Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 13 – Sábado, 22 de maio de 2021.

 

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA – Olha a oportunidade aí, gente!

 

Desde o final da semana passada que estão abertas as inscrições para que Estados e MUNICÍPIOS se habilitem à obtenção de recursos, junto ao Governo Federal, para obras de Infraestrutura Turística. Segundo matéria veiculada pelo site do Ministério do Turismo (MTur), o prazo final para as inscrições se encerram em 06 de junho, portanto um período de aproximadamente 15 dias para concluir e incluir os projetos (se já não os possuir em seus “bancos de projetos”) na plataforma “Mais Brasil” do Governo Federal. Findo o prazo para recebimento das propostas, as mesmas serão analisadas pelos técnicos do Ministério até o prazo final de 23 de agosto deste ano, quando então as propostas aprovadas começarão a entrar no conhecido e, por vezes penoso e burocratizado, processo de contratação e liberação de acordo com as normas legais vigentes.

Segundo o mestre, pesquisador de turismo e competente técnico da Diretoria de Produtos Turísticos da SETUR-PE/EMPETUR, Gil Marinho, se referindo mais diretamente aos municípios associados à ASTUR (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco), pode ser inserido na Plataforma Mais Brasil, “qualquer projeto que possa melhorar a infraestrutura para apoiar o turismo, como requalificação de praças e espaços públicos, calçamento de ruas, recuperação de atrativos como prédios históricos, museus e memoriais e melhoria de acesso para atrativos na cidade e zona rural.

Além da área de turismo, esse trabalho tem a ver com a secretaria de obras ou de infraestrutura, inclusive, vendo se já existe algum projeto pronto ou aprontar algo. Normalmente o tempo de abertura do edital é curto para se preparar um projeto mais complexo, mas se a prefeitura já tiver algo é bem mais fácil”, concluiu Gil Marinho em resposta à demanda de um dirigente municipal de turismo.

O Programa de Infraestrutura Turística anunciado pelo Ministério do Turismo, visa o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, principalmente por meio de adequação da infraestrutura, de forma que permita a expansão das atividades turísticas e a melhoria da qualidade do produto para o turista, bem como a obtenção dos objetivos previstos no Plano Nacional de Turismo. E, desde a criação do Ministério do Turismo em 2003, a pasta já destinou aproximadamente R$ 14 bilhões para obras de infraestrutura, beneficiando 4.937 municípios.

Os projetos vão desde intervenções pontuais em praças e outros atrativos turísticos até obras de grande porte como pontes e melhorias em rodovias que dão acesso a destinos nacionais, destaca a matéria veiculado no site oficial do MTur. E a notícia alvissareira, num momento tão desafiador como o que vive o Brasil diante dos efeitos nocivos da pandemia da covid-19, animou o Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, que exortou estados e municípios a inscreverem seus projetos para que o país possa retomar à atividade turística tão impactada nestes tempos difíceis. Segundo o Ministro, “é preciso observar que esses projetos são importantes geradores de emprego e renda para a nossa população, que é a grande vocação do nosso setor”.

Uma das fontes para “irrigar” esse apoio à estados e municípios objetivando melhorar a infraestrutura turística é o PRODETUR – um Programa do Ministério do Turismo, que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional e por meio de parcerias com estados e municípios.

A ideia é incorporar elementos de planejamento e gestão para qualificar as propostas locais alinhando tais iniciativas às políticas nacionais de turismo. Segundo o Ministério do turismo, o programa possui, como diferencial, o apoio aos entes públicos e setor privado do turismo no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, cujos projetos estejam pautados por prévios processos de planejamento dos territórios priorizados, que objetivem diagnosticar os fatores relacionados à competitividade das áreas turísticas no mercado nacional e internacional e ao impacto econômico e social para a população local.

E a importância da INFRAESTRUTURA TURÍSTICA para o desenvolvimento econômico e social de estados e municípios, segundo o próprio glossário do Ministério do turismo, trata-se de “um conjunto de obras e de instalações de estrutura física e de serviços urbanos básicos que dão suporte ao desenvolvimento da atividade turística em determinada área”. O que o Ministério que dizer com essa definição de infraestrutura turística é que para atender os requisitos de desenvolvimento econômico e social e atuar decisivamente na geração de oportunidades de emprego e renda, essa infraestrutura tem que atuar como indutor do fortalecimento dos equipamentos e atrativos turísticos existentes em determinados locais que possam ser demandados e desfrutados pelo turista, visitante e também pelo público nativo.

