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Coluna JPS TURISMO & EVENTOS

Turismo

Coluna JPS TURISMO & EVENTOS

Edição 24 – Sábado, 07 de agosto de 2021.

 

INVENTÁRIO DO POTENCIAL TURÍSTICO, A PORTA DE ENTRADA DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO!


– A primeira providência de um gestor de turismo é realizar o inventário do potencial turístico no âmbito do município ou, caso o município já o possua, promover a sua atualização, pois, esse processo (seja de constituição ou de atualização) é condição sine qua non para que se possa mensurar a real “capacidade” do munícipio em se estabelecer como destino turístico. O inventário da oferta turística também é o primeiro passo para que o município possa ter o seu Plano Municipal de Turismo (PMT).

Portanto, fazendo uma breve analogia, tal qual um empreendedor que pretende investir numa determinada região e que antes faz uma detalhada análise do mercado para então elaborar seu plano de negócio – analisando potenciais clientes (público alvo), concorrentes e fornecedores, além dos produtos ou serviços mais adequados às necessidades da região -, no turismo o gestor responsável pela pasta, deve fazer uma ampla “radiografia” das potencialidades turísticas do seu município, elaborando uma lista detalhadas de todas as estruturas, serviços, e atrativos turísticos. Para tanto, deve começar delimitando sua área de atuação territorial (levantar aspectos gerais da geografia do lugar e dividir esse levantamento em área urbana e área rural). Em seguida fazer uma análise dos aspectos socioeconômicos; da infraestrutura básica; aspectos, vocações e potencialidades turísticas; aspectos ambientais e atrativos naturais; histórico-culturais; entretenimento; meios de hospedagens; gastronomia e dos serviços de apoio à infraestrutura turística existente (tanto no aspecto receptivo quando emissivo); finalizando com os aspectos legais e administrativo e uma análise da própria gestão municipal do turismo.

Feito isso, o gestor estará devidamente municiado para, conhecendo o potencial turístico do seu município, implementar as políticas públicas necessárias à transformá-lo num “Destino Turístico” efetivo e consolidado.


De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), “o Inventário turístico é fundamental para que se conheça o espaço turístico de um país para que se possa planejar a sua ordenação e o seu desenvolvimento. O Inventário Turístico é uma metodologia, uma ferramenta, um instrumento e um contributo destinado a subsidiar a formulação de uma Política Pública de Turismo, sendo um meio, não um fim em si próprio”. Já a EMBRETUR (antigo Instituto Brasileiro do Turismo e atualmente Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em 2001, definiu o Inventário da Oferta ou Potencial Turístico “como um instrumento básico para o planejamento estratégico, promovendo o conhecimento detalhado da Oferta da qual o Turismo dispõe para exercer suas atividades geradoras de prosperidade”. Atualmente, no contexto do INVTUR (Projeto de Inventário da Oferta Turística, criado em 2006 pelo Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo – PRT -, e que vem sendo atualizado ao longo dos últimos anos), o “Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável”.

Porém, o processo de inventariação turística no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo, foi iniciado na década de 1960, quando, oficialmente, o espaço territorial do país recebeu seu primeiro mapeamento turístico, tendo como base experiências internacionais. Depois, em 1979, o Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur (atualmente Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) trabalha a Identificação do Espaço Turístico Nacional, iniciando, no ano seguinte, estudos para elaborar metodologia do processo de inventariação turística. Tais estudos dão origem a três documentos intitulados “Inventário da Oferta Turística”, edições 1980, 1984 e 1993, os quais proporcionam a realização do inventário turístico municipal em alguns locais do País. A chegada do Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, em meados da década de 1990 (atualmente PRT – Programa de Regionalização do Turismo), traz novas propostas de metodologia para a inventariação.

Com a criação do Ministério do Turismo, no ano de 2003, passou-se a adotar um modelo de inventariação nacional que pudesse atender às necessidades das diversas regiões do pais, que culminou, em 2006, com o Projeto de Inventário da Oferta Turística, denominado de INVTUR, disponibilizando à Estados e Municípios, um sistema de inventariação importante para: se obter informação de qualidade e de confiança para o planejamento; desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas de uma região; otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações e
conhecer as características e a dimensão da oferta e as iniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo visando à sustentabilidade”. Esse sistema de Inventariação da Oferta Turística foi dividido em Perfis com diferentes níveis de acesso, dependendo do seu papel no processo. Apenas tinham acesso ao sistema para inserção das informações as pessoas que possuíam um login e senha de acesso, e essas pessoas eram as que participavam, em cada esfera, do processo de inventariação do Município. Foram os primeiros passos para criação, a partir de 2013 do MAPA DO TURISMO BRASILEIRO, atual modelo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas de turismo. É, portanto, o instrumento que, atualmente (já cumpriu etapas de atualizações em 2015, 2017 e 2019 e, certamente, terá uma nova atualização agora em 2021), que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério a partir de critérios pré-estabelecidos.

Em Arcoverde, lá pelos idos de 1999 – ainda na primeira gestão da Prefeita Rosa Barros, onde atuei como Secretário de Finanças e de Finanças e Administração -, foi realizado o primeiro inventário do potencial turístico através de técnicos da EMPETUR (Empresa de Turismo de Pernambuco). Em 2001, no início da segunda gestão de Rosa, quando tive a satisfação de assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizei a primeira atualização desse inventário e, a partir daí, anualmente, realizamos as dividas atualizações. A partir de 2013, já na gestão Madalena Britto, parte do inventário (equipamentos de hotelaria e gastronomia e os principais atrativos turísticos culturais e naturais) passou a ser divulgado, juntamente com o Calendário de Eventos, no site oficial da Prefeitura (www.arcoverde.pe.gov.br). Também nesse período, foram publicadas algumas edições impressas em forma de folder e até mesmo de calendário de mesa. Quanto a atualização de 2020, foi realizada de forma parcial, pois devido à pandemia da covid-19, não foram possíveis às visitas presenciais aos equipamentos e aos atrativos turísticos culturais e naturais.

É fato que agora, com a diminuição dos índices da pandemia, a atual gestão do turismo em Arcoverde, à frente o Secretário Antônio Gibson (Desenvolvimento Econômico Turismo e eventos), já está iniciando o planejamento para a atualização do inventário neste ano de 2021, inclusive, objetivando a atualização dos apps (turismo e calendário de eventos) existentes no portal do município. Também é fato que, na região, os municípios mais próximos de Arcoverde caminham num bom estágio de desenvolvimento, seja para constituição ou para atualização dos seus inventários. Buíque, sob o comando do Professor Esildo Barros (Turismo e Cultura), por ser um município que possui um Parque Nacional e expertise em turismo ecológico dispõe um bem elaborado inventário que pode ser acessado no portal oficial do município. Sertânia, a princesa do Moxotó, sob a gestão do secretário Tácio Henrique (Juventude, Esportes, Turismo e Cultura) vem avançando na elaboração do seu inventário, que também está ancorado no portal da Prefeitura. Quanto aos nossos vizinhos Pedra (sob o comando do Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura, Brivaldo Sampaio) e Venturosa (sob a gestão do Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Jair Bezerra) estão num processo inicial, porém, pelo que pudemos observar, trabalhado com eficiência e celeridade.

TURISMO RESPONSÁVEL – O Brasil foi um dos 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo, como uma forma de manter a atividade turística em meio à pandemia da covid-19. E como resultado dessa iniciativa, o Ministério do Turismo acaba de alcançar a marca de 29 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos em todo o país. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. Os segmentos com maior número de adesão ao selo até agora são: agências de turismo (8.563), meios de hospedagem (6.260), guias de turismo (4.129), transportadoras turísticas (3.584) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.366). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.656), Rio de Janeiro (3.876), Minas Gerais (2.342), Rio Grande do Sul (2.321) e Bahia (1.748).

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais.

Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes a serem tomadas por cada um para a proteção de todos.

“Prestadores de serviços e guias de turismo do país inteiro têm aderido ao Selo Turismo Responsável e, com isso, contribuem para posicionar os nossos destinos como seguros. Não tenho dúvidas de que, à medida em que o turista se sentir seguro, as viagens retornarão e teremos a nossa tão sonha retomada, sendo o turismo um forte indutor do crescimento econômico do Brasil”, comemora o ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto.

