Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sábado, dia 23 de Novembro de 2024

Coluna JPS Esportes

Esportes

Coluna JPS Esportes

Edição 05 – Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021

 

Futebol pernambucano em decadência?

Com campanhas medíocres na Copa do Nordeste e do Brasil, representantes do estado decepcionam neste início de temporada.

A temporada 2021 não começou nada boa para o futebol pernambucano. Com participações pífias na competição regional, Salgueiro, Sport e Santa Cruz sendo eliminados na primeira fase, com os dois da capital lanterninhas nas suas chaves. Ficando atrás de estados como Alagoas, Maranhão e por incrível que pareça, do Piauí. Além de desclassificações precoces na Copa do Brasil, novamente os grandes perdendo adversários inexpressivos, como Juazeirense e Cianorte.

Mas há que se deve este momento difícil do nosso futebol, em muito pela condição financeira/administrativa que estes clubes vem atravessando nos últimos anos; o rubro negro da Ilha apesar de ser o único representante do estado na serie A do campeonato brasileiro, conseguido isso a duras penas, e mesmo assim não representou como legado, refletindo – se o mal desempenho dentro e fora de campo, com as questões políticas do clube.

Já o Santa Cruz, mais ou menos tem suas questões eleitorais que influenciam no funcionamento da instituição, agravada pela crise econômica, que incide no planejamento do elenco. Com todos estes fatores, tem se tornado muito difícil obter o acesso, algo que poderia trazer um folego para o tricolor. O Náutico que só disputa o estadual, tem conseguido passar um pouco despercebido por este momento, visto que tem uma situação política relativamente estável, mesmo assim sem as participações nestas competições tem sentido dificuldades na montagem do elenco, por muitos criticado devido a algumas lacunas bem evidentes.

No interior a situação não é muito distante neste sentido, pois quando vemos o atual campeão pernambucano realizar movimentos no mínimo surpreendentes; no inicio do ano a equipe sertaneja flertou com a desistência do regional e da nacional, acabou jogando, agora recentemente já anunciou a sua não participação no campeonato brasileiro da serie D. Na contramão de tudo isso, uma grata surpresa foi o Retrô, da cidade de Camaragibe, sendo um projeto atípico da realidade estadual, na sua primeira participação fez um jogo duro diante do Corinthians, sendo eliminado somente nos pênaltis.

Portanto, a que podemos atribuir nosso atual momento, temos que pensar em partes, de acordo com os contextos de nossos clubes e os modelos de gestão exercidos por eles. No caso do trio de ferro, passa muito por gerenciamento político, financeiro e estrutural: as constantes disputas de poder, e o Sport foi um exemplo claro disso; que muitas vezes fazem os dirigentes estourarem orçamentos e endividarem os clubes; e com isso falta poder de investimento, tanto para contratar, como apostar em jogadores da base, além de melhorar a capacidade estrutural dos seus centros de treinamento.

Para os clubes menores a linha de raciocínio é outra, assim como o grau de dificuldades, o molde de gestão destes clubes é em muitos casos diretamente ligado as gestões municipais, as quais uma alteração sob algum aspecto pode mexer no planejamento ou até mesmo na sustentabilidade destas instituições. Dai cabe uma reflexão, qual o papel da federação? Em que e o quanto ela contribui para fomentar o fortalecimento destas equipes? E este modus operandi, nocivo e vicioso, é praxe no futebol brasileiro, federações circulando muito dinheiro, e o retorno para os pequenos clubes praticamente nenhum.

Giro Pernambucano

Em dia de clássico das emoções, Náutico fez valer seu melhor desempenho durante toda a competição e vence o Santa por 2 a 1, com gols de Rhaudney e Vinicius; no segundo tempo, a coral começou descontando com Léo Gaúcho, pressionou, mas não conseguiu igualar o placar. Com o resultado, o Timbu garante vaga na semifinal, já o tricolor cai para a quinta colocação.

Já o Sport venceu o Sete de Setembro de Garanhuns, em partida realizada no Estádio Lacerdão, com gols de Thiago Lopes e do artilheiro do leão na temporada, Mikael. Se consolidando na vice liderança, e muito próximo de garantir a segunda vaga para a semi final.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

Topo