Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 12 – Sábado, 15 de maio de 2021.
TURISMO – Se Conectar é Preciso!
Em 2020, passado o processo eleitoral – onde logrou êxito, pela indiscutível vontade e decisão soberana do povo de Arcoverde, por expressiva maioria de votos, a chapa de Wellington Maciel e Israel Rubis – e ainda como Secretário Municipal de Turismo e Eventos da gestão Madalena Britto, enviamos aos gestores democraticamente eleitos algumas “contribuições” a serem usadas, dependendo, claro, da vontade e interesse da nova administração empossada em 1º de janeiro de 2021. Nas sugestões, incluímos um projeto que denominamos de “ARCOVERDE TURISMO CONECTADO – O Turismo do Futuro” que, em síntese, seria conectar – num único programa destinado às plataformas digitais e, de forma especial, aos iphones e smartphones, através de mecanismos de busca – turistas, visitantes/excursionistas e a população nativa em geral, diretamente aos atrativos turísticos (naturais e cultuais, que formam os roteiros turísticos); aos equipamentos turísticos (rede hoteleira e extra hoteleira, bares, restaurantes e similares, além de espaços para eventos e entretenimentos, etc…) e a toda infraestrutura de apoio ao turismo existente no município (postos de gasolina, farmácias, hospitais e postos de saúde, lojas de conveniência e de artesanato, além de campos de pouso, estradas de acesso e outros…).
Nos dias atuais, cada vez mais, está se tornando comum e acessível – mesmo nos locais mais remotos do país – o acesso à internet através dos celulares e computadores, inclusive os portáteis tipo notebooks, tablets e até às smarts tvs. Porém, os celulares ainda são os preferidos conforme nos mostra pesquisa divulgada em 2020 pelo CGI.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), onde o equipamento responde por 99% da preferência dos entrevistados, ao tempo em que se observa uma contínua queda no uso dos computadores para acesso à rede.
A sugestão, portanto, de implantação desse novo programa pela atual gestão municipal, surge do momento mais que propício do turismo de Arcoverde também se adaptar aos novos tempos e oferecer, através do seu órgão oficial encarregado de gerir as políticas públicas de turismo (atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos), aplicativos acessíveis ao turista e também à população, através das plataformas Android, iOs e outras, com acesso rápido à todas as informações contidas no CALENDÁRIO DE EVENTOS (principais festas públicas e/ou da iniciativa privada cadastradas e apoiadas pelo poder púbico) e do INVENTÁRIO DO POTENCIAL TURÍSTICO DO MUNICÍPIO (que reúne os atrativos e os equipamentos turísticos mapeados e cadastrados no âmbito municipal, de onde surgem os roteiros turísticos).
A nova ferramenta, além de facilitar a vida dos turistas que chegam à cidade em busca dos seus atrativos e da sua estrutura turística construída ao longo dos últimos anos e, de forma especial a partir de 2013 (início da primeira gestão Madalena Britto), assim que instalada no celular e outros meios disponíveis, através das plataformas existentes, imediatamente os CONECTA com uma rede de informações importantes e necessárias que, além do calendário de eventos e do inventários do potencial turístico, também pode fornecer guia completo com os roteiros turísticos formatados para um período em especial e/ou mesmo para o ano todo, podendo incluir também o mapa da cidade, previsão do tempo, pontos de taxis, horários de saídas e chegada de ônibus interurbanos, bancos, agências de viagens e locais para compras e serviços, tudo de forma rápida, direta e gratuita.
Um aplicativo, portanto, que, além de CONECTAR o turista, o visitante, o excursionista e, inclusive, a população nativa à oferta turística do município, também funciona como um perfeito GUIA TURÍSTICO, oferecendo conteúdo relevante e, consequentemente, criando um vínculo de confiança entre o turista, a população que o recebe e o serviço ofertado. E isso, além de ser mais uma inovação que trará benefícios ao turismo do município, como consequência, será mais uma solução para ajudar muitas pessoas e gerar novas oportunidades de emprego e renda através dessa importante e essencial atividade econômica que é o TURISMO.
A implantação, todavia, desse novo programa ARCOVERDE TURISMO CONECTADO – O Turismo do Futuro, naturalmente implicaria na adequação, melhorias, ampliações e inovações na atual estrutura do órgão local que gere à atividade turística no município, com a necessária otimização e potencialização do Calendário de Eventos (criado em 2001 no início da segunda gestão Rosa Barros e que, ao longo do tempo foi sendo aperfeiçoado e profissionalizado a ponto de, atualmente, ser um dos melhores, mais elogiados e acessados do estado), com introdução de metodologia mais criativa e inovadora no trabalho de coleta, compilação e divulgação; adotando um formato com novos possíveis eventos públicos e privados, sempre com foco no turismo cultural, religioso, histórico, esportivo, social, gastronômico, ecológico, de aventura, de negócios e de lazer, dentre outros.
Otimizando o Calendário de Eventos e o Inventário do Potencial Turísticos, outras medidas também seriam necessárias, como ampliar as políticas públicas para tornar o turismo mais acessível aos atrativos e equipamentos turísticos, objetivando facilitar a vida dos turistas e visitantes portadores de necessidades especiais, principalmente, durante os eventos públicos da cidade. Por fim, também objetivando facilitar a implantação do novo programa de turismo conectado, seria necessário viabilizar a criação de uma Lei de Fomento e incentivo ao turismo de eventos, instituindo, no âmbito do Poder Executivo Municipal, regras e critérios para a contratação ou a formalização de apoio à eventos relacionados ao turismo e a cultura, que concorram para o fortalecimento das políticas públicas e contemplando ações capazes de contribuir com a geração de emprego e renda, valorização e promoção do patrimônio artístico e cultural do município, além de estimular processos que resultem na criação e qualificação de produtos turísticos e culturais que caracterizem a identidade cultural do povo arcoverdense, dentre outros benefícios.
T.B.T – No último sábado dia 08/05, foi lançada em todo território nacional a campanha “Todo Brasil é Turismo (TBT)” que objetiva mostrar os impactos da “paralisação” do turismo desde o início da pandemia da covid-19. Segundo os organizadores da campanha – G20 e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) – somente em 2020 quatrocentos mil postos formais de trabalho foram extintos no turismo, ano em que o setor teve perdas R$ 290 bilhões. A campanha quer sensibilizar a população sobre os efeitos que a paralisação do turismo tem provocado em toda a cadeira produtiva.
A campanha “Todo Brasil é Turismo”, lançada em todo território nacional pelo G20, que reúne as principais entidades de Viagens e Turismo do país, com apoio do Cemd-FGV (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas), poderá ser vista nas mídias sociais, tendo suas mensagens concentradas no perfil de Instagram @todobrasileturismo. O objetivo é valorizar o trabalho da cadeia produtiva do Turismo, que mostra resiliência, mas depende, neste momento, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir adiante.
Segundo Lilian Carvalho, Coordenadora do Cemd-FGV, que cuidará da atividade, o turismo é uma atividade de extrema importância econômica e social para o Brasil. “Turismo não está restrito apenas a atividades diretamente relacionadas, como agências de viagens, hotéis, parques, navios ou eventos. Há milhões de trabalhadores que dependem dessa atividade. No hotel sem hospedes, perde o taxista, sem ter quem transportar; o recepcionista, que não tem quem receber; a cozinheira, com restaurante fechado; o guia, que não tem a quem oferecer suas explicações; a garçonete da lanchonete do parque não trabalha; o agente de viagens que não faz atendimento; o artista do show não faz sua apresentação; o comércio que não vende”, esclarece Lilian Carvalho. (Com informações do site: www.panrotas.com.br).
FENAGTUR – Na segunda feira dia 10/05, se comemorou o Dia do Guia de Turismo no Brasil. A data não passou em branco pelo portal do DIÁRIO DO TURISMO que, para celebrar a efeméride, publicou uma entrevista com o Presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo – Henrique Dantas (você poder conferir a entrevista completa no site: www.diariodoturismo.com.br). Sob seu comando, a FENAGTUR reúne 12 (doze) entidades sindicais representativas, totalizando cerca de 1000 (mil) guias sindicalizados.
Na entrevista, o Presidente Henrique Dantas afirma que o profissional de turismo é o último elo da cadeia dos serviços turísticos e que, devido a pandemia que impactou o setor, inclusive impedindo o fluxo normais de viagens, foi fortemente prejudicado e praticamente com a atividade paralisada pela quase total ausência de turistas/visitantes, seu público alvo. Lamenta ainda, o fato, segundo ele, de não existir, por parte do Governo Federal, um programa que pudesse atender às necessidades desse nicho fortemente impactado pela pandemia. “Desejamos que o momento de retomada seja de esperança por dias melhores ao turismo brasileiro. O momento mais difícil já superamos, que possamos diante da vacina acreditar que os profissionais Guias de Turismo logo estarão mostrando sua força e importância diante dos destinos pelo Brasil”, finaliza o esperançoso Presidente da FENAGTUR
MAIS …
SINALIZANDO – O competente jornalista Roberto Moraes Filho, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde (ASCOM), através do site oficial (www.arcoverde.pe.gov.br), esclarece que a ARCOTRANS (Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde) contempla comunidades rurais com projeto de sinalização vertical e novas placas de trânsito. Segundo o texto publicado, a Arcotrans deu início ao projeto de sinalização vertical na zona rural do município, com o objetivo de organizar o trânsito e promover uma melhor localização de pontos turísticos.
As medidas da iniciativa incluem a implantação de novas placas de trânsito, em localidades que ainda não possuíam a referida sinalização, a exemplo da região do distrito de Serra das Varas. Ainda segundo a matéria, o diretor-presidente da Arcotrans, João Almeida Parra (João do Skate), afirmou que a ação visou atender demanda de moradores e a necessidade básica de sinalizar os acessos aos povoados e sítios da zona rural de Arcoverde. “A nossa equipe identificou que nesta região da nossa zona rural, grande parte das estradas rurais estão com a sinalização deficiente, o que dificulta a localização de moradores e turistas que visitam aquela região, principalmente os que procuram pontos turísticos”, enfatizou o presidente da Arcotrans.
Não deixa de ser uma boa iniciativa que pode melhorar ainda mais, com a possível complementação de uma sinalização com informações turísticas propriamente ditas, a exemplo de: Caraíbas, Terra do Reisado, Sítio Mocó – Santuário da Divina Misericórdia, Serra do Pau D’arco – Nascente do Rio Ipojuca, além de informações em relação a bares, restaurantes e outros possíveis atrativos existentes na zona rural de Arcoverde. Um trabalho que é realizado com pleno êxito e custo baixo em outras localidades do estado de Pernambuco, com utilização de materiais, inclusive recicláveis, a exemplo de madeira com pictogramas, dentre outros, a maioria de baixo custo e finalizados de forma criativa e que chama a atenção dos turistas e visitantes.
A coluna parabeniza o Prefeito Interino Siqueirinha e à Arcotrans pela iniciativa!
O TURISMO DA VACINA – Matéria recente publicada no portal G1 e repercutida no Jornal Nacional da Rede Globo, discorreu sobre um tema que tem chamado a atenção de todos – o TURISMO DA VACINA. Segundo a matéria, a fartura de imunizantes em alguns países do mundo e de forma especial nos Estados Unidos, já fez aumentar, no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, a procura de passagens para este país norte americano.
Só que esse “novo segmento” de turismo, antes de se transformar num atrativo, pode se transformar numa verdadeira odisseia, pois, antes de chegar aos Estados Unidos, o “turista da vacina” tem que fazer uma espécie de quarentena, de pelo menos 15 (quinze) dias, em país vizinhos e credenciados pelos Estados Unidos à exemplo do México, Porto Rico e Panamá. E já que no Brasil o programa de vacinação se arrasta diante de problemas de logística e até diplomáticos o que tem dificultado a chegada de vacinas e até de insumos ao país, as pessoas com recursos e, em sua maioria, com idade inferior a 50 (cinquenta anos), têm se submetido à odisseia e viajado em busca da tão almejada imunização. Em território americano, o turista não encontra problema para se vacinar, pois, até provas de residência não estão mais sendo exigidas. Na verdade, tá tudo liberado, principalmente na cidade de Nova York e nos Estados da Flórida e Califórnia, dentre outros. “Todo mundo conseguiu se vacinar, cada um vai dando seu jeito”, comemorou o turista e empresário brasileiro Fred Fajardo, em depoimento ao G1. Antes de entrar nos Estados Unidos, ele passou pelo México e Porto Rico.
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, segundo a reportagem, quer aproveitar essa fartura de vacinas e, para facilitar ainda mais a vida do “turista da vacina”, apresentou um plano para oferecer a vacina em pontos turísticos, como na Times Square, por exemplo. Os turistas, segundo o plano do prefeito, receberiam a vacina de graça, em dose única. Em troca, voltariam a movimentar a economia da cidade.
O plano ainda precisa da aprovação do governador, mas essa facilidade em se vacinar já fez aumentar, no Brasil, a procura de passagens para os Estados Unidos, segundo a Associação Brasileira de Operadores de Turismo. Mas alguns especialistas alertam que o ideal seria doar as doses para outros países vacinarem os grupos prioritários.
Na opinião do microbiologista brasileiro Átila Iamarino, “no sentido global, isso é um pouco preocupante porque reforça um privilégio de vacinação que a gente já vê acontecendo no mundo agora. E esse tipo de procedimento só incentiva as pessoas de mais dinheiro de outros países a viajarem para se vacinar fora da sua região, quando a gente precisa de todo mundo vacinado para estar protegido”. (Com informações do g1.globo.com)
LIBERANDO – O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou, na última quarta-feira dia 12/05, em reunião Plenária, a utilização dos recursos restantes da Lei Aldir Blanc até o final de 2021. A decisão do TCU atende o PL 7925/2021, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). A partir de agora, o órgão federal de contas comunicará à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério do Turismo, ao qual a Secretaria Especial da Cultura é subordinado, para que os recursos restantes sejam usados a despeito da MP 1.019, editada pelo governo federal, que prevê a limitação da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc neste 2021.
A medida provisória foi editada em 29 de dezembro de 2020, exigindo que os valores restantes fossem pagos até o dia 31 de dezembro de 2020, dois dias após a edição da MP. Aprovado pelo TCU, agora o projeto de lei vai à sanção presidencial, que deve sancionar ou vetar. As informações são da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR). Para ler o projeto de lei completo acesse o link: (https://observatoriodoteatro.uol.com.br/noticias/tribunal-de-contas-da-uniao-aprova-utilizacao-de-recursos-restantes-da-lei-aldir-blanc).
SAINDO DO FORNO…
ENTREVISTA COM KLÉBER ARAÚJO, VICE-PRESIDENTE DO COCAR – COLETIVO CULTURAL DE ARCOVERDE.
Filho do lendário João da Informação ou João do Escondidinho como também conhecido o Senhor João Vicente de Araújo (querido e respeitado por todos em Arcoverde, João manteve ativo, durante 42 anos, um serviço de informação totalmente gratuito e acessível pelos famosos números 38211212 e 1414. Foi muito homenageado em vida e, dentre elas, foi o grande homenageado do 8º Baile Municipal e do Carnaval 2014 de Arcoverde, com o tema: “História e Tradição no Carnaval de João da Informação”), KLÉBER ARAÚJO é um competente e respeitado servidor público federal concursado que, além de poeta, cantor, compositor e produtor cultural, também foi fundador, Presidente e atualmente responde pela vice-presidência do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde.