PROTOCOLOS E ADESÃO: nos restaurantes que servem buffet, por exemplo, a orientação é que os equipamentos possuam uma barreira protetora para prevenir a contaminação dos alimentos e que sejam disponibilizados álcool e luvas no mesmo local onde ficam os pratos e talheres. Já as locadoras de veículos devem higienizar os carros utilizando pano com álcool a 70% sobre as peças que estiverem em contato direto com os passageiros, como volante, cintos de segurança, maçanetas, chaves e cadeirinha de bebê. Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, por sua vez, devem investir em comunicação visual educativa e designar monitores que orientem o público quanto às políticas de segurança adotadas. As navegações devem ocorrer respeitando o limite de 50% da capacidade da embarcação, além dos marinheiros.

Para obter o selo, o prestador de serviço turístico ou guia de turismo precisa estar com a situação regular no Cadastur, que é o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito online, acessando o site do Ministério. Em seguida é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após estes passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão. (Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).

TURISMO 60+ “Turistas com mais de 60 anos em breve dominarão o mundo”. Essa “afirmação” da Jornalista Patrícia de Campos, em matéria publicada com exclusividade no site do Jornal do Turismo – DT (diariodoturismo.com.br), com base em estatísticas que cravam que até 2060 a população de “idosos” (pessoas com mais de 60 anos) deverá ser igual ou maior que a de jovens.

Segundo os estudos do Seade (Fundação Sistema de Análise de Dados), só o Estado de São Paulo, em apenas treze anos, terá o número de idosos igual ao da população de adolescentes. Essas estimativas impactam diretamente nos mais diversos setores de serviços, inclusive na área do turismo, considerando que a perspectiva média de vida vem crescendo a cada ano e que “o envelhecimento é a maior conquista da humanidade alcançada no último século segundo as Nações Unidas”, esclarece Patrícia.

Mas mesmo com o envelhecimento inerente à vida, as questões como mobilidade, acessibilidade, tornam-se cada dia mais importantes.” No Brasil temos hoje cerca de 58 milhões de pensionistas e aposentados pelo INSS e quase 60% deles recebem até dois salários mínimos. Boa parte da população idosa continua trabalhando e ainda ajuda seus filhos e familiares financeiramente, sendo responsáveis financeiramente pelos domicílios”, ressalta Marília Viana Berzins, presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). Essa afirmação mostra que a “melhor idade” é um público financeiramente ativo, e tem buscado cada dia mais o lazer em viagens com grupos ou mesmo com os seus companheiros. Portanto, daqui pra frene, cada vez mais, as imagens de uma vovó fazendo crochê, ou de um vovô sentado lendo jornal se integrarão a outras de “idosos” andando de motocicleta, competindo em provas de atletismo, cultuando o corpo e se preocupando com a aparência, agora com uma maior autonomia financeira e com valores construídos nas últimas décadas do século 20.

 

MAIS…

 

VALEU BOI – A Associação Cultural Boi Arcoverde, mantenedora do MUSEU DO BOI DE ARCOVERDE e presidida pelo artista, performista, produtor cultural e jornalista Alan da Silva (Allan Shymytty), envia convite à coluna para o evento que marcará a reinauguração do museu, no próximo sábado dia 14 de agosto, a partir das 19h. O museu que fica localizado na Praça da Bandeira, nº 17, ao lado do Restaurante Joy Temakeria, contém memórias e acervos de bois, ursos e similares, além de mestres de agremiações locais e regionais, a exemplo do emblemático Aelson da Hora do Boi Faceiro do Recife e Presidente da Federação Cultural de Bois e Similares de Pernambuco.

Durante o evento, que marca a reinauguração do prédio que abriga o museu do boi e que passou mais de um ano fechado – devido a um problema estrutural causado pelas chuvas e também devido à pandemia da covid-19 –, além de homenagens à personalidades, artistas e incentivadores da cultura dos bois e similares em Arcoverde e no Estado de Pernambuco, dentre eles o Prefeito de Arcoverde Wellington Maciel e a ex-prefeita Madalena Britto, contará com apresentações artísticas e culturais do Boi Arcoverde, Boi Diamante, Boi Cafuné e do Urso da Cara Preta, dentre outras atrações.

A coordenação do evento informa que durante as solenidades serão adotadas as medidas sanitárias de praxe à exemplo da distribuição de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social.

