Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 23 de Setembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 21 – Sábado, 17 de julho de 2021.

 

SERTÂNIA É DESTAQUE NO TURISMO DE PERNAMBUCO!

– A próspera e aconchegante cidade de SERTÂNIA – que já foi Alagoa de Baixo e cujo topônimo significa “Cidade Sertaneja” – fica localizada na mesorregião do Sertão de Pernambuco e encravada no microrregião do Sertão do Moxotó, que também inclui os municípios de Arcoverde, Custódia, Betânia, Ibimirim, Inajá e Manari. Com aproximadamente 40 mil habitantes, Sertânia está vivenciando a segunda e muito bem avaliada gestão Prefeito Ângelo Ferreira (PSB). Eleito em 2016 e reeleito em 2020, Ângelo vem imprimindo uma gestão célere, progressista, empreendedora e inovadora que também tem se refletido na condução da atividade turística no município.

Com uma estrutura organizacional bem definida, a área de turismos em Sertânia, funciona agregando, em seu bojo, os nichos de cultura, esportes e juventude (Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e TURISMO – SEJECT) e que atualmente está sob o comando do Secretário Tácio Henrique Anselmo da Silva. Tácio é aquele típico cidadão “boa praça”, sempre solícito, humilde e amigo de todos. Tem formação em marketing e iniciou sua vida profissional como radialista e produtor de eventos, tendo trabalhado como produtor de áudio nas rádios Sertânia FM e Itapuama FM de Arcoverde e como gerente geral da Rádio Monteiro FM. Trabalhou ainda nas áreas de comunicação e eventos das gestões do ex-prefeito Professor Ivan de Lima e da ex-prefeita Cleide Ferreira. Na atual gestão, começou como Secretário-Executivo da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, assumindo o comando da pasta a partir de 2020.

E justamente sob seu competente e eficiente comando que o TURISMO vem se destacando e incluindo Sertânia entre os principais polos turísticos do Estado de Pernambuco, principalmente, pelo potencial do seus atrativos que estão sendo explorados de forma efetiva e profissional. Para se ter uma ideia do bom trabalho que Sertânia vem realizado no segmento, basta dar uma pesquisada no bem elaborado Portal do Município (www.sertania.pe.gov.br). Lá, além de informações relevantes sobre a atividade diária da administração municipal, em local acessível é disponibilizado um link que leva o interessado a conhecer como está distribuída a atividade turística neste importante município do sertão do moxotó. Nele, são destacados os nichos ROTA DO TURISMO, CALENDÁRIO CULTURAL DE EVENTOS e EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS (Hotéis, Pousadas, Bares, Lanchonetes e Restaurantes).

primeiro quadro (Rota do Turismo), a Secretaria elaborou Roteiros Turísticos que, quando a pandemia passar, serão colocados em execução atraindo turísticas à cidade e vasta região rural que forma o município. Os roteiros contemplam a vocação turística do município focando os segmentos de turismo religioso, cultural, rural, ecológico e de eventos e, para “turbinar” os roteiros, agregando outros segmentos como o turismo de aventura, de contemplação e gastronômico, dentre outros.

No turismo religioso destacam-se a Igreja Matriz da Imaculada Conceição (em estilo eclético, construída em 1922, pelo padre Leão Verzeri, em substituição à primitiva capela de estilo colonial); a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (em estilo eclético, construída em 1961, pelo Monsenhor Urbano Carvalho) e o Serrote Pau D’arco, conhecido por Gogó da Gata, onde se encontra o cruzeiro e a imagem de Nossa Senhora das Graças, local que recebe anualmente, na sexta-feira Santa, centenas de fiéis que mantém viva a tradição de subir a escadaria que dá acesso ao local, aproveitando para apreciar a vista privilegiada.