Exemplo, se a cidade possui um atrativo turístico viável e com demanda comprovada mas que carece de uma melhor infraestrutura – sejam de acesso, de melhorias na estrutura existente no local ou mesmo de novas construções para turbinar o atrativo e, com isso, melhorar a aumentar a procura e a permanência de turistas – o investimento em obras de infraestrutura é o caminho para se atingir esse objetivo: o de aumentar o fluxo turístico no local, atraindo também investidores com a possibilidade de implantação de hotéis, restaurantes, dentre outros, conforme seja o caso. A infraestrutura turística, portanto, é o suporte de serviços básicos para que exista o desenvolvimento do turismo em determinado lugar.

Foto 1 – Primeira etapa do Parque Linear Gov. Eduardo Campos.

Arcoverde, ao longo dos últimos 20 anos, se beneficiou bastante de obras de infraestrutura turística diretamente patrocinadas pelo Governo Federal ou pelo Governo Estadual. Exemplos não faltam e um desses primeiros recursos aconteceu no final da segunda gestão da Prefeita Rosa Barros (2001/2004), com a aprovação, através de emenda parlamentar do então deputado Inocêncio Oliveira, de recursos destinados à primeira etapa da duplicação da avenida José Bonifácio (bairro de São Cristóvão), que foram liberados no início da primeira gestão do Prefeito Zeca Cavalcanti (2005/2008), a quem coube iniciar a obra. Depois, no período de compreendeu as duas gestões Zeca, outros recursos foram sendo aprovados e liberados, tendo o Ministério do Turismo como fonte (através da Caixa Econômica Federal), o que propiciou novos serviços de infraestrutura turística como pavimentação do Corredor da Integração (que ligou o bairro São Cristóvão ao São Miguel no sentido norte-sul), da perimetral Júlio Pacheco Freire que, margeando o canal do Riacho do Mel, possibilitou a ligação do centro da cidade ao corredor da integração no sentido Leste-Oeste, dentre outras.

Eram tantas as oportunidades e disponibilidades de recursos por parte do Governo Federal durante os dois governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2006 e 2007/2010), que, em muitos casos, chegou a existir mais oferta que demanda. Durante muito tempo, a Caixa Econômica Federal chegou a disponibilizar uma espécie de escritório para orientar os municípios à elaborarem projetos de infraestrutura turística, apoiando-os no encaminhando dos mesmos.

Foto 2 – Vista aérea da Praça de São Cristóvão

Porém, um dos maiores exemplos de boas práticas de gestão na utilização verbas públicas para infraestrutura turística se deu durante as duas administrações da Prefeita Madalena Britto (2013/2016 e 2017/2020), que enfrentou sucessivas crises econômicas e políticas, incluindo o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, com constantes instabilidades políticas e de repasse de recursos.

Mesmo diante de todos esses contratempos, o Governo Madalena Britto adotou a boa política que popularmente conhecemos como “fazer mais com menos”, e, ora com recursos do Ministério do Turismo, ora com recursos estaduais, a exemplo do FEM (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) – implantado ainda à época do saudoso Governador Eduardo Campos (2007/2014) – a gestão municipal colocou em prática um excelente plano de construção, revitalização e requalificação de obras de infraestrutura turística, com destaque para a reconstrução da antiga e “destruída” Praça da Rodoviária, construção de calçamentos e asfaltamentos de várias ruas de acessos à atrativos turísticos; da primeira etapa do Parque Linear Portal do Sertão Governador Eduardo Campos (belo equipamento de lazer, entretenimento e contemplação, localizado em área até então degradada próximo às estruturas históricas da estação ferroviária de 1912), do Pátio Lídio Cordeiro Maciel (para receber a tradiconal feira do bairro de São Cristóvão, que foi retirada do entorno e ruas próximos à Praça e a Igreja matriz do bairro) e reforma e revitalização das praças Redonda, Presidente Kennedy e da Cohab II, todas no Bairro São Cristóvão, além dos galpões do CECORA – Centro Comercial Regional de Arcoverde (a feira livre do centro da cidade), dentre outras também importantes para o desenvolvimento da atividade turística na cidade portal do sertão de Pernambuco.