Alan da Silva (Allan Shymytty), Presidente da Associação Cultural Boi Arcoverde e Coordenador do Museu do Boi, é um artista arcoverdense que se assume com capacidade profissional e irreverência popular para demonstrar suas habilidades e técnicas emocionais. No teatro iniciou sua carreira no início nos anos 1990, através da ETEARC e como integrante do Movimento Cultural de Arcoverde, tendo oportunidade de trabalhar ao lado do saudoso produtor e diretor de teatro Geraldo Barros. Na área de comunicação atua como repórter e apresentador de tv online, dentre outras atividades culturais, sociais e comunitárias.

EM TERRAS FLUMINENSES – Os CASOS DE SUCESSO do Programa Bora Pernambucar (SETUR-PE e EMPETUR) extrapola as terras pernambucanas e vai às terras fluminenses para mostrar a experiência exitosa de ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (Rio de Janeiro). Com o tema “ESTRATÉGIA DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO TURÍSTICO” essa edição, que vai ao ar na próxima terça-feira dia 10 de agosto – através das expositoras e turismólogas da Secretaria Municipal de Turismo de Armação dos Búzios, Karla de Souza Viola e Maria Lúcia Malatesta -, abordará as estratégias que foram implantadas no município fluminense para o ordenamento do transporte turístico coletivo – ônibus, micro-ônibus, vans – e os aprimoramentos na legislação que então em vigor. Outro assunto a ser evidenciado diz respeito às estratégias específicas que foram introduzidas neste período de pandemia da COVID-19.

“Temos certeza que será uma troca muito rica de informações e de experiências com os nossos prefeitos e secretários municipais de TURISMO, INFRAESTRUTURA ou de OBRAS, e os de PLANEJAMENTO, não só do litoral pernambucano, mas também dos municípios que recebem um fluxo significativo de visitantes nos períodos de alta estação e durante algumas festas populares. Estas, ainda não estão acontecendo, mas é sempre bom ir planejando com antecedência e conhecendo experiências que deram certo”, explica Graça Novaes, coordenadora do Programa Bora Pernambucar.

Dia 10 de agosto (terça-feira), a partir das 16h, estamos todos convidados à participar desse CASO DE SUCESSO especial, cuja inscrição já pode ser realizada através do link: https://forms.gle/JHhjbZBDDDoAPFYT8.
Participe, se inscreva, pois as vagas são limitadas.

CARRO VOADOR – Matéria assinada pelo jornalista João Sorima Neto e publicada no site do jornal O Globo (oglobo.globo.com), informa que a Azul Linhas Aéreas irá investir até R$ 1 bilhão para utilização de “carros voadores” em parceria com a empresa alemã Lilium. A parceria deverá disponibilizar até o final de 2025, à empresa aérea brasileira, até 220 aeronaves conhecidas como eVTOL, que são totalmente elétricas e idealizadas para utilização em distâncias curtas.

O plano da Azul, segundo o comunicado divulgado ao mercado, é construir uma malha exclusiva com as aeronaves elétricas para aumentar a conectividade entre as cidades, em trajetos mais curtos. E, nesse sentido, a Azul informou ainda que a parceria reforça seus esforços também em avançar com a chamada agenda ESG, com maior preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, pois, as aeronaves 100% elétricas reduzem as emissões de carbono.

Os “carros voadores”, como também são conhecidas as aeronaves tipo eVTOL, serão fabricadas em Munique, na Alemanha, pela Lilium, que também têm equipes nos Estados Unidos e em outros países da Europa. A companhia planeja lançar o “Lilium Jet” até 2024, a princípio com capacidade para seis passageiros, além do piloto que fica numa cabine separada. Também há um compartimento para guardar as bagagens. Empresas concorrentes têm projetos de ‘carros elétricos’ com apenas quatro lugares.

A empresa alemã Lilium foi fundada em 2015 pelos engenheiros Daniel Wiegand, Sebastian Born, Matthias Meiner e Patrick Nathene, tendo como objetivo ser pioneira na oferta de “carros voadores” no mundo, criando um modo sustentável de transporte regional de alta velocidade.

 

SAINDO DO FORNO…

 

HABEMUS RÉVEILLON!


Saindo do forno, através da páginas virtuais do Diário do Turismo (diariodoturismo.com.br), a informação de que a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) lançou oficialmente na sexta-feira (06/08) os Cadernos de Encargos do Réveillon, que apresentam os detalhes para as empresas interessadas em serem parceiras para a realização da festa de ano novo de 2021. Um caderno será exclusivo para a festa da virada de Copacabana e outro para os dez palcos espalhados pela cidade.