No turismo cultural, além das importantes e históricas festas populares do município como o Carnaval, o São João, a Expocose e a Semana Estudantil, o roteiro comtempla importantes espaços culturais como o “Armazém das Artes” (local onde os turistas encontram peças de artesãos do município – que expõem e comercializam seus produtos – funcionando no primeiro galpão da antiga Estação Ferroviária, no centro histórico da cidade, sendo administrado pela Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia) e o “Alto do Rio Branco”, onde a arte esculpida em madeira é tradição. Visitando o Alto do Rio Branco, o visitante encontra o ateliê do artesão Marcos Paulo Lau da Costa, com seus famosos cães de madeira e onde também se encontram outros importantes mestres do artesanato local. O roteiro também sugere visitas à espaços urbanos históricos como a Praça Amaro Lafayette (Rua Velha) e Praça Raul Guimarães e, num futuro próximo, a inclusão do “Museu Central do Brasil”, a ser construído no Povoado de Cruzeiro do Nordeste (ao sul da sede do município e “cortado” pela BR 232), local onde foram filmadas cenas emblemáticas do filme “Central do Brasil” (filme franco-brasileiro de 1998 dirigido por Walter Salles, escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, e estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira).

No turismo rural e ecológico, o município apresenta a “Rota das Águas da Transposição do Rio São Francisco”, na qual é proporcionada ao turista e à população nativa à visita às barragens e ao percurso dos canais que interligam esses reservatórios, num total de 23km por estradas preservadas e sinalizadas, incluindo a visitação à “Cachoeira do Serecé” – um local de paisagem privilegiada pela charmosa queda d’água e seu imponente paredão de concreto harmônico que evidenciam a arquitetura rochosa da região. E a “Rota ciclística do Sítio Campos”, que contempla uma das regiões mais bonitas da zona rural do município de Sertânia com paisagens ricas da caatinga e formatada especialmente para os adeptos do trekking e ciclismo, com cerca de 13 km de paisagens deslumbrantes.

Acessando o segundo nicho (Calendário Cultural e Eventos), a Secretaria apresenta seu “calendário” bem estruturado e que segue a ordem dos principais eventos da cidade formatado para o ano todo. Os destaques do calendário são a “Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo” que acontece entre janeiro e fevereiro e que que envolve música, teatro, dança, literatura, cinema, artes plásticas, cultura popular e esporte; o “Carnaval” que é realizado na Praça de Eventos Olavo Siqueira, com foco na cultura do município e prestigiando artistas locais e regionais com shows populares e a tradição de mais de 40 blocos desfilam pelas ruas da cidade durante quatro dias de folia; O “São João de Todos”, também realizado na Praça de Eventos e que inclui festivais de quadrilhas e shows populares que, além da sede, também se estende pelas vilas, povoados e sítios e a “Expocose” (Exposição Nordestina de Caprinos e Ovinos de Sertânia), o principal evento do calendário, que é realizado anualmente no Parque de Exposições Renato Moraes. Trata-se de um dos maiores eventos do Nordeste na área da caprino-ovinocultura e recebe aproximadamente 100 criadores e 1,5 mil animais, vindos de diversos estados e, principalmente, da Região Nordeste. O público conta, ainda, com apresentações de grandes artistas nacionais e regionais.

E não fica só por aí. O calendário ainda contempla eventos importantes e com comprovada demanda de visitantes à exemplo das festividades em homenagens aos padroeiros e padroeiras da sede, das vilas e povoados do município; da festa cívica de emancipação política; dos eventos da semana da paixão e das festas culturais e esportivas com destaque para o “Estação Cultural” – evento itinerante no âmbito do município, que reúne música, dança, teatro, cinema, literatura, artesanato e gastronomia. Por fim, as emblemáticas “pegas de boi” – uma tradição muito festejada na região sertaneja. “Tá tudo no calendário que, assim que a pandemia passar e as autoridades sanitárias permitirem, deverá voltar com toda força”, conforme prevê o confiante Secretário Tácio Henrique.

O último nicho que pode ser acessado pelos que visitam o portal da Prefeitura de Sertânia com foco no Turismo, relaciona os “Equipamentos Turísticos do Município”, a princípio com destaque para os segmentos de hotelaria e gastronomia, mas que será ampliando num futuro próximo, incluindo as demais estruturas e serviços turísticos (equipamentos e rede de apoio à infraestrutura turística), que compõem o Inventário do Potencial Turístico do Município. No momento, segundo o Secretário Tácio Henrique, “esse material está passando por manutenção e atualização, devendo voltar a ficar disponível já na próxima semana”.
E finalizando esse “passeio” pelo potencial turístico da cidade chamada por muitos, de forma carinhosa, de “Princesa do Moxotó”, destacamos a visita que o Secretário Tácio Henrique, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Henrique Ferreira, além do Vereador Niltinho Sousa, fizeram à Secretaria Estadual de Turismo e Lazer. A visita aconteceu no dia 12 de julho (segunda-feira) e a comitiva foi recebida pelo Secretário Estadual Rodrigo Novaes a quem foi apresentado o pedido de apoio técnico da SETUR-PE e EMPETUR para que o município possa concluir seu Plano Municipal de Turismo (PMT). Ainda durante a proveitosa reunião, ficou acertado que o órgão máximo do turismo estadual também irá providenciar a sinalização turística no povoado de Cruzeiro do Nordeste, indicando através de totens, placas ou outdoors, os locais que serviram de cenários para a gravação do filme Central do Brasil. Um fato cultural histórico para Sertânia e que poderá se transformar num importante atrativo turístico.

Outro momento marcante da reunião, foi o acerto entre as partes no sentido de que o município elabore dois projetos turísticos, sendo um objetivando a construção do “Museu Histórico de Sertânia” e outro para a “Sinalização Turística do Município”, com o órgão estadual atuando no sentido da viabilizar os recursos necessário à concretização dos projetos.

Portanto, o que podemos concluir ao longo desta matéria, é que o Município de Sertânia está no caminho certo em relação a implantação e gestão das políticas públicas de turismo; fazendo um trabalho efetivo, eficiente e eficaz para transformar a atividade turística num fator gerador de desenvolvimento econômico e social que, por certo, diante desse trabalho, o credencia a integrar e se destacar entre os municípios do Mapa do Turismo Brasileiro. Por tudo que foi narrado aqui, não tenho dúvidas em terminar esta matéria como a comecei, afirmando que SERTÂNIA É DESTAQUE NO TURISMO DE PERNAMBUCO!

TURISMO COM SUSTENTABILIDADE – No final de junho deste ano, durante o webinário de lançamento do Projeto da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) intitulado “VAI TURISMO – RUMO AO FUTURO” (tratamos desse webinário aqui na coluna em edições anteriores), o Coordenador de Campanhas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Vitor Leal Pinheiro, alertou que o “futuro do turismo no Brasil precisa andar, necessariamente, de braços dados com a preservação ambiental”.

Para Leal Pinheiro, a conservação do planeta é uma pauta fundamental para o setor no pós-pandemia e que é possível obter ganhos para além da agenda ambiental. Ele apresentou dados globais sobre a produção de plástico e os impactos da poluição marítima sobre o turismo, com recorte especial para o Brasil. Com base em dados recentes mapeados pelo PNUMA com a Universidade de Brasília (UNB), o especialista apontou que 72% da procura turística internacional no Brasil é motivada por “sol e praias” e que os detritos nas regiões costeiras podem reduzir as receitas do setor em 39%. Mas apenas 48% dos meios de hospedagem fazem essa correlação entre a poluição costeira e a baixa de ocupação.

Vitor apresentou, durante o webinário, cases de boas práticas internacionais que aliaram redução de impacto ambiental e economia e também chamou a atenção para a necessidade de trazer o usuário (turista, cliente) para o diálogo, sinalizando que o engajamento com a causa está diretamente relacionado com a percepção de satisfação.

Ele explicou ainda a importância da participação de associações de hotéis e do mercado turístico na discussão. “Esse movimento é importante para mostrar que o próprio mercado deseja isso. Não é só a sociedade, interessa a todo mundo. O setor turístico tem o papel de impactado e de impactar. O custo-benefício é enorme. O setor turístico pode ser um grande aliado da conservação, talvez o maior”, afirmou. (Com informações da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e repercussão do site oglobo.globo.com).

TURISTA NO ESPAÇO – Matéria veiculada com destaque no site DIÁRIO DO TURISMO (diariodoturismo.com.br), informa que o fundador da Virgin Galactic, Richard Branson, tem como meta manter pelo menos um voo diário para levar turistas ao limites do espaço exterior. A empresa vem realizando testes e programa começar a levar passageiros ao espaço em 2022. O voo-teste de Branson, que tem a condecoração britânica de “sir”, foi realizado nove dias antes da data marcada para o primeiro voo do fundador da Amazon, Jeff Bezos, em um foguete de sua empresa Blue Origin e essa vantagem de ter largado primeiro pode dar à Virgin Galactic uma valiosa publicidade extra, enquanto tenta tornar realidade o primeiro negócio de turismo espacial.