FATEC – Nos dias 27 e 28 de maio de 2021 (quinta e sexta-feira respectivamente), acontece a XI Semana de Turismo da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), totalmente virtual e realizada pelos alunos do 4° semestre de Gestão de Turismo. O tema desta edição será “Turismo: Criatividade e Felicidade – A Arte de criar e a felicidade de viajar”, e será transmitida pelo canal do YouTube da faculdade. No contexto do evento serão apresentadas diversas atrações como: palestras, tours virtuais e sorteios, com destaque para: dia 27/05 – Abertura pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e palestras Turismo Criativo em Pernambuco por Patrícia Magalhães, Turismo Social: Projeto Viver São Paulo, por Marcelo Vilela e Revenue Management dentro da hotelaria e correlação com a criatividade, por Letícia Bova.

No dia 28/05, serão apresentados os Tours Virtuais – Vem Pro Meu Sertão, por Elis Almeida, Centro Histórico de Porto Alegre, por Lidiane Fontella e Roteiro do vinho de São Roque, com mediação de Lorraine Fogaça e apresentação de Leandro Vilela e Laryssa Wassiljew.

Os eventos acontecem sempre entre 10h00 às 16h00 e o estudante ou profissional de turismo interessado em fazer a inscrição, receberá um e-mail de confirmação da mesma até a véspera da realização do evento (dia 26/05). Esse e-mail conterá o link para acesso e também o número da sorte para participar dos sorteios que serão realizados. A coordenação da XI Semana de Turismo da FATEC, esclarece que serão emitidos os certificados somente para os participantes inscritos que responderem as avaliações que serão compartilhadas no chat da Live no YouTube ao final de cada palestra e atração.

ATENÇÃO: As Inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 24/05/2021 (segunda-feira) e você fica por dentro de todas as novidades sobre esse significativo evento para a atividade turística, acompanhando as redes sociais da XI Semana de Turismo da FATEC, no instagram, facebook e no yotube.

BNT MERCOSUL – Uma das principais Feiras de Negócios Turísticos do Brasil e da América do Sul, a BNT MERCOSUL, em sua edição 2021, devido aos efeitos da pandemia da covid-19, será realizada de forma hibrida (parte presencial e parte on-line) direto do Balneário Camboriú-SC. Ao longo de cinco dias (24 a 28 de maio de 2021), o evento terá atividades PRESENCIAIS e ON-LINE e contará com líderes do segmento de operadoras, agentes, cias aéreas, marítimas, eventos, hotelaria e destinos turísticos.

Uma programação com feira de negócios online, capacitações, rodadas de negócios e painéis com líderes de diferentes segmentos do turismo nacional. Nesta edição especial será apresentado um evento para promoção de destinos, serviços, atrativos turísticos e outras empresas do setor que reúne operadores, agentes de viagens, jornalistas e profissionais do turismo.

Serão ao todo 329 cidades envolvidas de 23 estados brasileiros e 06 países do Mercosul, com 33 Famturs, 3.321 agentes capacidades, 120 jornalistas, 96 estandes e 1.440 contados no business center. As informações completas sobre o evento (palestras, capacitações, rodadas de negócios, famturs e outros…) você encontra o site da BNT (https://bntmercosul.com.br/), e as inscrições (gratuitas) através do link: (https://bntmercosul.crdlive.com.br/home/).
BNT MERCOSUL é uma feita que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais (fonte: BNT).

MAIS …

INTEGRAÇÃO TURÍSTICA – Na última terça-feira dia 22, tive a honra de ser convidado por Graça Novaes (Assessora da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e Coordenadora do Programa Bora Pernambucar) para participar de uma reunião virtual, da qual também participou a Assessora do programa e técnica da SETUR-PE/EMPETUR Ceci Amorim, objetivando a criação de ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRADOS entre os Municípios de ARCOVERDE, PEDRA e VENTUROSA.

Representando o município da PEDRA participou da reunião o competente Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura Brivaldo Sampaio, enquanto que o município de VENTUROSA foi representado pelo competente Secretário de Turismo e Meio Ambiente Jair Bezerra. Durante a reunião, iniciada às 14h e só concluída por volta das 17h, cada representante apresentou uma proposta de Roteiro Turístico que, após ser analisada pelos técnicos da SETUR-PE/EMPETUR e Programa Bora Pernambucar, será, possivelmente, transformada num roteiro integrado de dois dias ou mesmo de um final de semana, envolvendo, além do órgão oficial de turismo do estado, os órgãos oficiais dos municípios, operadoras e agentes de viagens.

