Esportes
Coluna JPS Esportes
Coluna n° 19, Terça-feira, (03) de Agosto de 2021
Seleção brasileira feminina amarga eliminação nas Olimpíadas de Tóquio
A equipe comandada pela técnica sueca Pia Sundhage caiu nas quartas de final diante do Canadá
Na última sexta-feira (30), a seleção brasileira feminina de futebol foi eliminada pelo Canadá. Num jogo bastante abaixo, a equipe não criou tantas oportunidades e o placar de 0 a 0 se arrastou pelo tempo regular e a prorrogação, sendo definida a classificação nas cobranças de pênaltis. Onde a pernambucana Bárbara defendeu a primeira cobrança da adversária, mas no final Andressa Alves e Rafaelle desperdiçaram, culminando na derrota brasileira.
Com o resultado, sempre é levantado uma serie de questionamentos sobre o esporte no país, muitas cobranças sobre o desempenho da equipe. Para a técnica Pia Sundhage, houveram alguns erros cometidos no jogo, principalmente na criatividade do setor ofensivo: Talvez a gente pudesse ter feito mais no ataque hoje, mas aí não teríamos sido tão boas na defesa. Para mim é um equilíbrio. Encontrar essa jogadora criativa é o mais importante, essa jogadora que defende e ataca, que encontra espaço no último terço, o último passe – declarou.
Para um novo ciclo, figuras marcantes do futebol feminino no Brasil podem não mais fazer parte, confirmada somente o nome da meio campista Formiga, a atleta de 43 anos e com 7 participações em olimpíadas não mais jogará pela seleção. Outros nomes são Cristiane, a maior artilheira do Brasil em jogos olímpicos, que se quer foi convocada para a disputa e a craque Marta, ainda há definir seu futuro. E a melhor jogadora do mundo por 6 vezes desabafou pós partida: “O futebol feminino não acaba aqui, futebol feminino continua, e eu espero que as pessoas tenham está consciência e que não saiam apontando dedo para ninguém.
Porque aqui não tem culpado, fizemos o que estava ao nosso alcance, e estou muito orgulhosa da equipe, de tudo que aconteceu.”
Daí, tomando como gancho as palavras da capitã da seleção brasileira, quando as cobranças advindas para muito destas meninas, desta nova geração a qual a técnica sueca deu oportunidade de disputar sua primeira grande competição, e muitas delas não tem o devido apoio, seja ele financeiro, estrutural, competições de nível a âmbito p/melhor fomentar a modalidade. A CBF nos últimos anos é que tem feito um aceno neste sentido, algo ainda muito pouco para o nível de cobrança exigido a elas. E está é uma batalha a ser superada e pelo jeito não a curto e médio prazo.
Giro Pernambucano
O Náutico teve sua primeira derrota no campeonato brasileiro da Serie B, diante do Coritiba no Couto Pereira por 3 a 1. Com uma serie de problemas para a montagem do 11 titular, dentre eles Jean Carlos e Kieza, este fora da temporada com rompimento total do tendão de Aquiles. Mesmo com o revés, o alvirrubro se mantém na liderança, e já apresentou o atacante Caio Dantas para reforçar o elenco.
Pelos lados do Arruda, segue o calvário, agora a derrota foi em casa para o Manaus, por 2 a 1. E com este resultado, o Santa Cruz entra numa contagem regressiva para o rebaixamento, visto que dos 8 jogos restantes, o aproveitamento tem de ser na faixa dos 70, 80% para sonhar com a permanência na terceira divisão.
E o Sport conseguiu um enorme placar contra o Bahia no Pituaçu, com gol de Mikael, o leão da ilha saiu com a vitória e terminou a rodada fora da zona de rebaixamento. E as noticias boas para o torcedor rubro negro não param por ai, a diretoria está em vias de anunciar um reforço de peso, o Profeta Hernanes, o pernambucano de 35 anos chega para dar um toque de qualidade ao meio de campo.