Em verdade, Branson pretendia voar ao espaço mais para frente, ainda no verão americano, mas antecipou os planos de voo, apenas alguns dias depois de Bezos ter anunciado a data de sua viagem ao espaço. Embora negue que esteja em uma corrida para superar Bezos, o fato é que o fundador da Virgin alterou seus planos porque não havia mais necessidade de um segundo voo para avaliar a “experiência” que o cliente terá com os serviços da empresa – o papel oficial que Branson havia se atribuído nos testes. Por fim, a matéria faz referência à enorme publicidade gerada pelo “tiroteio” de anúncios que colocam Branson e Bezos em disputa frente a frente, numa história que mais parece ser uma “corrida espacial de bilionários”.

 

MAIS…

PAIXÃO DE CRISTO FORA DE ÉPOCA – A colunista da FOLHAPE, Roberta Jungmann (robertajungmann.com.br), repercutindo informação que foi tema de todos os meios de comunicação durante a semana, a respeito da possibilidade de que uma edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (realizada no maior teatro ao ar livre do Brasil, localizado no município de Brejo da Madre de Deus a 202 km do Recife) possa acontecer no mês de outubro deste ano. Segundo a matéria assinada pelo jornalista Erick Miranda, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), assinou contrato para realizar a Paixão de Cristo 2021 entre os dias 7 a 12 de outubro, em Nova Jerusalém. O ato, inclusive, já foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, via SETUR-PE e EMPETUR, tendo como proponente a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN).

Em conversa com a colunista Roberta Jungmann, o secretário de Turismo de PE, Rodrigo Novaes, falou que o Governo deu um aporte para garantir a sobrevivência do espetáculo no maior teatro ao ar livre do mundo e que não acontece há dois anos em função da pandemia. Acrescentando que a apresentação em outubro dependerá do momento sanitário e garantido que, caso seja confirmado, terá 30% da capacidade do público, além de obedecer a todas as normas sanitárias vigentes. Ainda segundo o Secretário Rodrigo Novaes, o governador Paulo Câmara cuidou pessoalmente do incremento do aporte de recursos para a Sociedade Teatral de Fazenda Nova para que o espetáculo, que faz parte do turismo cultural de Pernambuco, não deixasse de existir.

Pelo último comunicado oficial da Sociedade, a próxima temporada oficial ocorrerá entre 9 a 16 de abril 2022. Quanto a possível edição deste ano, o contrato assinado desde a sexta-feira passada, no Diário oficial, mostra que que as datas coincidem com o feriadão de Nossa Aparecida – 7 a 12 de outubro. Aguardemos, pois!

INSCRIÇÕES ABERTAS – O Portal DIÁRIO DO TURISMO (diariodoturismo.com.br), através de matéria assinada pelo Jornalista Paulo Atzingen, informa que estão abertas, desde quarta-feira dia 14/07, as inscrições para o evento híbrido ABAV Expo & Collab. De acordo com a matéria, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, abriu o processo de credenciamento que garantirá para visitantes e imprensa a participação no ABAV Expo & Collab que a entidade promove este ano de 6 a 8 de outubro no Centro de Eventos do CEARÁ, em FORTALEZA. E como a edição deste ano será realizada em formato híbrido, o credenciamento aberto na quarta-feira dia 14, garantirá também acesso à plataforma virtual que transmitirá a programação do evento ao público que optar pela participação online. Aos participantes de fora da capital cearense, 30 hotéis associados à ABIH-CE vão manter condições especiais para o período do evento.

Há unidades oferecendo diárias com descontos entre 15% e 20%. Acordos semelhantes estão sendo fechados pela ABAV com outras entidades locais para garantir descontos também em bares, restaurantes, parques e outros equipamentos turísticos. A iniciativa é envolver somente parceiros filiados, com o objetivo de fortalecer o conceito do associativismo.

Agentes de viagens associados à ABAV terão prioridade na ocupação das caravanas que a entidade lançará nos próximos dias – seis roteiros rodoviários partindo dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, PERNAMBUCO, Piauí e Rio Grande do Norte – e 20 aéreas partindo do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. O primeiro passo, no entanto, é garantir o credenciamento online aberto a partir de quarta-feira dia 14, no site www.abavexpo.com.br, onde já está disponível a relação de hotéis parceiros e nos próximos dias serão publicadas as regras e orientações para que os agentes de viagens, já credenciados, possam pleitear vagas nas caravanas.

