Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Esportes

Esportes

Coluna JPS Esportes

Coluna n°17, Terça-feira, 13 de Julho de 2021

 

Final da Copa América e o descaso do torcedor com a seleção brasileira

A imprestável competição continental escancarou impressões acerca da relação da torcida com o time de Tite

No ultimo final de semana, tivemos a final da 46ª edição do principal torneio do continente. Nem tão principal assim, devido a banalização da competição por parte da Conmebol, que nos últimos anos tem sido realizada constantemente, onde seu fulcro é única e exclusivamente financeiro, dando pouca ou nenhuma valia para o lado esportivo.

Daí, para muitos a maior rivalidade do planeta, Argentina e Brasil, não mexeu muito com o interesse do torcedor brasileiro, visto que índices de audiência da emissora de TV aberta transmissora da partida, em contrapartida de todas as outras teve muito aquém do esperado.

E o ponto é, preocupante, o quão a seleção brasileira ainda desperta algum sentimento!
E inúmeros pontos podem ser considerados nos últimos tempos para tentar explicar esse atual momento. Um ponto levantado pelo jornalista Juca Kfouri, no podcast Posse de Bola, do portal de notícias UOL foi que “brasileiro somente gosta de ganhar.” Ao qual pouco importa o nível de envolvimento; outros podem ser suscitados: a perda do vinculo do torcedor com os atletas, já que muitos atuam no exterior; a imagem de corrupção da CBF, envolvidas em inúmeros escândalos; a politização da camisa da seleção, instrumentalizada por uma parcela nociva da sociedade para defender dados atos; a própria antipatia para com seu principal jogador, Neymar; e uma maior preocupação com seus clubes, onde muitas vezes é prejudicado pelo calendário canalha da entidade máxima do futebol nacional.

Portanto, é um debate complexo, que suscita uma serie levantamentos sobre este atual momento. Mas uma coisa fica bem clara e evidente, o Brasil jamais foi o tão aclamado “País do Futebol”, e pesquisas denotam isso cientificamente. Isto em comparado com outras nações, como argentinos, uruguaios, ingleses é notório. Onde culturalmente se percebe está relevância no envolvimento do torcedor com sua seleção.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

Topo