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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 28 – Sábado, 04 de setembro de 2021.

 

TAMBÉM NO TURISMO, INOVAR É PRECISO!

– Antes da pandemia da covid-19 grassar em terras tupiniquins, o Brasil vinha demonstrando que estava se consolidando como um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, principalmente por conta de seus atrativos lastreados em sua diversidade cultural e ambiental. De alguma forma – não apenas aqui mais no mundo todo – a pandemia praticamente paralisou a atividade turística que, com o avanço da vacinação de forma global, começa a mostrar crescentes sintomas de retomada. E essa retomada deve trazer um efeito “imposto” pelo período de pandemia em que as pessoas e os mercados passaram por transformações e adaptações por muitos denominados de “novo normal”. Esse “novo normal” torna-se desafiador para os empreendedores do turismo atrair e fidelizar seus clientes (os turistas), porque, cada vez mais, estes estão mais informados e exigentes, o que, naturalmente, aumenta a competição no setor.

Para vencer esses obstáculos – nos ensinam os especialistas – o mercado do turismo terá (e já está fazendo) que investir em soluções criativas e inovadoras, compreendendo as novas tendências, se antecipando às mudanças e agregando valor aos pacotes de produtos turísticos oferecidos, através da utilização da criatividade e das tecnologias que ofereçam novidades e que melhorem a experiência do cliente e sua satisfação. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas, querendo as informações de forma rápida, atualizada e completa.

De acordo com dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a demanda turística é muito influenciada por aspectos econômicos, naturais e sociais, o que torna essencial o planejamento e a antecipação às tendências, a fim de atender turistas nacionais e internacionais. No caso do Brasil, por conta da diversidade de climas e culturas, o turismo permite o desenvolvimento de uma grande quantidade de serviços e, por isso, também atrai um público muito amplo. O Sebrae, em seu estudo, cita como exemplo a utilização de “Roteiros personalizados” que surgem como uma das principais tendências de inovação em turismo que já ocorrem no mercado e cujo objetivo é “atender aos turistas que gostam de unir suas viagens com alguma paixão ou algum interesse próprio”. Para tanto, prossegue o estudo, “contratam roteiros específicos, de acordo com a própria personalidade”. E neste contexto, inclui como fatores determinantes dessa demanda, o turismo sustentável (com práticas inovadoras voltadas para a responsabilidade social e a sustentabilidade); o turismo gastronômico; turismo de aventura e bleisures (a mistura de negócios “business” com lazer “leisure”), gerando o que conhecemos como DTI (Destinos Turísticos Inteligentes), um conceito que se origina da capacidade do destino turístico de usar as novas tecnologias para interagir com os visitantes, proporcionando ótimas experiências com espaços turísticos inovadores, gestão eficiente dos recursos e acessibilidade.

Mesmo com o desenvolvimento de ações em diversas frentes, a inovação em turismo no Brasil, além de um desafio, vem sendo uma fonte de oportunidades para as empresas do setor que, por meio dela (a inovação) tentam aprimorar seus negócios, aumentar a produtividade e garantir a competitividade no mercado. E, devido a esse protagonismo, passou a ser uma prioridade do MTur (Ministério do Turismo) que mesmo no auge da pandemia (junho de 2020) lançou o primeiro desafio de inovação em turismo, através do projeto realizado à época em parceria com o Wakalua Inovation Hub (primeiro centro de inovação global para o turismo, impulsionando a inovação por meio de parcerias público-privadas exclusivas em mais de 150 países do mundo) e em colaboração com a OMT (Organização Mundial do Turismo – agência da ONU especializada na promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível), que buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica que pudessem responder tanto as necessidades imediatas quanto os desafios gerais do turismo brasileiro no pós-pandemia. Essa “competição” que teve como objetivo estimular a Inovação em Turismo no Brasil, melhorando a competitividade do setor brasileiro por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas, obteve como resultado a instalação de um hub dedicado ao setor no País. A partir daí, foram realizados um mapeamento do ecossistema e uma proposta plurianual para a área e as iniciativas ganharam visibilidade nacional e internacional, além de apoio para implementação de seus projetos em parceria com empresas do setor de turismo.