RECONHECIMENTO -“A potência das mulheres do Coco de Arcoverde sendo reconhecida dignamente”. Com esta frase expressa em suas redes sociais, AMANDA LOPES, uma das lideranças da nova geração do Grupo de Samba de Coco das Irmãs Lopes, o mais tradicional dos grupos arcoverdenses – cuja história começa com a chegada à Arcoverde dos pioneiros da família Lopes nos idos de 1916 -, comemorou em suas redes sociais a conquista do “6º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco”, de responsabilidade da Secretária Estadual de Cultura (SECULT) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

Amanda foi classificada no segundo lugar com a excelente nota 92,5 no segmento “acervos documentais e memória cultural”, através do documentário, concebido, roteirizado e dirigido por ela, denominado “MULHERES DA RODA DO SAMBA DE COCO ARCOVERDENSE”. O documentário que rendeu essa significativa premiação à Amanda, foi lançado no dia 20 de fevereiro deste ano e mostra a história de cinco emblemáticas mulheres que representam o centenário Samba de Coco de Arcoverde. Além dela própria, o documentário destaca as mestras coquistas Severina Lopes (matriarca da família Lopes e mestra do Coco das Irmãs Lopes), Dona Maria Gomes (esposa do mestre Cicero Gomes, líder do Grupo de Coco Trupé de Arcoverde) e Iran e Daiane Calixto, representando o mundialmente conhecido Raízes de Arcoverde.

O Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco tem como objeto a seleção e premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, salvaguardas e outras formas de acautelamento do patrimônio cultural de natureza material e imaterial em todas as macrorregiões do Estado, nas categorias de “Formação”, “Promoção e Difusão” e “Acervos Documentais e Memória Cultural”.

 

SAINDO DO FORNO…

 

SÓ SUCESSOS!

Depois do sucesso do último Famtour Virtual que reuniu os atrativos turísticos dos municípios de Arcoverde, Pedra e Venturosa, através das belas apresentações – de Arcoverde, pelos Secretários Antônio Gibson (Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos) e Juliana Aguar (Cultura e Comunicação), da Pedra pelo Secretário Brivaldo Sampaio (Desenvolvimento Econômico Cultura e Turismo) e de Venturosa através do Secretário Jair Bezerra (Turismo e Meio Ambiente), literalmente, está “saindo do forno” mais uma edição do FAMTOUR VIRTUAL e dessa feita os protagonistas serão os munícios de SÃO JOAQUIM DO MONTE, CAMOCIM DE SÃO FELIX e BARRA DE GUABIRABA, todos integrantes do agreste central de Pernambuco.

Segundo Graça Novaes, assessora da SETUR-PE e coordenadora do Programa Bora Pernambucar, “neste momento com maior flexibilidade, já dá pra sair de casa e curtir o nosso interior, claro que, com todas as medidas de segurança”. Muitos dos municípios Pernambucanos, acrescenta Graça, “são pouco visitados por falta de divulgação e este é o nosso propósito, tornar todos bem conhecidos”

O Famtour Virtual é um produto do CONEXÃO MUNICÍPIOS e integrante do portfólio de atrações do PROGRAMA BORA PERNAMBUCAR e esta edição que será exibida na próxima quinta-feira dia 22 de julho, a partir das 16h, promete apresentar os atrativos turísticos de Camocim, com muita natureza e o Convento Carmelita como destaques. De Barra, as cachoeiras, o Engenho Burarema e muito mais. E, de São Joaquim, o Santuário de Frei Damião, o Museu Caxiado e outros atrativos.

Para saber mais sobre esses três municípios do agreste pernambucano, não perca tempo e faça logo sua inscrição, acessando o link: https://forms.gle/xhg11XhPtJhaCCaJ6
É nesta quinta-feira dia 22 de julho a partir das 16h.

 

O que dizem os especialistas?

“Turismo verde e promoção de feiras de negócios serão oportunidades de atração de turistas para o Brasil, assim que a vacinação avançar”. (Do Senador Fernando Collor de Melo, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo ‘CDRT’ do Senado Federal, em entrevista à Agência Senado).

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo