Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Esportes

Esportes

Coluna JPS Esportes

Edição 03 – Segunda-feira, 05 de Abril de 2021.

 

“Espanholização” do futebol brasileiro, é uma realidade plausível?


Após a temporada vitoriosa e o poder econômico de Palmeiras e Flamengo, será que as competições podem ficar monopolizadas.

Inicialmente, podemos entender o termo de espanholização ao fenômeno que acontece no futebol espanhol, de um domínio preponderante das duas forças, Real Madrid e Barcelona; que monopolizam a disputa do titulo da liga nacional, os merengues lideram este ranking com 34 títulos, já os blaugranas tem 26. Além do maior poder aquisitivo recebido pelas cotas de transmissão.

O Flamengo passou das dívidas que chegavam a 800 milhões no início da década passada para a formação de um grande time, conquista de títulos, sem deixar de primar pela responsabilidade financeira. Após este período de austeridade, entre 2012 e 2018, o rubro negro colocou em prática a missão de conquistar títulos, enfim conquistou a Taça Libertadores da América e dois campeonatos brasileiros.

Já para o Palmeiras, em seu processo de reconstrução, o nome do ex presidente Paulo Nobre foi fundamental, tanto dentro como fora de campo. A situação era crítica quando o dirigente assumiu o clube, e precisou a empréstimos do próprio, com investimentos na cada dos R$200 milhões; outro fator importante foi a inauguração da sua moderna Arena, o Allianz Parque, juntamente com o plano socio torcedor. Todos estes pontos proporcionaram maior capacidade de investimento em contratações e formação de atletas, que logrou nas conquistas de duas copas do Brasil, dois brasileiros e a Libertadores.

Com isso, em vias da disputa da Supercopa do Brasil, as duas equipes se enfrentam no próximo dia 11 de abril em Brasília, para muitos a principal rivalidade do país. E pensar, dentro das condições apresentadas no transcorrer dos últimos anos, os dois clubes se estruturaram sob os mais diversos aspectos, o que poderia nos levar a pensar nesta espanholização; mas o contexto do futebol brasileiro como um todo não nos faz crer isso acontecer. Posto que, peculiaridades especificas do nosso esporte bretão, como as questões políticas, de planejamento, podem pôr a ruir todo este trabalho, assim como o surgimento de outras forças, mesmo que de maneira aleatória ou improvável.

 

Giro Pernambucano


O Campeonato Pernambucano começa pra valer para o Náutico a partir da próxima rodada, onde a equipe terá adversários mais qualificados, que irão exigir maior qualidade por parte do plantel de Hélio dos Anjos. A sequência inicia diante do Salgueiro no Sertão, o emergente Retrô, os clássicos e neste o Afogados.

Já os rivais amargam as eliminações na Copa do Nordeste. O Sport mais uma vez foi goleado em plena Ilha do Retiro, agora o algoz foi o Ceará que enfiou quatro no leão. O Santa Cruz amagou mais uma derrota, fora de casa, diante do Altos PI por 2 a 0, com o resultado negativo segue sem conquistar nenhuma vitória na competição, tendo a pior campanha dentre todas as equipes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

Topo