Agora, como fruto desse processo iniciado em 2020, o MTur (Ministério do Turismo) acaba de abrir (em 30 de agosto, conforme matéria repercutida pelo Diário do turismo – www.diariodoturismo.com.br) consulta pública sobre Estratégia Nacional de Inovação em Turismo (ENIT) 2021/2024, com as colaborações e sugestões para o desenvolvimento do setor podendo ser enviadas, por meio da plataforma Participa +Brasil do Governo Federal, até o dia 30 de outubro deste ano. O texto do ministério e repercutido pela DT, estabelece as diretrizes para melhorar e aumentar a competividade e o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro e sua elaboração foi precedida de entendimentos junto ao Conselho Nacional de Turismo (CNT) e à Câmara de Turismo 4.0, formada por representantes do MTur, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do setor privado. O texto constitui um plano de longo prazo para nortear ações entre governo, academia e sociedade civil com vistas à inovação, seguindo diretrizes do Planejamento Estratégico 2020-2023 do MTur e do Plano Nacional de Turismo 2018-2022. A Estratégia Nacional de Inovação em Turismo é composta por cinco eixos de atuação: cultura de inovação e transformação digital; estruturação do ecossistema e fomento; talentos para inovação; gestão pública e inteligência competitiva; e produto turístico e promoção.
A estratégia, cujo texto final resultará em um projeto executivo com as contribuições recebidas, deve dar origem a projetos específicos, adequados às linhas de trabalho propostas, que serão acompanhadas por um comitê de gestão e terão resultados medidos por meio de indicadores de desempenho. A ENIT (Estratégia Nacional de Inovação em Turismo), leva em consideração as adaptações do setor turístico à nova realidade global do pós-pandemia, tendo como referências diretrizes de reconstrução do segmento propostas pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A gestão estratégica das ações ficará a cargo do Ministério do Turismo, sob supervisão do Comitê de Inovação em Turismo – a ser composto por representantes do CNT, do MCTI e da Embratur – e do Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio às Startups, formado por órgãos públicos federais e pelo Sebrae.


TURISMO CONTRATANDO – Matéria de responsabilidade da jornalista Patrícia Campos e publicada nas páginas do maior jornal diário do Brasil sobre Turismo e Eventos (www.diariodoturismo.com.br), informa que, de acordo com dados da Monitora Turismo, mais de 20 mil profissionais da área de turismo foram contratados no mês de julho de 2021. O fato alvissareiro, segundo a matéria, acontece num momento em que a vacinação avança em todo o país o que vem propiciando alta nas taxas de ocupação hoteleira, na aviação civil e demais segmentos do turismo, influenciando positivamente na geração de empregos no país.
Dados do estudo “Monitora Turismo” baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontaram que o setor turístico registrou alta de 25% nas vagas formais ocupadas no mês de julho, em comparação com o mês anterior. Do total de empregos criados em todo o Brasil (316,6 mil), as empresas de turismo contrataram de cerca de 20,3 mil profissionais. O levantamento indicou ainda dados estaduais, por capitais e de alguns dos principais destinos turísticos do país. Na esfera estadual, Paraná (95%), Bahia (89%) e Pernambuco (68%) foram os que apresentaram os maiores índices percentuais de crescimento no período. Por capitais, Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE) registraram expressivas altas de 762%, 695% e 133%, respectivamente. Já nos principais destinos, Ipojuca (PE), Porto Seguro (BA) e Balneário Camboriú (SC) tiveram maior variação no saldo de contratações, com 370%, 317% e 89%, respectivamente.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Ministério do Turismo vem adotando uma série de ações em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas, a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados, a formulação de Medida Provisória que regulamentou o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais, além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura. E, diante do fato, o ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, celebrou e ressaltou que continuará apoiando a retomada do setor em todo o país, a partir do avanço da vacinação e adoção de protocolos de biossegurança. “Este dado só confirma o potencial do setor de turismo para gerar mais emprego e ainda liderar, ao lado do agronegócio, uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, acrescentou.
O Monitora Turismo é um painel desenvolvido para acompanhar a movimentação da indústria no Brasil. Para isso, são utilizados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil, contemplando 571 atividades.

AGORA É PORTUGAL – Depois da Espanha e outros países da comunidade europeia, agora Portugal abre suas portas aos brasileiros. O país lusitano foi um dos últimos países a autorizar a entrada de brasileiros para turismo na Europa – a proibição estava vigente desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020 – e essa permissão passou a valer deste o dia 31 de agosto próximo passado.

