Esportes
Coluna JPS Esportes
Edição 04 – Segunda-feira, 12 de Abril de 2021
Barbosa, a figura mais injustiçada do futebol brasileiro?
O goleiro que ficou marcado pelo gol sofrido contra o Uruguai na copa de 50, completaria 100 anos em 2021.
Uma personalidade da história do nosso futebol, dos maiores goleiros, Barbosa, mas quem foi Barbosa? Nasceu na cidade de Campinas em 1921, onde viveu até os seus 10 anos. Foi um goleiro elástico e seguro, com excelente senso de colocação, iniciou sua carreira pelo Ypiranga SP, onde seu destaque o levou para o Vasco da Gama, além de ter tido uma breve passagem por Pernambuco, no Santa Cruz.
Inquestionável na seleção brasileira, até o fatídico lance, em que muitos já possam ter conhecimento, onde Barbosa achou que Ghiggia iria cruzar e deu um passo para frente para cortar o cruzamento. Ele então percebeu um pequeno espaço entre Barbosa e a trave e chutou ali, no canto esquerdo do gol. Pego de surpresa, Barbosa não conseguiu evitar o gol. No final, o Uruguai acabou sendo o campeão. E feito de bode expiatório por aquela perda.
Após o termino da carreira, se tornou funcionário da Suderj e trabalhou como instrutor de natação para jovens nas piscinas do complexo esportivo do Maracanã. E ao lidar com o fato do mundial de 50, Barbosa jamais houvera ser deselegante ao responder sobre.
Em entrevista no ano em 1993 para Helvidio Mattos, assim disse: Qual é a pena máxima no Brasil? Não são 30 anos? Pois eu já estou a mais de 40 anos cumprindo e ninguém esquece. Se eu fosse um criminoso vulgar, eu entenderia. Mas qual foi o meu crime? Qual foi o meu pecado?”
Portanto, Barbosa que no ultimo dia 27 de março completaria 100 anos, e faleceu em 07 de abril de 2000, denota bem a visão a qual nossa sociedade se refugia, em heróis e vilões, salvadores da pátria e mitos, a estereótipos; a história deste brasileiro icônico do nosso esporte nos mostra o quão necessitamos evoluir como seres humanos. E homenagens são devidas, para alguém correto, integro, além de um profissional dedicado, que tanto fez pela nossa seleção como pelos clubes que defendeu na carreira.
Giro Pernambucano
O Sport passou por eleições na última sexta-feira (09), num pleito que já vinha se arrastando por alguns meses e bastante tumultuado, o atual presidente, Milton Bivar, foi reconduzido ao comando executivo do clube. Segundo palavras do Vice-Presidente do rubro-negro, Fred Domingos, após o anuncio do resultado é de unificação de todas as vertentes, e foca na contratação do novo técnico: “Estamos tratando com alguns nomes, mas por uma questão de ética vamos deixar para resolver está situação na próxima segunda (12). No campo, o leão se despediu da Copa do Nordeste com um empate diante do Treze PB, fora de casa.
Já o Santa Cruz, perdeu novamente na competição regional, agora para o Botafogo PB no Arruda. Com isso, a fervura no tricolor foi ao ápice, o que culminou na demissão do técnico João Brigatti e no pedido de saída do executivo de futebol, Ney Pandolfo. Em 13 jogos no cargo, foram quatro vitórias, dois empates e sete derrotas, um aproveitamento de apenas 35,8%.
E o Náutico segue firme na ponta do Estadual, agora a vítima foi o Retrô. Neste domingo (11), o Timbu começou avassalador, com gols de Kieza, Jean Carlos e Vinicius no primeiro tempo, praticamente matando a partida. No segundo tempo, tirou um pouco o pé, a Fênix pernambucana se aproveitou e fez o seu de honra; no final da partida, numa bobeira Bryan fecha a conta. Agora o alvirrubro de rosa e silva terá seu primeiro clássico, diante do Santa, no próximo fim de semana.
1 Comentário