Diante da importância de Kléber para a cultura e o turismo da nossa “Muiraubi” e, também, interessada em entender um dos exitosos produtos dessa “fabrica” de atrativos culturais que é o COCAR, no caso a MOSTRA ARCOVERDENSE DE MÚSICA AUTORAL (MAMA), a coluna o convidou para falar sobre o evento – sua criação, objetivos e sua importância para a cultura artística e musical de Arcoverde. E a boa conversa, rendeu a seguinte entrevista:
JPS – Kléber, em linhas gerais, o que significa esse projeto?
KLÉBER ARAÚJO – A MOSTRA ARCOVERDENSE DE MÚSICA AUTORAL, MAMA, trata-se de uma ação musical idealizada e realizada pelo COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, reunindo compositores e compositoras da Cidade que dispõem de produção voltada para o mercado fonográfico.
JPS – E qual o seu objetivo?
KLÉBER ARAÚJO – Divulgar a música autoral produzida em Arcoverde, dando visibilidade aos compositores e compositoras. O projeto acaba por abranger também intérpretes, músicos e técnicos que participam das gravações e apresentações. Também busca-se com o Projeto MAMA favorecer a profissionalização da cadeia musical na Cidade.
JPS – Quando teve início, como é veiculado o projeto nestes tempos de pandemia e em que plataformas digitais pode ser acessado?
KLEBER ARAÚJO – O projeto iniciou na FELIS – Feira Literária do Sertão, onde se optou por abrir uma janela para a música autoral naquele evento literário. A apresentação de 13 artistas, ocorrida na Praça Winston Siqueira em novembro de 2019, obteve tanto sucesso na visão dos artista e do público, que a Diretoria do COCAR resolveu promover a gravação de um álbum para disponibilização nas plataformas de execução musical (Spotify, Youtube, Deezer, I-tunes, Amazon, dentre outras). Esse primeiro álbum foi lançado em 06 de janeiro de 2021 e conta também com vídeos de todas as músicas disponibilizados no canal COCAR Arcoverde no Youtube. Um segundo álbum foi lançado no final de mês passado, abrangendo mais 14 canções.
JPS – Como os artistas são escolhidos e distribuídos ao longo das apresentações?
KLEBER ARAÚJO – A curadoria da MAMA busca fazer um retrato da música autoral produzida em Arcoverde no momento atual, observando os critérios de diversidade de estilos musicais e participação de gerações diversas de compositores e compositoras. Para as apresentações, o Projeto busca propiciar o diálogo entre os diferentes estilos musicais, de modo que o público consiga compreender a riqueza musical existente na cena arcoverdense.
JPS – Os participantes são remunerados ou concorrem a algum tipo de premiação?
KLEBER ARAÚJO – Os artistas escolhidos são contemplados com a sua inclusão nos álbuns do MAMA, disponibilização dos trabalhos nas plataformas de streaming e ações de pós-produção que envolvem geração de material para divulgação nas redes sociais e inclusão em estratégias para dar-lhes visibilidade em programações de rádio, televisão e apresentações presenciais, estas últimas com direito à cachê.
No final da entrevista, Kléber Araújo fez uma conclamação, dizendo ser fundamental que o Projeto MAMA seja acolhido por Arcoverde – seja pelo Poder Público seja pela sociedade civil, de modo que os artistas envolvidos, a partir de grande visibilidade local possam alçar voos mais ambiciosos e consigam o seu lugar nos mercados fonográfico regional, nacional e internacional. “Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas a união da classe artística, dos meios de comunicação e do público engajado com o Projeto MAMA, pode trazer excelentes frutos para a cultura de Arcoverde, bem como para o segmento turístico, no momento que o Município passe a ser conhecido como fonte vigorosa de produção musical e as pessoas de fora se interessem por vir conhecer de perto esta cena”, finalizou Kléber Araújo.
O que dizem os especialistas?
“Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas a união da classe artística, dos meios de comunicação e do público engajado com o Projeto MAMA (Mostra Arcoverdense de Música Autoral), pode trazer excelentes frutos para a cultura de Arcoverde, bem como para o segmento turístico”. (Por Kléber Araújo, cantor, compositor, produtor cultural e vice-presidente do Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR, em entrevista à Coluna JPS Turismo e Eventos)
Sobre o autor da coluna:
ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.