A boa notícia é que não será exigido que o turista brasileiro faça quarentena para entrar no país. É preciso se atentar de apresentar o teste molecular RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque ou o teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque – aceito desde de 1 de julho. A comprovação do teste pode ser solicitada três vezes: na hora do check-in e despacho de bagagem, no embarque do voo e na imigração portuguesa. Apenas os viajantes vacinados na União Europeia e que possuem o Certificado Digital da UE serão dispensados da apresentação do teste negativo de Covid-19. Por outro lado, o comprovante de vacinação não será exigido pelas autoridades portuguesas. Brasileiros que entraram recentemente para viagens essenciais no país têm apresentado o certificado de vacinação brasileiro para as autoridades portuguesas como uma comprovação extra, além do teste negativo, mas não é obrigatório. Portanto, se o turista tem o certificado brasileiro, vale a pena tê-lo em mãos na entrada no país lusitano independentemente da vacina que você tomou, mas que fique claro, não é obrigatório.

Portanto, para que o turista brasileiro entre em Portugal, será necessário apresentar: Passaporte válido, a validade deve ser superior a 3 meses após a sua data de saída da Europa; Seguro de viagem internacional com cobertura para toda a sua estadia no país ou PB4; Teste negativo de Covid-19; Passagens de ida e volta; Comprovante de onde ficará hospedado durante as férias (reserva do hotel) ou carta convite de um parente que irá recepcioná-lo e Comprovante de que tem condições financeiras de se manter no país durante a viagem.
Atualmente os voos diretos que estão em operação entre Brasil e Portugal são realizados pelas seguintes companhias aéreas: TAP; Latam e Azul. Portanto, planeje-se, cuide-se e boa viagem! (Com informações do site: www.eurodicas.com.br)

 

MAIS …

E VEM MAIS FAMTOURS VIRTUAIS POR AÍ – A equipe do CONEXÃO MUNICÍPIOS, atração do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR, preparando a programação dos próximos FAMTOURS VIRTUAIS para o restante deste mês de setembro e para o início do próximo mês de outubro. A princípio, segundo dados que chegou à coluna, os munícipios programados para, literalmente, se exibirem em performances que mostram belos vídeos e bem estruturadas apresentações de atrativos e roteiros turísticos de suas regiões, serão os seguintes:
Na quinta-feira dia 09/09 já estão confirmadas as participações de ÁGUAS BELAS e TUPANATINGA, municípios integrantes do agreste meridional pernambucano. Na quinta seguinte, 16/09, devem acontecer as exibições de FLORES, SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE e TRIUNFO. No dia 23/09, deverá ser a vez de PAUDALHO, SÃO LOURENÇO DA MATA e CAMARAGIBE e, no dia 30/09 – fechando o mês de setembro, o Conexão Municípios deve apresentar as performances de PETROLÂNDIA, TACARATU e JATOBÁ.


Para outubro, a programação deve contemplar: dia 07/10 – CABROBÓ, OROCÓ e SANTA MARIA DA BOA VISTA, belas cidades da região do Vale do São Francisco do lado pernambucano e, fechando a primeira quinzena do mês, no dia 14/10, os municípios de LIMOEIRO, LAGOA DE ITAENGA e FEIRA NOVA poderão ser os protagonistas do famtour virtual.

“Neste momento com maior flexibilidade, devido ao avanço da vacinação, já dá pra sair de casa e curtir o nosso interior, claro que ainda com todas as medidas de segurança. E já que muitos dos municípios pernambucanos ainda são pouco visitados por falta de divulgação, este tem sido um dos propósitos principais do programa Bora Pernambucar – o de tornar todos bem conhecidos e prontos para serem visitados presencial e plenamente assim que a pandemia passar”, destaca Graça Novaes, Assessora da SETUR-PE e Coordenadora do Programa Bora Pernambucar.

Fotos da internet: 1 – Triunfo. 2 – Petrolândia. 3 – Santa Maria da Boa Vista e 4 – Limoeiro.

Ó CIRANDEIRO, Ó CIRANDEIRO, Ó…. – Durante a semana a imprensa nacional e, de forma especial a de Pernambuco, deu destaque para a Ciranda do Nordeste que ganhou, na terça-feira dia 31/08, o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. A aprovação foi anunciada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o Iphan, a decisão saiu após a 97ª reunião do conselho e o pedido para registro da Ciranda do Nordeste no Iphan foi feito pelo então governador Eduardo Campos, em 2014, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Os documentos foram elaborados entre novembro de 2012 e maio de 2014 e pesquisadores fizeram relatório e documentário em vídeo e elaboraram fichas de identificação e registros audiovisuais. No estudo, eles localizaram informações sobre 28 grupos de ciranda em Pernambuco. Na sequência, em 2019, o estado realizou outra ação para assegurar o registro, fazendo a coleta de assinaturas durante a Feira de Artesanato (Fenearte), que homenageou a ciranda.

