Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 20 – Sábado, 10 de julho de 2021.

 

NO TURISMO, CRIAR É PRECISO!

– O Professor e pesquisador Greg Richards – que juntamente com Crispim Raymond, há mais de 20 anos, estabeleceu o conceito de Turismo Criativo – nos ensina que o “turismo criativo surgiu como uma pequena semente, mas graças à inspiração e à cuidadosa criação de um conjunto de pessoas, tornou-se uma grande fonte de ideias inovadoras”. No seu entendimento, trata-se de um segmento baseado na criatividade, na cultura dos lugares visitados pelos turistas e na população residente, tendo o potencial de fazer com que as pessoas usem a sua criatividade para obter novas formas de turismo e interação.

Com relação ao Brasil, o Professor Greg Richards entende que o pais parece estar desenvolvendo um estilo bem peculiar de turismo criativo que, inclusive, reflete a preocupação com o desenvolvimento sociocultural no país. Para tanto, observa-se um forte envolvimento de instituições públicas, algo que, segundo ele, “produz iniciativas impulsionadas de baixo para cima, mas também de cima para baixo, sendo essa elaboração o pilar do placemaking (transformação de espaços públicos na busca por criar oportunidades para estreitar as conexões entre as pessoas e estes locais) criativo, processo no qual diversos atores se engajam para melhorar o local onde as pessoas vivem”.

No brasil, sua porta de entrada foi Porto Alegre que, por ser um case de sucesso no segmento, recebeu, em 2013, o Selo de Cidade Criativa. Brasília também pode ser considerada bem-sucedida na adoção desse conceito inovador de turismo e, desde 2015, Recife tem dado um verdadeiro show no segmento, aproveitando de forma positiva a sua capacidade de conectar pessoas e lugares de uma forma diferente, por meio de experiências inovadoras que, inclusive, têm gerado desenvolvimento territorial, integrando a arte, a música, o artesanato, os festivais, a literatura, a religiosidade e a espiritualidade; negócios, esportes, gastronomia, moda, audiovisual, design, tecnologias e outras, tornando-se uma referência para o Brasil e para o mundo. Atualmente, Recife é aclamada como a “Capital do Turismo Criativo”.

Diante, portanto, da importância desse segmento turístico no desenvolvimento sociocultural e socioeconômico das localidades – já que, como originalmente idealizado, envolve a “cocriação” entre turistas, moradores locais e os setores culturais e criativos – a Secretaria de Turismo e Eventos do de Arcoverde, no final da gestão passada, sugeriu, através de uma proposta, a inclusão dessa atividade no município com o título de “ARCOVERDE, PROGRAMA DE TURISMO CRIATIVO”, sendo essa proposta repassada ao então Prefeito eleito de Arcoverde Wellington Maciel e, posteriormente, ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, Antônio Gibson (Bibo Baiaca), para análise e possível utilização durante o seu mandato.

Por ter se tornado uma tendência mundial que diversifica os segmentos que compõem a economia do turismo, adaptando a oferta de potencial turístico às novas demandas do mercado turístico – tendo como base a estratégia da inovação e o compartilhamento de experiências -, acreditamos que adotá-lo como como programa de governo na área de turismo, significa transformar o destino em um atrativo que seja surpreendente e que possibilite vivências criativas entre o turista e a comunidade. É criar e gerar novas ideias, produtos e oportunidades práticas para um destino por meio de suas verdadeiras vocações turísticas. É, sobretudo, procurar despertar encantamento no visitante e oferecer oportunidades de desenvolver seu potencial criativo, interagindo diretamente com a arte e a cultura local, fazendo com que o viajante tenha uma perfeita interação educativa, emocional, social e participativa com o lugar, sua cultura e seus residentes.

Portanto, a introdução dessa nova modalidade de turismo em Arcoverde, poderá fazer com que o turista, em visita à cidade durante os principais eventos do calendário cultural – São João Multicultural, Carnaval folia dos bois; as principais festas de turismo religioso e as tradicionais festas de final de ano, dentre outras – além das viagens para visitar os atrativos culturais e naturais através dos roteiros turísticos disponíveis, possam interagir e participar diretamente da ação. Seria como propiciar ao turista, visitante e excursionista a oportunidade de, durante o os eventos do calendário ou mesmo participando de um roteiro turístico, se transformar num brincante da folia dos bois, num autêntico personagem dos tradicionais grupos de coco da cidade, além de se sentir integrado à realidade das vivências de nossa comunidade, do seu povo e de sua cultura.

E como materializar isso? Basta que os principais órgãos municipais de Turismo e Cultura em parceria com entidades como os Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura, Sesc, associações e entidades culturais, dentre outras, além da iniciativa privada, adotem políticas públicas que possam:

a) Viabilizar recursos e firmar parcerias para a realização de melhorias e readequações em equipamentos como a Estação Ferroviária (de 1912), o Cinema Rio Branco (de 1917) e espaços como o Esporte Clube Municipal, Centro Comercial Regional de Arcoverde (CECORA) e sedes de grupos de coco, bois e similares, dentre outros, para adaptá-las às necessidades de implantação do Turismo Criativo. Além de aproveitar todo o potencial turístico do CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato), inaugurado no final da gestão Madalena Britto e, atualmente, um dos espaços mais propícios para a prática do Turismo Criativo.

b) Realizar readequação dos atrativos turísticos da cidade, incluindo pinturas criativas em escadarias de acesso aos equipamentos; de ruas do centro antigo da cidade e pintura de paredes no entorno ou no contexto dos equipamentos, com imagens regionais onde o turista possa ser fotografado interagindo com as imagens.

c) Realizar revitalização dos nossos principais “becos” históricos e emblemáticos da cidade como Beco de Joinha (Travessa Frei Caneca), Beco do Bacurau, Beco do Tiro e Beco do Escondidinho, dentre outros existentes na “cidade baixa”, com pintura dos imóveis e descrições sobre a história e “causos” de cada um deles. No caso da Travessa Marechal Teodoro (conhecido como Beco do Banco do Brasil), este na “cidade alta” e próximo à Praça da Bandeira, a proposta é a transformação do espaço em área exclusiva para lazer, gastronomia e comércio de souvenires.

d) Reativar o antigo Museu do Índio, criar novos museus sobre a história, arte e cultura de Arcoverde e instalar um museu a céu aberto, aproveitando o espaço físico e entorno da Estação Ferroviária (de 1912) e outros, inclusive um para que o turista possa conhecer exemplos da diversidade do bioma local – com vegetação típicas das regiões agreste e sertão no mesmo espaço. Afinal, Arcoverde, por ser uma área de transição, é conhecida como Cidade Portal do Sertão de Pernambuco.

O turismo criativo é uma modalidade ou segmento turístico que veio pra ficar e se consolidar, pois, nos tempos atuais, está muito claro que “destinos criativos” atraem cada vez mais turistas e, ao atrair mais turistas, consequentemente, atraem mais negócios e desenvolvimento local.

NAS ONDAS DO RÁDIO – E por falar em turismo criativo, o grupo de Samba de Coco FULÔ DO BARRO, fundado pelo Mestre Marcelo Cavalcanti da Silva em 28 de julho de 2016 no bairro de São Cristóvão, em Arcoverde, está preparando – no contexto das comemorações do seu 5º aniversário, neste mês de julho -, o evento de lançamento do álbum: PRÉ URBANO – nosso jeito de ser e fazer, em todas as plataformas musicais (o lançamento do álbum está previsto para o próximo dia 16). Mas as comemorações não ficam só por aí.

O grupo também firmou parceria com a Rádio Itapuama FM (92,7) e três das principais músicas do álbum a ser lançado – Forró do Cão, Boi de Luiz e Terreiro sem Cerca – já estão sendo divulgadas pela emissora de rádio arcoverdense. Para solicitar e ouvir essas músicas NAS ONDAS DO RÁDIO, basta acessar o site da emissora (itapuamafm.com.br) através da aba de pedidos ou dos contatos: 87 – 38210677 ou 999525260 (whatsapp).

E o Mestre Marcelo Cavalcanti, líder do Grupo de Samba de Coco Fulô do Barro, faz um resumos das suas composições musicais que estão disponíveis nas ondas do rádio:
Forró do cão: “Ela faz analogia a um forró, ponto de lazer que tinha na rua São João nos anos 80 – que durou por muitos anos na comunidade da Fulô -, um lugar de encontros, romances, muitas desavenças e brigas também”.

Boi de Luiz: “Essa música carrega as lembranças de crianças do Boi Labareda do saudoso Mestre Luiz Preto – Luiz do Boi – que tomava as ruas do alto São Cristóvão levando alegria por onde passava”.

Terreiro sem cerca – passagem do trem: “Essa letra conta os dias de vida que a inocência de uma criança nuca entenderia o que se passava por onde vivia. Porque? Para que? Como? Quando? Onde? O poder do império que via tudo da forma mais bonita. O lúdico”, conclui Marcelo.
Parabéns Mestre Marcelo Cavalcanti. Viva o Samba de Coco de Arcoverde… Viva o Coco Fulô do Barro!

PELEJA DO URSO – O “Urso da Peleja” (agremiação da Associação Cultural Boi Maracatu de Arcoverde-PE), recebeu com alívio a notícia da aprovação do projeto com o título “Manutenção do Urso da Peleja”, através do edital Microprojeto Cultural 2018/2019 – FUNCULTURA-FUNDARPE-Secretaria Estadual de Cultura (SECULT). E a notícia foi muito comemorada pelos responsáveis pela agremiação que, ao longo dos três últimos anos, vinham enfrentando diversos problemas por conta de sua fragilidade estética e ausência de seu material técnico que sofreram impactos durante fortes chuvas que se abateram sobre a cidade em 2019 e de um incêndio no ônibus que transportava sua estrutura para desfile no Carnaval do Recife em fevereiro de 2020, que foram agravados com o advento da pandemia da covid-19 a partir de março de 2020.

“A aprovação do projeto de manutenção do urso da peleja, portanto, veio solucionar muitos desses problemas com toda a comunidade envolvida, principalmente as mães dos integrantes da agremiação que se tornaram as protagonistas desse campo. Consequentemente o resultado foi maravilhoso e a existência, a valorização da mão de obra dessas mesmas que são esquecidas e anônimas na comunidade e muitas vezes desvalorizadas pelos seus trabalhos as fez amentar a autoestima e a vontade de construir figurinos para outros grupos e para si mesmas”, destaca Everaldo Marques, Presidente da Associação Cultural Boi Maracatu (ACBM) e da Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde (LICBOIS). “Foram períodos de intensas atividades com as mães das comunidades da Boa Vista, COHAB I e São Geraldo, mães quais tiveram a oportunidade de aprender a costurar, cortar e a preparar os figurinos que seus filhos utilizarão para a finalização do projeto e suas atividades artísticas do Urso da Peleja”, concluiu Everaldo.

A equipe técnica oficial do Projeto “MANUTENÇÃO DO URSO DA PELEJA”, é composta por Everaldo Marques / Produtor-Músico Josinaldo Torres / Figurinista Francyscleyde Bezerra / Intérprete de Libras Mateus Manoel e Designer Gráfico, além de equipe técnica convida e composta por voluntários da comunidade.

Veja vídeo disponível sobre o Projeto de Manutenção do Urso da Peleja, acessando: https://www.youtube.com/watch?v=vps4iVxoDtg.
Viva os Bois, Ursos e Similares de Arcoverde!

MAIS …

BORA PERNAMBUCAR? Coloca aí na sua agenda porque nesta terça-feira dia 13 de julho o CONEXÃO MUNICÍPIOS, atração do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR, realiza a apresentação virtual de mais um CASO DE SUCESSO. Desta vez o destaque é: “APARAUÁ ECOAVENTURA – Ecoturismo, Aventura e Contemplação: Um Encontro com a Natureza”. Uma incrível reserva ecológica que faz parte do Engenho Massaranduba do Norte, a um pulo do Recife e de João Pessoa, em Goiana.

No episódio desta terça, vamos conhecer esse espaço natural de ecoturismo, de turismo de aventura, rural, pedagógico e de eventos – uma empresa familiar de sucesso comprometida com a sustentabilidade e o turismo de base comunitária com a inclusão das artesãs de São Lourenço, Comunidade Quilombola, em suas visitas. Um lugar para respirar o ar puro, renovar as energias e se sentir acolhido/a por todos que fazem parte de APARAUÁ. BORA PERNAMBUCAR?

Dia: 13 de julho
Hora: 16h

Faça a sua inscrição no link: https://forms.gle/DwbGp5Gc1gdaseLy5

TÁ CHEGANDO A HORA – Na próxima quinta-feira dia 15 de julho, a partir das 16h, será a vez dos municípios de ARCOVERDE, PEDRA e VENTUROSA apresentarem seus atrativos turísticos através do FAMTOUR VIRTUAL do Conexão Municípios, atração do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR. Estes três importantes municípios próximos, porém de microrregiões diferentes do Estado de Pernambuco – Arcoverde é o principal polo de desenvolvimento do Sertão do Moxotó e também conhecida como Cidade Portal do Sertão de Pernambuco, enquanto os municípios de Pedra e Venturosa integram a microrregião Agreste do Vale do Ipanema – terão aproximadamente 20 minutos cada um para, através dos seus dirigentes municipais de turismo, apresentar um “Roteiro Turístico” especialmente elaborado para a ocasião e destinado a um público qualificado formado por dirigentes de turismo dos demais municípios integrantes das regiões turísticas do Estado de Pernambuco; estudantes de turismo, agentes de viagens, guias e condutores de turismo.

ARCOVERDE, através do seu Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, Antônio Gibson (Bibo Baiaca), deverá apresentar um Roteiro de Turismo Religioso, agregando aspectos culturais, com destaque para dois consolidados centros de turismo religioso da cidade e região – o complexo humanitário comunidade vida dos servos de Deus da Fundação Terra, liderado pelo Padre Airton Freire, e o Santuário da Divina Misericórdia, sob orientação do Padre Adilson Carlos Simões. Nesse ínterim, deve mostrar equipamentos históricos e emblemáticos da cidade como a Estação Ferroviária de 1912 – atualmente transformada em Estação da Cultura –, o Cinema Rio Branco de 1917 (o mais antigo do Brasil) e o Centro de Gastronomia e Artesanato, construído no local onde, por muitos anos, funcionou o “Açougue Público Municipal”.

PEDRA, distante 18 km de Arcoverde através da BR 424, terá como âncora da apresentação seu Secretário de Desenvolvimento Econômico Cultural e Turismo, Brivaldo Sampaio, que está preparando uma viagem pelos encantos da cidade que nasceu aos pés da “monumental” pedra historicamente conhecida como o “Lajeiro da Pedra”. Será um Roteiro com foco no Turismo de Aventura, Turismo Ecológico e o Turismo Histórico, destacando o “Rapel dos Reis”, a beleza do bioma característico da região meio-agreste/meio-sertão e a história de suas fazendas centenárias.

VENTUROSA, distante 28 km de Arcoverde também pela BR 424 no sentido sul, sob o comando do seu Secretário de Turismo e Meio Ambiente Jair Bezerra, prepara uma apresentação com destaque para o turismo ecológico e de contemplação, através da famosa “Pedra Furada” e aspectos do agroecoturismo também explorado no município, posto que Venturosa se sobressai como uma das principais bacias leiteiras do Estado.

Portanto, taí um FAMTOUR VIRTUAL que não se pode perder, pela riqueza do conteúdo e, por certo, pelas belas imagens que serão mostradas. Autênticos ROTEIROS TURÍSTICOS formatados para apresentações distintas mas que, posteriormente, através da coordenação do Programa Bora Pernambucar, poderão ser transformados em Roteiros Integrados. O que, segundo Graça Novaes, coordenadora do programa, “tem despertado um sentimento de pertencimento em cada um dos envolvidos e os resultados têm sido surpreendentes”.

Diante do sucesso dos famtours apresentado até agora, Graça Novaes, tem solicitado que os municípios compartilhem as apresentações nas redes sociais, nas escolas e nas reuniões para que, conclui ela, “cada munícipe se orgulhe do lugar onde vive, contribuindo assim para que cada pernambucano conheça mais o seu Estado”.

Portanto não esqueça: dia 15 de julho, a partir das 16 horas.
Aguarde o Link de Inscrições, em breve, em todas as plataformas digitais do Programa Bora Pernambucar e Conexão Municípios. E para ficar por dentro de tudo que acontece sobre Famtours Virtuais e Casos de Sucesso, é só se integrar ao grupo de whatsapp, entrando via link: https://chat.whatsapp.com/BGOiCEzkSC0L9VBPMcubtn.

CURSOS GRÁTIS – Os GUIAS DE TURISMO e CONDUTORES de todo o Brasil já podem se inscrever para concorrer a uma das 3.800 vagas disponíveis para qualificação em inglês e espanhol. Ofertados pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os cursos objetivam aprimorar o atendimento prestado aos turistas estrangeiros no país, em especial na retomada das atividades. As inscrições vão até o dia 18 de julho e podem ser feitas gratuitamente em link disponibilizado no site do Ministério do Turismo (www.gov.br/turismo).

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, é imprescindível a qualificação destes profissionais para atender a demanda a partir da retomada do setor turístico. “Temos mais de 24 mil guias de turismo credenciados junto ao Cadastur e outras centenas de condutores que atuam nos parques nacionais. Qualificar estes trabalhadores é fundamental, considerando que destinos de natureza serão a grande tendência para o cenário pós-pandemia. Fortalecendo o nosso receptivo no atendimento aos viajantes estrangeiros, ganhamos competitividade no cenário internacional e garantimos uma experiência ainda melhor para quem nos visita”, finalizou.

Os cursos têm carga horária de 200h e apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se assim da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. As aulas ao vivo serão ministradas via web conferencia, uma vez por semana.

Além do IFTO, as qualificações contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO. Por meio da capacitação, a categoria desse segmento do turismo, obterá qualificação necessária em novos idiomas, o que gerará benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais.

(Com informação do site www.jornaldeturismo.tur.br, com base em matéria de Victor Maciel da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo).

 

SAINDO DO FORNO…

HABEMUS FESTUM MMXXII


Traduzindo em bom português: “TEMOS CARNAVAL EM 2022”, conforme nos informa o site PANROTAS (www.panrotas.com.br), que ancora a maior e mais atualizada revista de viagens e turismo do Brasil, confirmando o que ouviu do Diretor de Marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Gabriel Oliveira David – “Teremos carnaval em fevereiro de 2022”, afirmou o dirigente.

No anúncio, o dirigente informou que o contrato está “devidamente assinado entre a Liesa, a Prefeitura do Rio e a Riotur”. E mais do que isso, esclareceu Gabriel Miranda David, “pela primeira vez na história temos a confirmação dos próximos 4 carnavais”.

Por fim, o Diretor de Marketing da Liesa aproveitou para confirmar que, conforme acordo firmado na quinta-feira (08/07), os desfiles dos próximos quatro carnavais acontecerão – se não existirem intercorrências de força maior – nas seguintes datas:
2022 – entre os dias 25/02 e 05/03
2023 – entre os dias 17/02 e 25/02
2024 – entre os dias 09/02 e 17/02
2025 – entre os dias 28/02 e 08/03

Agora é – pra quem puder – comprar as passagens, reservar as hospedagens, preparar a fantasia e participar do Carnaval do Cidade Maravilhosa. E aí fica a pergunta: nesse caso, também teremos Galo?

 

O que dizem os especialistas?

“Meu encontro com o turismo criativo foi avassalador. Sempre tive o sonho de conectar culturas e saberes. Minha utopia é um mundo sem barreiras, onde o centro e a periferia não são referências, mas interconexões. Um mundo no qual as pessoas se encontram e se reconhecem como parte de um todo, uma mundo em que os saberes diversos são valorizados”. (De LARISSA ALMEIDA, pesquisadora e facilitadora de processos nas áreas de turismo criativo, criatividade e inovação social; cofundadora da Recria – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo e autora do livro TURISMO CRIATIVO: uma viagem por culturas, encontros e experiências).

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo