Esportes
Coluna JPS ESPORTES
Coluna n°16, Terça-feira, 06 de Julho de 2021
Panorama dos clubes pernambucanos em suas disputas nacionais
Ainda jogando na temporada, Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô e Central tem situações e objetivos distintos neste momento das competições
Inicialmente, respeitadas a hierarquia das divisões do futebol brasileiro, o Sport que disputa a serie A tem seu primeiro mês de competição bastante oscilante. Com uma campanha de 5 derrotas, 3 empates e 1 vitória, diante do Grêmio, atual lanterna; o sinal de alerta começa tocar alto pelos lados da Ilha do Retiro. E não bastasse a situação dentro de campo, o imbróglio fora de campo só agrava a situação, a renuncia do então presidente Milton Bivar, eleva a fervura do caldeirão rubro negro, que está sem comando com eleições marcadas para os próximos dias.
Já pelos lados da Rosa e Silva, o Náutico segue na liderança do campeonato brasileiro da serie B, com uma campanha irretocável, único invicto. O Timbu de Hélio dos Anjos tem mostrado força, com praticamente o mesmo plantel da temporada passada, salvo as chegadas do goleiro Alex Alves e do zagueiro Wagner Leonardo, e extraindo de algumas peças contestadas pela torcida como Trindade e Vinicius, seu melhor futebol. E isto ficou marcante na ultima rodada, quando a equipe entrou em campo repleta de desfalques, sem Hereda, Camutanga e Kieza, e fez sua melhor exibição, vitória categórica diante do Operário – PR, por 5 a 0.
Do trio de ferro, sem duvidas a situação mais delicada é a do Santa Cruz, que começou a serie C almejando um acesso, mas a realidade tem se mostrado bem diferente. O tricolor iniciou com o técnico Bolivar, mas após resultados negativos a diretoria buscou o famoso “fato novo” e lançou mão de um velho conhecido da torcida pernambucana, Roberto Fernandes. Que pelo jeito não surtiu o efeito esperado, que mais uma vez vai passar por reformulação do plantel, saídas já foram anunciadas, dentre elas Derley. Tudo isto é retrato da última colocação, seguidas trocas de técnicos, de atletas, erros e mais erro da diretoria/gestão, culminando em sérios riscos de rebaixamento.
Por fim, temos dois pernambucanos disputando a serie D do campeonato Brasileiro. O Retrô, que participa pela primeira vez um torneio nacional, segue firme na briga para se classificar. Com uma campanha de 2 vitorias, 2 empates e 1 derrota, a fênix hoje se coloca entre os classificados do seu grupo para a próxima fase. Já o Central, do técnico Junior Baiano, e que reforçou seu elenco recentemente com o experiente Josa, ex – Náutico, busca uma maior regularidade. Pois vem de um rebaixamento no estadual, e no momento está fora da zona de classificação, com apenas uma vitória no seu grupo.