Revalidação – Também durante a reunião, o Conselho Consultivo do Iphan decidiu sobre a revalidação do Frevo (PE), do Tambor de Crioula do Maranhão (MA) e o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES). Com isso, eles permanecem como patrimônios imateriais por mais dez anos. Antes do encaminhamento para deliberação do conselho, os processos de revalidação dos três bens culturais passaram por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan. Segundo o Iphan, a revalidação deve ser realizada pelo menos a cada dez anos. O objetivo é investigar a atual situação do bem cultural e levantar informações, averiguar a efetividade das ações de salvaguarda, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outras questões. Além disso, a revalidação também tem como meta planejar as ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial.

A CIRANDA é uma manifestação cultural que envolve dança, música e canto. Ela ocorre em Pernambuco, na Paraíba e em outros Estados do Nordeste, reunindo pessoas em uma roda e marcam o ritmo determinado por instrumentos de percussão. Em Pernambuco uma das suas maiores expressões é Lia de Itamaracá que, em sua bela trajetória, já recebeu honrarias importantes como o título de Patrimônio Vivo da Cultura do Estado de Pernambuco e de Doutora Honoris Causa da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). (Texto com base em matéria publicada no site: www.g1.globo.com/pe).

VIVA A VIDA, VIVA O FREVO – Este será o tema do GALO DA MADRUGADA, o maior bloco de rua do mundo, para o seu carnaval de 2022 previsto para acontecer no sábado dia 26 de fevereiro, se a pandemia da covid-19 – que ainda grassa por aqui – permitir. O tema foi anunciado formalmente na quarta-feira dia 1º de setembro pelo Presidente da agremiação, Rômulo Menezes, que esclareceu que o mesmo faz alusão à pandemia que, pela primeira vez no ano de 2021, tirou o Galo da Madruga das ruas do Recife no sábado de Zé Pereira, interrompendo um desfile realizado de forma ininterrupta por 43 anos.

Agora é se agendar, torcer para que a vacinação continue avançando e propiciando novas aberturas que, por fim, permitam que o Galo da Madrugada volte às ruas no Carnaval de 2022. (Texto com base na matéria de Katarina Moraes para o site: www.jc.ne10.uol.com.br/pernambuco).

 

SAINDO DO FORNO…

 

CAMPANHA DO SUPERA TURISMO EXALTA AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO BRASIL.

– Saindo do forno a mais nova campanha do Movimento Supera Turismo Brasil, denominada de “DESTINOS SEM COMPARAÇÕES”. A campanha será reproduzida em diversas mídias ligadas ao turismo e busca exaltar as atrações turísticas do país para viajantes.

De acordo com matéria divulgada no site da revista panrotas (www.panrotas.com.br) – a maior revista on-line do país especializada em turismo – os conteúdos ligados à campanha trazem tradução em inglês, espanhol, francês, mandarim e japonês e todos e que todos os vídeos da campanha já estão disponíveis no site: www.movientosuperaturismo.com.br.
Umas das companhias aéreas que já ofereceu apoio à ação é a Latam, que por meio da liderança de Jerome Cadier, CEO da companhia, fez questão de disponibilizar as telas de suas aeronaves para a exibição da campanha. A TV cultura também contribui, divulgando o material no ar nos intervalos comerciais.

O MOVIMENTO SUPERA TURISMO BRASIL, é o movimento que une pessoas físicas e jurídicas em busca da retomada segura da atividade turística, tendo em vista a importância social, cultural, econômica e ambiental do setor para o desenvolvimento sustentável no pós-COVID-19 no Brasil. Para atingir esse objetivo, o movimento vem apoiando as ações de superação e desenvolvimento do turismo com segurança, divulgando as viagens de forma compartilhada e com o maior número de pessoas engajadas; orientando os viajantes sobre os cuidados nas próximas viagens e ajudando a restabelecer a empregabilidade e a renda dos milhares de colaboradores do Turismo no Brasil.

 

O que dizem os especialistas?

“A inovação deve ser a principal diretriz em qualquer planejamento estratégico de turismo”). (De William França, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo – MTur).

Sobre o autor da coluna:

– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

 

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