às viagens de lazer para mais pessoas e se posiciona como um importante vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social, a partir de valores fundamentais como ética, reciprocidade e sustentabilidade. Seu desenvolvimento em nível internacional, assim como a articulação e coordenação de atividades vinculadas ao tema, estão entre os objetivos da OITS (Organização Social de Turismo Social), desde seu Congresso Mundial de 1996 em Montreal no Canadá, oportunidade em que adotou a “Cartilha do Turismo Social” que, em seu Artigo 1º relembra a Declaração Universal do Direitos Humanos: “Todos os seres humanos têm direito a descansar, a um tempo de lazer, a um limite de horas trabalhadas e a férias pagas”; e estabelece, em seu 2º artigo: “O objetivo primário de todas as iniciativas de desenvolvimento turístico deve ser a realização plena das potencialidades de cada indivíduo, como pessoas e como cidadão”.
No BRASIL, há mais de 70 anos, o SESC (Serviço Social do Comércio) é o principal promotor de turismo social e os prêmios que foram conquistados ao longo de todo esse tempo vêm corroborar e materializar este fato. “E esse sucesso do SESC, inclusive, tem inspirado outras instituições e empresários do Brasil a aderirem ao mercado interno de viagens independentemente de classe social”, conforme analisa Alberto D’Aurea, especialista em Turismo Social do Departamento Nacional do Sesc, em recente entrevista concedida ao site Guia do Turismo Brasil (www.guiadoturismobrasil.com).
Pioneiro no Turismo Social, o Sesc proporciona a oportunidade de viajar a custos acessíveis, conhecer o país, valorizar os aspectos culturais e sociais das diversas regiões brasileiras, ao mesmo tempo em que oferece bem-estar e qualidade de vida ao turista. As excursões promovidas pelo SESC, que prioriza os comerciários (em torno de 70% delas atende esse nicho), vão além dos pontos turísticos convencionais e promovem diferentes visões do Brasil, relacionadas especialmente com a cultura e história de cada região. Seja por meio de sua rede de hospedagem, seja por seus passeios e excursões com roteiros inovadores onde os viajantes vivenciam experiências de contato com a população, suas tradições, gastronomia e a natureza dos diversos locais. E ainda tem o diferencial da vertente educativa que destaca a preocupação com a integração e com a inclusão social. Dessa forma, conforme dados colhidos do site www.viajecomosesc.com.br, a instituição leva benefícios às populações locais, preservando suas heranças culturais e naturais através do turismo responsável que engloba o desenvolvimento, o bem-estar e o serviço à comunidade.
Em PENAMBUCO, o SESC (www.sescpe.org.br), além de um trabalho reconhecido e muito elogiado pelos especialistas do setor de turismo, propõe descanso e lazer à sua clientela e, para tanto, disponibiliza Centros de Turismo e Lazer à exemplo dos excelentes equipamentos de hotelaria existentes nos municípios de Garanhuns (Agreste) e Triunfo (Sertão), ambos destinados para hospedagens individuais e em grupos; convenções e eventos em geral. Outra unidade está sendo construída na praia de Guadalupe no município de Sirinhaém, a 76km do Recife. Um empreendimento que se enquadra no contexto de turismo ambiental, focando principalmente na preservação dos mangues e matas típicas da região onde está inserido.
Em ARCOVERDE, a unidade do SESC (www.sescpe.org.br/unidades/sesc-arcoverde) foi inaugurada em 1970 sendo, atualmente, uma referência na cidade e região em educação, cultura, saúde, lazer, assistência e TURISMO. O equipamento fica localizado à avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, nº 132, no centro, com os contatos: telefone (87) 3821.0864 e e-mail sescarcoverde@sesc.com.br. A unidade é gerenciada com efetividade, eficiência e eficácia pela competente Águida Clea Torres Cardeal Gomes (foto), uma autêntica pajeuzeira de Afogados da Ingazeira; graduada em Direito pela UFCG e com pós-graduação em Direito Processual Civil e em Metodologia do Ensino na Educação Superior que, diante dessa sólida formação acadêmica, também emprestou seu talento como professora de Direito da UPE (Campus de Arcoverde) e que, embora ainda jovem, possui um curriculum expressivo com destaque para suas especializações em gestão de projetos, inovação em negócios e gestão ágil, dentre outras.
