Esportes
Coluna JPS Esportes
Edição n° 22, quarta-feira (01), de Setembro de 2021.
Paraolimpíadas de Toquio 2020: atletas brasileiros mostram sua força
Com cerca de 40 medalhas até o momento, a delegação busca atingir sua melhor marca na história dos jogos
As paraolimpíadas acontecem desde 1960, com a primeira participação do país em 1972, e atualmente somos consideradas uma potencia mundial. Nos primórdios, a finalidade precípua era a melhoria de qualidade de vida para as pessoas com deficiência, como permitir sua maior integração em sociedade.
Com o passar dos anos, através da utilização das mesmas estruturas dos atletas olímpicos nos jogos de Seul na Coréia do Sul, em 1988, o evento ganhou maior notoriedade e relevância.
Alavancando os patrocínios, a atenção midiática e a maior profissionalização das modalidades. Algo que contribuiu para a sua institucionalização, através do Comitê paraolímpico internacional e nas demais nações.
Após este breve apanhado histórico, vale a menção mais que honrosa aos atletas paraolímpicos brasileiros, que nas ultimas edições vem obtendo resultados expressivos. Com destaques para os seguintes esportes como atletismo, natação e judô. Até a edição de Tóquio, o Brasil havia atingido um número de 226 medalhas, sendo 71 de ouro, 83 pratas e 72 bronzes.
Para a paraolimpíada do Japão, que ainda não terminou, nesta terça-feira (31), o Brasil ultrapassou o número de 100. Bastante simbólicos os ouros de Yeltsin Jacques, no atletismo; e Carol Santiago na natação. Algo que só reforça a força e superação, onde no dia a dia não tem o devido valor na prestação de serviços de maior qualidade, algo que representa respeito e humanidade.
Giro Pernambucano
Após a saída do técnico Umberto Louzer, o Sport enfrentou a pior equipe da competição e lanterna, sem nenhuma vitória na competição, a Chapecoense. Em plena Ilha do Retiro, diante do recém-chegado Gustavo Florentin, o leão simplesmente empatou, permanecendo na zona de rebaixamento. Numa partida fraquíssima, pouca inspirada, o torcedor viu que precisara de muito para melhorar.
Já o Náutico, só empatou nos Aflitos contra o Vitória, a equipe alvirrubra até saiu na frente com o gol do atacante Vinicius; mas logo em seguida num vacilo do lateral Hereda, a equipe baiana empatou. Com o resultado o timba estagna na sexta colocação.
O Santinha continua a respirar por aparelhos, com a vitória no sufoco contra o Volta Redonda no Arruda, o tricolor continua sua briga contra o rebaixamento. Agora a 4 pontos do Altos PI, primeira equipe fora da zona de degola para a quarta divisão.
Nota Portal do Sertão
A equipe do LW Futsal venceu no último sábado (28) no ginásio do SESC Arcoverde a equipe da Pedra pela estreia do Campeonato Pernambucano. Os comandados do técnico Joel Bezerra fizeram uma partida consistente e agressiva, trazendo a vitória para a terra do Cardeal. Agora o próximo desafio será o Santa Cruz Capibaribe fora de casa, na Arena Rota do Mar, no próximo domingo (05).