Durante a reunião, da qual participei como convidado e pelo fato de ser um profissional da área de turismo com atuação na cidade de Arcoverde, tive a oportunidade de propor a inclusão, integrado com Pedra e Venturosa, de um Roteiro de Turismo Religioso agregando atrativos históricos, culturais e de lazer, denominado “Fé com Arte e Emoção – Turismo Religioso na Capital do São João”, no qual seriam contemplados visitas guiadas aos Santuário da Divina Misericórdia e ao Complexo da Comunidade Vida dos Servos de Deus da Fundação Terra, incluindo visitas pontuais à equipamentos históricos como a estação ferroviária de 1912 e ao Cinema Rio Branco de 1917, além de circuito de compras de artesanato e gastronomia regional à Casa do Artesão e ao Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde (CGA).

O Município da Pedra apresentou um roteiro com foco no turismo cultural, ecológico e de aventura, com visita à fazendas históricas e a apresentação do rapel dos reis no emblemático lajeiro (lajedo) que “abraça” a cidade.

Venturosa, por seu turno, apresentou uma excelente proposta de roteiro de turismo ecológico e rural, com destaque para o Parque da Serra Furada e o seu característico bioma.

Feitas as apresentações, a coordenadora do Programa Bora Pernambucar, Graça Novaes, estabeleceu prazos para futuros novos encontros e a apresentação dos roteiros finalizados, de forma separada ou integrada, durante um FAMTUR virtual, destinado à agentes de viagens e profissionais de turismo, previsto para acontecer no dia 08 de julho deste ano.

EMBARQUE LIBERADO – A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), mais nova companhia aérea brasileira, parte do Grupo Itapemirim, abriu a venda de passagens aéreas nesta sexta-feira, dia 21 de maio. O voo inaugural da companhia está agendado para o dia 29 de junho de 2021, com renda revertida para instituições beneficentes, e o início dos voos comerciais para o dia seguinte, 30 de junho.

As passagens poderão ser adquiridas pelo site www.voeita.com.br e em agências de viagens já cadastradas na empresa (até a sexta-feira, 14, eram mais de 1 mil já aptas a vender bilhetes da ITA, incluindo as principais consolidadoras do País).

Em sua estreia no mercado aéreo doméstico, a ITA estará presente em 8 cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos(SP). Já em 1º de agosto, a malha da ITA ganha 6 novas cidades: Florianópolis (SC)- Fortaleza (CE)- Maceió (AL)- Natal (RN)- Recife (PE) e Vitória (ES). Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil, com uma frota de 50 A320, configurados em duas classes (ITA Class e econômica) e sem cobrança da primeira bagagem, até 23 quilos (na ITA Class serão duas bagagens grátis).

A longo prazo, a meta é pousar em 110 aeroportos do País. A companhia começa vendendo apenas em seu site, em sistema de conexão direta, sem uso de GDS, e via agências de viagens cadastradas. “Vamos aproveitar esse enorme conhecimento em transporte de passageiros, essa experiência de Brasil e de brasileiros, para não ficar somente em terra, e sim levar todos os nossos diferenciais de atendimento a um patamar muito mais alto: colorir os céus do País com o tradicional ‘amarelo Itapemirim’. A ITA chega para democratizar em definitivo o transporte aéreo nacional.” celebrou Sidnei Piva, Presidente do Grupo.

Com 67 anos de história, o Grupo Itapemirim é uma referência no mercado de transportes brasileiro (também tem um braço ferroviário, incluindo o segmento de VLT). A companhia tem como presidente Sidnei Piva e como vice-presidente Adilson Furlan. O grupo se encontra em processo de recuperação judicial desde 2016 e segundo Sidnei Piva ele deve ser encerrado nos próximos dias, com todas as etapas concluídas com sucesso. A recuperação não interfere na nova companhia aérea, que segundo ele, teve investimento de R$ 500 milhões de um fundo árabe e já gastou, de acordo com estimativas do mercado, cerca de R$ 30 milhões. (Com informações do site: www.panrotas.com.br).

QUEM DISSE QUE NÃO VAI TER CARNAVAL? – O artista plástico Aluízio Câmara, iniciou uma campanha online de vendas de serigrafias e destina um terço de sua arrecadação para ajudar sete agremiações carnavalescas e os Guerreiros do Passo a resistirem e recuperarem o ânimo para os próximos carnavais.