Os Cadernos de Encargos são uma orientação para as empresas apresentarem projetos para a festa de Réveillon. A empresa organizadora — ou as empresas — será responsável pela criação, desenvolvimento do projeto, planejamento, execução e prestação de contas de todos os itens necessários à realização do evento, contidos nos cadernos. A empresa deverá providenciar toda a organização do Réveillon, bem como a preparação da infraestrutura necessária, como palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos, contratação de pessoal de produção, camarins, montagem de postos médicos, segurança interna, monitoramento, limpeza interna e brigada de incêndio, entre outras exigências.

A chegada de 2022 em Copacabana contará com três palcos. O principal ficará localizado próximo ao Copacabana Palace, o segundo na altura da Rua Santa Clara e o último na Praia do Leme. Ao todo, o bairro contará com 800 banheiros químicos. Em toda a cidade serão cerca de 1,4 mil banheiros, 10% deles acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000. A acessibilidade também estará presente em três espaços exclusivos para cadeirantes na orla de Copacabana. O projeto está sendo desenvolvido pela Riotur em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).

Outra novidade é que, pela primeira vez, agentes da Coordenadoria de Diversidade Sexual (Ceds) atuarão no acolhimento de pessoas LGBTI+ vítimas de violência e/ou crimes de ódio. Os profissionais vão estar ao lado de outros servidores municipais na base de trabalho dos órgãos da Prefeitura do Rio, que ficará localizada na Avenida Atlântica, na altura da Rua República do Peru. Além disso, diferentes mobiliários públicos utilizados no Réveillon, como torres de som e das polícias, assim como os banheiros químicos distribuídos pela cidade terão QR Codes com informações que possam ajudar mulheres vítimas de assédio ou qualquer tipo de violência. A ação é uma campanha da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-RIO) em parceria com a Riotur.

Além da festa da Praia de Copacabana, um segundo Caderno de Encargos será exclusivo para outros dez palcos espalhados pela cidade. No Réveillon 2021, pela primeira vez serão instalados palcos no Boulevard Olímpico e em Bangu, na Praça Guilherme da Silveira. Confira a lista dos endereços dos dez palcos: Boulevard Olímpico; Praça Guilherme da Silveira, em Bangu; IAPI da Penha; Praça Paulo da Portela, no Parque Madureira; Praia do Flamengo; Praia da Moreninha, em Paquetá; Praia da Bica, na Ilha do Governador; Praia da Capela, em Pedra de Guaratiba (entre as ruas Barros de Alarcão e Cabo João Protsek); Praia de Sepetiba e Piscinão de Ramos. Quanto a programação artística de toda a festa, será definida pela Riotur e divulgada em breve.

Os Cadernos de Encargos publicados hoje no Diário Oficial também estarão disponíveis no site da Riotur (www.rio.rj.gov.br/web/riotur), na aba Editais e Avisos e os interessados devem apresentar suas propostas até as 17h do dia 6 de setembro para o e-mail riotur.selecaopublica@gmail.com. Ainda em setembro, o vencedor ou os vencedores serão conhecidos. A contrapartida será a permissão de uso da marca dos patrocinadores na realização do réveillon. A prefeitura ressalta que a realização deste evento está condicionada ao cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e as determinações estabelecidas pelos órgãos competentes no combate à doença.
Portanto, se você não é investidor mas é turista, está com disponibilidade e com vontade de participar presencialmente da maior e mais bela festa de réveillon do mundo, então se programe, reserve a passagem e a hospedagem e aguarde dezembro chegar, pois, em 2021, ao que tudo indica, “habemus réveillon”. Que venha 2022, com saúde e sem pandemia!

O que dizem os especialistas?

“Prestadores de serviços e guias de turismo do país inteiro têm aderido ao Selo Turismo Responsável e, com isso, contribuem para posicionar os nossos destinos como seguros. Não tenho dúvidas de que, à medida em que o turista se sentir seguro, as viagens retornarão e teremos a nossa tão sonha retomada, sendo o turismo um forte indutor do crescimento econômico do Brasil”. (Do Ministro de Estado do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, comemorando o fato do Brasil ter alcançado a marca de 29 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos em todo o país).

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

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