Antes de assumir a gerência operacional da unidade executiva de Arcoverde em 2017, Águida atuou na entidade desde 2013, desenvolvendo reconhecido trabalho no nicho de Recursos Humanos. Na gerência, tem trabalhado de forma incansável, juntamente com sua valorosa equipe, no desenvolvimento de atividades em prol da comunidade de Arcoverde e região e, de forma especial, dos comerciários e seus dependentes. E nesse contexto, o TURISMO SOCIAL (foco principal da matéria) tem sido uma das prioridades, oferecendo roteiros que promovem o lazer, o bem estar, o acolhimento e a interação social e cultural, não apenas através de preços acessíveis, mas, principalmente, realizando ações de socialização de forma democrática e igualitária. Roteiros turísticos que priorizam os centros de lazer e turismo da entidade em todo o pais, mas que também trabalha com rede de hotelaria parceira. “O importante é o reconhecimento das pessoas ao trabalho sério e responsável realizado pelo SESC, passando pela confiança da marca que, cada vez mais, vem conquistando a credibilidade dos nossos clientes”, enfatiza Águida.
Na unidade de Arcoverde, o trabalho de Turismo Social acontece em consonância com a matriz estadual (o Sesc Pernambuco com sede em Recife) através de uma equipe composta, a nível regional, por uma coordenação geral e sete analistas que atuam na sede e nas unidades da região metropolitana do Recife e no interior do Estado. Além do turismo social, carro chefe, o Sesc também atua em outros segmentos turísticos como o turismo ecológico, rural, religioso, cultural, gastronômico, criativo, histórico e de eventos, dentre outros. E por falar em eventos, o Sesc Arcoverde dispõe de um dos melhores e mais efetivos calendários de eventos – entre todas as unidades existentes no Estado de Pernambuco – conforme destaques que enumeramos a seguir, com os respectivos meses em que normalmente são realizados: Mostra fotográfica: Violência – depois do caos a cura (Março), Mostra dos Deuses (março), Sesc jovem – juventude em movimento (maio), participação ativa há mais de 20 anos no São João de Arcoverde com a gestão do Polo de Forró Pé de Serra e parcerias em outras atividades da “Capital do São João” (junho), Mostra de Artes Geraldo Barros (agosto), Feira de Saúde e Conhecimento – Educar para Transformar (outubro), Festival de Economia Criativa – na pisada dos cocos do Nordeste (novembro), Circuito Sesc de Corridas (novembro), Olimpíada da 3ª idade, com nove edições já realizadas (novembro) e o Sesc Geek (dezembro).
A pandemia da covid-19 que grassou em terras tupiniquins a partir de março de 2020, impediu a efetiva realização dos eventos desse rico calendário que está voltando, segundo nos esclarece Águida Cardeal – com todos os cuidados sanitários de combate à pandemia e também considerando o avanço no processo de vacinação -, a partir deste mês de setembro. O primeiro evento a ser realizado será a Mostra fotográfica: Violência – depois do caos a cura, que aconteceria em março e teve seu lançamento transferido para o próximo dia 13 de setembro. Também estão confirmadas: a Mostra de Artes Geraldo Barros (setembro), o Festival Sesc de Economia Criativa – na pisada dos cocos do Nordeste (novembro), e o Sesc Geek previsto para dezembro.
FÓRUM ANSEDITUR – Nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro (de segunda a quarta-feira), a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) realiza na bela Recife, capital de Pernambuco, o seu 2º Fórum Nacional com o tema “Turismo Criativo e outras iniciativas para a Retomada do Turismo no Brasil. Como as vagas são limitadas à 100 participantes, as inscrições foram oficialmente encerradas em 30 de agosto. Todavia, segundo informações do Diretor-Executivo da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), Josenildo Santos, os secretários e dirigentes de turismo filiados à entidade estadual, poderão realizar suas inscrições mesmo após esta data, devendo, no ato da inscrição, “informar que faz parte da ASTUR”.
Na segunda-feira dia 20, às 09h, acontece a abertura da reunião no auditório do Teatro do Parque, através do presidente da ANSEDITUR, Ângelo Sanches, contando com presenças confirmadas do Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, do Prefeito do Recife, João Campos, do Secretário Estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, da Secretária de Turismo do Recife e Vice-Presidente da ANSEDITUR, Cacau de Paula, além do Presidente da EMBRATUR, Carlos Brito, dentre outras autoridades convidadas. A partir daí acontecerão várias palestras com destaque para a pesquisadora e conselheira da Recria (Rede Nacional de Turismo Criativo), Larissa Almeida, que será responsável pela apresentação da palestra “maior diversificação da oferta turística e como trabalhar o turismo criativo”. Ainda na segunda-feira, o período da tarde ficará reservado à vivências criativas pelos atrativos da cidade, incluindo um passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe.
Na terça-feira dia 21, a partir das 09h, também no Teatro do Parque, mais uma manhã com homenagens e palestras, com destaque para o Presidente da GJP Holding e Participações e Fundador da CVC Turismo, Guilherme Paulus, que abordará o tema “Um Olhar sobre as novas Perspectivas do Turismo no pós-pandemia. No período da tarde mais vivências sobre experiências criativas através do roteiro turístico “Recife Sagrado”.
Na quarta-feira dia 22, a partir das 09h, no Teatro do Parque, terá início último dia de atividades do 2º Fórum Nacional da Anseditur, com mais palestras importantes sobre a atividade turística com foco na inovação e na criatividade, com destaque para o momento liderado pelo CEO da Panrotas, José Guilherme Alcorta, que discorrerá sobre o tema “Como usar os meios de comunicação para a gestão pública e privada”. À tarde, a partir das 14h, mais uma experiência criativa, culminando com um jantar de despedida (por adesão), a partir das 18h, no Restaurante Bode do Nô.
A ANSEDITUR (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo), trata-se de um colegiado que representa os destinos turísticos brasileiros que busca fortalecer as relações com o governo federal e estaduais, e que hoje tem como o principal objetivo recuperar e reestruturar o turismo regional durante e após a pandemia. Além de promover ações de fidelidade com os atuais associados e realizar a captação de novos municípios; realizar pesquisas que promovam conhecimento do mercado em que atuam os municípios membros da ANSEDITUR, articular ações coerentes e adequadas entre os players do cenário turístico em cada fase da crise causada pela covid-19 e propor, promover, intermediar e incentivar ações que auxiliem na preservação de empregos e criação de projetos e leis de incentivo. (Saiba mais informações sobre a Anseditur, acessando o site: www.anseditur.org/about).
TURISMO NA NATUREZA – É o tema de um curso com “turma única” que será ministrado pela turismóloga ALINE MORAES CUNHA, nos dias 11 e 25 de setembro, sempre nos horários de 9 às 12h e de 14 às 17h, com carga total de 12h.
O curso visa orientar o participante à uma correta identificação de potencialidades e vocações, bem como para a estruturação de produtos relacionados ao Turismo na Natureza, os quais sejam qualificados para a oferta no mercado. Os módulos abrangem as seguintes temáticas: segmentos relacionados ao Turismo na Natureza, atividades ao ar livre – tendências e possibilidades -, trilhas, caminhadas, educação e interpretação ambiental e protocolos sanitários.
As inscrições a R$ 250,00 estão disponíveis em: www.capazturismo.com, na seção de “Novidades” e de “Qualificações” e os associados da ABBTUR e ABRASEL terão 10% de desconto sobre o valor integral da inscrição.
Para maiores informações entre em contato através do e-mail capazturismo@gmail.com ou do Instagram: https://www.instagram.com/tv/CTmtyVbHV0F/?utm_medium=copy_link.
MAIS …
PORTAS ABERTURAS PARA O FUTURO – Este foi o mote de um “ambicioso” e impactante PROGRAMA de obras estruturadoras e de serviços essenciais à população, lançado na quinta-feira dia 09/09, no auditório da AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde), pelo Prefeito de Arcoverde Wellington Maciel – no contexto das comemorações dos 93 anos de emancipação política do município (11 de setembro 1928/2021) – abrangendo todos os setores da administração pública, inclusive, nos nichos de desenvolvimento econômico, turismo e eventos.
Um programa que contempla mais de 70 (setenta) obras e serviços públicos com destaque para pavimentação de ruas; construção, requalificação e/ou recuperação de praças; continuidade do parque linear da cidade (zona oeste seguindo os trilhos da antiga ferrovia desativada) com a construção do “Parque Verde” em três etapas”; requalificação de prédios históricos como a Estação Ferroviária de 1912 e do Cinema Rio Branco de 1917, em ambos mantendo as características tradicionais; recuperação das entradas principais da cidade, inclusive, com a construção de portais; restruturação da área do mirante do Cruzeiro Novo (zona norte da cidade), um dos mais belos e importantes atrativos turísticos de Arcoverde, além de construção e recuperação de escolas, creches e postos de saúde, dentre outras obras e serviços.
Neste contexto de apresentação do Programa “Arcoverde de Portas Abertas para o Futuro”, as secretarias e autarquias municiais, aproveitaram o momento para apresentar uma prestação de contas à população, todos, através dos respectivos(as) secretários(as) e presidentes, com performances merecedoras de elogios pelos presentes. Dentre as apresentações, destacamos a do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, Antônio Gibson Siqueira (Bibo Baiaca), que elencou várias realizações durante esses primeiros oito meses de gestão, onde a SEDETE buscou parcerias com Bancos oficiais como o BNB e com entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), AD-Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), com CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), dentre outros. O intuito dessas parcerias teve como principal objetivo, atrair programas estratégicos de inovação nas áreas de turismo e desenvolvimento econômico, inclusive, objetivando a implementação do PEDEN – Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal de Arcoverde, concebido pela secretaria.
Além desses avanços, a SEDETE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos) realizou conjuntamente com a SECULT (Secretaria de Cultura) e em parceria com o Sesc Arcoverde, o primeiro ciclo junino virtual da cidade (devido aos efeitos da pandemia da covid-19). O evento aconteceu no período de 25 a 27 de junho, utilizando como base para a transmissão das imagens, cenários criativamente instalados no salão de festas do Sesc Arcoverde e no CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde), que também serviu de palco para a realização de mostras e exposições culturais e, dentre essas, a Exposição “Mulher Artesã de Arcoverde”. Ainda aproveitando esse atrativo turístico de Arcoverde que é o CGA, a Sedete, juntamente com a Secult e dessa feita em parceria com o COCAR (Coletivo Cultural de Arcoverde), vem materializando o projeto “Arcoverde Encanta Arcoverde”, que desde o início de agosto (segue até o final deste mês), apresenta artistas integrantes do MAMA – Movimento de Música Autoral de Arcoverde.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, Antônio Gibson (foto), é louvável e merecedora de elogios à atuação do Prefeito Wellington Maciel e de toda equipe de governo no enfrentamento à crise sanitária que o pais viveu e ainda vive e, ao mesmo tempo, mantendo todas as atividades públicas em pleno funcionamento e ainda anunciando um plano de obras que vai transformar a cidade. “Num momento desafiador como o que vivemos, a secretaria vem seguindo as diretrizes do nosso Prefeito e realizando, com a nossa equipe e em parceria com as demais secretarias, um trabalho que busca soluções criativas, inovadoras e conectadas com as mudanças. Por isso estamos aqui, para prestar contas do trabalho realizado com uma visão de gestão pública com planejamento, eficiência e transparência, como deve ser”, finalizou o Secretário.
PROFETIZANDO – “O Réveillon irá impulsionar a retomada do setor”. Com esta afirmação o Ministro do Turismo do Brasil, o pernambucano Gilson Machado Neto, considera que as festas de final de ano – natal e réveillon – serão fundamentais para sacramentar a retomada da atividade turística no país. Segundo o ministro, dados do MTur apontam que muitas cidades brasileiras já começaram a preparar a programação das celebrações de réveillon e que com o avanço da vacinação na país, destinos turísticos como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) já planejam celebrações e queimas de fogos. Em Copacabana, por exemplo, estão sendo planejadas a montagem de 13 palcos para as comemorações. Já com relação a capital baiana o planejamento é que a festa aconteça do dia 29 de dezembro até 2 de fevereiro.
Nas demais regiões brasileiras, as estimativas é que as festas de natal e réveillon também aconteçam em cidades nordestinas como Fortaleza (capital do Ceará) e em cidades do interior do Rio Grande do Norte como Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. A primeira deverá contar com cinco dias de duração na Praia de Pipa e a segunda terá oito dias. Segundo as autoridades sanitárias dos dois municípios citados, os eventos podem acontecer desde que cumpram as medidas preventivas.
No sul e no Sudeste do Brasil, Gramado (RS) e Canela (RS) também preparam as celebrações de fim de ano, como o Natal Luz que acontecerá entre os dias 28 de outubro e 30 de janeiro de 2022 e o Réveillon Vida nova. Camboriú (SC) é outro destino que terá festa e queima de fogos; o mesmo devendo acontecer em São Paulo (SP) e no Espírito Santo (ES), que planeja eventos em Vila Velha e Serra.
“O aumento substancial no número de brasileiros vacinados reflete na confiança para a realização de grandes eventos como esses, impulsionando ainda mais o nosso setor e, consequentemente, a economia, gerando emprego e renda para a nossa população”, comemora o Ministro Gilson Machado Neto. (Com informações do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).
OPERANDO ALTO – Matéria de responsabilidade do jornalista Murilo Basseto e publicada no site AEROIN (www.aeroin.net) na quinta-feira dia 09/09, informa que a Empresa Aérea LATAM (resultado da junção da aérea chilena LAN com a brasileira TAM), a partir deste mês de setembro vai operar com 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK – assentos oferecidos vezes quilômetros voados) em comparação com setembro de 2019 (período anterior à pandemia). Se comparado com setembro de 2020, com mais efeitos da Covid-19, a oferta de assentos da empresa vai dobrar neste mês. Ao todo, serão 466 voos nacionais diários da LATAM no Brasil, impulsionados por crescimentos no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.
Em 2 de setembro, a LATAM inaugurou voo regular direto de São Paulo/Congonhas para Comandatuba (BA), o que fez a companhia superar no Brasil o número de aeroportos atendidos antes da pandemia de Covid-19. Como isso, agora a LATAM voa para 45 destinos no Brasil. Ainda neste ano, a companhia vai abrir mais 4 novos destinos no país a partir de novembro: Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA).
Do Brasil para o exterior, a LATAM informa que retomou 20% da sua oferta de assentos (medida em ASK) em relação a setembro de 2019, com voos restabelecidos para 13 destinos: Santiago, Madri, Frankfurt, Lisboa, Assunção, Montevidéu, Cidade do México, Miami, Nova York, Buenos Aires, Cancún, Paris e Bogotá. Com as recentes aberturas a turistas brasileiros, a companhia ampliou e/ou antecipou a retomada de voos do Brasil para Espanha, Portugal, França, entre outros países. Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 53% da sua oferta total de assentos (em ASK) em setembro de 2021, em comparação com setembro de 2019, e espera retomar entre 65% e 70% desta capacidade até dezembro.
SAINDO DO FORNO…
MAIS UM CASO DE SUCESSO DO PROGRAMA BORA PERNAMBUCAR
Dessa fornalha deve sair mais um produto de excelente textura e fino acabamento com a indiscutível qualidade da equipe do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR. Nesta edição dos CASOS DE SUCESSO vamos conhecer o “Ordenamento da Praia de Guarajuba”, localizada na cidade baiana de Camaçari (o município está localizado na região metropolitana a 41 km de Salvador; possui uma área territorial de 759,8 quilômetros quadrados e 42 quilômetros de faixa costeira com belas praias. É o maior território da região metropolitana), que recebeu recentemente a certificação BANDEIRA AZUL. Sendo, portanto, a primeira praia do Norte e Nordeste do Brasil a conquistar esta certificação.
O programa, que será “levado ao ar” na próxima terça-feira dia 14/09, a partir das 16h através do Google Meet, vai exibir todo o caminho percorrido pela Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e a população local até a conquista desse importante certificado que foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, a maior organização de educação ambiental do mundo.
A promessa da turma do Bora Pernambucar e que neste mês de setembro, quando o sol volta a brilhar no Nordeste com a chegada do verão, as coisas vão esquentar ainda mais com a programação dos CASOS DE SUCESSO. É aguardar pra conferir!
É nesta terça-feira dia 14 de setembro a partir das 16h. Inscrições pelo link: https://forms.gle/PtDUwvFBRQXddHxT6. Se avexe que as inscrições são limitadas à capacidade de carga da plataforma. Lembrando, por fim, que o link de acesso do Google Meet será encaminhado por e-mail algumas horas antes do evento.
Bora?
O que dizem os especialistas?
“Por isso estamos aqui, para prestar contas do trabalho realizado com uma visão de gestão pública com planejamento, eficiência e transparência, como deve ser”. (Por Antônio Gibson Siqueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos de Arcoverde, prestando contas dos primeiros oito meses de sua gestão à frente da SEDETE, durante o evento “Arcoverde de Portas Abertas Para o Futuro”).
Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.