A série denominada de “quem disse que não vai ter carnaval?”, faz uma homenagem às agremiações carnavalescas, aos músicos e passistas, a partir da técnica da serigrafia. O projeto é uma parceria entre as agremiações Escuta Levino, Eu acho é Pouco, Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante de Olinda, TCM Tá Maluco, Cariri Olindense, Amantes de Glória e os Guerreiros do Passo.

As vendas começaram dia 12 de Maio através do site www.aluiziocamara.com, cada gravura é feita em processo serigráfico a partir de fotolito das aquarelas originais e são impressas sobre papel canson 200 gr (29,7 x 42 cm). O valor de cada uma é R$ 300,00 (trezentos reais). O álbum completo da série custa R$ 2000,00 (dois mil reais, um desconto de R$ 400,00 no total) e vem junto com uma caixa especial, confeccionada em mdf com a impressão de uma das obras na sua tampa. As caixas foram produzida pela Casa Criatura. “Foi pensando nisso que resolvi estender essa série, dando um propósito ainda maior pra ela. Doeu muito o silêncio dos clarins, ver as ladeiras de Olinda vazias, sentir a dor do bloco não desfilar.

Mas é ainda mais relevante saber que uma enorme quantidade de musicistas, que alicerçam essa verdadeira ‘evolução da liberdade’, não conseguiram tirar o sustento necessário para se manter durante essa crise global”, declarou Aluízio Câmara.

Aluízio Câmara se divide entre a arte e a museologia, sua segunda paixão. Estudou museologia na Escola do Louvre e cursou mestrado em Estética e Ciências da Arte na Universidade de Sorbonne. Recentemente, finalizou projetos de vários museus, a exemplo do Museu do Trem, Museu Histórico de Igarassu, Museu do Forte de Tamandaré e Museu do Engenho Poço Comprido de Vicência, de onde pôde extrair o tema da cultura da cana.

Para ajudar músicos e agremiações carnavalescas é só dar uma passada no site (https://www.aluiziocamara.com/contato), escolher as gravuras preferidas e fazer o carnaval acontecer para quem faz o nosso carnaval.

SAINDO DO FORNO…

 


O CASO DO CABOCLO ANCANTADOR – Saindo do forno mais uma atração dos CASOS DE SUCESSO do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE/EMPETUR. Dessa vez o destaque terá o tema “CABOCLO: UM POVOADO ENCANTADOR” e fará uma viagem turística pelo Povoado de Caboclo, que pertence ao Município de Afrânio e que geograficamente se localiza ao note de Petrolina, no sertão do São Francisco.

Esse povoado, segundo matéria publicada nas redes sociais do Programa Bora Pernambucar, era um aldeamento indígena da tribo “Caboclo Bravo” e tem grande importância histórica por fazer parte da Travessia Velha, caminho dos viajantes pelos sertões do Nordeste e destino para o sul do país, nos séculos XVII e XVIII.

Chegando em Caboclo, chamam a nossa atenção – as casinhas coloridas dos moradores, a igrejinha, os tamarineiros centenários, o Museu Pai Chico – que foi o patriarca de várias famílias do local e o quinto prefeito de Petrolina, e o mirante, uma subida de cerca de 30 minutos e um visual deslumbrante. Com seu clima semiárido que favorece o cultivo dos tamarineiros, no Caboclo ocorre a famosa Festa do Tamarindo e se aprende a fazer os famosos doces.

Todos que vão à Caboclo se encantam com suas ruas e seu casario muito bem conservado. A beleza do lugar e a conservação da cultura deve-se à Comissão de Revitalização de Caboclo, que tem como um dos seus maiores entusiastas, o arquiteto Cosme Ramos. “O trabalho desenvolvido pela comissão citada poderá servir do modelo para comissões que visem não só a conservação do patrimônio cultural, mas, também, do patrimônio ambiental, outro fator de atração dos turistas”, esclarece Graça Novaes, coordenadora do Programa Bora Pernambucar.

O Caso de Sucesso será apresentado no próximo dia 25 de maio, terça-feira, a partir das 09h e as inscrições poderão ser realizadas pelo link: https://forms.gle/b3cpRMLJSwqmRXpv7 – o link de acesso será encaminhado por e-mail após as inscrições.

O que dizem os especialistas?
“A ITA, Itapemirim Transportes Aéreos, chega para democratizar em definitivo o transporte aéreo nacional”. (De Sidnei Piva, Presidente do Grupo Itapemirim, em entrevista à Revista Panrotas).

 

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

 

1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo